collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Projecto gerador.  (Lida 8032 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline AJoao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 126
Projecto gerador.
« em: 11 de Outubro de 2011, 22:06 »
Boas a todos. Eu tenho um projeto que gostaria de saber se poderá ser concretizado...
Tenho um gerador de 2,5ka, avariado, mas só o motor, a geradora está boa. Ou seja, pensei em arranjar um motor eléctrico, ligado á geradora, para quando a geradora começasse a rodar, alimentar-se logo a ela própria sem consumir gasolina ou gasóleo... O problema está para iniciar a rotação da geradora... Pensei em um motor de arranque por exemplo ou algo do gênero... Alguma sugestão?

Abraço

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Projecto gerador.
« Responder #1 em: 11 de Outubro de 2011, 22:09 »
acho que não terás resultados positivos, se vais estar a geral energia para ter o motor ligado ao gerador, então não vais ter energia suficiente para outras coisas, não digo que seja impossivel mas se fosse vantajoso, ja existiria isso no mercado

Offline poliveira1978

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 335
Re: Projecto gerador.
« Responder #2 em: 11 de Outubro de 2011, 22:25 »
Isso está ao nível de uma máquina de movimento perpétuo.... ;-)
Fisicamente isso deve ser impossível, não há nenhuma máquina 100% eficiente.

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Projecto gerador.
« Responder #3 em: 11 de Outubro de 2011, 22:40 »
É como ter uma lâmpada a iluminar um painel solar que por sua vez alimenta a lâmpada.

Isto faz-me lembrar os meus tempos de estudante de fisica... havia qq coisa nos Movimentos chamada conservação da energia em que as energias gastas somadas com as produzidas daria zero. Ou seja aqui deverá ser o mesmo... Qto muito conseguiras ter o motor alimentado eternamente... nunca sobraria para mais nada... Mas nem isso vais conseguir pq existem perdas...

Mas isto digo eu...

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Projecto gerador.
« Responder #4 em: 12 de Outubro de 2011, 00:10 »
Não conseguirias sequer ter o motor alimentado eternamente, o atrito dos rolamentos e do ar garante que tal não acontecerá ;)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto gerador.
« Responder #5 em: 12 de Outubro de 2011, 00:33 »
Avr fanboy

Offline AJoao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 126
Re: Projecto gerador.
« Responder #6 em: 12 de Outubro de 2011, 14:30 »
O motor eléctrico não iria consumir toda a energia... É o mesmo que ligar uma rebarbadora ao gerador, aquilo roda a grande velocidade e sobra energia... Logo, irei meter aqui algumas fotos, para me darem algumas ideias possível, visto que esta parece estar fora de questão... (:


Obrigado, cumprimentos.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Projecto gerador.
« Responder #7 em: 12 de Outubro de 2011, 14:35 »
O motor eléctrico não iria consumir toda a energia... É o mesmo que ligar uma rebarbadora ao gerador, aquilo roda a grande velocidade e sobra energia...
Lol.... Ai sobra? Como é que sabes, já mediste?...
Esta falácia só é igualada por aquela em que as pessoas pensam que o alternador de um automóvel produz energia que não é usada quando a bateria já está carregada e por aquela em que as pessoas pensam em meter um gerador agarrado às rodas para produzir energia grátis. Não há almoços grátis... só aqueles que envolvem células fotovoltaicas, geradores eólicos ou captação térmica.
O pessoal precisa de dar mais atenção às aulas de fisico-quimica.

Offline AJoao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 126
Re: Projecto gerador.
« Responder #8 em: 12 de Outubro de 2011, 14:39 »
Então não há outra solução qualquer para meter a geradora a produzir energia sem ter motor a gasolina?

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Projecto gerador.
« Responder #9 em: 12 de Outubro de 2011, 14:45 »
juntas o gerador a roda de uma bicicleta  e pedalas xD

usar um gerador para produzir a sua própria alimentação, envolve muita coisa, porque se ouve-se rendimentos satisfatórios desta forma, já existia carros movidos desta forma, não achas?

Offline AJoao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 126
Re: Projecto gerador.
« Responder #10 em: 12 de Outubro de 2011, 14:55 »
Sim, mas eu não preciso de muito rendimento, só queria alimentação para apenas um pc portátil ou um televisão pequena que não consome muito. Não precisava para mais nada... Porque tenho um monte e quando estou lá dava-me jeito algo assim, não precisa de produzir muita energia porque não estou la muito tempo.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto gerador.
« Responder #11 em: 12 de Outubro de 2011, 15:04 »
Já ouviste falar de uma coisa chamada rendimento?
Não existe nada no mundo, efectivamente não existe nada no universo com um rendimento de 100%, e nada é mesmo nada, isto quer dizer que esse gerador de 2.2KVA, tem perdas, quer a nivel mecanico devido aos rolamentos e variados atritos assim como perdas a nivel electrico, pois o campo magnético não é perfeito, o cobre dos enrolamentos tem resistência e a bla bla bla, podemos continuar durante algum tempo nisto...
Portanto ele para te dar 2.2KVA de energia electrica tens que lhe meter no veio mais que isso muito provavelmente perto de 4KVA..
Avr fanboy

Offline AJoao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 126
Re: Projecto gerador.
« Responder #12 em: 12 de Outubro de 2011, 15:12 »
Pois, eu entendi, mas eu não preciso dos 2,2kVA. Preciso apenas de uns 90W, que é o que um pc portátil mais ou menos consome...Já entendi que isso não irá funcionar... Existe alguma outra alternativa de ter apenas uns 90w ou um pouquinho mais, sem ser necessário um motor de gasolina ou uma bateria de um carro ligada a um trans-versor de corrente?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto gerador.
« Responder #13 em: 12 de Outubro de 2011, 15:25 »
Compras um inversor e ligas no carro lol, é que sem gerador e sem uma bateria+inversor tambem não deixas muito mais alternativas.
Avr fanboy

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Projecto gerador.
« Responder #14 em: 12 de Outubro de 2011, 16:29 »
Painel Solar? (not cheap  :P)