collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Kit POV (Persistence of Vision) com PICAXE-20M  (Lida 5474 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Kit POV (Persistence of Vision) com PICAXE-20M
« em: 12 de Outubro de 2009, 12:01 »
Olá membros e visitantes,

Para quem queira iniciar-se em POV (Persistence of Vision), a Aliatron acaba de lançar no mercado um kit POV baseado em PICAXE 20M, que estará disponível a partir de 5ª feira próxima, dia 15 de Outubro de 2009.

O kit com IVA incluído custa €14,40.

É fácil de se programar e vem com instruções, código para alterar as mensagens etc. (necessitará de cabo de programação, se ainda não tem, jack<>rs232 ou jack<>USB, disponíveis na Aliatron).

O software editor de PICAXE é gratuito e pode-se descarrgar a partir do site www.rev-ed.co.uk.

Mais detalhes em:

http://aliatron.com/loja/catalog/product_info.php?products_id=706

Tayeb

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Kit POV (Persistence of Vision) com PICAXE-20M
« Responder #1 em: 12 de Novembro de 2009, 18:43 »
Caros Membros e Visitantes,

Acabo de lançar no Youtube, o meu primeiro vídeo, pelo que peço que me perdoem por quaisquer falhas. Trata-se de um Demonstrativo do POV Spacewriter AXE135S divulgado no primeiro post. Aqui está o vídeo:

POV (Persistence of Vision) Spacewriter AXE135S

Espero escrever um tutorial de como lançar vídeos no Youtube, pelo menos a maneira como fiz de editar um filme e carregá-lo no Youtube, Creio que, certamente será útil aos membros deste espaço. Tive que aprender de maniera dura (com alguma ajuda...) de como fazer.

Agradeço a Tiago, sempre útil e encorajador Admin deste espaço, pelas dicas que me deu sobre o Youtube e como editar e carregar vídeos.

Tayeb
« Última modificação: 12 de Novembro de 2009, 20:59 por Tayeb »

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Kit POV (Persistence of Vision) com PICAXE-20M
« Responder #2 em: 12 de Novembro de 2009, 18:54 »
Boas

"O video foi removido pelo utilizador" :(

gostava de ver isso ;)

EDIT: já dá :D

Parece-me bem simples de se fazer ;) Tens é de adaptar um motor nisso ;D
« Última modificação: 12 de Novembro de 2009, 19:06 por Fifas »

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Kit POV (Persistence of Vision) com PICAXE-20M
« Responder #3 em: 12 de Novembro de 2009, 19:53 »
Boas

"O video foi removido pelo utilizador" :(

gostava de ver isso ;)

EDIT: já dá :D

Parece-me bem simples de se fazer ;) Tens é de adaptar um motor nisso ;D

Tive que relançá-lo porque tinha um erro ortográfico.

Já estou preparar uma adaptação. Não vai acreditar, mas vou adaptá-lo num berbequim. É claro que com uma velocidade constante,  penso eu, o texto aparecerá sem falhas. Agitando com a mão, não se consegue uma velocidade constante. E o passo seguinte, é colocar um vídeo da aplicação motorizada.

Apanhei o bichinho de acabar este projecto, e motorizá-lo, para a seguir concentrar-me noutras coisas.

Vou ver se arranjo algum tempo para explicar como é que se lança um filme no Youtube.

A Loja Virtual da Aliatron, tem um folheto técnico com o circuito e código do AXE135S. Isto quer dizer que, com os componentes e um microcontrolador PICAXE, talvez um pouco melhor como o PICAXE28X1, ou X2, podem-se montar POVs diferentes.

A ideia atrás do kit AXE135S é mesmo aprender a fazer a aplicação POV rapidamente, sem ter que pensar muito. Uma vez que o génio esteja fora da garrafa, a imaginação é o limite.  ::)

Tayeb
« Última modificação: 12 de Novembro de 2009, 20:03 por Tayeb »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Kit POV (Persistence of Vision) com PICAXE-20M
« Responder #4 em: 13 de Novembro de 2009, 11:25 »
Muito bem Tayeb.

Em relação ao POV, parece bem simples, e as falhas de visualização já tinham sido reportadas também AndréD. no seu FiBre Clock. Acontece que se as imagens não forem mais do que 50 por segundo, não temos garantias de que as câmaras de vídeo captem bem, visto que estas trabalham a 24~25 imagens por segundo.

Não quer dizer que a olho nu não fique uma imagem nítida.

Quanto ao vídeo, só aconselharia para as imagens da próxima vez fossem captadas com um ambiente de maior luminosidade, vai ver que se nota melhorias muito significativas em relação ao "grau" da imagem.

Gostei da edição e da música, força com o berbequim, ficamos à espera. (não faça disso um lançador de POVs que pode aleijar alguém... prenda o eixo no centro de massa do POV para evitar excentricidade.)

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Kit POV (Persistence of Vision) com PICAXE-20M
« Responder #5 em: 13 de Novembro de 2009, 21:01 »
Olá membros e visitantes,

Acabo de lançar no Youtube a 2ª parte do projecto POV com AXE135S da PICAXE.

Adaptei o AXE135S  num berbequim Dremel. Acontece que o berbequim não altera a velocidade em modo contínuo, mas sim por passos.

Por conseguinte, não se conseguiu estabilidade do POV, ajustando a uma velocidade o berbequim. Mas, de qualquer modo serve, para demonstrar que usando um motor, consegue-se uma visualização mais constante do efeito POV.

Aqui está então o vídeo:



Tayeb

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Kit POV (Persistence of Vision) com PICAXE-20M
« Responder #6 em: 13 de Novembro de 2009, 21:44 »
Realmente sincronizar a velocidade de rotação com o código sem nenhum feedback não é fácil. O ideal seria ter um sensor para contar as voltas por segundo para ir adaptando o código à rotação.