collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Projecto: carro solar  (Lida 7423 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline NooBot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 85
Projecto: carro solar
« em: 18 de Janeiro de 2010, 19:33 »
Boas ppl,

estou a fazer um projecto em a.p k e fazer um carro movido a energia solar.

Queremos ao máximo usar materiais naturais, por exemplo, para o chassis pretendemos fazelo de madeira de balsa, pretendiamos tmb aplicar uns arames de modo a fazer uma  "carroçaria" k tmb serviria de apoio aos paineis solares,

as duvidas sao: havemos de aplicar um servo ou um motor?, se motor, poderá ser um motor DC dakeles dos carrinhos normais ou n?

poderei usar uma bateria? kuantos paineis devo usar e d k voltagem?

obg

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Projecto: carro solar
« Responder #1 em: 18 de Janeiro de 2010, 19:42 »
A ideia é so construir um carro que se mova para a frente utilizando energia solar??
se a ideia é apenas fazer o carro andar para a frente um motor e um painel solar que alimente o motor acho que é o suficiente.

Offline NooBot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 85
Re: Projecto: carro solar
« Responder #2 em: 18 de Janeiro de 2010, 19:54 »
não, tmb incluiremos os modulos de direcçao de carros antigos e o sistema de RC de carros antigos, so k n sabemos se para o porte do carro será necessario um servo ou algo melhor/mais potente k um siples motor DC e se sera necessario uma bateria de litio devido aos paineis solares, e ja agr kuants e d kuanta voltagem?

cumps

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Projecto: carro solar
« Responder #3 em: 18 de Janeiro de 2010, 19:58 »
não, tmb incluiremos os modulos de direcçao de carros antigos e o sistema de RC de carros antigos, so k n sabemos se para o porte do carro será necessario um servo ou algo melhor/mais potente k um siples motor DC e se sera necessario uma bateria de litio devido aos paineis solares, e ja agr kuants e d kuanta voltagem?

cumps

Têm de analisar o carro como um todo...
Os motores a usar são calculados a partir do peso do carro (nomeadamente qual a força máxima que têm - torque)... Por outro lado, o peso é sobretudo influenciado pelos motores (costumam ser os componentes mais pesados). Depois de escolherem os motores é que podem escolher os painéis solares...

Existem aqui pelo menos outros 2 grupos a fazer um projecto parecido... Tentem entrar em contacto com eles, partilhem informação, quem sabe isso valorize também o vosso trabalho.

Offline NooBot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 85
Re: Projecto: carro solar
« Responder #4 em: 18 de Janeiro de 2010, 20:02 »
muito obg mas era mesmo isso k estava a perguntar, o carro vai ser basicamente um chassis de 0.7mm de madeira de balsa, dois fios de arame de 0.2mm, modulos de direcçao de RC antigos, rodas de RC antigos tmb, e apenas isso, uma das nossas duvidas e saber se aplicaremos um motor DC ou um servo em funçao desta informaçao ;)

Offline Capeleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 127
Re: Projecto: carro solar
« Responder #5 em: 18 de Janeiro de 2010, 21:03 »
Quanto ao módulo de direcção eu posso dar uma dica. Tentei fazer uma coisa parecida no início, mas o que não faltaram foram problemas, para resolver isso foi muito simples: as rodas de trás são tracionadas por dois motores independentes e a da frente é livre (três rodas, portanto, nada que não se veja por aí aos montes...).
Usei servos modificados para rotação contínua, porque para iniciar são os mais simples de todos e por não exigirem grande corrente não precisei de me preocupar muito com a potência das células fotovoltáicas.
No final fiquei é um bocado desiludido com a velocidade, era mesmo muito lento!  ;D
O usar um motor DC mais ou menos potente vai depender das células que usarem (um painel é um conjunto de células  ;)), isso é uma questão de muita pesquisa...

Offline NooBot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 85
Re: Projecto: carro solar
« Responder #6 em: 19 de Janeiro de 2010, 11:51 »
ok mto obrigado :D

Offline zé zé

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3
Re: Projecto: carro solar
« Responder #7 em: 06 de Outubro de 2010, 18:19 »
boas
 tou na mesma situaçao dele !preciso fazer um carro para a.p e nao sei como o fazê-lo = S!!sou do 9 ano e normal que ainda nao perceba muito disso

adicionem me no msn : paferrao@hotmail.com
nao tenho muito tempo no msn no pc (logo nao posso passar muitas vezes aqui no site),so no telemovel
nos temos um carrinho a pilhas ja lixamos, pintamos e mudamos as jantes do carro(ta lindo)!
a nossa ideia é igualzinha a dele

ajudem me sff
« Última modificação: 06 de Outubro de 2010, 18:21 por zé zé »