collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: I-DROID 01 (PLANETA DIAGOSTINI)  (Lida 11663 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: I-DROID 01 (PLANETA DIAGOSTINI)
« Responder #15 em: 02 de Outubro de 2011, 22:22 »
Baterias o melhor será umas LiPo, uma 3S que é de aproximadamente 12.8v quando totalmente carregada e com 1300mAh custam 11$ na HobbyKing, mais um carregador por 15$ e está feito.
Avr fanboy

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: I-DROID 01 (PLANETA DIAGOSTINI)
« Responder #16 em: 03 de Outubro de 2011, 00:29 »
Boas, foi mesmo dessas baterias que tinha visto na net as LiPo, não sei como as LiPo se comportam só mesmo testando no robot, as que estava a usar eram as normais recarregáveis 1,2@2300mA ou 2600mA , cheguei a meter 10 pilhas(+1 na lógica e outra para os motores) e durava pouco mais, talvez mais 5 min.
A ver se depois encontro alguma informação sobres recarregáveis vs LiPo( algo tipo isso) para ver quanto tempo dura umas e outras, essas LiPo que falas de 1300mA talvez seja pouco mas com mais mA também o preço sobe bastante, é como disse a pouco só mesmo testando o I-Droid com essas baterias 1º e ver como se comporta, mas se a ideia do porque as baterias se gastarem rápido for verdadeira acho que posso la meter qualquer coisa que o robot "bebe" aquilo depressa  ;D ;D ;D   
A "ideia" é que a culpa é do PID ( isto depois de muita e muita pesquisa) depois fiz um teste e consegui ter o robot a trabalhar mais de 8 horas continuas, fiz o teste da seguinte forma coloquei o robot em cima de 4 rolos (2 rolos para cada roda) com as pilhas bem carregadas, liguei-o ao pc e corri um programa que achei na net que contornava o PID e meti o robot a velocidade máxima um x de tempo, depois escolhia outra velocidade e fica mais um x de tempo e por ai fora e ao fim de mais de 8 horas fiquei sem paciência  ;D para ver ate onde as pilhas duravam.
É por isto é que acho que PID estraga tudo, como esta sempre a ligar e a desligar os motores para ambos andarem a mesma velocidade, esta constantemente a retirar grandes quantidades de energia as baterias com os arranques, mas isto é só o meu palpite e posso estar enganado.   

....e já me alonguei de mais,
Abraços.           
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: I-DROID 01 (PLANETA DIAGOSTINI)
« Responder #17 em: 03 de Outubro de 2011, 00:36 »
Muito estranho ser o PID, é que o PID regula o pwm para ficar com a velocidade pretendida, o teu teste é que estava viciado pois o robot em cima dos rolos gasta menos que a andar em chão normal.
A LiPo espero ter uma boa duração, mas com o dobro da capacidade são mais 5-6€.
Avr fanboy

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: I-DROID 01 (PLANETA DIAGOSTINI)
« Responder #18 em: 03 de Outubro de 2011, 00:53 »
Na altura também tinha ficado de pé a trás mas como depois ainda tinha ficado com bateria para talvez mais 8 horas ou mais pus de parte a variável ( chão ) o que ficou por testar foi o robot em cima dos rolos sem o programa que contorna o PID.
Citar
Muito estranho ser o PID, é que o PID regula o pwm para ficar com a velocidade pretendida, o teu teste é que estava viciado pois o robot em cima dos rolos gasta menos que a andar em chão normal.

Pois o mais certo é eu estar enganado.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline rodrigo.oliveira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: I-DROID 01 (PLANETA DIAGOSTINI)
« Responder #19 em: 03 de Outubro de 2011, 03:37 »
Oque é esse Arduino? Ja ouvi falar mas nunca soube :( e realmente é um problema o consumo de energia dele, vou tentar pensar em alguma solução. Voce sabe se tem alguma maneira de carregar as 8 pilhas recarregaveis sem ter que tira-las dele?
Abraços!

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: I-DROID 01 (PLANETA DIAGOSTINI)
« Responder #20 em: 03 de Outubro de 2011, 14:57 »
Boas, para quem tem noções de programação, trabalhar com o arduino é fácil, para quem nunca viu ou pouco mexeu em linguagem de programação é um pouco mais difícil. Senão sabes o que é o arduino o nosso amigo google diz o que é e para que serve, e podes ja começar por aqui ( http://lusorobotica.com/index.php/topic,23.0.html) depois aqui ( http://lusorobotica.com/index.php/topic,22.0.html)  e tens mais aqui (http://lusorobotica.com/index.php/topic,1229.0.html)

Ate te deixo parte de um trabalho que estou a fazer para partilhar (online ou não) com amigos e conhecidos interessados na área, uma explicação rápida do que é o arduino e como nasceu:

"....Naquele lindo país que se parece uma bota e que tem por nome Itália, em 2005 Massimo Banzi, professor, queria ensinar aos seus alunos de design um pouco de electrónica e programação para que estes pudessem usar nos seus projectos. Com certeza que nesta data o que existia por ai às paletes era programadores, mas estes não eram acessíveis ao mais comum dos mortais e para o efeito que o professor Massimo Banzi queria, que era ensinar electrónica e programação a alunos que nada tinham haver com a área, os programadores até à data eram algo “exagerado”, o ensino dos mesmo não era melhor para não falar da dificuldade de encontrar no mercado um programador poderoso a um baixo custo.
Massimo debateu estes problemas com um amigo que estava de visita à Itália, David Cuartielles, espanhol e engenheiro de eletrónica, juntos decidiram projectar o seu próprio programador e este teria de ser simples, open-source, poderoso, flexível, de fácil compreensão e ter um baixo custo.
Para isso Massimo convidou um dos seus melhores alunos David Mellis para o projecto, Mellis em poucos dias desenvolveu a linguagem de programação e em mais alguns dias projectou-se, fabricou-se e programou-se o dito programador e este rapidamente se tronou sucesso, digamos que foi um sucesso instantâneo entre a comunidade de estudantes, mesmo os alunos que de nada percebiam de programação queriam usar esta placa, por ser acessível, poderosa e fácil de usar. O Arduino.
Assim começou a história do Arduino, que actualmente é uma febre entre estudantes, profissionais e hobbistas que desejam usar os recursos de electrónica e programação nos seus projectos e eu sou mais um dos que tem a febre contagiosa deste bichinho .... "
Citar
Voce sabe se tem alguma maneira de carregar as 8 pilhas recarregaveis sem ter que tira-las dele?

Carregar as pilhas no robot não é aconselhável, se realmente queres fazer isso o melhor é colocar mais dois botões na alimentação( 1 para a lógica e outra para os motores ).

Abraços e espero ter ajudado  ;) 



 

 
« Última modificação: 03 de Outubro de 2011, 15:03 por kilobyte »
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline rodrigo.oliveira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: I-DROID 01 (PLANETA DIAGOSTINI)
« Responder #21 em: 04 de Outubro de 2011, 01:59 »
Então o Arduino usa da mesma linguagem que o C++? Se for não é tão complexa, vou tentar...
Outra coisa que eu queria(muito) saber é se voce conseguiu usar a mão do robô, pois eu instalei ela toda certinha, ai quando eu ligo o robo e vou nos 'testes', ele mostra que a mão esta la(por que se não estivesse mostraria 'Hand: N/A') mas quando eu começo o teste da mão, não acontece nada ): Na revista tem um programa em Java chamado HandControl então eu resolvi faze-lo. Depois liguei o meu robo ao meu pc apenas pelo cabo USB, abri a pasta dele e coloquei o programa la. Desconectei o cabo, desliguei e liguei o robo e ainda não estava funcionando :/ não sei mais oque eu tento, me ajude amigo!
Se voce quiser eu te mando por email o programa em java por email pra voce ver.
Abraçoo!

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: I-DROID 01 (PLANETA DIAGOSTINI)
« Responder #22 em: 04 de Outubro de 2011, 15:17 »
Boas, penso que sim que o C/C+ ou C++ deve ser mais fácil que Java, explora bem o fórum que tens muita informação.

Quanto a mão do robot não sei o que se possa estar a passar, eu já não mexo no meu a mais de 1 ano só para não dizer 2 LOL, mas já tentou desmontar e voltar a seguir os passos todos e ver se ficou bem ligado? já viu se o robot responde aos comandos de voz ( abrir e fechar a mão)? já testou o motor da mão para ver se funciona (ligado fora do robot)? É que eu não tive problemas com a mão o único problema que tive foi no inicio com o motor do "pescoço" que tinha os condensadores todos encostados uns nos outros e queimou a PCB que esta na cabeça. 

Eu não renho muitos conhecimentos em Java ( poucos ou nada) o pouco que fiz em Java foi para blogues, sites, fóruns a pedido de amigos, nada a nível de robótica, mas pode enviar o tal código por PM, pode ser que 4 olhos vejam melhor  ;D ;D mas o melhor era postares aqui no forum o codigo porque logo são mais olhos a ver, o meu tempo não é muito e o pouco que tenho tento dedicar ao "The Starter" ( mais um dos meus projectos ) mas quando poder dou uma vista de olhos nisso.   
« Última modificação: 05 de Outubro de 2011, 00:16 por kilobyte »
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline rodrigo.oliveira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: I-DROID 01 (PLANETA DIAGOSTINI)
« Responder #23 em: 05 de Outubro de 2011, 23:56 »
ah eu pensei que precisava programar a mão do robô para faze-lo funcionar mas ja que a sua não deu problema mesmo sem voce não ter programado, deve ser algum erro na montagem dela. Vou remonta-lo agora mesmo :D
Amigo voce sabe onde por os programas(em Arduino ou Java) para tranferir do pc para o robô?
Abraços!