collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Como detectar o sitio onde um cabo está traçado?  (Lida 6375 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Como detectar o sitio onde um cabo está traçado?
« em: 10 de Agosto de 2016, 15:33 »
Há maneira de detectar ou como se poderia arranjar maneira de detectar o sitio traçado ou em curto, num cabo eléctrico?

Às tanta ha aparelhos proprios, mas desconheço..

Offline thx1011

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 80
Re: Como detectar o sitio onde um cabo está traçado?
« Responder #1 em: 10 de Agosto de 2016, 15:58 »
Com um osciloscópio e gerador de sinais dá para fazer isso na boa (detectar opens ou shorts):



Mas também há aparelhos que fazem isso, depende do dinheiro que quiseres gastar :)

http://www.ebay.com/bhp/short-circuit-detector

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Como detectar o sitio onde um cabo está traçado?
« Responder #2 em: 10 de Agosto de 2016, 16:05 »
https://en.wikipedia.org/wiki/Time-domain_reflectometer

Marcas e modelos não conheço, mas podes sempre arriscar num do ebay :
http://www.ebay.com/bhp/cable-fault-finder

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Como detectar o sitio onde um cabo está traçado?
« Responder #3 em: 10 de Agosto de 2016, 21:46 »
Nao entendi o video com o osciloscopio, e ideia era mesmo detectar o ponto mais ou menos preciso no cabo onde existe o curto-circuito e nao saber se existe ou nao o mesmo.

Fazer uma bobine e fazer passar o cabo a testar pelo comprimento todo para detectar a zona traçada/danificada.
Um circuito mais ou menos basico, tvz muito ao estilo detector de campos ou circuito do genero e com a ajuda dum multimetro, devo conseguir fazer um detector mais ou menos fiavel..

Ok, ja encontrei no ebay bem baratucho (menos de 14€) que nem adianta andar a inventar circuitos! :)

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Como detectar o sitio onde um cabo está traçado?
« Responder #4 em: 10 de Agosto de 2016, 21:51 »
https://en.wikipedia.org/wiki/Time-domain_reflectometer
pois, isso detecta a existencia, mas nao o local..a ideia era detectar o sitio, cortar o cabo e refazer a ligaçao com o resto do cabo ok, na vez de deitar um cabo pro lixo e ter de compra um novo..um aparelho desses era impensavel pra mim..

Citar
Marcas e modelos não conheço, mas podes sempre arriscar num do ebay :
http://www.ebay.com/bhp/cable-fault-finder
ya é isso o que tb encontrei, nao sei se é muito fiavel, mas pelo preço arrisco :) ..tenho é de esperar um tempo por ele.. só pensava que com alguns truques e usando um multimetro e dois ou 3 componentes banais pudesse inventar uma coisa em 3 tempos com alguma certeza na detecção.

obg
« Última modificação: 10 de Agosto de 2016, 21:53 por Hugu »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Como detectar o sitio onde um cabo está traçado?
« Responder #5 em: 10 de Agosto de 2016, 22:13 »
https://en.wikipedia.org/wiki/Time-domain_reflectometer
pois, isso detecta a existencia, mas nao o local..a ideia era detectar o sitio, cortar o cabo e refazer a ligaçao com o resto do cabo ok, na vez de deitar um cabo pro lixo e ter de compra um novo..um aparelho desses era impensavel pra mim..

Erraste à patrão , é o que dá leres na diagonal  ::)

O TDR deteta se está em curto ou em aberto, e a que distância é que se encontra a falha. Como disse o thx e está explicado no artigo da wikipédia, é fácil de fazer com um osciloscópio e um gerador de impulsos. Todos os cabos funcionam como uma linha de transmissão, se enviares um impulso vai viajar até encontrar uma alteração de impedância (que pode ser um curto ou estar aberto, ou até um conector), e parte da energia é refletida. Pelo tempo que demora a reflexão é possível calcular a distância, pelo aspeto da mesma que tipo de "defeito" é que se trata.
Atenção que os mais baratos do ebay (os da Klein) se sacares o manual vês que não são TDR e logo não servem para o que pretendes. Antes de estourar o dinheiro lê os manuais para confirmar se faz o que queres.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Como detectar o sitio onde um cabo está traçado?
« Responder #6 em: 10 de Agosto de 2016, 22:48 »
sim nao cheguei a ler artigo do wikipedia... só deduzi à semelhança com o video do osciloscopio.. enviar impulsos e detectar a reflexão, ok entendo que haja maneira em saber o tempo do eco/reflexao e dê para saber o comprimento a que está o curto, o cabo traçado ou um conector, mas isso já nao é duma maneira tão directa, certo? é que era preciso saber os dados tecnicos do cabo ou comparar um cabo bom com o cabo danificado, e depois fazer continhas com os dados tirados do osciloscopio pois o osciloscopio nao diz a qtos metros ou milimetros está o problema de imediato em qq tipo de cabo (entao se for um cabo meio escondido quase impossivel de medi-lo).. pra alem de ter de usar um osciloscopio (que nao tenho) e um gerador de sinais.. a ideia era rastrear o cabo (qual fosse o cabo) e detectar logo a zona como um autentico detector de metais de solo, "pí pí é aqui mesmo!"  8)
« Última modificação: 12 de Agosto de 2016, 17:10 por Hugu »

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Como detectar o sitio onde um cabo está traçado?
« Responder #7 em: 11 de Agosto de 2016, 07:09 »
Tudo depende para o que queres, os equipamentos que índicas-te servem para identificar cabos, numa esteira cheia deles por exemplo, pode dar para o que tu queres mas desconfio que não em caso de curtos, além de que obriga a que percorras todo o cabo para encontrar a falha.
O TDR permite-te caracterizar a falha e saber a distância a que esta se encontra da origem desde que conheças o tempo de propagação do cabo específico, é claro que obriga a que saibas também o percurso do cabo. Existem aparelhos desenhados para medições TDR em que tens o gerador de sinais e a análise do eco num só aparelho

Enviado do meu VF-696 através de Tapatalk


Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Como detectar o sitio onde um cabo está traçado?
« Responder #8 em: 12 de Agosto de 2016, 17:09 »
Tudo depende para o que queres, os equipamentos que índicas-te servem para identificar cabos, numa esteira cheia deles por exemplo, pode dar para o que tu queres mas desconfio que não em caso de curtos, além de que obriga a que percorras todo o cabo para encontrar a falha.
Sim é isso, nao quero saber no cabo de muitos wires, onde está o problema ou que tipo de problema, quero mesmo percorrer um cabo simples de 2 ou 3 fios e detectar logo o sito onde está traçado e reparar o mesmo cortando um segmento e voltar a unir o cabo para evitar a substituiçao completa do cabo por um novo (nada muito profissional, só prás minhas brincadeiras e reparaçoes de pequenos equipamentos). Se quiser algo mais profissional, posso depois virar-me para um osciloscopio e gerador de sinais ou entao num aparelho mais pró, mas nao é o caso (por isso é que perguntei numa maneira muito simples e banal de construir uma coisa só pra desenrascar com meia duzia de comps discretos ou com equipamentos que uma pessoa tivesse à mao)

Citar
O TDR permite-te caracterizar a falha e saber a distância a que esta se encontra da origem desde que conheças o tempo de propagação do cabo específico, é claro que obriga a que saibas também o percurso do cabo. Existem aparelhos desenhados para medições TDR em que tens o gerador de sinais e a análise do eco num só aparelho
Sim certo, o primeiro video do osciloscopio nao tinha entendido como se descobria a distancia do "erro", pelo menos da forma mais directa. Tb ja estive a ver, entre as centenas e mil e tal euros arranjam-se uns aparelhos desses (um desses compro-o quando abrir uma empresa concorrente da EDP :P)

obg + 1ª x

Offline thx1011

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 80
Re: Como detectar o sitio onde um cabo está traçado?
« Responder #9 em: 13 de Agosto de 2016, 12:02 »
Por acaso, pensava que no video ele mostrava o cálculo que é necessário fazer para obter a distância do short/open, já que tinha visto o video à muito tempo.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Como detectar o sitio onde um cabo está traçado?
« Responder #10 em: 13 de Agosto de 2016, 15:24 »
xiiiii tanta teoria  :o

Faz-me lembrar quando quis passar alimentação para o sótão e tive de andar à procura do local exato para furar, como era de um prédio e tinha sido construído o sótão posteriormente, não havia referências de nada.
Resolvi com um transformador e bobina como emissor, e no recetor outra bobina e um multímetro.

Em casos esporádicos para medir interrupções basta ligar um sinal transmissor RF no fio e com o recetor do lado de fora descobrir onde abranda bruscamente este sinal.

ps: em cabos de alimentação faço com um alfinete em que vou verificando a continuidade, não é correto mas resolve por muitas vezes.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2016, 15:52 por dropes »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Como detectar o sitio onde um cabo está traçado?
« Responder #11 em: 25 de Agosto de 2016, 23:18 »
xiiiii tanta teoria  :o
pois, pro que era, era muita artimanha, por isso procurei saber algum estratagema mais lowcost, simplista ou com itens que facilmente se arranja e detectasse, mais cm ou menos cm, a zona critica do cabo.

Citar
Faz-me lembrar quando quis passar alimentação para o sótão e tive de andar à procura do local exato para furar, como era de um prédio e tinha sido construído o sótão posteriormente, não havia referências de nada.
Resolvi com um transformador e bobina como emissor, e no recetor outra bobina e um multímetro.
na altura n tinhas um tlm android? :) se tivesses podias simplesmente instalar um app (das centenas que ja existem agora), para medir os campos electromagneticos...ainda à dias foi o que fiz, por acaso tenho equipamentos proprios pra detectar fios e cabos nas paredes, mas na altura nao o tinha à mao e para nao andar a furar à toa, instalei uma app dessas no tlm e foi suficiente para detectar donde passava o cabo electrico duma lampada..

Citar
Em casos esporádicos para medir interrupções basta ligar um sinal transmissor RF no fio e com o recetor do lado de fora descobrir onde abranda bruscamente este sinal.
pois, é como esses equipamentos que falamos atrás funcionam, por acaso ja o recebi, mas ainda nao o testei para ver se é suficiente para o que quero ou nao..tb pelo preço, n posso exigir muito :)
Mas depois reporto o ensaio! :)

Citar
ps: em cabos de alimentação faço com um alfinete em que vou verificando a continuidade, não é correto mas resolve por muitas vezes.
sim tb é verdade, mas para já é uma intervenção evasiva, e para cabos com fios multifilar e fio esmaltado, ja seria mais problematico..

Mas sempre ficam as dicas para outras situaçoes!

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Como detectar o sitio onde um cabo está traçado?
« Responder #12 em: 26 de Agosto de 2016, 00:39 »


ps: em cabos de alimentação faço com um alfinete em que vou verificando a continuidade, não é correto mas resolve por muitas vezes.

Faz-me lá um desenho que fiquei "escandalizado" furas  o isolamento do cabo com um alfinete e testas se desse ponto existe continuidade até à ponta do cabo? Acho no mínimo pouco recomendável comprometer o isolamento duplo de um cabo mas...

Se for para testar um cabo de alimentação existem "canetas" que detectam tensão por fora do cabo, injectas uma fase num dos condutores e vais seguindo o cabo até deixares de detectar tensão com a caneta.

Já-me evitou ter de substituir um cabo que tinha "desaparecido" algures numa esteira cheia de cabos, tive de andar uma manhã inteira a percorrer a esteira por cima do texto falso, mas era isso ou substituir um cabo de mais de 100mts e que descia 4 andares num caminho de cabos inacessível.

Enviado do meu VF-696 através de Tapatalk


Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Como detectar o sitio onde um cabo está traçado?
« Responder #13 em: 26 de Agosto de 2016, 18:38 »
ps: em cabos de alimentação faço com um alfinete em que vou verificando a continuidade, não é correto mas resolve por muitas vezes.
Faz-me lá um desenho que fiquei "escandalizado" furas  o isolamento do cabo com um alfinete e testas se desse ponto existe continuidade até à ponta do cabo? Acho no mínimo pouco recomendável comprometer o isolamento duplo de um cabo mas...
Sim, o processo é esse mesmo, vai-se medindo a continuidade ao longo do cabo.
E não Artur, não recomendo a ninguém fazer isto fora de casa, apenas me referi a casos excepcionais, um ferro de soldar por exemplo, se o cabo de alimentação estiver interrompido convém saber se está perto da ficha ou do ferro que dará para cortar, o ideal é sempre trocar mas nem sempre está à mão, a estanquidade fica sim comprometida, depende do tipo de cabo e tem de se saber o que se está a fazer.
Citar
Se for para testar um cabo de alimentação existem "canetas" que detectam tensão por fora do cabo, injectas uma fase num dos condutores e vais seguindo o cabo até deixares de detectar tensão com a caneta.
É mesmo disso que estou a falar, não são necessárias grandes aventuras e cálculos para se descobrir o corte.
Citar
Já-me evitou ter de substituir um cabo que tinha "desaparecido" algures numa esteira cheia de cabos, tive de andar uma manhã inteira a percorrer a esteira por cima do texto falso, mas era isso ou substituir um cabo de mais de 100mts e que descia 4 andares num caminho de cabos inacessível.
Porreiro, sabia que existiam formas práticas de se descobrir mas não passava de teoria, achei os equipamentos que colocaram aqui exageradamente caros para uso no dia a dia.

Atenção, não recomendo a ninguém andar a picar cabos, usem sempre um broca M4 no mínimo e tapem o buraco com o que tiverem à mão para que a electricidade não se escoe.


Enviado do meu Insys enquanto estou sentado na cama