collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Alunos FEUP  (Lida 10037 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

jspgresende

  • Visitante
Alunos FEUP
« em: 15 de Outubro de 2009, 00:30 »
Como aluno da FEUP gostaria de criar aqui um ponto de encontro para todos os alunos do MIEEC da FEUP.


Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Alunos FEUP
« Responder #1 em: 15 de Outubro de 2009, 12:05 »
E eu a pensar que era o único :D

jspgresende

  • Visitante
Re: Alunos FEUP
« Responder #2 em: 15 de Outubro de 2009, 15:45 »
Estás em que ano metRo_ ?

Para estares aqui a esta hora suponho que não praxes...

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Alunos FEUP
« Responder #3 em: 15 de Outubro de 2009, 22:31 »
Nunca fui muito a praxe a não ser na primeira ou duas primeiras semanas do curso. Ando no 4º ano em MIEEC

jspgresende

  • Visitante
Re: Alunos FEUP
« Responder #4 em: 15 de Outubro de 2009, 22:38 »
Enveredaste por qual major ?

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Alunos FEUP
« Responder #5 em: 15 de Outubro de 2009, 22:42 »
Automação e agora escolhi como especialização Robótica. Estás em que ano?

jspgresende

  • Visitante
Re: Alunos FEUP
« Responder #6 em: 16 de Outubro de 2009, 14:41 »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Alunos FEUP
« Responder #7 em: 16 de Outubro de 2009, 23:23 »
Estás com sorte que este ano entraram 40 raparigas no nosso curso no meu ano foram 14  ;D

jspgresende

  • Visitante
Re: Alunos FEUP
« Responder #8 em: 17 de Outubro de 2009, 16:17 »
Na minha turma estão umas 6 ou 7... visto que são 15 turmas acho que não está mau...

(mas não posso usufruir dessas regalias... )  ;D

Offline André Simões

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
Re: Alunos FEUP
« Responder #9 em: 24 de Outubro de 2009, 22:02 »
Olá a todos.
É o meu primeiro Post neste forum.
Terminei agora o curso na Feup.
Automação com especialização em Robótica.
Ando à procura de trabalho.
Alguém ajuda?
Procuro algo relacionado com desenvolvimento de kits robóticos com microcontroladores.
Gosto de investigação, especialmente de robótica cognitiva.

jspgresende

  • Visitante
Re: Alunos FEUP
« Responder #10 em: 24 de Outubro de 2009, 23:03 »
Pelo que te tens apercebido, qual dos 3 majors achas que tem mais perspectivas de futuro ?

Offline André Simões

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
Re: Alunos FEUP
« Responder #11 em: 24 de Outubro de 2009, 23:16 »
Pelo que te tens apercebido, qual dos 3 majors achas que tem mais perspectivas de futuro ?

Pá, isso é uma discussão em que cada um defende o seu ramo  ;D.
Acho que deves escolher o ramo que gostas mais.
Eu pessoalmente adoro a programação de microcontroladores e a parte de criar algo que a partir de um computador possas interagir com o mundo.

Sinceramente acho que a parte de energia, actualmente com todas as regulamentações sobre eficiência energética e dependência do petróleo, pode ser o ramo com mais saídas.
Mas tudo isso é relativo, a maior parte dos engenheiros acaba a trabalhar numa área diferente da sua área de formação.
A maioria de nós acaba em marketing.

Se gostas de programação vai para automação ou telecomunicações. Se não gostas, vai para energia.

Eu pessoalmente não dava em energia, detesto electrónica de potência. . .
Mas também aguentava em telecomunicações pois exploram mais a parte de programação e tecnologias multimédia.
Por outro lado, as matérias mais difíceis de automação estão relacionadas com a parte de controlo, mas se fores como eu que até gosta dessas matérias, vais fazer facilmente.

Espero ter ajudado. . .

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Alunos FEUP
« Responder #12 em: 25 de Outubro de 2009, 00:19 »
Embora esteja em Automação e também na especialização de Robótica, comecei agora o 4º Ano, escolhi por gosto, acho que energia é o ramo com melhores e mais empregos. Telecomunicações acho que é o pior.

Infelizmente o fórum ainda não tem a visibilidade para andar aqui alguém à procura de trabalhadores mas nunca se sabe. Estás assim com tanta dificuldade? Estava mais confiante :S

jspgresende

  • Visitante
Re: Alunos FEUP
« Responder #13 em: 25 de Outubro de 2009, 10:11 »
Telecomunicações eu já tinha excluído, porque do meu ponto de vista ainda é um mercado "muito fechado", se é que me faço entender...

Prefiro muito mais electrónica e programação a electricidade e ou electrónica de potência... Até à uns tempos atrás concordava com isso de fazer o que gostamos, mas se formos bem a ver, nós gostamos é de ter um bom emprego, com boas remunerações...

Como é óbvio gostamos de trabalhar na área que estamos mais à vontade, no meu caso a robótica e programação, e talvez automação, visto que já tive 2 anos de aulas nessa área...

Mas temos de ser realistas, robótica está a ficar muito saturada, foi o que aconteceu com a informática desde à uns anos para cá... Penso que os futuros engenheiros têm que analisar bem o mercado existente e fazer uma escolha a partir daí, ou então entramos para a estatística dos desempregados...

Entrei em engenharia electrotécnica com o intuito de seguir energias, e talvez posteriormente formar-me na área da robótica, quando já tivesse uma vida organizada e bem assente...

E pronto isto foi um caloiro a divagar...  ;D

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Alunos FEUP
« Responder #14 em: 25 de Outubro de 2009, 15:33 »
Bem eu sou do IST e não da FEUP mas tambem gostava de dar a minha opinião ;D

A meu ver, e apesar de seguir Electrónica e Controlo (a estrutura curricular no IST é um pouco diferente da FEUP, nao existem o majors de que falam mas é parecido) as áreas que têm mais procura são Energia e Telecomunicações.

Por outro lado Energia é das áreas com mais alunos, o que significa que quem acabe o curso especializado nesta área supostamente tenha mais gente com quem competir por um 1º emprego. Quanto a empregabilidade em Telecomunicações, penso ser boa, a PT recentemente estava a contratar muita gente desta área.

É relativo, mas talvez empregos de Energia e Telecomunicações sejam os mais bem pagos, até porque são essas as áreas em que existem empresas de maior peso em Portugal. EDP, REN, PT, operadoras móveis, etc etc etc

Quanto a Electrónica, pelo que tenho conhecimento, Portugal é uma MISÉRIA. Somos um país de serviços e de importações e não de exportações. Não há investimento, não há empresas a criar produtos (mas sim a importar), não há desenvolvimento, maioria dos alunos acaba em consultorias ou a fazer outra coisa que não relacionada com electrónica. Emprego como programador ainda parece ser o que tem mais oferta.


PS: metro_, 40 raparigas num só ano? isso é um autentico oásis! cá em baixo os números são bem mais baixos, se  queremos "lavar a vista" temos de ir aos pavilhões dos outros cursos (civil!) ahah ;D