collapse

* Posts Recentes

Meu novo robô por josecarlos
[Ontem às 18:30]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Estação Meteorológica Remota  (Lida 8226 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Brun

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 45
Estação Meteorológica Remota
« em: 02 de Setembro de 2013, 17:55 »
Estou a pensar fazer algo que tenha haver com uma estação meteorológica remota, que a partir de um servidor (acessível a partir de um endereço web) consiga ver a temperatura, entre outras coisas...

Para isso tenho algumas hipóteses, mas não sei qual a mais vantajosa.

Temos o Raspberry, que na minha opinião é mais autónomo, isto é, consigo com um aparelho fazer tudo aquilo que quero, transmissão de dados a partir da placa!
Mas penso que a hipótese da raspberry é muito cara, então pensei naquelas placas mais baratas (arduinos e projectos semelhantes), tenho aqui um Magalhães a rodar LINUX, podia aproveitar...

O que acham??

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Estação Meteorológica Remota
« Responder #1 em: 03 de Setembro de 2013, 09:39 »
Depende dos teus requisitos. O teu texto estah bastante incompleto.

# Uma unidade para brincar, ou milhares para vender ?
- uma unidade, nao se poupa custos
- milhares, esmifra-se e aperta-se o cinto pq quanquer centimo custa.
# tens energia no local ?
# tens internet no local ?
# tens q transmitir os dados para outro local, via radio, p depois entrarem na net ?


Como eh ?

Offline Brun

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 45
Re: Estação Meteorológica Remota
« Responder #2 em: 03 de Setembro de 2013, 13:22 »
Depende dos teus requisitos. O teu texto estah bastante incompleto.

# Uma unidade para brincar, ou milhares para vender ?
- uma unidade, nao se poupa custos
- milhares, esmifra-se e aperta-se o cinto pq quanquer centimo custa.
# tens energia no local ?
# tens internet no local ?
# tens q transmitir os dados para outro local, via radio, p depois entrarem na net ?


Como eh ?

Boa tarde, desde já agradeço a tua resposta! :)
Isto nasceu num projecto de aquários na escola (ando no 9º ano), sendo que o objectivo era monitorizar a temperatura... Que mais tarde pudesse ser mostrado na feira de ciências...
Ligado à internet, os ficheiros de temperatura ficavam registados e arquivados. Podiam ser vistos por todos.

Em relação às unidades é um pouco difícil, como é um projecto da escola (e o objectivo era a escola financiar) não sei se posso abusar muito do sistema, além de isto ser muito controlado, explicando o porquê de cada peça e qual a sua função.
Estes projectos eram mais apoiados com a antiga direcção da escola que fazia questão de incentivar os jovens. Neste momento com a união dos agrupamentos o apoio a estes projectos só se faz por cunhas ou por grandes choradinhos na porta do professor. xD

Tenho energia no local.
Tenho internet no local.

Não tinha pensado na transmissão de dados que parece ser uma boa aposta! Porém, penso eu mais cara.


Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Estação Meteorológica Remota
« Responder #3 em: 03 de Setembro de 2013, 16:41 »
Boa tarde, desde já agradeço a tua resposta! :)
Isto nasceu num projecto de aquários na escola (ando no 9º ano), sendo que o objectivo era monitorizar a temperatura... Que mais tarde pudesse ser mostrado na feira de ciências...
Ligado à internet, os ficheiros de temperatura ficavam registados e arquivados. Podiam ser vistos por todos.

Em relação às unidades é um pouco difícil, como é um projecto da escola (e o objectivo era a escola financiar) não sei se posso abusar muito do sistema, além de isto ser muito controlado, explicando o porquê de cada peça e qual a sua função.
Estes projectos eram mais apoiados com a antiga direcção da escola que fazia questão de incentivar os jovens. Neste momento com a união dos agrupamentos o apoio a estes projectos só se faz por cunhas ou por grandes choradinhos na porta do professor. xD

Tenho energia no local.
Tenho internet no local.

Não tinha pensado na transmissão de dados que parece ser uma boa aposta! Porém, penso eu mais cara.


Compreendo perfeitamente as vossas limitacoes, ja fui professor em varias escolas secundarias, tecnicas e faculdades e sei as ginasticas q tem q se fazer.
Contudo, teem um valor maximo do q podem gastar? se sim, sempre vos ajuda a fazer toda a lista de material.

Para simplificar as coisas, em varias areas, poderao usar Arduinos, radios modems e uma ponte serial-TCP/IP, ou o Arduino com o Ethernet shield. Eh uma escolha vossa.

Para os radio modems aconselho vivamente os ZULU (da RF Solutions) ou os XBee.
Para a ponte serial-TCP/IP as da Wiznet sao mt simples de configurar e usar.
Ha outras marcas, q conserteza haverah mais gente a aconselhar.



Offline Brun

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 45
Re: Estação Meteorológica Remota
« Responder #4 em: 03 de Setembro de 2013, 17:00 »
Boa tarde, desde já agradeço a tua resposta! :)
Isto nasceu num projecto de aquários na escola (ando no 9º ano), sendo que o objectivo era monitorizar a temperatura... Que mais tarde pudesse ser mostrado na feira de ciências...
Ligado à internet, os ficheiros de temperatura ficavam registados e arquivados. Podiam ser vistos por todos.

Em relação às unidades é um pouco difícil, como é um projecto da escola (e o objectivo era a escola financiar) não sei se posso abusar muito do sistema, além de isto ser muito controlado, explicando o porquê de cada peça e qual a sua função.
Estes projectos eram mais apoiados com a antiga direcção da escola que fazia questão de incentivar os jovens. Neste momento com a união dos agrupamentos o apoio a estes projectos só se faz por cunhas ou por grandes choradinhos na porta do professor. xD

Tenho energia no local.
Tenho internet no local.

Não tinha pensado na transmissão de dados que parece ser uma boa aposta! Porém, penso eu mais cara.


Compreendo perfeitamente as vossas limitacoes, ja fui professor em varias escolas secundarias, tecnicas e faculdades e sei as ginasticas q tem q se fazer.
Contudo, teem um valor maximo do q podem gastar? se sim, sempre vos ajuda a fazer toda a lista de material.

Para simplificar as coisas, em varias areas, poderao usar Arduinos, radios modems e uma ponte serial-TCP/IP, ou o Arduino com o Ethernet shield. Eh uma escolha vossa.

Para os radio modems aconselho vivamente os ZULU (da RF Solutions) ou os XBee.
Para a ponte serial-TCP/IP as da Wiznet sao mt simples de configurar e usar.
Ha outras marcas, q conserteza haverah mais gente a aconselhar.

Estou a ver que conhece os "mega-problemas" que a escola tem... Outro problema é apoiar coisas desnecessárias (à conta das cunhas) enquanto alguns projectos muito apelativos para a comunidade escolar e não só apresentados por alunos ficam em grandes filas de espera...
Mas pronto vivemos numa país assim, um país de cunhas, onde apenas valorizam coisas que não fazem falta ao invés de apoiar os jovens... Não têm a consciência que a escola é o futuro do país, mesmo os professores e directores que trabalham nela...

Neste momento não sei quanto é que podemos gastar, tentei o ano passado avançar com a ideia e até foi bem aceite, (fui ao concelho directivo) não aproveitei a oportunidade a direcção mudou de chefia e eu fiquei sem projecto com a desculpa de estarem extremamente ocupados.

Em relação ao dinheiro que iríamos gastar, não tenho nenhuma ideia, se utilizar Arduino depois tenho que comprar aqueles spec's (é assim que se escreve?), também ouvi falar da raspberry PI que me pareceu uma grande ideia...

Tudo isto fica muito caro e eu não sei o que deva fazer, queria aproveitar-me do inicio das aulas para atacar... Vou ter que elaborar um documento em que diga o objectivo, os materiais e tudo mais...

Cumps.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Estação Meteorológica Remota
« Responder #5 em: 03 de Setembro de 2013, 17:36 »
Mesmo comprando tralha da china, um arduino, mais um shield ethernet, mais um shield não sei dos quantos, fica-te mais caro que uma RPi.
Avr fanboy

Offline Brun

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 45
Re: Estação Meteorológica Remota
« Responder #6 em: 03 de Setembro de 2013, 18:00 »
Mesmo comprando tralha da china, um arduino, mais um shield ethernet, mais um shield não sei dos quantos, fica-te mais caro que uma RPi.

Sim, penso que seria melhor apostar numa raspberry... E esta sempre se pode utilizar para outros projectos...

Outro problema são os aquários há 2, será que um arduino com todos os shields consegue receber todas as temperaturas e reencaminhar??
Não sei muito acerca destes assuntos para opinar, mas prontos...

cumps

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Estação Meteorológica Remota
« Responder #7 em: 03 de Setembro de 2013, 18:05 »
Se usares por exemplo termometros ds18b20 que são 1-wire podes ter 30 ou 40 ligados com um fio, se forem lm335 podes usar por exemplo um mux analógico e com 3 pinos lês 4 sensores, com 4 pinos lês 8 sensores.
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Estação Meteorológica Remota
« Responder #8 em: 04 de Setembro de 2013, 10:34 »
Mas voces ja sabem exactamente o q querem fazer, ou ainda andam "ah pesca" ?

Para conseguirem fazer um bom documento a apresentar no "Conselho Executivo" da vossa escola, a primeira coisa q teem q fazer eh um documento de Requisitos q eh acompanhado de uma lista de uma possivel material, apenas para dar uma expectativa de bolo de custos.

Andar ja a discutir os materiais q ficam melhor com isto ou com aquilo... eh pura perda de tempo qd ainda nem sabem se teem capital p comprar.

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Estação Meteorológica Remota
« Responder #9 em: 04 de Setembro de 2013, 12:33 »
Um painel solar, um arduino ethernet shield, gsm shield e um modem consegue-se ter uma estação meteorologica online.

Offline Brun

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 45
Re: Estação Meteorológica Remota
« Responder #10 em: 04 de Setembro de 2013, 12:53 »
Bom dia,
Em relação a andarmos aqui a discutir peças e o seu valor, dou razão...

Enviei agora mesmo um e-mail para lá, talvez receba ainda hoje a confirmação do "capital" disponível.
Cumps.

Offline Brun

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 45
Re: Estação Meteorológica Remota
« Responder #11 em: 04 de Setembro de 2013, 23:11 »
Bem, tenho luz verde...
Tenho que fazer uma lista de material que preciso e com o preço, depois tenho de enviar para o departamento de ciências...

Posso fazer com a RaspberryPI, agora é só preciso comprar os sensores de temperatura? E depois é a questão da programação??

cumps

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Estação Meteorológica Remota
« Responder #12 em: 05 de Setembro de 2013, 07:44 »
Bom dia,
Em relação a andarmos aqui a discutir peças e o seu valor, dou razão...

Enviei agora mesmo um e-mail para lá, talvez receba ainda hoje a confirmação do "capital" disponível.
Cumps.


O q sabem voces de programacao?
Presumo que Arduino possa ser mais intuitivo e simples, pois com o R.PI vai meter linux ah mistura e mt esgravatar.

Offline Brun

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 45
Re: Estação Meteorológica Remota
« Responder #13 em: 05 de Setembro de 2013, 12:03 »
Bom dia,
O objectivo do nosso trabalho é que este também seja reaproveitado quando for preciso para outros projectos!! Sendo os Arduinos/Raspberrys ficariam mais em conta...
Fazer o projecto com circuitos tornar-se-ia muito complicado...

Já programei em PIC umas vezes no programa PICAXE!



Então vamos lá ver, o que é mais em conta em termos de dinheiro?
- Raspberry PI
- Arduinos (+ shields)