collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Stepper para parafuso  (Lida 10821 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline H. Martins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re: Stepper para parafuso
« Responder #15 em: 17 de Julho de 2015, 21:05 »
O problema do stepper é a baixa velocidade, a não ser que uses correias.

Não desprezes a precisão de um motor DC, ele é usado para os exemplos que coloquei acima, um encoder é das coisas mais simples de implementar e posso garantir que fica bem abaixo dos 5%.

Sim, um stepper é certo desde que não salte passos.
Podes usar um arduino ou outro micro como um attiny de 8 patas que serve para o efeito.

Já agora, sabes qual o peso a deslocar e o orçamento para tal projecto?
Temos um grupo que realiza este tipo de projectos caso não te entendas com a mecânica, sem ofensa.

Mais acima escrevi:

«Visitando a coisa que tem que ser automatizada, posso substituir o parafuso e a porca por uma correia dentada e por uma roda dentada no veio do motor. Se a roda tiver 10mm de diâmetro a velocidade de rotação cai para menos de 60rpm. O torque para vencer a inércia do motor desaparece e a inércia do resto do sistema é, de caras, muito baixa.»

Aquilo é um bocado de contraplacado.

Estas duas coisas devem resolver o problema.

http://www.ptrobotics.com/acessorios-mecanicos/3406-gt2-pulley-20-teeth.html
http://www.ptrobotics.com/impressao-3d/3405-gt2-belt-1m-x-6mm.html

Este stepper tem um veio de 5mm e deve receber a roda dentada acima (amanhã verei melhor):
http://www.ptrobotics.com/motores-steppers/959-stepper-motor-200steps-12v-03a-32oz-in.html

Para além das saídas para o driver do motor, devo precisar 8 ins digitais e 8 outs digitais. Aqui é que a coisa se complica mas amanhã vou perder um bocado de tempo no site da Arduino.

2K de RAM devem ser suficiente e 10K de flash também. Se for um bocado mais também não deve haver problema.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: Stepper para parafuso
« Responder #16 em: 17 de Julho de 2015, 21:12 »
Estás a ir por um bom caminho :)
Boa sorte para o teu projecto.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Stepper para parafuso
« Responder #17 em: 17 de Julho de 2015, 22:02 »
recomendo os da Allegro, os DRV são ruidosos sem ajustes, e mesmo com ajustes fazem sempre mais barulho que os Allegro, mesmo com o motor parado.
[Citation needed ]


Com 1:32 até devia ser o oposto. Mas já usei ambos e não notei diferenças significativas. Podes elaborar?

Já fiz boards com DRV8818 e enquanto não andei a mudar os condensadores de decay e de chop aquilo cantava, mas cantava a sério, isto com um dissipador em cima, com uma corrente na ordem dos 2.2A, a 24v num Nema24, a andar é assim assim, agora com o motor parado a segurar-se num micro-step o motor faz barulho, audivel.
Testado com meia duzia de motores, motores esses que com "geckos" do eBay ou com os Allegro A4988 ou outros, mesmo do eBay, silenciosos, com nemas17 a mesma coisa, e uma empresa que faz impressoras 3d reportou os mesmo problemas, já vi mais pessoas a queixarem-se que os DRV são muito mais barulhentos, e mais se quiseres posso-te mostrar(acho eu).
Avr fanboy

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Stepper para parafuso
« Responder #18 em: 17 de Julho de 2015, 22:16 »
Da maneira como escreves isso parece um pedido de outrem, provavelmente comercial, nada contra, mas a coisa podia ser mais bem esclarecida.
Um varão roscado M6 não serve, um motor de passo, pode e vai perder passos se simplesmente o mandares andar a essa velocidade, já andei umas tardes a brincar com isso e a experimentar curvas trapezoidais(o mais tipico), assim como exponenciais, logaritmicas e muitas outras parvoices, o código para isso usava eram 700 ou 800 bytes de Flash e uma duzia deles de RAM.
Mais uns Kb para a curva que era gerada no Matlab e enfiada na flash.
A gerar uma onda quadrada com um timer e o que era gerado era o valor do TOP para mudar a frequência, interessante ver o motor a passar pelas frequências de ressonância, o melhor que consegui foram 3 mil rpm's de um Nema17 a 48v em vazio.
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: Stepper para parafuso
« Responder #19 em: 17 de Julho de 2015, 22:54 »
Já fiz boards com DRV8818 e enquanto não andei a mudar os condensadores de decay e de chop aquilo cantava, mas cantava a sério, isto com um dissipador em cima, com uma corrente na ordem dos 2.2A, a 24v num Nema24, a andar é assim assim, agora com o motor parado a segurar-se num micro-step o motor faz barulho, audivel.
Testado com meia duzia de motores, motores esses que com "geckos" do eBay ou com os Allegro A4988 ou outros, mesmo do eBay, silenciosos, com nemas17 a mesma coisa, e uma empresa que faz impressoras 3d reportou os mesmo problemas, já vi mais pessoas a queixarem-se que os DRV são muito mais barulhentos, e mais se quiseres posso-te mostrar(acho eu).

Obrigado pelo esclarecimento!! Não estava a pôr em causa o teu conhecimento, queria era mesmo mais informação, nunca se sabe quando pode dar jeito :)
Não noto diferença também porque os DRV8825 estão numa CNC com uma tupia como spindle e não se ouve mais nada. ;D Nos testes iniciais não reparei muito nisso ;)
Imagino que seja frequência de PWM na gama audível, é para chatear se for uma máquina mais silenciosa, tipo impressora 3d.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: Stepper para parafuso
« Responder #20 em: 18 de Julho de 2015, 14:38 »
@Senso, um motor de passos com uma correia nos links que ele deixou há probabilidades de perder passos mesmo que a 20mm/s ?
Ou depende do peso que tiver de deslocar?!

Offline H. Martins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re: Stepper para parafuso
« Responder #21 em: 18 de Julho de 2015, 15:37 »
Há sempre a possibilidade de saltar dentes, mas por um lado o envolvimento a pelo menos 60 graus está garantido por outro a massa a deslocar é pouca.

Parece-me, no entanto, que a malta não consegue deixar de visualizar a coisa como se houvesse necessidade de movimentar um contentor de tijolos. Imaginem um plano horizontal e, sobre ele, deitada, uma garrafa de água de 2.5dl que é preciso fazer acelerar a 2cm/s em menos de 2s. Parece-vos que se corre o risco de queimar o tal kiwi-stepper?

Que Arduino (ou similar) programável em USB sugerem para ligar a este driver (ou outro parecido), que me parece mais que ajustado a um kiwi-stepper (http://www.ptrobotics.com/motor/1853-2a-motor-shield-for-arduino.html) e que, para além de saídas para o driver, tenha ainda pelo menos 8 INs e 8 OUTs digitais?

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: Stepper para parafuso
« Responder #22 em: 18 de Julho de 2015, 16:37 »
Não me estava a referir a saltar dentes, isso além de ser grave não é suposto acontecer, deve levar um esticador com mola na roldana oposta ao motor.
Estava-me a referir aos passos, se tiver de fazer muita força ou se a velocidade for grande, é normal que salte passos, ou melhor, o motor recebe energia mas não tem tempo de se posicionar de acordo com o fluxo magnético.

Quanto ao arduino parece-me que faz bem a sua função, com o shield também não me parece que venhas a ter problemas porque ele consegue debitar 2A e o motor só pede 0.33A.

Se achares que o L298P do shield ou o motor estão a aquecer muito, sempre podes baixar a tensão e verificar se não perde passos, isso é fácil de ver porque o motor faz um ruído diferente quando acontece.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Stepper para parafuso
« Responder #23 em: 19 de Julho de 2015, 13:38 »
Enquanto não testares não sabes, mas velocidade e motor de passos é errado.
Queres rápido e pequeno usas um motor DC com encoder..
Avr fanboy