collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Microcontroladores PIC  (Lida 12005 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jagsilva

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 125
    • jagsilva
Microcontroladores PIC
« em: 05 de Janeiro de 2009, 20:03 »
Mas será que ninguem usa microcontroladores PIC??
:)

Jaime

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Microcontroladores PIC
« Responder #1 em: 05 de Janeiro de 2009, 20:25 »
Eu sei que utilizam mas anda um pouco difícil de postarem... :D

Pessoalmente nunca utilizei mas em conversas com vários membros tomei conhecimento que quase todos já os utilizaram.

Offline ngoncalves

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 145
    • Thinking Olive Tree
Re:Microcontroladores PIC
« Responder #2 em: 05 de Janeiro de 2009, 20:39 »
Eu já utilizei, e até há pouco tempo era possível pedir amostras de borla à Microchip. Só que deixei de usar porque:
        - para a maior parte dos dispositivos, só existem compiladores para linguagem assembly
        - ferramentas de software da Microchip só funcionam em Window$
        - muitas vezes é preciso comprar o programador específico à Microchip

 Por estas razões, passei a utilizar apenas Atmel's. Tenho que os comprar, mas mesmo assim são mais baratos que os equivalentes da Microchip. E ainda por cima, posso escrever o código em C e utilizar Linux e programadores com esquema disponível na net.
-----
Ambient intelligence, mobile robotics, life. 42
http://www.thinkingolivetree.blogspot.com/

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Microcontroladores PIC
« Responder #3 em: 05 de Janeiro de 2009, 20:54 »
eu uso....mas tal como o ngoncalves, cada vez menos :P

Offline jagsilva

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 125
    • jagsilva
Re:Microcontroladores PIC
« Responder #4 em: 05 de Janeiro de 2009, 22:08 »
Eu sou apenas um hobbista e as pessoas com quem falei acerca de micro controladores são todas ou quase todas de fora do pais. isto porque até há bem pouco tempo não conhecia um local de discussão em português que me estimulasse (aproveito para dar os parabéns ao fórum).

Conheci os PIC por pesquisa na Internet e acabei por ir experimentando. Ao longo dos tempos fui elaborando as minhas próprias placas de desenvolvimento baseadas em outras que já existiam  :).
Há uns dois meses conheci a inmotion e em conversa pareceu-me interessante experimentar o arduino porque:
   o custo da board é baixo (quase o preço de elaborar uma placa manualmente)
   podia comprar em Portugal (porto)
   plataforma é grátis
   existem muitas livrarias
   os shields tornam mais fácil fazer testes (o shield da sfe com a pequena breadboard é muito bom, embora caro)
   a linguagem é parecida com o ccs que usava e se calhar ate mais fácil


Por outro lado parece-me que os PIC's são mais poderosos que o arduino (ok, ok... para o código que eu desenvolvo os arduinos servem perfeitamente).

Por estas razoes fico com curiosidade em saber que outros micro controladores e que tipos de prejectos é que desenvolvem e porquê.

Em breve posto um pequeno sistema que elaborei, baseado num PIC e um telemovel.

Jaime

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Microcontroladores PIC
« Responder #5 em: 06 de Janeiro de 2009, 00:04 »
Sim, realmente o arduino utiliza o Atmega168, um dos mais simples micros da Atmel, mas podes utilizar outras variantes como o sanguino, etc etc...

Nunca tive contacto com os PICs mas pelo que pesquisei e falei são muito poderosos embora a curva de aprendizagem o que os faz ter uma curva de aprendizagem maior (mais difícil aprender ao início).

Ultimamente ando a apostar nos PSoC que não são bem micros, são Programmable System on Chip e acho que são excelentes para robótica, mas como ainda estou no início e a curva de aprendizagem também é muito grande, desaconselho para se iniciar. Acho que o Arduino é mesmo o melhor mesmo em relação a Basic Stamp, pois tem muito mais capacidades e uma enorme facilidade de se começar, mesmo quem nunca programou na vida!

Quanto a Picaxe ainda os desconheço mas espero que seja por pouco tempo. O que pesquisei na altura em que tomei a opção para o Arduino ficou um bocado em desvantagem, mas isto pode ser devido à forte comunidade que o Arduino conseguiu conquistar. Nada como experimentar para poder avaliar.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2009, 00:06 por TigPT »

Offline jagsilva

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 125
    • jagsilva
Re:Microcontroladores PIC
« Responder #6 em: 06 de Janeiro de 2009, 00:31 »
O arduino parece-me realmente uma boa base de inicio pelas razoes que já mencionei atras. A desvantagem é mm os recursos do atmega168 que já são um pouco limitados... Quanto as versoes tipo sanguino, ja perdem um pouco na minha opiniao. Se tiver de usar algo com mais recursos pego nos PIC's.

Os PIC's sao algo mais avançados mas tb torna tudo mais complicado. Precisas dum programador o que normalmente é um investimento que pode ir por agua abaixo se quiseres mudar de plataforma. Compilador ha bastantes mas eu uso o do CCS que tem um forum excelente aqui. O compilador já tras muitas bibliotecas e exemplos. O forum é mesmo do melhor...

Algo que dou mais valor do que nunca é o facto de poder comprar uma board sem pagar custos de transporte... isso sim é do melhor.

jaime

Offline Thiago

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re:Microcontroladores PIC
« Responder #7 em: 03 de Fevereiro de 2009, 12:11 »
Acredito que os Pics tenham sim suas desvantagens ja a varios meses que eu venho tentando utilizar outros MCUs em meus projetos mas até agora ainda ñ obtive bons resultados... agora eu estou partindo para um novo rumo ainda é claro dependendo da Microchip com os dsPIC que pelo que eles flw são a tecnologia de ponta da Microchip mas eu ainda tenho minhas duvidas com relação a isso!!
Tanto é que agora estou novamente com problemas eu ñ estou conseguindo criar um sincronismo entre a rede de  o pwm do dsPIC30F2010 ele tem 6 canais de pwm e funciona a 20 mips ... se alguem conhecer ou ja ter programado com o Mikroc (windows) ou dspicprg(linux) e puder me ajudar eu fico grato!!
 :) :) :)

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Microcontroladores PIC
« Responder #8 em: 03 de Fevereiro de 2009, 12:15 »
Quais são as principais diferenças dos dsPIC vs PIC ?!

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Microcontroladores PIC
« Responder #9 em: 03 de Fevereiro de 2009, 15:34 »
Num projecto da faculdade que está meio parado, que é a construção de um avião autónomo a nível energético e auto-piloto, tivemos que optar por dsPIC e acho que foi pelo facto de disponibilizar maior numero e opções relativamente a saida e entrada de PWM's.

Caso necessites de um dsPIC, eu acho que tenho ai de umas amostras que mandei vir, tenho que confirmar, mas tenho quase a certeza.
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2009, 15:51 por metRo_ »

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Microcontroladores PIC
« Responder #10 em: 03 de Fevereiro de 2009, 22:29 »
Por acaso comecei há uns dias a aprender a mexer em dsPICs no laboratório onde tou a trabalhar. Resumidamente os dsPICs  (PIC33Fxxxx ou PIC24Fxxxx) têm 16 bits em vez de 8, têm mais MIPS (Milhões de Instrucções Por Segundo), ou seja, são "potentes", possuem uma maior variedade de periféricos analógicos, tendo alguns deles taxas de funcionamento mais elevadas que nos PICs de 8 bits (ADCs, DACs, Comparadores, etc etc). Alguns têm ainda algumas operações matemáticas de processamento digital de sinal implementadas por hardware, de modo a torná-las mais rápidas quando têm que ser executadas. Há que notar que devido aos 16 bits os registos de configuração são bastante diferentes dos PIC10F, 12F, 16F ou 18F. No entanto, algumas placas de desenvolvimento e alguns compiladores como os da mikroe evitam andar de volta do assembly e dos registos. Contudo, utilizando estes compiladores e as suas bibliotecas genéricas acontece o que também acontece com o arduino, picaxes, etc.. Se o MCU tiver por exemplo 40 MIPS na verdade só está a aproveitar 10.. :( Por isso é que eu prefiro ir aos registos e fazer coisas dedicadas..leva mais tempo, dá mais chatice.. mas depois de tar feito rende bem ;)

Na minha opinião, a não ser que vão fazer uma coisa muito exigente a nível de processamento não vale a pena meterem-se nos dsPICs.. para o que se costuma fazer um PIC chega e sobra...e é mais simples.
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Microcontroladores PIC
« Responder #11 em: 03 de Fevereiro de 2009, 22:50 »
Obrigado por partilhares, fiquei esclarecido ;)

Realmente o melhor é fazer prototiping a alto nível, e depois para produto final, refina-se!

Offline Thiago

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re:Microcontroladores PIC
« Responder #12 em: 04 de Fevereiro de 2009, 10:54 »
Por acaso comecei há uns dias a aprender a mexer em dsPICs no laboratório onde tou a trabalhar.

qual dsPIC vc esta trabalhando?

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Microcontroladores PIC
« Responder #13 em: 04 de Fevereiro de 2009, 11:23 »
Tenho andado de volta do PIC24FJ128GA010. Mas como ainda estou a aprender a trabalhar com isto tenho estado a usar uma placa da mikroelectronika LV24-33 Development Board só para experimentar as funcionalidades de uma forma básica. Se se conseguir fazer o pretendido com o compilador da mikroe provavelmente nem vou chegar a mexer nos registos, pelo menos no trabalho.. talvez um dia mais tarde quando precisar vá a nível mais baixo.
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline delphi

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 217
Re:Microcontroladores PIC
« Responder #14 em: 04 de Fevereiro de 2009, 13:37 »
Encontrei este site que refere alguns dos vários "módulos" que existem por ai.

http://wiznet.tistory.com/

(este pareceu-me o tópico mais apropriado para referir este site)

www.saborapalco.com - Companhia de Teatro Amador
www.megavaquinha.com - Uma mega aposta no euromilhões de um grupo de mega amigos