collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Arduino + LCD + Keypad  (Lida 10370 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline redace

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Arduino + LCD + Keypad
« em: 19 de Janeiro de 2010, 23:19 »
boas

queria construir um sistema com um arduino com LCD 16x2 e um Keypad de 12 caracteres, alguém me pode dar umas dicas como posso fazer isso (basicamente a duvida é se posso usar os mesmos pins do ardoino para ligar o LDC e o Keuypad)

 ;)

ps: com completamente amador nestas coisas :P
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2010, 23:21 por redace »

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: Arduino + LCD + Keypad
« Responder #1 em: 20 de Janeiro de 2010, 02:29 »
se a tua dúvida é só em relação a 'se podes ou não usar os mesmos pinos do arduino pra controlar o lcd e o key pad, o mais provável é que não.. a menos que estejas a usar algum protocolo de comunicação tipo i2c (ou outros) que te permita endereçar tanto o lcd como o key pad.. de outra forma, não..

mas dá-nos mais informação acerca do lcd (suponho k seja compactível com um que aqui temos mais que documentado) e do key pad, pode ser que se 'arranje' forma de pôr isso tudo a comunicar..

outra questão: esse 'projecto' só precisa de ter o lcd e o keypad, ou tás a pensar em usar mais algum componente?

Offline redace

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re: Arduino + LCD + Keypad
« Responder #2 em: 20 de Janeiro de 2010, 08:24 »
ora bem...
ainda não tenho nenhum componente, nem mesmo o arduino, estou a "investigar" como posso fazer algo que realize algumas funções como temporizador (contagem regressiva do tempo) logo pretendia adicionar um buzzer e um rele para accionar um alarme.
como opcional pretendia que ao abrir uma porta (ligada a um contacto) tivesse o mesmo procedimento descrito anteriormente

 ;)

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Arduino + LCD + Keypad
« Responder #3 em: 20 de Janeiro de 2010, 12:20 »
Epá ... eu acho que é possível mesmo sem I2C. O lcd ocupa uns 7/8 pinos, mas o keypad só deve precisar de pin analógicos. Com os 5 analógicos para 12 teclas creio não haver problemas.

Kast

PS- Atenção que eu só percebo de baldes de massa ....

edit:
Lembrei-me agora que tenho um keypad com 5 teclas e que só ocupa 1 pin analógico.
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: Arduino + LCD + Keypad
« Responder #4 em: 20 de Janeiro de 2010, 12:43 »
kast, mas a usar os mesmos pinos n conheço a n ser k seja por i2c ou kk outro protocolo de comunicação..

sem usar os mesmos pinos podes ligar o lcd e um key pad podes fazer com vários botões e resistencias.. e sim, um pino analógico chega pa controlar n botões.. dps posso postar aqui como fazer isso..

pró temporizador podes usar um ds1307, procura pelo tutorial do tr3s..

lcd barato e bom tb podes procurar o tutorial do tr3s com arduino e lcd do nokia 3310..

kt a buzzers, acho que só precisas dum pino do arduino, relé n sei como funciona, mas há-de haver aí quem saiba.. :P

Offline redace

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re: Arduino + LCD + Keypad
« Responder #5 em: 21 de Janeiro de 2010, 10:42 »
Boas

Gostei da ideia do I2C mas fica para outro projecto, neste vou tentar usas ligações "directas"

(como não percebo nada do arduino) Pelos posts anteriores e pela pesquisa que fiz fiquei um bocado confuso.

Figura 1
Figura 2


Assim temos, na Figura 1 as digital In em J1 com 8 pins disponíveis; as digital Out em J3 com 6 pins disponíveis; e as analógicas In em J2 com 6 pins disponíveis (não 5 como o kast referio), o que prefaz 20 pins para ligações possíveis.
Na Figura 2 temos algumas restrições, nas "portas" ditais na posição 0, 1 e 13, o que deixa 17 pins livres.

Assim para planear o próximo passo preciso desfazer algumas duvidas.

1 - Quantas ligações são possiveis em cada bloco de pins?
2 - O que são PWM's?
3 - Para fazer contagem decrescente tambem precisa do DS1307?

Obrigado
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2010, 18:39 por redace »

Offline ghostbuster

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Arduino + LCD + Keypad
« Responder #6 em: 21 de Janeiro de 2010, 14:56 »
podes tambem fazer um array de resistores entre as saidas dos pinos do keypad e o arduino ler a resistencia

Offline redace

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re: Arduino + LCD + Keypad
« Responder #7 em: 21 de Janeiro de 2010, 15:03 »
podes tambem fazer um array de resistores entre as saidas dos pinos do keypad e o arduino ler a resistencia

esse é a segunda opção o que vai dificultar o código, mas para já preciso saber quantos pins tenho disponíveis e as restantes questões  ???

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: Arduino + LCD + Keypad
« Responder #8 em: 21 de Janeiro de 2010, 15:14 »
redace:

tens disponíveis os pinos digitais do 0 ao 13 e os analógicos do 0 ao 5.. o ground e o vcc de 3v3 e de 5v - ao pé dos analógicos.

o 'array de resistores' como o ghostbuster diz, é capaz de ser a melhor forma de usares o mínimo de pinos analógicos possível, de forma a teres um 'keypad' funcional. é bastante simples de fazer tanto em hardware como dps de controlar por software..

para fazeres a contagem decescente: pelo que percebi querias esta contagem 'sincronizada' com o comum dos relógios.. se assim n for, n precisas do ds1307.. como sabes o arduino tem um clock interno e podes usá-lo pra fazer essa tal contagem decrescente.. de qualquer forma, se quiseres fazer uma contagem decrescente sincronizada com o relogio e n queiras usar um ds1307, podes fazer as continhas pra usar o clock do arduino.. mas é capaz de te dar mais trabalho.. o 1307 está bastante bem documentado cá no fórum, portanto, tens trabalho poupado a esse nível..

em relação aos pins pwm, podes olhar pra eles como uns pinos analógico-digitais.. pk? pk podes definir o valor que lhes mandas, n sendo obrigatóriamente o 0 ou o 1.. admitem valores entre 0 e 255 (é comum que sejam usados para controlar servos, pontes h e coisas do género)..

Offline redace

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re: Arduino + LCD + Keypad
« Responder #9 em: 21 de Janeiro de 2010, 18:40 »
como sabes o arduino tem um clock interno

não sei :P não sei mesmo nada sobre ele ando a pescar informação e parece que estou a conseguir boas informações.

agora, parece que já posso planear uns esquemas e comprar algum material material

já agora, http://loja.lusorobotica.com/arduino/31-breaduino-essential-kit.html
dá para programar o Atmega328 no arduino e polo acorrer com esse kit?


Offline tcustodio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 344
  • "beware of programmers who carry a soldering iron"
    • Youtube
Re: Arduino + LCD + Keypad
« Responder #10 em: 21 de Janeiro de 2010, 18:55 »
já agora, http://loja.lusorobotica.com/arduino/31-breaduino-essential-kit.html
dá para programar o Atmega328 no arduino e polo acorrer com esse kit?
Sim, podes programar o atmega328 no arduino e de seguida montá-lo na breadboard com o resto dos componentes. ;)
Tiago Custódio,
- Não me dêem álcool se estiver um piano por perto.

Offline redace

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re: Arduino + LCD + Keypad
« Responder #11 em: 04 de Fevereiro de 2010, 18:36 »
Encontrei este esquema, que parece muito interessante, que apenas usa um pin, R_row1 e R_col1 vão ser 0 ohms. A R_d é uma resistência divisora de tensão que vai funcionar como resistência de pull down quando a tecla é premida.



No ficheiro em anexo estão os cálculos das resistências e dos sinais que o Arduíno lê.
As minha duvidas são:

1- A resistência R_d é mesmo necessária?
2- Como é que se calcula a voltagens depois de uma resistência no Arduíno?
3- Como é que se passa de voltes para sinal do Analog in?
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2010, 19:12 por redace »

Offline rafaelgimenes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1
Re: Arduino + LCD + Keypad
« Responder #12 em: 07 de Abril de 2010, 19:02 »
fiz algo parecido só que com apenas 3 botões mas usando uma entrada analogica.
http://rafaelgimenes.net/2010/04/07/exemplo-arduino-lcd-botoes-analogica-led-serial/

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Arduino + LCD + Keypad
« Responder #13 em: 07 de Abril de 2010, 20:37 »
Eu cheguei a fazer a isto, não tenho esquemas, mas usei um shift register para o LCD, e queria usar outro shift register para o keypad, mas acabei por adiar, pois não altura não me fazia falta, fiz para passar o tempo...
se der para daisy chain dois shift registers, um para output, outro para input, só gastas 3 pinos(SPI) mas se for preciso uma ligação de SPI para output, e outra para input, assim gastas 6 pinos...

Offline OxyGen

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 92
  • ET - UA
    • Curto.D ET Blog
Re: Arduino + LCD + Keypad
« Responder #14 em: 06 de Maio de 2010, 15:32 »
E que tal usares um pino de enable? segundo sei, os pinos do arduino sao bidireccionais, portanto basta usares um pino que sirva de enable para um e para outro....
OxyGen #