collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Hoje às 15:31]


Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Discussão - Exemplos que necessitem de dc/dc a baixas frequências  (Lida 7522 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Discussão - Exemplos que necessitem de dc/dc a baixas frequências
« Responder #15 em: 12 de Dezembro de 2014, 14:11 »
Podes partilhar alguma documentação pela qual tenhas estudado o assunto? Não é que neste momento tenha problemas de certificação, etc mas gostava de saber mais, principalmente de boas praticas para utilização de 4 layers.

Desacoplar/Filtrar por norma baseio-me a 100% nos circuitos recomendados.

Citar
- design da PCB tem q ser extremamente cuidado: 4-layers ajuda a limitar o ruido emitido via eter
Não percebi.

Na placa que estava a desenhar tenho um nRF18522 a 2.4Ghz e estou a usar o LM3670 para converter a tensão da bateria em 3V. Tenho apenas na saída um condensador cerâmico de 22uF. Na pista que vem da bateria tenho um condensador idêntico e depois tenho o seguinte apenas por causa do modem GSM que assim o pede, quer para filtrar quer por causa dos picos de corrente.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Discussão - Exemplos que necessitem de dc/dc a baixas frequências
« Responder #16 em: 13 de Dezembro de 2014, 18:09 »
Podes partilhar alguma documentação pela qual tenhas estudado o assunto? Não é que neste momento tenha problemas de certificação, etc mas gostava de saber mais, principalmente de boas praticas para utilização de 4 layers.

Desacoplar/Filtrar por norma baseio-me a 100% nos circuitos recomendados.

Citar
- design da PCB tem q ser extremamente cuidado: 4-layers ajuda a limitar o ruido emitido via eter
Não percebi.

Na placa que estava a desenhar tenho um nRF18522 a 2.4Ghz e estou a usar o LM3670 para converter a tensão da bateria em 3V. Tenho apenas na saída um condensador cerâmico de 22uF. Na pista que vem da bateria tenho um condensador idêntico e depois tenho o seguinte apenas por causa do modem GSM que assim o pede, quer para filtrar quer por causa dos picos de corrente.



Infelizmente nem todos os circuitos recomendados sao os mais indicados. A TI vai escapando mas vejo inconsistencias na informacao que eles colocam cah fora.

Se bem que o desacoplamento e filtragem pode ser integardo na altura do desenvolvimento, algum terah q ser durante a fase de testes em laboratorio e na camara. Isto porque a "black magic" das emissoes/conduzoes pode vir de outros lados q nao involva componentes mas sim pcb layout.

Nao sei quanto tempo pretendes ter o teu aparelho a trabalhar com a bateria, nem qual a frequencia de trabalho, mas esse SMPS chip consome bastante de quiesciente (15uA), apenas com 350mA de saida. Sim eh mais eficiente que um LDO, mas........... ha alturas em que mais vale ter dois reguladores de tensao no circuito: um LDO com quiesciente de <1uA a alimentar o Sleep e micro cargas, e depois um SMPS em paralelo q eh activado pelo micro quando eh necessario algum power para algumas cargas especiais.

Para estas cargas especiais deves ter um circuito de energia completamente separado, directo ah bateria, ligacao em estrela de ambos os polos.
A saida do regulador deve ter o minimo recomendado pelo fabricante e depois junto ah carga devem estar os tanques de energia que vao alimentar os picos de consumo.

Esse circuito que colocaste aih, tem pouca capacidade, no meu ponto de vista. Mas tb nao sei o q tens mais ah volta.
Com modems GSM inicialmente nunca coloco menos de 1000u+1u+100n+100p mesmo em cima do pino do modem, com o de menos valor mais perto. E tento ter uma pista bem larga para q os picos de corrente de ~2A sejam bem conduzidos.
Consoante a origem da alimentacao, tipo de bateria / fonte, posso aumentar/diminuir o condensador grande para que a minha tensao seja sempre a recomendada/necessaria, mesmo que tenha uma oscilacao Vpp mais alta mas dentro das normas. O importante aqui nao eh ter uma linha estavel no osciloscopio mais sim um Vpp que seja perfeitamente suportavel no modem, e restante circuito, que me permita poupar em condensadores e quiesciente.

Mas tambem nao esquecer q quanto mais condensadores pior pois, as fugas destes, vao somar nas correntes de quiesciente do circuito.
Eh um trade-off entre capacidade minima necessaria e a e. Isto eh sempre testado em laboratorio para garantir que funciona com tensao de bateria minima/maxima, temperatura minima/maxima, antena sintonizada/dessintonizada.
Os testes demoram a fazer mas quando for para a rua garantidamente vai funcionar dentro de todos os parametros testados.

Com o osciloscopio verifica se a tua tensao no modem estah dentro do recomendado pelo fabricante, aquando do pico maximo de corrente durante uma transmissao de GPRS q eh qd pede mais energia.
Se sim ou nao, entao podes/deves variar o tanque capacitivo.


A informacao q me pediste vai por PM.


Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Discussão - Exemplos que necessitem de dc/dc a baixas frequências
« Responder #17 em: 13 de Dezembro de 2014, 19:12 »
Eu vou usar uma bateria lipo de 1.5Ah por isso não devo ter grande problemas com os picos do modem GSM visto ela anunciar uma capacidade de descarga 2C. Mesmo assim tinha os condensadores ao contrário da ordem que indicaste :p



Citar
Nao sei quanto tempo pretendes ter o teu aparelho a trabalhar com a bateria, nem qual a frequencia de trabalho, mas esse SMPS chip consome bastante de quiesciente (15uA), apenas com 350mA de saida. Sim eh mais eficiente que um LDO, mas........... ha alturas em que mais vale ter dois reguladores de tensao no circuito: um LDO com quiesciente de <1uA a alimentar o Sleep e micro cargas, e depois um SMPS em paralelo q eh activado pelo micro quando eh necessario algum power para algumas cargas especiais.
Eu encontrei outros SMPS com Iq muito mais baixo mas eram muito mais caro mas como tenho espaço para uma bateria com capacidade relativamente grande e pelas contas consigo ter o sistema a funcionar durante uns 4/5 meses este pareceu uma boa opção.

Nunca tinha pensado era nessa hipótese de um LDO para as cargas em sleep e um SMPS para as cargas mais altas :)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Discussão - Exemplos que necessitem de dc/dc a baixas frequências
« Responder #18 em: 14 de Dezembro de 2014, 00:40 »
Eu vou usar uma bateria lipo de 1.5Ah por isso não devo ter grande problemas com os picos do modem GSM visto ela anunciar uma capacidade de descarga 2C.
Até podias ter uma LiPo de 100Ah e continuar a ter problemas (na verdade até era capaz de agravar os problemas!). Quando a carga altera o consumo de corrente muito depressa tens uma queda ou um pico de tensão causada pela inductância entre a carga e a bateria. Uma das tarefas dos caps é a de fornecer esta corrente transiente localmente, evitando a variação da tensão de alimentação (entre outras coisas).