collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: IDE para C++ e como criar GUI  (Lida 11811 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
IDE para C++ e como criar GUI
« em: 15 de Agosto de 2016, 20:33 »
Boas.
Que IDE aconselham para programar em C++  se possível com versão idêntica em windows e linux?
Existe uma maneira simples de criar GUI em C++, tipo Visual BASIC?
Já agora livros/tutoriais que aconselhem para programação informática em C/C++ de preferência que incluam a criação de GUI e bons exercícios/projectos para experimentar?
A ideia será criar pequenos programas informáticos para me manter com alguma prática na programação e que me permitam também a interligação com microcontroladores para recepção de dados e seu tratamento.

Enviado do meu VF-696 através de Tapatalk


Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: IDE para C++ e como criar GUI
« Responder #1 em: 15 de Agosto de 2016, 20:59 »
Boas.
Que IDE aconselham para programar em C++  se possível com versão idêntica em windows e linux?
Eclipse.

A ideia será criar pequenos programas informáticos para me manter com alguma prática na programação e que me permitam também a interligação com microcontroladores para recepção de dados e seu tratamento.
Isso já "não se usa". O que está a dar e tratar dos dados e da sua apresentação em ambiente Web. De certa forma até é mais fácil.

Quanto ao resto não tenho experiência para te poder ajudar.

« Última modificação: 15 de Agosto de 2016, 21:02 por jm_araujo »

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: IDE para C++ e como criar GUI
« Responder #2 em: 15 de Agosto de 2016, 21:23 »


Isso já "não se usa". O que está a dar e tratar dos dados e da sua apresentação em ambiente Web. De certa forma até é mais fácil.

Até acredito que traga vantagens o envio de dados para a nuvem, no entanto a minha opinião para aplicações "normais" é que só vem complicar mais o processo.
O processamento dos dados tenho sempre de o fazer localmente, portanto a não ser que precise de aquisição remota em "tempo real" é-me muito mais fácil fazer a aquisição directamente para o dispositivo onde vou fazer o processamento ou então para um cartão SD que analiso mais tarde.

Enviado do meu VF-696 através de Tapatalk


Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: IDE para C++ e como criar GUI
« Responder #3 em: 15 de Agosto de 2016, 21:40 »
Se depois precisas de GUI multi-plataforma como falavas inicialmente, simplifica bastante.
Para capturares dados série no PC qualquer script python serve e corre em qq SO, e se é para análise pura e dura mais vale uma folha de cálculo (Excel) ou software científico (Matlab), dependendo da complexidade. E a "cloud" não têm de ser mesmo na cloud, um servidor web é a coisa mais fácil de colocar ao serviço, mesmo para uso local.
Para apresentação não consegues bater as capacidades do browser em termos de simplicidade e compatibilidade com múltiplas plataformas.

Com a vantagem que ficas com um set de skills que são muito apetecíveis no que está para vir.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2016, 21:43 por jm_araujo »

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: IDE para C++ e como criar GUI
« Responder #4 em: 16 de Agosto de 2016, 09:14 »
(não faço edit porque já passou muito tempo)

Já agora o site que em que se deu o momento em que passei a achar que o caminho seria via web/browser foi este: http://chilipeppr.com/grbl

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: IDE para C++ e como criar GUI
« Responder #5 em: 16 de Agosto de 2016, 09:37 »
Para C++ acho o Qt Creator completo e mais leve que o eclipse.
O Qt tem também uma parte para GUIs muito boa e intuitiva e funciona em Linux, Windows e OSx.

Mas ja aprendeste C ou C++?

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: IDE para C++ e como criar GUI
« Responder #6 em: 16 de Agosto de 2016, 10:31 »
+1 Qt Creator

Mas nao sabendo C/C++ ... talvez tentando compilar os exemplos e alterar.

Atencao q o QT tem uma "coisa" chamada QtQuick para desenho de UIs que difere totalmente da maneira tradicional de criacao de UIs para "desktop".

A minha sugestao, e para iniciantes, se calhar e' melhor nao usar o QtQuick. Ou entao entender bem a diferenca entre os dois.
Pessoalmente, nunca consegui usar QtQuick, mas tambem nao perdi muito tempo com ele :)

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: IDE para C++ e como criar GUI
« Responder #7 em: 16 de Agosto de 2016, 11:51 »
Se depois precisas de GUI multi-plataforma como falavas inicialmente, simplifica bastante.
O objectivo não é ter a mesma GUI em multiplataformas mas sim ter o mesmo ambiente de desenvolvimento em Windows e Linux para que não tenha de estar constantemente a treinar nas duas plataformas, não tenho ideias num futuro próximo de desenvolver aplicações com intuito comercial pelo que as utilizações serão esporádicas.
Citar
Para capturares dados série no PC qualquer script python serve e corre em qq SO, e se é para análise pura e dura mais vale uma folha de cálculo (Excel) ou software científico (Matlab), dependendo da complexidade.
Sei que na maior parte dos usos que lhe irei dar bastava exportar como CSV e tratar os dados numa folha de cálculo, mas assim vou mantendo a programação treinada para não esquecer. o uso de Python implica a aprendizagem de uma nova linguagem o que quero evitar pois o tempo que tenho disponível não é muito, logo mais vale apostar em melhorar os conhecimentos que já tenho do que adquirir novos.
Citar
E a "cloud" não têm de ser mesmo na cloud, um servidor web é a coisa mais fácil de colocar ao serviço, mesmo para uso local.
Para apresentação não consegues bater as capacidades do browser em termos de simplicidade e compatibilidade com múltiplas plataformas.
Com a vantagem que ficas com um set de skills que são muito apetecíveis no que está para vir.
Sim eu compreendo isso, por exemplo se usa-se um Raspberry pi para aquisição de dados conseguia fazer processamento de dados directo e transmissão quase em tempo real usando o próprio Raspberry como , mas obrigava-me a adquirir novos skills, apesar de considerar esses skills muito apetecíveis quer para mim quer para o mercado de trabalho tenho consciência que o tempo que num futuro próximo posso dedicar à sua aprendizagem é melhor investido na consolidação dos conhecimentos que já tenho.

Citar
Já agora o site que em que se deu o momento em que passei a achar que o caminho seria via web/browser foi este: http://chilipeppr.com/grbl

A minha opinião desse site é a mesma que tenho sobre impressão 3D, IOT e "drones", conceitos muito bons e com muitos usos\potencialidades mas que a comunidade está a levar a extremos quase de "estupidez" para justificar a aquisição\investimento que fizeram.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: IDE para C++ e como criar GUI
« Responder #8 em: 16 de Agosto de 2016, 11:58 »
Mas ja aprendeste C ou C++?

Já aprendi as bases do C\C++, tive uma cadeira de iniciação à programação onde as bases foram dadas em C, tendo depois passado para o Visual Basic onde cheguei a fazer um programa com implementação de uma base de dados em Sql. Depois disso nunca mais peguei a sério na programação para PC, tendo apenas programado Pic's em C.

Offline thx1011

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 80
Re: IDE para C++ e como criar GUI
« Responder #9 em: 16 de Agosto de 2016, 14:56 »
Boas:

 Irás sempre necessitar do C/C++ e talvez assembler para a parte da programação de sistemas embebidos. Se não te quiseres especializar especificamente numa toolchain de um fabricante em específico, sinceramente recomendo-te o platformio.io e o IDE associado.

 Com o platformio podes com as mesmas ferramentas trabalhares com targets diferentes, desde o Arduino, Attiny e esp8266, entre outros. Supera em muito o IDE do Arduino, e outros mais específicos, nomeadamente o Eclipse e o NetBeans.

 Agora para aplicações Desktop, não percas tempo num ambiente específico só para desktop. Com o electron.atom.io, podes desenvolver logo para Desktop e Web de uma só vez. Isto usa Javascript e node.js, mas depois de aprenderes, ficas a saber uma linguagem que é identica tanto no front-end como no backend... :)


Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: IDE para C++ e como criar GUI
« Responder #10 em: 16 de Agosto de 2016, 15:43 »


Boas:

 Irás sempre necessitar do C/C++ e talvez assembler para a parte da programação de sistemas embebidos. Se não te quiseres especializar especificamente numa toolchain de um fabricante em específico, sinceramente recomendo-te o platformio.io e o IDE associado.

 Com o platformio podes com as mesmas ferramentas trabalhares com targets diferentes, desde o Arduino, Attiny e esp8266, entre outros. Supera em muito o IDE do Arduino, e outros mais específicos, nomeadamente o Eclipse e o NetBeans.
Para microcontroladores não tenho problemas de momento, como uso microcontroladores PIC uso mplab e programo directamente sem bootloaders e programado em C (assembly programei apenas alguns exercícios no curso, percebo como funciona mas n tenho necessidade no dia a dia de usar), sem problemas até ver portanto é para manter.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: IDE para C++ e como criar GUI
« Responder #11 em: 08 de Abril de 2017, 18:05 »
Já agora alguém sabe como podemos embeber código C/C++ numa GUI para a utilizar um em OSX (Mac)?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: IDE para C++ e como criar GUI
« Responder #12 em: 08 de Abril de 2017, 20:01 »
Fazes o GUI em C/C++ ?
Ou usas python e meia duzia de imports, atiras ai matplotlib e numpy e qualquer coisa com números está despachada.
Avr fanboy

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: IDE para C++ e como criar GUI
« Responder #13 em: 09 de Abril de 2017, 00:31 »
Não faço o GUI em C/C++
Eu tenho código em C/C++ que quero dar-lhe um ambiente gráfico.
E usar em mac, mas para isso ou programo tudo em Objective-C que não tenho tempo de aprender, ou arranjo maneira de embeber o que tenho feito em C num ambiente gráfico feito em Objectiv C /Swift

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: IDE para C++ e como criar GUI
« Responder #14 em: 09 de Abril de 2017, 18:26 »
o Qt é multiplataforma
http://doc.qt.io/qt-5/supported-platforms.html

podes usar o codigo que tens em C e compilar no Mac e crias aí o GUI.

"arranjo maneira de embeber o que tenho feito em C num ambiente gráfico feito em Objectiv C /Swift"

Nao conheco maneira de correr C em script, acho que nao vale a pena... só pensar nas dores de cabeça que isso ia dar :)