collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Hoje às 15:31]


Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Como "produzem" as vossas PCB´s  (Lida 74179 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #30 em: 24 de Maio de 2009, 13:16 »
Pois esse será um caminho possível ;) Fico à espera então :)
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline AndréD.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 180
    • AndreD Robotics
Re:Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #31 em: 25 de Agosto de 2009, 01:34 »
Boas Pessoal...

Visto este topico nao conter especificamente como se desenvolve uma placa de circuito impresso, eu vou tentar esplicar utilizando uns tuturiais que encontrei na net...

Este metodo eu nunca o utilizei, apesar de ja ter tentado, a verdade é que nao consegui muito bons resultados, mas não á nada melhor do que tentar para ver...

1.º Passo – Desenhe o lay-out do circuito utilizando qualquer software para circuitos eletrónicos; (Normalmente uso o Eagle5). Imprima com impressora laser o desenho numa folha de papel fotográfico para impressora jacto de tinta (aconselho o papel: EPSON código S041117).


2.º Passo – Prepare a placa limpando a superfície de cobre retirando a sujidade , oxidação e gordura, utilize algum produto químico. Coloque o papel com a face impressa sobre a placa já cortada no tamanho exacto.


3.º Passo – Com um ferro de passar roupa bem quente, pressione o papel sobre a placa, não é necessário friccionar, apenas faça pressão por aproximadamente 2 minutos. Escolha bem a superfície onde vai apoiar a placa, evitando estragar alguma superfície com o calor do ferro. Cuidado também para não exagerar ao fazer pressão e acabar danificando o ferro de passar e arranjar confusão com a vossa mulher...


4.º Passo – Feito isso, o toner impresso no papel estará preso no cobre da placa. NÃO caia na tentação de puxar o papel nesse momento; calma, ainda restam alguns passos. Prepare uma pequena panela com água quente e um pouco de detergente, quantidade suficiente para cobrir a placa. Mergulhe a placa na água e aguarde cerca de 30 minutos. Isso irá amolecer o papel e facilitar a remoçao do mesmo.


5.º Passo – Agora sim é a hora de retirar o papel. Friccione as pontas dos dedos sobre ele - não é preciso muita força -, pois o papel molhado é fácil de sair. Se for preciso molhe algumas vezes a placa na água da panela e vá fazendo o movimento com os dedos até retirar todo o papel.


6.º Passo – Proceda a corrosão do cobre não protegido pelo toner (Eu costumo usar percloreto de ferro qu epode ser adquirido em qualquer loja de electronica). Com um pouco de lixa fininha, retirem o toner.
Opcional mas aconselhavel: Passe uma fina camada de verniz protetor, perfure a placa e ela está pronta, tão perfeita quanto a produzida por métodos profissionais (Eu nunca faço isto mas as minhas placas nao deixam de ficar boas por causa disto).

Para placas de dupla face, primeiramente faça um lado seguindo os seis passos descritos, porém na altura da corrosão proteja o lado sem toner com adesivo tipo papel contact, perfure a placa para ter referências na outra face e proceda novamente os seis passos, protegendo na altura da corrosão a face já pronta.

Atenção: Esse processo só funciona com impressões feitas a partir de uma impressora a laser, pois utilizam o toner na impressão que possui partículas metálicas que ficarão coladas no cobre durante o aquecimento com o ferro; portanto impressoras jacto de tinta não funcionam.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O segundo método, e o que eu utilizo sempre, nao vou estar aqui a descreve-lo porque é algo extenso e consegui arranjar um ficheiro em pdf que explica muito bem como se faz... So tenho uma alteração a fazer nesse ficheiro, é o seguinte eles mencionam ai um corrosivo para o cobre que é o Acido Cloridrico, aconselho a experimentarem porque ficam a saber como funciona, mas eu sempre usei o percloreto de ferro, que é mais barato e faz o mesmo resultado alem de se puder encontrar em qualquer loja de electronica e o acido cloridrico ja nao é bem assim...

Segundo Metodo - Anexo

Espero que vos tenha sido util, qualquer duvida nao hesitem em perguntar... Nao sou pro a fazer isto mas ja fiz muitas e muitas placas destas...

Cumprimentos
AndréD.
« Última modificação: 25 de Agosto de 2009, 10:14 por AndréD. »

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #32 em: 25 de Agosto de 2009, 01:55 »
mt boa contribuição.. ;) o resultado final tá bastante bom.. :)

Offline XEE

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
Re:Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #33 em: 25 de Agosto de 2009, 02:55 »
Por acaso daqui a uns tempos tenho que ir fazer umas quantas placas, mas devo de usar o metodo com a impressora a laser.
Já agora a unica diferença entre os 2 metodos é mesmo só a passagem do esquema para a placa, não é?
Enquanto uma é com o papel e o ferro, a outra é com os acetatos e a luz UV...
De resto pareceu-me tudo igual  ???

Offline AndréD.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 180
    • AndreD Robotics
Re:Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #34 em: 25 de Agosto de 2009, 08:42 »
Por acaso daqui a uns tempos tenho que ir fazer umas quantas placas, mas devo de usar o metodo com a impressora a laser.
Já agora a unica diferença entre os 2 metodos é mesmo só a passagem do esquema para a placa, não é?
Enquanto uma é com o papel e o ferro, a outra é com os acetatos e a luz UV...
De resto pareceu-me tudo igual  ???

Boas...

Em relação á tua questao sim... Basicamento so muda o metodo de impressao para a placa, porque depois a corrosao e feita da mesma forma...

CUmps
ANdréD.

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re:Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #35 em: 25 de Agosto de 2009, 09:17 »
Pessoal

Tenho algumas perguntas para os "mestres" dos PCBs.
São elas:

1- Onde compras as placas de cobre ? Em todos os sítios em que vejo são demasiado caras.
2- As placas de fibra são melhores do que as de papel ?
3- As placas de papel podem ser feitas pelo método do toner ?
4- Dizem que o ácido clorídrico também serve, é verdade ?

Só uma pormenor para a discussão, creio que se consegue encontrar ácido clorídrico em qq supermercado. Encontram por este nome ou por ácido muriático, que é uma solução de ácido clorídrico a 33%.

Editado: Pois só agora li o pdf  ;D

Kast
« Última modificação: 25 de Agosto de 2009, 09:23 por kast »
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline AndréD.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 180
    • AndreD Robotics
Re:Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #36 em: 25 de Agosto de 2009, 10:13 »
Boas...


Espero conseguir esclarecer-te...

1 -> Em relação onde as compro, é assim, antes não as comprava, utilizava as da escola, mesmo em algum rpjecto de casa, pedia a um prof meu e ele sempre me desenrascava um bocadido, agora como ja nao ando la, compro na leiritronica, tenho actualmente em casa duas placas destas. Mas nao utilizo com o metodo do ferro de passar, comprei apenas porque por vez necessito de fazer uma pequena placa e nao justifica tar a gastar foto-positiva entao faço com uma caneta e depois e so colocar no percloreto.

2 -> Não percebi bem a tua pergunta (o que queres dizer com placas de fibra e placas de papel?), não sei se era isto que querias dizer mas cá vai, existem alguns tipos de placas, que sao determinadas pela sua composição, temos por exemplo -  fenolite, fibra de vidro, fibra de poliéster, filme de poliéster, filmes específicos à base de diversos polímeros entre outros. Isto falando da composição.
Em relação ao que nos chama-mos placas de circuito impresso e o nome que lhes damos penso que fica apenas Por placas de cobre (que sao as que te mostrei no ponto 1), e as foto-positivas (oyu foto-sensiveis como alguns lhe chamam, tambem nao sei muito bem o termo correcto, mas sao aquelas que utilizam luz ultra violeta para marcar as pistas). Depois dentro das placas de cobre tens a de epoxy e as de baquelite (que sao derivados de polimeros, como expliquei em cima).

3 -> Mais uma vez nao sei o que queres dizer com placas de papel....

4 -> Sim tambem serve... Mas foi como te disse, penso que seja um pouco mais dificil de arranjar... Exactamente como disseste depois, o acido cloridrico nao é arranjado nos supermercados o que normalmente e la encontrado e acido muriatico (que digamos assim, é o nome comercial, se é que me faço entender). Mas sim é isso... (O meu pai e vendedor de produtos quimicos, e tive a falar com ele, e ele confirma.)

Espero ter esclarecido...

Cumps
AndréD.

Offline guibot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 651
    • Guibot
Re:Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #37 em: 25 de Agosto de 2009, 10:33 »
muito boa informação! obrigado André.

Uma questão, mencionas o uso de
Citar
uma caneta e depois e so colocar no percloreto.
  Que género de caneta é esta?

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #38 em: 25 de Agosto de 2009, 10:37 »
se n tou em erro é uma caneta de acetato.. aquelas normais de escrever nos cds..

Offline AndréD.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 180
    • AndreD Robotics
Re:Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #39 em: 25 de Agosto de 2009, 10:42 »
muito boa informação! obrigado André.

Uma questão, mencionas o uso de
Citar
uma caneta e depois e so colocar no percloreto.
 Que género de caneta é esta?

Boas...

Antes de mais muito obrigado.

Em relação á tua questão, para dizer a verdade eu uso dois tipos de caneta ou seja, por vezes utilizo uma caneta de acetato preta que como e pra escrever nos cd's tem um bico mais fico e permite fazer as pistas mais finas e um pouco mais perfeitas, depois tambem costumo usar uma caneta EDEN 3000 (penso que é assim que se chamam, umas que têm um bico muito grosso) para fazer por exemplo o GND, e linhas que acho que ficam bem mais grossas...

Espero ter ajudado...

Cumps
AndréD.

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re:Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #40 em: 25 de Agosto de 2009, 11:16 »
Em relação às placas de papel, vi umas feitas à base de papel no ebay, bem baratinhas, mas fiquei com o pé atrás.

Assim que encontrar o link já vos mostro.

Kast
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline ricard0g0mes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 146
Re:Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #41 em: 26 de Agosto de 2009, 08:59 »
Fixe fixe era a loja da Lusorobotica investir num Projecto CNC Homemade, feito em conjunto com os users de cá para depois se poderem fazer placas a preço "razoável".

Que dizem?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #42 em: 26 de Agosto de 2009, 09:54 »
Aquilo a que chamam placas de papel ("hard paper") é baquelite (aquelas placas "antigas", castanho claro); mandei vir umas há uns tempos para ver exactamente o que era. Quando comecei a fazer PCBs em casa há muitos anos usava dessas placas porque eram mais baratas. Só que depois saiam caras porque o cobre saia muito facilmente com o calor do ferro (só aguentavam ser soldadas uma vez e tinha que ser rápido), e comecei a usar de fibra de vidro. Entretanto a qualidade pode ter melhorado uma vez que já se passaram mais de 10 anos desde essas experiências, mas não sei. Depois há outra coisa que detesto nessas placas, que é o cheiro horrivel que deitam quando são cortadas.

A caneta para pintar o cobre não é bem a mesma coisa que caneta de acetato. Estas canetas encontram-se em qualquer loja de electrónica, é só pedir que eles sabem o que é.

André, essa placa do link da Leiritrónica é muito fixe, já a usei e fiquei fã de placas com 0,8mm de espessura (muito fáceis de cortar só com um x-acto e uma régua). Só acho é essa placa carota, há muito mais barato se comprares noutros sítios.
« Última modificação: 26 de Agosto de 2009, 10:13 por Njay »

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re:Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #43 em: 26 de Agosto de 2009, 11:23 »
Njay

Diz então quais são os sítios mais baratos. Que também preciso de umas placas.

kast
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re:Como "produzem" as vossas PCB´s
« Responder #44 em: 26 de Agosto de 2009, 11:40 »
ricard0g0mes

Eu estou a fazer uma cnc, e estou a tentar documentar tudo aqui no forum, no entanto falta-me o tempo quer para fazer quer para colocar as fotos aqui no forúm.

Pesquisa nos projectos em desenvolvimento, que está lá a cnc lowcost.

Kast
Os electrões são nossos amigos !!! :D