collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Mishka's Toy  (Lida 5749 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PCmaniak

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
Mishka's Toy
« em: 06 de Novembro de 2009, 19:14 »
Como um mero iniciado nestas andanças do Arduino propus-me a criar um robot com um fim especifico de forma a aprender os basicos.

O objectivo é criar um robot que seja capaz de interagir com uma gata, a Mishka.

A ideia é ter uma base com um chamariz (o brinquedo favorito) que quando activado o robot foge numa direcção aleatoria evitando possiveis obstaculos.

Até á data tenho já o arduino, a base (um carro telecomandado da niko), o l293d com 74ls86 (XOR) para poupar pinos no arduino.

Ainda não fiz o teste de campo (ver se o circuito controla efectivamente o carro) porque o meu ferro de soldar deixou de funcionar mas está para breve, talvez este fim de semana. Se tudo funcionar coloco aqui fotos e os diagramas dos circuitos.

Após esta fase inicial tenciono adicionar interruptores tipo botão no para-choques afim de servirem como sensores de contacto assim como o devido chamariz.
Será necessário implementar as devidas soluções no arduino para que este execute as várias rotinas necessárias (fuga e evasão) da forma mais eficaz possivel.
Ainda não sei como vou usar o chamariz para activar o carro mas cada coisa a seu tempo.

Numa fase mais avançada os interruptores serão substituídos por sensores de proximidade, sonar ou IR, e será adicionado um LDR para que o robot ao fugir comporte-se como um fotofobico.



Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Mishka's Toy
« Responder #1 em: 07 de Novembro de 2009, 12:51 »
Excelente projecto. Acho que o meu gato (Teko) também ia gostar :D

Quanto aos sensores, por estes serem de contacto, vais ter que andar com o niko muito devagar ou as paredes e mobília vãos sofrer.

Força, testa se consegues controlar os motores, caso consigas é depois fazer uns códigos simples para ele aleatoriamente escolher um lado para as rodas frontais e isso.

Vai postando os progressos e questões, ajudarei sempre que puder.

Offline joao rexinho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 183
  • http://sites.google.com/site/roboticaelectronica/
Re: Mishka's Toy
« Responder #2 em: 10 de Novembro de 2009, 01:03 »
Uma sugestão nao deve fazer muito barulho pois os animais ficam assustados com o barulho dos motores.

cumps.joao
http://sites.google.com/site/roboticaelectronica/home
Estudante de Engenharia Eletrônica e Telecomunicações em Aveiro

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Mishka's Toy
« Responder #3 em: 10 de Novembro de 2009, 17:06 »
Uma sugestão nao deve fazer muito barulho pois os animais ficam assustados com o barulho dos motores.

cumps.joao

depende do animal....quando o meu gato ainda era vivo curtia à brava o barulho dos motores ;D era isso e bolas de ping-pong :P uma vez tentei meter um futebolista a jogar contra ele mas ele só pensava em cacetadas ;D

Offline joao rexinho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 183
  • http://sites.google.com/site/roboticaelectronica/
Re: Mishka's Toy
« Responder #4 em: 11 de Novembro de 2009, 12:32 »
pois lamento pela perda deum amigo divertido. Meu "Mickey" mal ouve a parafusadora foge logo para debaixo da cama como um foguete.Quando ele era pequeno comprei lhe uma bola com um peso e um motor DC .Ele mal via a bola a rolar descontroladamente fugia.(Mas nao foi dinheiro perdido porque desmontei e reparei que o motor DC so tinha uma pilha e muito forte :P )
http://sites.google.com/site/roboticaelectronica/home
Estudante de Engenharia Eletrônica e Telecomunicações em Aveiro

Offline PCmaniak

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
Re: Mishka's Toy
« Responder #5 em: 11 de Novembro de 2009, 12:41 »
Infelizmente não tenho tido tempo livre para me dedicar a este projecto mas prometo que mal tenha hipotese vou por fotos aki do que já foi feito (pouco).
Já testei o circuito com LED's a simular os motores e a coisa vai lá por isso deve ser simples a partir de agora, é só juntar o circuito ao chassis.

Relativamente ao medo, antes do carro ter sido "esventrado" era usado para aborrecer a Mishka e ela das duas uma, ou dava ao desprezo subindo para a cama ou tentava arrancar a antena sempre que o carro mexia  :)

Vamos a ver.


Offline PCmaniak

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
Re: Mishka's Toy
« Responder #6 em: 17 de Novembro de 2009, 18:54 »
Finalmente tive algumas horas para me dedicar ao bicho este fim-de-semana e consegui conjugar o Arduino com o carro!
Após uns testes, verificar se pelo menos conseguia corresponder o código ao movimento, com sucesso decidi que estava na hora do sensor frontal e a partir daí foi um tal descambar:
1º --> Os botões de pressão que pensava que iam dar conta do recado são muito pequenos e duros, nem a 100km/h eles fechavam e se o faziam era por muito pouco tempo eo debounce considerava ruído.
2º--> Decidi dedicar á autonomia mas as pilhas que tinha estavam gastas e o meu conector para o Arduino tinha-se evaporado.
3º--> Queimei-me a soldar...

Passado algum tempo propus-me a criar o meu próprio sensor frontal:

Material: Meia rolha de cortiça, duas colheres de café, mola de um scanner avariado (o stepper já cá canta) e pistola de cola quente.
Tambem não funciona, apesar de ser mais sensivel o ruído é tanto que nem com debounce vai lá, tenho de comprar um sensor a sério.

Pelo lado positivo aprendi muito acerca do ambiente arduino e a Mishka já se habituou ao barulho do robot:


Estejam á vontade para verificar as outra fotos:
http://picasaweb.google.pt/tiago.pcmaniak/MishkaToy?feat=directlink
« Última modificação: 17 de Novembro de 2009, 20:17 por PCmaniak »

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Mishka's Toy
« Responder #7 em: 17 de Novembro de 2009, 19:40 »
hehe...parece que ela gostou ;D

ps: redimensiona as fotos sff ;)

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Mishka's Toy
« Responder #8 em: 17 de Novembro de 2009, 20:14 »

Offline PCmaniak

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
Re: Mishka's Toy
« Responder #9 em: 17 de Novembro de 2009, 20:20 »
Desculpem lá o tamanho das fotos, falta de prática.

O sensor por contacto limita um bocado e seriam precisos vários porque ás vezes ele embate de lado e não activa o sensor... vou pensar num por infra vermelho.

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Mishka's Toy
« Responder #10 em: 17 de Novembro de 2009, 21:29 »
Desculpem lá o tamanho das fotos, falta de prática.

O sensor por contacto limita um bocado e seriam precisos vários porque ás vezes ele embate de lado e não activa o sensor... vou pensar num por infra vermelho.

Mete um arame a volta do carro todo como os carros de choque, preso por molas ou elástico e podes ligar esse arame ao comum e criar vários contactos.
Alfredo Garcia

Offline PCmaniak

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
Re: Mishka's Toy
« Responder #11 em: 19 de Novembro de 2009, 11:54 »
É uma hipotese... vou estudar essa possibilidade mas no entanto vou dar prioridade á programação.
Neste momento o movimento do carro é totalmente aleatorio, existem 7 movimentos prédefinidos (trás, frente, frente direita, tras esquerda...) e com o switch case randomizo o movimento, alem disso o numero de ciclos também é randomizado mas tou a ver que não é funcional, o robot passa muito tempo no mesmo espaço sem avançar...

Tenho de ver, infelizmente agora tenho é de trabalhar.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2009, 18:16 por TigPT »