collapse

* Posts Recentes

Circuito Microfone que funcione por almamater
[Hoje às 17:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.  (Lida 42140 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #45 em: 20 de Outubro de 2011, 21:57 »
De certeza que não é problema de bateria?

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #46 em: 20 de Outubro de 2011, 22:12 »
De certeza que não é problema de bateria?


Absoluta :/

Vou tentar pegar numa cabo USB > USB Macho Tipo B, e ligar parte da entrada de corrente por lá...


EDIT1:

Bem, resolvi o problema, mas de maneira temporária e um pouco estúpida. Basicamente descarnei o cabo USB Macho tipo B com que normalmente o ligo ao PC e liguei-o à mesma fonte de alimentação que o tenho a alimentar. Estou a alimenta-lo por dois sítios, portanto...

Resumidamente: a porta de entrada de corrente normal não está a deixar entrar corrente suficiente... Tenho de descobrir porquê e como resolver...
« Última modificação: 20 de Outubro de 2011, 22:32 por tgferreira »

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #47 em: 23 de Outubro de 2011, 14:19 »
Boas pessoal,

Ontem estive a ver mais ou menos as coisas de que ía precisar, e cheguei à lista que vou disponibilizar em baixo, mas também às seguintes perguntas, para as quais não encontro resposta:

-O módulo Wi-Fi que tenho na lista, funciona nos dois sentidos? Robot > PC e PC > Robot? Ao mesmo tempo, certo?

-Como funcionam ao certo as ligações do módulo Wi-Fi? Pelo que entendi tenho que ligar o Arduino às 4 entradas em baixo, mas então para que servem todas aquelas laterais?

-Como é que sei que pinos é que os shields usam, se eles se ligam em todos? (Para saber se as peças que tenho são compatíveis)

-Servo Steering é necessário para navegação por GPS. O que é Servo Steering?


Bom, e aqui, a lista de materiais: https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AmjuMvtt-hOTdEgyTGxTWUlINHJxamhlNW1KZGV6UEE&hl=en_US


Acham que falta aí alguma coisa? Se sim, sugiram por favor. Ainda: acham que se pode melhorar alguma dessas peças ou se algumas não forem compatíveis.

Obrigado!

Offline Gabriel SS

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 130
    • Gabriel SS
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #48 em: 18 de Novembro de 2011, 21:38 »
Excelente tópico. Vai ajudar muito no meu projeto (que é muito semelhante ao seu). Você falou sobre o módulo Wi-Fi.

Qual tipo de firmware vais usar? OpenWRT ou DDWRT? Pela discussão que seguiu-se em meu tópico, provavelmente eu vou usar o DDWRT. Se lhe interessar, segue o link do Router Database do DDWRT, que informa qual o firmware a usar, etc.: http://www.dd-wrt.com/site/support/router-database

Cumprimentos,
Gabriel Salgueiro
Todo lado tem seu lado, eu sou meu proprio lado ;)
Gabriel SS Blog - Arduino  Programação   Robótica

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #49 em: 23 de Novembro de 2011, 21:40 »
Excelente tópico. Vai ajudar muito no meu projeto (que é muito semelhante ao seu). Você falou sobre o módulo Wi-Fi.

Qual tipo de firmware vais usar? OpenWRT ou DDWRT? Pela discussão que seguiu-se em meu tópico, provavelmente eu vou usar o DDWRT. Se lhe interessar, segue o link do Router Database do DDWRT, que informa qual o firmware a usar, etc.: http://www.dd-wrt.com/site/support/router-database

Cumprimentos,
Gabriel Salgueiro

Boa noite a todos!

Gabriel, neste momento já recebi o material. Recebi-o hoje, e comprei um breakout wi-fi gainspan (http://www.sparkfun.com/products/10505) . Como tal, em princípio nem irei utilizar router, mas apenas um computador com Wi-fi ligado a este breakout.


O material que recebi hoje, todo vindo da sparkfun foi:

Arduino Mega 2560
Breakout Wi-Fi Gainspan (indicado acima)
microSD Shield
Módulo Bússula
Módulo GPS 10Hz 66 Canais
Outras peças sem importância


Bom, como já devem ter reparado os meus conhecimentos nestas áreas são nulos. Como tal, decidi pegar numa breadboard,no Arduino e no breakout Wi-Fi e tentar ligar e obter data do breakout no PC.

As ligações que fiz foram:

GND e 3.3V foram ligadas nos respectivos locais
TX0 do Breakout foi ligado no Arduino na porta Rx0
Rx0 do breakout foi ligado no Arduino na porta Tx0


Também já tentei ligar ao contrário, mas não cheguei a conclusão nenhuma.

No código do Arduino não tenho nada escrito. Basicamente o que fiz até agora foi fazer as ligações mencionadas acima, no programa do Arduino ir ao Serial Monitor e inserir o comando "AT" e esperar que o Monitor dê um "Ok". Mas nada...

Da breve leitura que fiz até agora, não cheguei a conclusão nenhuma.

Pensei até agora em fazer um "digital read" nas portas em que o Breakout está ligado. Vou tentar.

De qualquer das maneiras, acho que é normal que isto não funcione tipo "Plug 'n Play". Deve ser preciso algum código.

Alguma sugestão?


Cumprimentos,

Tiago Ferreira.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #50 em: 23 de Novembro de 2011, 22:14 »
Acho melhor começares a ler os comentários desse módulo, porque ele não suporta comandos AT...
Avr fanboy

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #51 em: 23 de Novembro de 2011, 23:01 »
Acho melhor começares a ler os comentários desse módulo, porque ele não suporta comandos AT...

Boas Senso,

Não suporta? Segundo os comentários dizem que enviam o comando e que recebem o tal "Ok"

"No, neither of the LED’s will not indicate power on. I just connected my new Gainspan board to a Netduino Plus. I sent an “AT” command to it and it responded with the string “OK”, which means the module is transmitting and receiving fine."

Mas, esquecendo isso, alguma sugestão para começar o código para isto? (isto se for necessário algum)

Cumprimentos,

Tiago Ferreira.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #52 em: 23 de Novembro de 2011, 23:20 »
Uns dizem que sim, outros que não, eu nunca dava tanto por uma coisa que pode ou não funcionar bem quando um router que suporta ddwrt/openwrt fica-te na casa dos 40€ novo.
Avr fanboy

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #53 em: 23 de Novembro de 2011, 23:26 »
Uns dizem que sim, outros que não, eu nunca dava tanto por uma coisa que pode ou não funcionar bem quando um router que suporta ddwrt/openwrt fica-te na casa dos 40€ novo.

Pois, o router também é uma boa opção. Mas para já este módulo já foi comprado, e queria tentar a sério com este antes de desistir.

Um dos problemas do router é que exige em média uns 10 volts a 1 ampere. E isto são uns mili-amperes e 3.3V.


O facto da alimentação fez-me desistir do router precisamente por isso. Amanhã vou ver se encontro código, ver se consigo fazer algo disto. Obrigado na mesma.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #54 em: 24 de Novembro de 2011, 00:54 »
Nem todos, eu arranjei um Asus WL520GU que so precisa de 5v e so com o wireless ligado tá com media de 750mA fixos..
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #55 em: 07 de Abril de 2012, 15:24 »
Boas pessoal

Venho desenterrar o tópico com algumas dúvidas novas: controlo por wireless.

Com o módulo wi-fi que adquiri não consegui perceber nada de como controlar aquilo. E ainda por cima torna-se não viável com algumas coisas de que me apercebi:

Básicamente o robot irá ter uma bateria de 12V e 7500mAh. E o ideal seria que tivesse uma câmera (USB/Wi-Fi/Ethernet) que já consome um bocado. Mas aqui tenho dois problemas:

Eu quero que o alcance do robot seja o maior possível. Nada do outro mundo, mas 30metros Indoor's seria bom. Mas duvido que uma câmera wireless low cost tenha este alcance. Logo, talvez a tenha que ligar a algo com mais potência: se sim, então acho que tenho que optar por um router com firmware diferente. Mas... o router vai consumir alguma energia "preciosa".

Restam-me então as seguintes hipóteses:

Router ou um qualquer módulo Wi-Fi que sinceramente ainda nem sei qual poderá ser. E aqui bato noutro ponto importante: eu estou a ficar sem tempo, logo quanto mais fácil for a programação melhor.

O que me aconselham, tendo em conta a dificuldade de programação e a capacidade da bateria? Router ou Módulo(?) Wi-Fi? E se puderem indicar modelos em concreto, agradeço-vos imenso!

Desde já os meus agradecimentos,

Tiago Ferreira.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #56 em: 07 de Abril de 2012, 20:28 »
pk n usas akelas mini câmaras de aeromodelismo? sao via CCTV e com um transmissor 1.2GHz consegues um alcance maior..

ja agora qual é o modulo wifi k compraste?


Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #57 em: 07 de Abril de 2012, 21:46 »
Eu tenho uma câmara dessas mas de 2.4ghz pois eu quero usar um gps no meu tank e os gps como trabalham a 1.3ghz não comprei uma dessas mas a de 2.4ghz chega quase a 1 kilometro em outdoor por isso aconselho mas se vais usar gps e wifi é melhor um 5.8ghz pois não tens interferências e é melhor em indoor por causa do comprimento de onda
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #58 em: 07 de Abril de 2012, 22:45 »
Eu tenho uma câmara dessas mas de 2.4ghz pois eu quero usar um gps no meu tank e os gps como trabalham a 1.3ghz não comprei uma dessas mas a de 2.4ghz chega quase a 1 kilometro em outdoor por isso aconselho mas se vais usar gps e wifi é melhor um 5.8ghz pois não tens interferências e é melhor em indoor por causa do comprimento de onda

se é indor, n se entende o gps... a n ser k keira fazer posicionamento do robot, mas dentro de casa, n vai resultar mto e se der a precisao é mto fraca!

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #59 em: 07 de Abril de 2012, 22:57 »
Boas pessoal,

Hugu: não conheço essas câmeras mas vou-me informar mais sobre as mesmas. Pensei inicialmente nas de CCTV porque já têm o Pan&Tilt incorporado (algumas), mas com uns servos também faço o mesmo. Quanto ao módulo que adquiri, é este:

http://www.sparkfun.com/products/10505

Entretanto reparei que há uns comentários novos e vou tentar usar o que foi dito para tentar por isto a trabalhar, mas continuo com a mesma dúvida: router? qual? :/

dvdt:

Desculpa, mas o que é que é melhor ser 5.8Ghz: o GPS ou o Wi-Fi? É que o GPS já comprei, por acaso.

E agora para ambos:

Eu usei a distância indoors porque me é mais fácil como referência :) O robot irá ser usado em ambos os ambientes, mas se se safa indoors, em outdoors ainda será melhor. E o posicionamento irá ser feito na rua, obviamente.

Cumprimentos!