collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Android + Arduino + Ethernet Shield  (Lida 7764 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Super.D

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Android + Arduino + Ethernet Shield
« em: 25 de Junho de 2013, 14:47 »
Boas,

Para o ano vou desenvolver a minha PAP que consiste no controlo e monotorização  de uma casa inteligente por android. O problema é que nunca programei para dispositivos móveis e para tal, eu procurei por tutoriais simples - apenas para ligar um led e desligar um led através de Ethernet shield ou algo do tipo e não encontrei. Alguém poderia fornecer alguns tutoriais que tenham encontrado e etc?

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Android + Arduino + Ethernet Shield
« Responder #1 em: 25 de Junho de 2013, 15:13 »
Boas,

Para o ano vou desenvolver a minha PAP que consiste no controlo e monotorização  de uma casa inteligente por android. O problema é que nunca programei para dispositivos móveis e para tal, eu procurei por tutoriais simples - apenas para ligar um led e desligar um led através de Ethernet shield ou algo do tipo e não encontrei. Alguém poderia fornecer alguns tutoriais que tenham encontrado e etc?

A duvida prende-se com dispositivos moveis, com o arduino ou com a comunicação ethernet (suponho eu por sockets)?

Tendo em conta que é uma PAP e a ideia da mesma é a aprendizagem, então não indico "tutoriais" mas sim os links para os diversos componentes que devem de ser estudados:

programação android: http://developer.android.com/sdk/index.html
arduino: http://www.arduino.cc/
programação de sockets em C: http://net.pku.edu.cn/~course/cs501/2011/code/BSD_Socket.t/sockets.pdf

Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline Super.D

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Re: Android + Arduino + Ethernet Shield
« Responder #2 em: 25 de Junho de 2013, 16:49 »
O problema é a conexão arduino - android.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Android + Arduino + Ethernet Shield
« Responder #3 em: 25 de Junho de 2013, 16:53 »
O problema é a conexão arduino - android.

Nesse caso então são sockets.

Tem de perceber de comunicação UDP ou TCP/IP. Se preferir procure por exemplos destes no site da Arduino.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline Super.D

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Re: Android + Arduino + Ethernet Shield
« Responder #4 em: 25 de Junho de 2013, 16:57 »
Obrigado =)

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Android + Arduino + Ethernet Shield
« Responder #5 em: 25 de Junho de 2013, 17:28 »
Nesse tipo de projeto o que não falta é informação (nem é preciso um tutorial passo a passo). Basta pesquisares em inglês para obteres mais resultados e como podes ver no fórum do arduino vais encontrar muitos projetos similares para baseares o teu:
http://bit.ly/19prczh

Podes tentar criar uma aplicação em Android para comunicar com o sistema, ou então utilizares uma interface  no web browser que acaba por ser mais polivalente e não está limitada a uma plataforma (neste caso, podes ter algumas vantagens em utilizar um Raspberry Pi)

Offline Super.D

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Re: Android + Arduino + Ethernet Shield
« Responder #6 em: 25 de Junho de 2013, 18:18 »
O que eu pretendo fazer é uma aplicação android que comunica com o sistema.

Offline Super.D

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Re: Android + Arduino + Ethernet Shield
« Responder #7 em: 25 de Junho de 2013, 18:26 »
Mas o problema é que pesquisei várias vezes isto:

"connect android to ethernet" e nunca consigo achar algo que ensine a conectar a aplicação android com o sistema (ethernet)

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Android + Arduino + Ethernet Shield
« Responder #8 em: 25 de Junho de 2013, 19:33 »
vamos começar do principio.

Quais são as tuas bases para fazer este projecto?
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline Super.D

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Re: Android + Arduino + Ethernet Shield
« Responder #9 em: 25 de Junho de 2013, 19:50 »
Sei programação, safo-me com C (Arduino) o problema é mesmo o Android (Java) porque não consigo encontrar algo que me ajude a conectar o Android a um ethernet shield, apenas a Bluetooth

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Android + Arduino + Ethernet Shield
« Responder #10 em: 25 de Junho de 2013, 19:52 »
Então, usa bluetooth..
Ou metes um webserver e o telemovel simplesmente abre a página do servidor e faz o controlo através da página, assim o sistema tanto pode ser usado num android, como num BB, como num nokia, como num iOS, como num pc em casa..
Avr fanboy

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Android + Arduino + Ethernet Shield
« Responder #11 em: 26 de Junho de 2013, 02:01 »
Sei programação, safo-me com C (Arduino) o problema é mesmo o Android (Java) porque não consigo encontrar algo que me ajude a conectar o Android a um ethernet shield, apenas a Bluetooth

Boas. Não sei quais são as tuas bases a nível de redes, mas se a idéia é usar mesmo ethernet + android, então tens de aprender é a como usar uma ligação TCP no Android. A partir do momento que consegues abrir a licação, do ponto de vista do Android não interessa se ele está ligado ao Arduino ou a um superpc...  É simplesmente uma ligação que dá para ler e escrever dados, e usá-la não é diferente. Procurei no google por Android TCP e o primeiro resultado parece ser logo o que tu queres:
http://myandroidsolutions.blogspot.pt/2012/07/android-tcp-connection-tutorial.html

No teu caso queres provávelmente ter um um servidor no arduino (podes ver os exemplos de servidores que vem com a library ethernet), e depois usar o andoid como cliente.

Já agora, tambem subscrevo a opinião do senso... Se é para fazer um sistema de controle por internet e não é obrigatório ser específico para android, podes fazer uma solução baseada em browser. Eu actualmente tenho a minha casa toda controlada através de um arduino e usei precisamente essa aproximação, é porreiro porque consigo usar a partir de qualquer dispositivo. Claro que fazendo assim terás de usar html e talvez javascript, em vez de android... São dois caminhos completamente diferentes.

Offline Super.D

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Re: Android + Arduino + Ethernet Shield
« Responder #12 em: 26 de Junho de 2013, 14:19 »
Obrigado desde já. É isso que eu quero. Fazer o servidor com o Ethernet e o cliente em Android. Eu estava para fazer apenas com o Webrowser. Mas o meu professor disse que seria uma inovação excelente usar a aplicação android. :)


Obrigado a todos!