collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Salamandra a pellets - homemade  (Lida 34278 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Salamandra a pellets - homemade
« em: 22 de Outubro de 2012, 00:34 »
Boas pessoal,
Venho vos falar do meu projecto que já dura à algum tempo e que, agora que está a chegar o frio me fez aperceber que tem mesmo que ser acabado para o poder usar. Falo de uma salamandra a pellets.

Bom, eu julgo que ao longo da execução deste projecto já cometi alguns erros, tais como:
  • Um tamanho exagerado de certas partes do queimador
  • Sucessivos cortes que acabaram por ser fechados mas que nunca deviam ter sido feitos
  • Má projecção do local para colocar os pellets
  • Entre outros erros

Como tal, estou na dúvida se ainda vale a pena tentar aproveitar este projecto ou se será melhor começar um novo. Bom, vou deixar-vos aqui uma série de imagens para ver se percebem melhor como estão mais ou menos as coisas neste momento. Algumas coisas representadas ainda não foram feitas e a representação também não inclui todos os aspectos que a salamandra terá que ter. Aqui vão:













Bom, falando agora um pouco de como é que é suposto isto funcionar e esquecendo toda a parte electrónica para já: os pellets hão de ser colocados num recipiente que tem que ter uma ligação ao local onde os mesmos são queimados. Nessa ligação tem que estar um sem fim/espiral para que a alimentação do queimador seja feita gradualmente. Este sem fim está ligado a um motor que anda a uma ou duas rpm's e faz com que os pellets sejam fornecidos lentamente. Depois de serem fornecidos, têm que ir parar ao queimador. Aí, são queimados e a cinza cai. Como a chaminé vai ser curta e as salamandras a pellets têm sempre uma ventoinha que empurra o ar de baixo para cima (desde de baixo do local onde são queimados até à chaminé) este também a tem. A salamandra tem também uma caixa de ar, onde este é empurrado para a mesma através de uma ventoinha e onde este é aquecido, podendo depois ser expelido e transportado por tubos para outras divisões da casa a fim de aquecer as mesmas.

Bom, este é o plano. Mas agora vamos aos problemas com que estou actualmente e que tenho de resolver:

  • Não sei onde vou colocar o depósito dos pellets, não tenho ideia nenhuma
  • Tenho algumas soldas mal feitas em locais que têm que estar mais ou menos herméticamente fechados
  • Todo o processo de alimentação dos pellets está mal feito, desde motor, passando pelo sem fim e pelo sítio onde estes deviam cair. Por vezes ficam presos e ardem no tubo, o que não pode acontecer
  • O fumo por vezes sai por sítios errados, o que também não pode acontecer

Bom, amanhã venho aqui deixar fotografias das várias partes que tentei representar. Qualquer questão coloquem. Tenho alguma urgência em acabar isto porque o frio vai começar a apertar e isto é a solução mais económica e mais rentável para aquecer certas partes da casa.
Antes de ir peço-vos duas coisas:
-A vossa ajuda e as vossas dúvidas e críticas, para que possa melhorar o que está mal
-A resposta a uma questão: é possível soldando com eléctrodos revestidos fazer uma solda de maneira a que fique uma "linha" para que possa soldar coisas mais ou menos hermeticamente fechadas? Se sim, como?

Obrigado e cumprimentos!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Salamandra a pellets - homemade
« Responder #1 em: 22 de Outubro de 2012, 00:38 »
Fazer cordões de solda com eletrodes, depende de várias coisas, mas sobretudo da espessura da chapa, abaixo de 1mm não consegues soldar em condições, se for chapa ai de 2mm, usa eletrodes de 2,5mm que são os mais finos e solda ai a 60-80A, depois é ir fazendo um movimento de zigue-zague por cima da fenda a tapar uma oscilação ai de 5mm, lentamente, para ficares com uma solda seguida e sem buracos, treina primeiro em bocados de chapa, eletrodes de inox são um pouco mais caros, mas solda-se melhor com eles que com eletrodes de ferro, um factor crucial é ter a chapa/barra a soldar totalmente limpa, passa-lhe com uma escova de aço, ou com uma rebarbadora para ficar mesmo em metal cru, mais parte do ferro que se compra leva um banho para não enferrujar e isso pode chatear um bocado.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Salamandra a pellets - homemade
« Responder #2 em: 22 de Outubro de 2012, 02:46 »
A caixa de ar parece mto alta, aliás a propria salamandra parece um pouco grande, podia ter as pernas mais altas e um corpo mais curto, a meu ver.

Para deposito das pellets eu metia atras um reservarotio do estilo funil que entrasse num parafuso sem-fim (ou fuso) que receba as pellets e vá enviando para o queimador, com uma tampa para teres hipoteses de ir enchendo o deposito por fora e tvz algum sensor/electronica pra indiciar reservatorio quase vazio pra voltar a encher.

O fuso, tentava arranjar um fuso que entrasse dentro dum tubo e que pudesse fornecer pellets de preferencia em numero individual. O motor, usava um stepper com regulaçao de velocidade para poderes ter mais combustao/calor a fornecer pela salamandra, por isso um painel com comandos para poderes regular mais ou menos essa velocidade de alimentaçao.

Na câmara de ar, eu n metia ventoinhas, apenas fazia varias ranhuras no topo e no fundo pra entrar o ar frio e sair o calor por fluxo normal (o ar quente sobe e sai pelos orificios e consequentemente entra o ar frio)

No tubo de escape/saida dos fumos, metia uma borboleta pra regular a saido do ar, e prá entrada do ar na àrea de combustao, metia alguns centimetros de tubo pra evitar saidas de fumos em caso haver rebufo de ar pelo cano abaixo da chaminê e este ter algum espaço que evite saida dos fumos pelas entradas de ar, ou entao metes o tubo de entrada de ar prá rua, e aí metias tb um borboleta/valvula pra controlar a entrada de ar e controlar a combustao mais lenta ou mais rapida das pellets.

Estou curioso co pretendes fazer a parte do isqueiro ou de garantir que tens smp chama na combustao das pellets? co fazes pra voltar a acender a combustao das pellets caso a chama se apagar? Tens um sistema tipo chama-piloto de esquentador?...

Qto à propria salamandra, tvz mandando fazer isso a um serralheiro, ele tenha hipoteses de fazer um melhor trabalho de serrelharia e nas soldaduras..ja que teem mais ferramentas e meios de fazer tais trabalhos, mas ja que queres aproveitar essa tua que fizeste, entao aproveita! mas às vezes remendar pode sair mais caro que mandar fazer uma coisa nova de raiz!..

(vou tentar fazer uns desenhos no kolorpaint pra ver se passa melhor a minha ideia geral que falei atrás! é que se tiveres sucesso, eu tb sou gajo pra fazer uma salamandra!! :) )

Offline patinhofeio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 73
Re: Salamandra a pellets - homemade
« Responder #3 em: 22 de Outubro de 2012, 13:07 »
Boas.
HUGO, queres salamandras?Posso arranjar-te umas 4 grandes, estão aqui numa fonte perto de casa. Já vão pintadas de preto com pintinhas amarelas e tudo. :D :D

Em relação ao tópico: uma fornalha deve respeitar várias regras de construção (não que eu perceba alguma coisa de fornalhas, mas as que se veem seguem todas uma norma).
A tampa frontal não deve ser faceada à área de combustão, mas sim ter um bocal.Explicando melhor, a porta deve estar uns cms mais fora que a parede da câmara de combustão, para impedir que o fumo saia facilmente quando a porta seja aberta durante a combustão.
O depósito de pellets podes colocar talvez debaixo da salamandra. Entre os pés, ou talvez sobre uma lateral para aumentar a capacidade. Algo assim tipo L para aproveitares o espaço entre as pernas da fornalha.
O sistema de alimentação podes usar algo do tipo sem-fim ou então tipo as noras de água antigas. Basicamente é uma corrente com cestinhos que circulam desde o fundo até ao topo da fornalha, deixando depois cair os pellets numa calha para que escorreguem para a câmara de combustão. A entrada das pellets deve ser feita assim por escorrega, para evitar que haja um encravamento e que o fogo se propague ao depósito.
A questão das borboletas referidas pelo HUGO (também se arranjam aqui borboletas para o HUGO, mas só na primavera :D :D ) são fundamentais para o controlo da combustão, mas julgo que podem ser previstas na fase de controlo. Se quiseres pensar já nisso prevê uma borboleta na entrada de ar para a combustão.
Com o tipo de projeto que estás a desenvolver, uma possibilidade é adicionares também uma serpentina em tubo de cobre para aquecimento de águas sanitárias. Para isso precisas de arranjar também um depósito para acumular a água quente, mas se já tiveres um cilindro ou algo do tipo, podes sempre adapta.lo para essa função.PS. Se pensares em adicionar o sistema de aquecimento de águas, não tentes fazer da salamandra uma caldeira. Um grande volume de água na salamandra pode dar problemas de explosão. Até caldeiras profissionais correm esse risco quando mal instaladas. A ideia que sugiro é apenas uma pequena serpentina para fazer transferencia de calor ao depósito em si.

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Salamandra a pellets - homemade
« Responder #4 em: 22 de Outubro de 2012, 16:05 »
Boas, bem vou dar a minha ideia  ;D ;D ;D

Penso que fazer uma salamandra não tem assim muita ciência, ......não tenho fotos da que esta feita mas quando for a terra posso tirar e mostrar ;) .....mas tento explicar, a que temos feita foi feita de uma garrafa de gaz das pequenas, fizemos uns pes para dar um pouco mais de altura e foi aberto 3 buracos na parte de cima, chaminé, entrada de ar e entrada de lenha ou o que se quiser queimar, na entrada de ar adiciono-se um regulador para dar mais ou menos ar, simples e eficaz....o que posso dizer é que quando lá estou eu a meter lenha num raio de 5m ninguém se chega lá ao pe  ;D ;D e ate aos dias de hoje nunca deu probs ou fumou mal ;)

Abraço.   
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Salamandra a pellets - homemade
« Responder #5 em: 22 de Outubro de 2012, 17:21 »
Boas.
HUGO, queres salamandras?Posso arranjar-te umas 4 grandes, estão aqui numa fonte perto de casa. Já vão pintadas de preto com pintinhas amarelas e tudo. :D :D
até tb podem ser dessas!:D eu gosto de bichinhos like those..osgas, salamandras, ranídias e isso acho piada, mas essas tuas se sao pretas e amarelas, devem ser meio venenosas n?..  ???

Eu até tenho uma salamandra de lenha, bem antiga, em ferro fundido..mas fazer uma salamandra de pellets ja é outra completamente diferente!..

Aqui vao duas imagens para dar/tirar algumas ideias:

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Salamandra a pellets - homemade
« Responder #6 em: 22 de Outubro de 2012, 19:50 »
Boas pessoal,

Senso, hei-de testar os eléctrodos de inox então. E também hei-de praticar melhor com  estes. Eu já consegui fazer isso de que falo, ás vezes e com alguma sorte à mistura. Mas julgo que lá hei-de chegar em condições.

Hugu: eu também tenho uma salamandra a lenha, de ferro fundido e recuperador de calor. Mas não chegam. E isto seria algo para ser colocado no escritório e passar tubos para dois quartos, aquecendo a parte da casa que não tem quase qualquer aquecimento por parte dos sistemas já mencionados. A parte da electrónica irei deixar mais ou menos de lado mas um motor de passo parece-me uma boa ideia para girar o sem fim! Quanto ao movimento de ar quente: vou colocar sempre ventoinhas porque o ar assim é movimentado e (pelo menos parece) que acaba por passar mais calor para o resto da casa. Como vou querer passar tubos para outras divisões, ainda mais necessárias vão ser as ventoinhas. Mas estas ventoinhas já são um assunto à parte e algo que é só para ser feito depois de ter a "base" a funcionar. Para a ignição estou a pensar usar uma vela de carro diesel. Mas isso é para depois! Finalmente, preferia evitar pedir para fazer isto a um serralheiro. A menos que seja algo muito simples e que fique barato.

patinhofeio: Obrigado pelas dicas. Deste-me a entender que tenho ainda mais erros do que julgava no que já está feito. Talvez seja mesmo melhor re-começar. Quanto ao aquecimento de águas, também já pensei nisso! Caso tenha sucesso neste primeiro projecto que é mais simples, esse depois será algo a considerar e a ser ligado ao sistema de aquecimento central já instalado. É a gasóleo, mas nunca é usado por causa do preço do mesmo :/

LoneWolf: copiar essa ideia foi a minha tentativa inicial. Mas com a construção notei que talvez fosse mais simples se fizesse algo mais simples e mais "quadrado", acima de tudo :P


Bom pessoal, a impressão com que estou é que o ideal é mesmo começar do início. Mas tenho medo de uma coisa: os materiais que usei até ao momento foram oferecidos, mas caso seja para recomeçar já não vou ter esse "luxo". Ontem vi o preço de uma chapa de ferro de 2m*1m e custa quase 60Euros. Ora, eu queria que esta parte ficasse consideravelmente mais barata do que isso. Alguém me sabe dar uma ideia dos preços? E medidas e espessura?

Se for para começar de novo quero planear tudo antes de sequer comprar algo, para ver quais são os custos e não fazer asneiras. Mas para isso preciso da vossa ajuda :P

Ah, outra coisa: quando me meti nisto arranjei um E-Book sobre isto. É porreiro. Se alguém quiser, posso disponibilizar.

E agora, sem mais, as fotos:






Já com teias de aranho e tudo. Desculpem não ter limpo, mas só vi agora!


Opinem, critiquem muito e acima de tudo, alguma questão, coloquem!
« Última modificação: 22 de Outubro de 2012, 19:52 por tgferreira »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Salamandra a pellets - homemade
« Responder #7 em: 22 de Outubro de 2012, 20:04 »
As velas dos carros a gasóleo são velas de aquecimento, só aquecem o gasóleo, e não é a nenhuma temperatura assim tão alta que te coloca os pellets a arder, acho eu..

Não estou a ver porque precisas de meter esse projecto inicial de parte, haja discos de rebarbadora e eletrodes que tudo se resolve, se não confiares nas tuas soldas, pingas tudo no sitio e levas a uma serralharia para te soldarem isso a MIG/semi-automática, que pagues 20 ou 30€ para te soldarem isso.
Avr fanboy

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Salamandra a pellets - homemade
« Responder #8 em: 22 de Outubro de 2012, 20:09 »
As velas dos carros a gasóleo são velas de aquecimento, só aquecem o gasóleo, e não é a nenhuma temperatura assim tão alta que te coloca os pellets a arder, acho eu..

Não estou a ver porque precisas de meter esse projecto inicial de parte, haja discos de rebarbadora e eletrodes que tudo se resolve, se não confiares nas tuas soldas, pingas tudo no sitio e levas a uma serralharia para te soldarem isso a MIG/semi-automática, que pagues 20 ou 30€ para te soldarem isso.

Boas Senso,
Ainda não tentei com a vela de carro, mas do que já vi e ouvi dizem que funciona. Caso contrário, há peças próprias para este efeito que também se colocam, e caso necessário, acendo à mão que também não faz grande problema.

Ainda estou a ver se o coloco de parte ou não. A verdade é que isto já tá tudo "ratado" e tem um monte de defeitos. Para pôr este projecto a "bombar" é preciso mudar tanta coisa que se calhar o melhor mesmo é começar de novo. Tenho alguma pressa em fazer e ter isto pronto e o tempo não abunda. Na verdade, a única questão que me está a deixar de pé atrás é o preço dos materiais. Se pudesse aproveitar estes para recomeçar, fazia-o sem qualquer problema e não colocava entraves nenhuns. O que acham?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Salamandra a pellets - homemade
« Responder #9 em: 22 de Outubro de 2012, 20:14 »
Que espessura tem essa chapa que falas, parece-me um bocado caro, a não ser que isso seja inox e com uns quantos mm de espessura.

Uma vela de motor a gasolina dá faisca, mas não sei se os pellets pegam assim fogo só com uma faisca ao pé deles.
Avr fanboy

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Salamandra a pellets - homemade
« Responder #10 em: 23 de Outubro de 2012, 00:58 »
Boas,

Citar
até tb podem ser dessas!:D eu gosto de bichinhos like those..osgas, salamandras, ranídias e isso acho piada, mas essas tuas se sao pretas e amarelas, devem ser meio venenosas n?..  ???

Eu até tenho uma salamandra de lenha, bem antiga, em ferro fundido..mas fazer uma salamandra de pellets ja é outra completamente diferente!..

Aqui vao duas imagens para dar/tirar algumas ideias:
   

bem agora fiquei com uma cena a moer aqui na tola, neste caso que o o Hugo apresenta os pellets não podem entrar em auto combustão devido ao calor?  Pergunto porque no caso da que tenho se apertar com a lenha a salamandra fica incandescente na zona onde a "contacto" do ar com a chama.

Abraço.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Salamandra a pellets - homemade
« Responder #11 em: 23 de Outubro de 2012, 01:09 »
Eu dizia assim desta forma:

com um fuso destes:

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Salamandra a pellets - homemade
« Responder #12 em: 23 de Outubro de 2012, 01:27 »
Boas,

sim Hugo o percebi a do fuso, a cena é, como os pellets estão no mesmo "recipiente" da combustão se não tem o perigo da auto combustão. Isto porque o calor é tanto que pode se dar o caso de.

Abraço.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Salamandra a pellets - homemade
« Responder #13 em: 23 de Outubro de 2012, 01:34 »
Boas,

sim Hugo o percebi a do fuso, a cena é, como os pellets estão no mesmo "recipiente" da combustão se não tem o perigo da auto combustão. Isto porque o calor é tanto que pode se dar o caso de.

Abraço.
certo entendo, mas n acredito que as pellets a arder façam tanto calor qto a madeira a arder numa salamandra normal..porque aqui aquece o ar e tendo o ar-smp em circulaçao, acho que n tendo o fuso ou o tubo do fuso em contacto com o recipiente onde as pellets ardem, o calor por conduçao via ar, não deve aquecer o fuso/sistema de alimentaçao.
Pode-se usar um tubo ceramico ou nao metalico e assim a transmissao do calor pro fuso e prás pellets armazenadas nao aquecerem ou entao fazer um escorrega separado que receba do fuso as pellets e faça cair as pellets no centro da combustao.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Salamandra a pellets - homemade
« Responder #14 em: 23 de Outubro de 2012, 02:22 »
ando a trocar msgs com um chinoca duma empresa que faz os tais fusos/parafusos sem-fim e acabei por encontrar outra imagem duma salamandra de pellets e desta forma o fuso mm em contacto com a chama, co as pellets armazenadas caem pro fuso e o fuso n tem ligaçao com as pellets de armazenamento, acho k n ha probe em haver combustao das pellets do deposito: