collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Acoplar baterias  (Lida 5221 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Acoplar baterias
« em: 13 de Maio de 2014, 17:54 »
Quando têm projectos nos quais necessitam de usar mais do que uma bateria, como é que fazem para acoplar as varias baterias? Falo de baterias todas iguais em que o objectivo seria aumentar a autonomia do sistema (tempo que este aguenta sem recarregar).

Em paralelo em teoria funciona, mas como não há garantias de que a tensão das baterias é igualzinha pode levar a passagem de corrente de uma bateria para a outra e dar cabo de tudo.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Acoplar baterias
« Responder #1 em: 13 de Maio de 2014, 19:37 »
usando diodos, ligando os sistemas todos em paralelo.
Bateria 1 ---|> --- ponto comum
Bateria 2 ---|> --- ponto comum
..

A bateria que tiver mais tensao 'e a primeira a iniciar a descarga, o diodo protege da carga pelas outras baterias.

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Acoplar baterias
« Responder #2 em: 13 de Maio de 2014, 20:28 »
Desde já obrigado pela resposta!
Assim sendo,  uma montagem em paralelo com os díodos colocados de forma a prevenir corrente entre as baterias é o suficiente?

E é totalmente escalável? Isto é, este tipo de montagem funciona para mais do que 2 baterias, ou é apenas uma solução para o caso específico do uso de 2?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Acoplar baterias
« Responder #3 em: 13 de Maio de 2014, 20:53 »
Depende, com 200 baterias, se calhar tens mais consumo de energia nos diodos que no teu sistema, podes meter quantas baterias tu quiseres, é só que chega a um ponto que torna-se absurdo continuar a adicionar baterias.

Se quiseres algo mais eficiente tens chips chamados de ideal diode controller, para minimizar as perdas no diodo(usam antes mosfets).
Avr fanboy

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Acoplar baterias
« Responder #4 em: 13 de Maio de 2014, 21:06 »
Se quiseres algo mais eficiente tens chips chamados de ideal diode controller, para minimizar as perdas no diodo(usam antes mosfets).
Algo tipo o LTC4359?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Acoplar baterias
« Responder #5 em: 13 de Maio de 2014, 21:10 »
Sim, á muitos mais, e atenção que a Mouser não vende LT(miséria!), se for para produção ter de comprar directamente do fabricante pode sair mais caro(tipicamente cobram 20 a 30€ de portes), e não convem abusar dos samples.
Avr fanboy

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Acoplar baterias
« Responder #6 em: 13 de Maio de 2014, 22:27 »
E realmente usando um destes chips para impedir a passagem de corrente e recorrendo a uma simples montagem em paralelo é o suficiente?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Acoplar baterias
« Responder #7 em: 13 de Maio de 2014, 22:32 »
Mas estamos a falar de que voltagens, correntes, numero de baterias e para alimentar o quê?
Avr fanboy

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Acoplar baterias
« Responder #8 em: 14 de Maio de 2014, 02:51 »
Mas estamos a falar de que voltagens, correntes, numero de baterias e para alimentar o quê?

Daquelas baterias lipo muito usadas em RC. Estava a pensar usar umas 2 ou 3, mas surgiu-me a duvida de como seria a melhor montagem.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Acoplar baterias
« Responder #9 em: 14 de Maio de 2014, 02:56 »
Fiquei a saber o mesmo, vamos jogar ás 40 perguntas?
Avr fanboy

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Acoplar baterias
« Responder #10 em: 14 de Maio de 2014, 09:43 »
Se forem correntes elevadas, os diodos vao causar quedas de tensao e dissipacao (== consumo das baterias).
A solucao com diodos é boa para: correntes baixas (que o diodo aguente bem) e em que os consumos (longevidade da bateria) nao é importante.
Digamos que, é a solucao mais facil mas menos eficiente.

Mais complexo, sem usar ICs especializados, seria necessario usar mosfets. eventualmente monitorizar (comparadores..) o estado de cada bateria e fazer switch entre elas..

StarRider

  • Visitante
Re: Acoplar baterias
« Responder #11 em: 14 de Maio de 2014, 11:04 »
Em paralelo em teoria funciona, mas como não há garantias de que a tensão das baterias é igualzinha pode levar a passagem de corrente de uma bateria para a outra e dar cabo de tudo.

Como assim ?? Posso estar a ter uma branca. mas não estou a ver que corrente seja essa.

Não existe qualquer problema em ter baterias em paralelo ... a única questão que se pode levantar
é se as mesmas forem carregadas in-site.

Abraços,
PA

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Acoplar baterias
« Responder #12 em: 15 de Maio de 2014, 19:53 »
Fiquei a saber o mesmo, vamos jogar ás 40 perguntas?
As baterias que vou usar são umas LIPo 2000mAh de 11.1 V. Vai servir para alimentar algumas coisas: motores, placa de processamento e sensores.

Em paralelo em teoria funciona, mas como não há garantias de que a tensão das baterias é igualzinha pode levar a passagem de corrente de uma bateria para a outra e dar cabo de tudo.

Como assim ?? Posso estar a ter uma branca. mas não estou a ver que corrente seja essa.

Não existe qualquer problema em ter baterias em paralelo ... a única questão que se pode levantar
é se as mesmas forem carregadas in-site.

Abraços,
PA
Basicamente, como não há garantias que as baterias têm exactamente a mesma tensão de output, caso haja uma diferença de tensão entre elas vai haver passagem de corrente de uma para a outra. Ao menos seria o que teoricamente acontece, mas não sei bem como funcionam estas baterias quando montadas em conjunto, daí a minha duvidas ;D

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Acoplar baterias
« Responder #13 em: 18 de Maio de 2014, 12:15 »
Será então que com o tal chip que o senso falou consigo fazer um circuito com duas destas baterias sem problemas?


Meter as baterias em série e depois usar um regulador de tensão para obter a tensão que pretendo não é uma boa solução pois não? Ainda aqui a ver se encontro uma boa solução sem grandes percas.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Acoplar baterias
« Responder #14 em: 18 de Maio de 2014, 20:28 »
Baterias em série precisam de controlo de balanceamento de carga, e vigilância ao descarregar porque se uma esgotar primeiro que a outra e não parares, sofre uma inversão de tensão aos terminais que lhe é fatal (para ela, claro).
Em paralelo só se forem baterias de caraterísticas de carga e descarga semelhantes (normalmente casadas quando novas), senão o seu tempo de vida é encurtado.

Com díodos tens perdas extra, com controladores tens complexidade e custos extra.

Parece-me que a melhor solução para o teu caso é a mais inconveniente: uma bateria nova de capacidade e tensão apropriadas ao fim que pretendes.