collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: RTC com agenda incompleto  (Lida 21726 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
RTC com agenda incompleto
« em: 02 de Agosto de 2010, 16:41 »
Boas... decidi também hoje postar este relógio que comecei a fazer já a algum tempo mas devido a alguns campeonatos que me surgiram de seguida como por exemplo Robotop em Santo Tirso acabou por não me permitir a conclusão fazendo com que também acidentalmente apaga-se o programa  :'( por isso fiz este vídeo a divulgar este meu projecto pois vou necessitar dos componentes para um outro projecto muito semelhante, mas mais tarde completarei este  ;D

isto é constituído por:
pic 40x2
RTC DS1307
Termómetro DS18B20
LCD 16x2 8-Bit



espero que gostem... COMENTEM


que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: RTC com agenda incompleto
« Responder #1 em: 02 de Agosto de 2010, 18:07 »
Posso perguntar onde foste buscar esse LCD?  é do tipo COG.

Ou foi assucatado de algum lado? :D

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: RTC com agenda incompleto
« Responder #2 em: 02 de Agosto de 2010, 18:40 »
nao comprei numa loja online... qual sinceramente nao me recordo, mas posso saber isso
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: RTC com agenda incompleto
« Responder #4 em: 02 de Agosto de 2010, 18:50 »
nao comprei numa loja online... qual sinceramente nao me recordo, mas posso saber isso

a gerência agradece! :)

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: RTC com agenda incompleto
« Responder #5 em: 02 de Agosto de 2010, 21:14 »
Um projecto bastante interessante e o LCD manda um visual espectacular.
Alfredo Garcia

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: RTC com agenda incompleto
« Responder #6 em: 02 de Agosto de 2010, 21:31 »
yah.. nao chega a 15€  ;D
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: RTC com agenda incompleto
« Responder #7 em: 03 de Agosto de 2010, 11:59 »
Gostei bastante da navegação nos menus. Está um projecto muito interessante frederico.

Mas como sabes que gosto de criticar (para abrir portas para melhorar o trabalho) vou ter que dizer que as funções de refresh do LCD não estão lá muito boas. :P

Podes melhorar e retirar completamente aquele "Piscar" quando estás a fazer refresh. Também me deparei com isso em tempos quando andava a fazer um relógio num LCD desses. Utiliza as funções gotoxy do lcd e vai para os caracteres a alterar e depois alterar só esses. Complica um pouco o algoritmo para saber quais os caracteres que precisam de ser alterados e quais não, mas o resultado é bastante melhor e aprende-se muito ao faze-lo.


Parabéns. Gostei bastante de ver a forma elegante como fizeste toda a informação caber no lcd e ser intuitiva.

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: RTC com agenda incompleto
« Responder #8 em: 03 de Agosto de 2010, 15:10 »
Obrigado eu pelo comentário, adoro criticas pois sempre que as fazem aprendo ou alertam-me de algo como agora...
este "piscar" já me tinha deparado, o problema surge pois como o diz é derivado de enviar informação desnecessária pois sempre que existe alteração meti reenvia tudo novamente... neste exacto momento estou a desenvolver algo semelhante mas um pouco mais básico para adaptar no carro do meu irmão (relógio e termómetro interno e externo e possivel sensor de estacionamento com o valor de distancia no display) onde na qual garanto total inexistência de qualquer falha  ;D
possivelmente ainda esta semana posto onde irei aguardar o privilegio que critique   ;)
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: RTC com agenda incompleto
« Responder #9 em: 06 de Agosto de 2010, 12:20 »
Obrigado eu pelo comentário, adoro criticas pois sempre que as fazem aprendo ou alertam-me de algo como agora...
este "piscar" já me tinha deparado, o problema surge pois como o diz é derivado de enviar informação desnecessária pois sempre que existe alteração meti reenvia tudo novamente... neste exacto momento estou a desenvolver algo semelhante mas um pouco mais básico para adaptar no carro do meu irmão (relógio e termómetro interno e externo e possivel sensor de estacionamento com o valor de distancia no display) onde na qual garanto total inexistência de qualquer falha  ;D
possivelmente ainda esta semana posto onde irei aguardar o privilegio que critique   ;)

boas,

vi que estas a usar um 40x2, quantos processos consegue ele fazer ao mesmo tempo?
eu tenho um 40x1 e só da um processo de cada vez

cump

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: RTC com agenda incompleto
« Responder #10 em: 06 de Agosto de 2010, 12:54 »
sim, estou.. todos os micro controladores picaxe limitam-se 1 um unico processo de cada vez, mas existem alguns comandos que ele execulta praticamente simultaneo a outro (setint e do...loop)
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: RTC com agenda incompleto
« Responder #11 em: 06 de Agosto de 2010, 14:05 »
se isto trabalha-se como um autómato é que era fixe xD (lê o programa todo e dp executa de acordo com as instruções fornecidas pelas entradas e memorias), sendo assim com um único processo é difícil estar a monitorizar por exemplo dois sensores de temperatura e estar as horas no menu principal

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: RTC com agenda incompleto
« Responder #12 em: 06 de Agosto de 2010, 14:16 »
Não é não, porque o micro trabalha tão depressa que até pode estar a ler 8 sensores de temperatura e um rtc e estar ligado a um lcd e ainda a enviar dados por serial que ainda sobre poder de processamento.
Avr fanboy

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: RTC com agenda incompleto
« Responder #13 em: 06 de Agosto de 2010, 14:21 »
ai é que esta o erro Senso, pois neste momento estou a fazer um projecto para por num carro que contem dois DS18B20 mais o RTC DS1307, em que na qual estou a ter serios problemas de atrasos pois executar duas vezes o comando readtemp12 (para cada termometro correspondendo a temp interior e exterior) demora pouco mais de 1 seg, agora como faço para os botões actuem de forma imediata se  ate o setint se perde a espera que a leitura da temperatura seja concluida?!
estou a pensar em apoiar a leitura com um 8M, acontece que a comunicação entre os pic esta a falhar  :-\
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: RTC com agenda incompleto
« Responder #14 em: 06 de Agosto de 2010, 14:31 »
Mandas fazer a conversão e em vez de ficares á espera que ela se faça continuas com o teu programa e só calibras um delay no fim do loop do programa para que consiga fazer a a leitura e assim funciona tudo certinho, ou então geras uma interrupção a cada segundo para ler os sensores, isso é problema inerente a uma espera de um dado exterior e não a falta de poder de processamento.
Avr fanboy