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Electrónica => Electrónica Geral => Tópico iniciado por: pedroc em 06 de Outubro de 2017, 12:30
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Boa tarde a todos,
Estou a tentar fazer uma brincadeira para o meu filhote, com uma vertente lúdica, mas estou aqui com uns problemas.
Nem sei que abordagem ter para este problema..
O que pretendo é uma "mesa interactiva" onde ele terá de fazer associações de coisas/pistas que lhe vou dando.
Ora reparem na seguinte imagem:
(https://image.ibb.co/eMt3kb/liga_o.jpg)
as bolas vermelhas são "furos" onde encaixa um cabo com um ligador em cada ponta.
As linhas verdes são ligações feitas "por detrás" da mesa.
O que pretendo é que se ele ligar o 1 ao 2, o 3 ao 4, etc, vai fazer abrir/disparar algo que ligarei depois à saída (não decidi ainda o quê)
O problema, é que se ele ligar o 1 ao 10, aquilo vai abrir logo..
Ou se ligar o 1 ao 7, e o 9 ao 10, tambem...
Como consigo garantir que todas as ligações são feitas, e pela ordem que quero? Alguem tem sugestões?
estou mais ou menos à vontade em arduino e esp8266, podendo usar alguma dessa electrónica
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Para esse número de ligações o que me parece mais fácil sem pensar muito no assunto: 10 pinos do Arduíno, 2 para cada ligação um entrada e outro saida, e fazes varrimento: metes todas as saídas a 0 menos uma, e verificas se só a entrada certa está a receber o 1, repetes para todas as ligações. A vantagem é que permite identificar ligações mal feitas e dar feedback.
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Se queres que ele ligue coisas por uma certa ordem, o melhor/mais simples é mesmo um arduino ou outro uControlador. Se basta apenas ligar um certo conjunto de pontos (não interessa a ordem), podes explorar usar uma porta AND (ou NAND), que dá até para fazer com díodos.
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Depois de ler a sujestão do @Njay, experimentei fazer duas simulações,
uma com portas AND e outra com Tiristores:
(https://lh3.googleusercontent.com/5CRpA3Nslby6EBOcacPjZg_mXMUGB531F8vUFTjT8XEBAU8RZPpEmLmCiMZ4b12CLP0vkMhRsEH6Bz4MpZ6eUVRilqijmxIQflvdarmQP-Av9Tu5rK-VMoiZPNMFiip16y8Fddy2NaPPdNP7GAjq8j-yms5pcfWDNNmdvVoi5j3ZYc756Gy85Q5UIMgM57v66SCQZ_sodx2AS097oZx4pPYx5ctx9EcKdbzf1PKCDYgXuVPkM2Q74_AAC2xK-Fe-HOTxHVYQr_1gpYto2rPa7K-PQOBCvE9VeSrozBU-3KuTt4ImDT3us38AVBTqv35BWicmvgchJDijYDTtAl_cmmD_IHtuKrMStpPhRaQ5blmhkaMw4AktB22RC_RFc9uCR4lySf0meYYhHtrIuFEX_2648pHzz4mfvWBFqqHeLgUSF74_rC0H6wctJpTAZBs1QKJn7iYvGVVuhFbzN2vzwjWpapf7WSXc5AaJe-EaBfKeG_Jn6Jmao_YS1txl2bcRevEmDJ2Kle0dMwTbTBUdO6wqyHEO8ztSAs6bO3E24iT5ZriD-Hdl_34KEwMOCLh73v_lyc8DQoNqdwhlATS36JvbRuo4wy2HdEjztGvTew=w798-h531-no)
Onde estão os switchs deverão ser substituidos pelas ligações pretendidas neste jogo :)
Os sinalizadores X1 a X4 poderão ser substituidos por LEDs e respectivas resistências ou algo parecido de baixa corrente.
As lâmpas X5 a X8 deverão estar presentes para o circuito funcionar, podendo no entanto ser substituidas por outro tipo de carga.