collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Como fazer furos quadrados com um berbequim.  (Lida 7238 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Como fazer furos quadrados com um berbequim.
« em: 24 de Fevereiro de 2017, 08:26 »
pá, descobri isto na net ainda agora e nao resisti vir aqui mostrar, até porque pode dar jeito a alguem para abrir furos quadrados em placas de aluminio para fazerem chassis de robots ou outras coisas.
mesmo na electronica é sempre bom conhecer coisas de mecanica.

"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Como fazer furos quadrados com um berbequim.
« Responder #1 em: 24 de Fevereiro de 2017, 09:15 »
Enquanto a teoria é boa, as implementações práticas que já vi desse sistema tem algumas dificuldades:


Para abrir buraco quadrados há várias maneiras: costumo ver mais por "broaching" (não sei a tradução). Seja numa prensa:
(este canal é 5*, o gajo agora está a fazer uma réplica do mecanismo de Anticítera https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1quina_de_Antic%C3%ADtera
):
https://www.youtube.com/watch?v=MYI1slVGziU?t=7m8s

Ou em versão rotativa:
(Outro excelente canal)
https://www.youtube.com/watch?v=Vg7SCXOh-KY?t=15m


Tens também outros métodos, seja por prensa:


ou tradicional quadratura do circulo com recurso a limas:


Ou até com uma fresadora para buracos maiores:




Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Como fazer furos quadrados com um berbequim.
« Responder #2 em: 24 de Fevereiro de 2017, 09:38 »
ha sempre algumas dificuldades. os videos que mostraste sao todos para trabalho em bancada. aquilo que meti aqui permite trabalhar em campo. e é bem mais manuseavel do que a ferramenta do teu primeiro video. nos tres seguintes é o que sempre se faz nas serralharias ;)
o ultimo parece-me ser a tecnica percursora das CNC's actuais.

ja tinha lido algo sobre a maquina de anticítera, muito curiosa mesmo.
tera sido o primeiro drone ou robot a ser inventado?

broaching significa brocar, ou passar a broca como quiseres. :)
na nossa lingua costuma-se usar "furar com broca".

com recurso a limas é bom para ganhar musculo no braço e tambem uma valente dor ;)

eu conforme os materias a "quadribrocar" costumo usar uma broca o mais fina possivel furando em todo o perimetro e depois, lá está, um bocadinho de exercicio braçal, com a lima acerto o restante do furo...

se for para pequenos furos em acrilico ou pvc ate as vezes uso a ponta do ferro de soldar em jeito de caneta laser para cortar o quadrado. ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Como fazer furos quadrados com um berbequim.
« Responder #3 em: 24 de Fevereiro de 2017, 10:43 »
ha sempre algumas dificuldades. os videos que mostraste sao todos para trabalho em bancada. aquilo que meti aqui permite trabalhar em campo.
Parece-me que isso é na teoria, com animações como a que mostraste. Tens algum vídeo ou link de uma versão física com essas caraterísticas?
É que as implementações práticas que ví desse sistema são como as que mostrei, nada portáteis para andar em campo.
Citar
broaching significa brocar, ou passar a broca como quiseres. :)
na nossa lingua costuma-se usar "furar com broca".
Acho que não.
Furar com broca é "drilling", e broca é "drill".
Um "broach" e a acção "broaching" não tem movimento rotativo como nas brocas. Fiz mais umas pesquisas, os brasileiros chamam-lhe "brochas de compressão" e "brochamento", mas não consigo confirmar se é igual em Portugal.

Talvez o amigo SerraCabo saiba dizer se passar por aqui.

ja tinha lido algo sobre a maquina de anticítera, muito curiosa mesmo.
tera sido o primeiro drone ou robot a ser inventado?

Leste demasiado na diagonal, era uma calculadora astronómica, com está descrito no artigo que meti o link.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Como fazer furos quadrados com um berbequim.
« Responder #4 em: 24 de Fevereiro de 2017, 12:18 »
Este, foi o que vi até hoje e que parece mais bem esgalhado.

PARECE, (a mim) não quer dizer que seja.



A 1 minuto há um 'slow motion'.

SC

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Como fazer furos quadrados com um berbequim.
« Responder #5 em: 24 de Fevereiro de 2017, 12:27 »
... mas, com um berbequim é que não estou mesmo a ver. No mínimo, terá que ser um berbequim com uma bucha muito rígida montado numa coluna ainda mais rígida. Tanto uma coisa quanto outra são muito pouco rígidas no que respeita a forças radiais (laterais).

Numa fresa ligeira* (como a minha), com o dispositivo apropriado é capaz de se conseguir se a penetração for pouco agressiva. Nunca experimentei porque não tenho a engenhoca para colocar na fresa (nem precisei ter até hoje).

SC

*como quem não diz ultra-ligeira

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Como fazer furos quadrados com um berbequim.
« Responder #6 em: 24 de Fevereiro de 2017, 12:34 »
Desculpem, vou ter que abandonar a conversa porque vou ter que viajar de urgência (um óbito).

SC.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Como fazer furos quadrados com um berbequim.
« Responder #7 em: 24 de Fevereiro de 2017, 12:55 »
eu tambem tive que abandonar a conversa porque tive que fazer uma pequena viagem por outros motivos.
por óbitos é que é mau... :(
os meus pêsames SerraCabo.

araujo, aquele video que mostrei é uma peça agarrada a um berbequim, tambem nunca tinha visto isso, nunca precisei de fazer furos quadrados so com uma furaçao.
se aquilo esta preso a um berbequim ha-de ser algo "ligeiro". em termos de mecanica faz sentido, ate porque num dos videos que mostraste tens la o mesmo principio mecanico numa das peças.

a traduçao da palavra fui ver no google tradutor. mas ja li muito em portugues do brasil e de cá, a palavra brocar em relaçao a usar brocas para alargar furos, deve ser um siginficao em torno disso.

os dentistas por exemplo quando fazem tratamentos aos dentes com a maquina da broca dizem brocar o dente, por analogia com outros verbos devera ser algo como passar com a broca na carie para limar o que esta a mais ou coisa do genero digo eu...

eu so encontrei aquele video uns minutos antes porque andava a ver videos de movimentos mecanicos no youtube. da sempre jeito conhecer formas diferentes de transmitir o movimento dum eixo em rotaçao para outras peças.

so publiquei aquilo como curiosidade, mas se encontrar este mecanismo a venda e nao for caro na minha maneira de valorar equipamentos, sou capaz de o comprar.

quando se trabalha em campo da muito jeito ter ferramentas portateis que substituam as ferramentas de bancada.
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Como fazer furos quadrados com um berbequim.
« Responder #8 em: 25 de Fevereiro de 2017, 02:43 »
ha sempre algumas dificuldades. os videos que mostraste sao todos para trabalho em bancada. aquilo que meti aqui permite trabalhar em campo. e é bem mais manuseavel do que a ferramenta do teu primeiro video.

no way! queria-te ver a usar uma broca num berbequim com aquela geringonça agarrada! partia-te os braços :P

Aquilo é lindo mas são preciso "brocas" especiais bem como CNC especiais, pois nao metes essas fresas numa cnc normal. E sao "brocas" que funcionam como fresas que avançam ao longo da profundidade.

Citar
nos tres seguintes é o que sempre se faz nas serralharias ;)
o ultimo parece-me ser a tecnica percursora das CNC's actuais.
O que acontece agora é fazerem em cnc de plasma ou a laser..

Para abrir buraco quadrados há várias maneiras: costumo ver mais por "broaching" (não sei a tradução). Seja numa prensa:
Brochadeira.. é usado muito para abrir os escateis das rodas dentadas. Nao
é bem uma prensa aquilo é mais um laminador que puxa a ferramenta e a ferramenta tem varios gumes com perfis diferentes e cada gume vai laminando um pouco de metal com a passagem.
link
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2017, 16:24 por Hugu »

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Como fazer furos quadrados com um berbequim.
« Responder #9 em: 25 de Fevereiro de 2017, 13:42 »
Faz lembrar o motores tipo Rotary:
https://www.youtube.com/embed/6BCgl2uumlI