collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Dúvidas sobre Arduino, Phidgets e não só  (Lida 5761 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline inmotion.pt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 23
Dúvidas sobre Arduino, Phidgets e não só
« em: 28 de Outubro de 2008, 04:46 »
Bom dia a todos,

Aproveito para vos convidar a deixarem as vossas dúvidas sobre Arduino, Phidgets ou sobre sensores de Physical Computing nesta secção. Para quem ainda não conheçe os Phidgets, estes são uma plataforma de sensores que não necessitam de programação e que permitem aos seus utilizadores a criação rápida de conceitos interactivos utilizando os sensores e uma placa de interface.

Para além da facilidade de utilização, estes sensores são muito bem suportados em Windows, Linux e MacOSX, para além do suporte directo para a maioria das linguagens de programação incluíndo: Python, Java, Processing, Flex, Flash, C# entre muitas outras. Brevemente espero ter um vídeo de demonstração onde poderão ver a facilidade com que se utilizam estes sensores. Só pecam por não serem wireless.

Cumprimentos
Filipe Valpereiro, inmotion.pt

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Dúvidas sobre Arduino, Phidgets e não só
« Responder #1 em: 28 de Outubro de 2008, 08:26 »
Obrigado pela disponibilidade, acho que será muito útil ter aconselhamento de um profissional que trabalha todos os dias com este tipo de material. Quanto aos sensores da Phidgets, confirma-me... eles utilizam um modulo FTDI para converter R232 para USB certo?! Se sim pode-se facilmente adaptar os mesmo a Bluetooth!

Offline inmotion.pt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 23
Re: Dúvidas sobre Arduino, Phidgets e não só
« Responder #2 em: 28 de Outubro de 2008, 11:13 »
Bom  dia.

Não, os sensores da Phidgets usam o HDI interface. É bastante mais complexo (do ponto de vista de quem desenvolve) mas funcionam lindamente em qualquer programa que use os drivers. E são mais rápidos do que a porta série, embora para muitas aplicações isso não faça diferença.

Filipe Valpereiro @ inmotion.pt

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Dúvidas sobre Arduino, Phidgets e não só
« Responder #3 em: 28 de Outubro de 2008, 11:24 »
Esta bem, vou então ver mais informações sobre estes, podem ser úteis para certas aplicações, pelo que vejo, principalmente para Physical Computing, pois o grande desafio passa por criar as interfaces entre o computador e hardware especifico, e pouco pelo processamento desses dados a nível de hardware.

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re:Dúvidas sobre Arduino, Phidgets e não só
« Responder #4 em: 25 de Julho de 2009, 12:33 »
Boas, tenho uma dúvida que foi meio-esclarecida.
encontrei um game boy pocket no armario, e queria usar o LCD gráfico, neste tópico dizem ser impossivel:
http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1236516115

mas a minha ideia era ligar o arduino como se fosse um jogo, e controlar assim o LCD, estou a inventar demasiado? ;D

EDIT: vi agora o aviso de ''idade'' do tópico :S mas achei que não vale a pena um tópico para uma pequena dúvida como esta.

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Dúvidas sobre Arduino, Phidgets e não só
« Responder #5 em: 25 de Julho de 2009, 13:50 »
k ideia TÃO inteligente.. bora estragar um gameboy.. pra quê? construir um gamboy! YEAAAH! acho k sim, que vale a pena..

n sei onde andaste tu a bater com a cabeça, mas espero que n haja mt mais gente a fazer o mesmo..

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Dúvidas sobre Arduino, Phidgets e não só
« Responder #6 em: 25 de Julho de 2009, 14:03 »
Citar
k ideia TÃO inteligente.. bora estragar um gameboy.. pra quê? construir um gamboy! YEAAAH!

ROTFL
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re:Dúvidas sobre Arduino, Phidgets e não só
« Responder #7 em: 25 de Julho de 2009, 14:40 »
k ideia TÃO inteligente.. bora estragar um gameboy.. pra quê? construir um gamboy! YEAAAH! acho k sim, que vale a pena..

n sei onde andaste tu a bater com a cabeça, mas espero que n haja mt mais gente a fazer o mesmo..

não, simplesmente queria controlar as imagens que aparecem no ecran, ah e por imagens tambem digo texto, numeros...

por exemplo um relogio, um termometro...

ahh e ás vezes ''bater'' com a cabeça para abrir a mente tambem não é má ideia nalguns casos...

Offline norbanvs

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 236
Re:Dúvidas sobre Arduino, Phidgets e não só
« Responder #8 em: 11 de Agosto de 2009, 20:29 »
Pessoal, tenho aqui uma dúvida... é ó uma teoria apenas e nem sequer estou a ver isto com atenção, apenas estou curioso...

 Temos o seguinte pirolito:
http://www.robotshop.ca/sfe-arduino-pro-mini.html

Não tem conectores e isso tudo, mas segundo o que entendi, é na prática como um arduino normal... só que é pequenino.

Depois temos este:
http://www.robotshop.ca/sfe-arduino-serial-usb-board-1.html

A minha dívida é a seguinte: Posso ligar o serial-usb-board ao arduino-pro-mini para programá-lo?

fiquem bem

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Dúvidas sobre Arduino, Phidgets e não só
« Responder #9 em: 11 de Agosto de 2009, 20:48 »
Exacto, esta pergunta não tem a ver com o tópico, contudo o Arduino mini é quase um breaduino, é um Arduino normal sem ligação usb e outros componentes. Podes saber mais sobre estes e outros componentes e como os utilizar aqui:
http://arduino.cc/en/Main/Hardware