collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Como guardar componentes SMD ?  (Lida 6383 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Como guardar componentes SMD ?
« Responder #15 em: 30 de Janeiro de 2018, 16:56 »
Falas por experiência própria, jm_ :)? Eheheh....

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Como guardar componentes SMD ?
« Responder #16 em: 30 de Janeiro de 2018, 17:30 »
Se mesmo assim forem paranoicos com a humidade, a sílica mais barata do mercado é a que é usada como areia dos gatos, 2kg por 5€: https://www.continente.pt/stores/continente/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=4198211 . É exatamente a mesma sílica que dos saquinhos, e se for só para humidade dá para reutilizar indefinidamente secando-a do forno quando tiver saturado (mas só humidade, se for usada para fins sanitários não convém meter no forno ;D )

É meter os componentes numa bacia cobertos de sílica.. como se faz com os presuntos :P

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Como guardar componentes SMD ?
« Responder #17 em: 30 de Janeiro de 2018, 23:26 »
É meter os componentes numa bacia cobertos de sílica.. como se faz com os presuntos :P

pede aqui ao vasco à tua maria pra fazer umas bolsinhas de pano e enches com a silica e vai metendo nas caixas onde guardas as cenas ou então enche umas meias lol



O problema maior nisto tudo é controlar a saturação da sílica e se for uma armazenagem que estejas sempre a recorrer ao "arquivo" o efeito é praticamente nenhum ou curto. O melhor é teres o armazenagem num espaço arejado e mais seco possivel e que nao haja grandes diferenças de temperatura porque o mau é teres condensação em caixas e plasticos fechados sem teres algo que controle a humidade que fique fechada quando fores arquivar.
Se tiveres uma divisao/atelier mais ou menos fechado e onde armazenas o material electrónico, sempre podes meter um humidímetro a activar um mini-desumidificar de WC vez em quando e assim garantes uma divisão com ambiente mais seco e evitas ter tudo vedado e meter a silica por todo o lado.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2018, 23:11 por Hugu »

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Como guardar componentes SMD ?
« Responder #18 em: 31 de Janeiro de 2018, 11:31 »
pede à tua maria pra fazer umas bolsinhas de pano e enches com a silica e vai metendo nas caixas onde guardas as cenas ou então enche umas meias lol

Meu... que comentário tão sexssista.. Eu aprendi a cozer botões e a xulear (que raio será isso) no 9º ano !!!  8)
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Como guardar componentes SMD ?
« Responder #19 em: 31 de Janeiro de 2018, 23:16 »
pede à tua maria pra fazer umas bolsinhas de pano e enches com a silica e vai metendo nas caixas onde guardas as cenas ou então enche umas meias lol

Meu... que comentário tão sexssista.. Eu aprendi a cozer botões e a xulear (que raio será isso) no 9º ano !!!  8)

pronto ja corrigi  ::)  eu sei coser botões, nunca experimentei foi cozê-los  ::)
xulear nao faço ideia que seja...mas o que não falta por aí sao xulos por isso nao deve ser uma coisa mto complicada  :P
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2018, 23:21 por Hugu »

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Como guardar componentes SMD ?
« Responder #20 em: 16 de Fevereiro de 2018, 14:34 »
pede aqui ao vasco à tua maria pra fazer umas bolsinhas de pano e enches com a silica e vai metendo nas caixas onde guardas as cenas ou então enche umas meias lol

engraçadinho...  :o

Afinal não é xulear, é

Chulear
v. t.,Coser ligeiramente a orla de (qualquer tecido), para se não desfiar.

Mas sou má escolha, tive 2 nesse trabalho, só tirei positiva na esmirna!!! :-) :-) :-)

Mas independentemente da utilidade de saber chulear as meias do KammutierSpule é uma pena que Trabalhos Oficinais/Manuais já não façam parte das disciplinas obrigatórias para toda a gente.
Posso não ter aprendido grande coisa de eletricidade (mesmo assim tirei um 5) mas é de vir ás lágrimas quando vejo o meu puto de 14 anos pegar numa chave de parafusos, e se pega numa tesoura começo logo a pensar onde está o estojo de primeiros socorros. :-(

Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.