collapse

* Posts Recentes

Circuito Microfone que funcione por almamater
[Hoje às 17:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.  (Lida 42144 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #60 em: 07 de Abril de 2012, 23:16 »
Se for uma câmara com um emissor de 5,8ghz é óptimo pois não tem interferências mas não tem grande alcance mas em indoor por ter um comprimento de onda muito pequeno propaga-se melhor. 2.4ghz caso uses um sistema wifi vai ter imensas interferências em ambos canais. 1.3ghz caso uses GPS vai provocar interferências no sinal gps e no sinal de video. 900mhz tens matematicamente mais alcance mas como os telemóveis trabalham nesta banda vais ter imensas interferências a não ser que te encontres numa zona sem cobertura de rede de telemóvel e segundo a lei não podes ter emissores que ultrapassem se não me engano os 100mw ou seja para o nível de interferências que vais ter não resulta muito bem
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #61 em: 08 de Abril de 2012, 19:26 »
Ok, agora estou ainda com mais dúvidas:

Então, mas eu não posso ter uma câmera wireless e um módulo wireless? Básicamente ACHO (não tenho a certeza :b) que para não ter interferências só tenho que os por a trabalhar em canais diferentes. Não? :/

Ok pessoal, estive a tentar mais com o módulo que cá tenho e simplesmente não acerto com isto. Acho que talvez o router seja uma melhor ideia, com portas USB. Reparei que um user cá no fórum usou um router e até lhe pôs mais portas USB (tenho de ir procurar o projecto).

Talvez fique assim:

Router (não sei qual, sinceramente) ligado por USB a uma webcam (ainda a escolher) e ligado ao arduino (também não sei como é que se liga = pesquisa...)

Agora então peço-vos sugestões de routers, tendo em conta a facilidade da programação e bateria.

Obrigado!


EDIT:

Pessoal, estive e estou a ler e estou com um problema infernal que me está a atormentar: o router Asus WL520Gu tem bastantes tutoriais pela internet, mas a porta USB é 1.1, o que me vai dar uma velocidade péssima para WebCam/Arduino. Como tal tenho que optar por um que tenha USB 2.0, mas não estou a encontrar nenhum que já tenha algum trabalho publicado na internet nesta área. Conhecem algum que sirva? Cumps
« Última modificação: 09 de Abril de 2012, 03:46 por tgferreira »

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #62 em: 09 de Abril de 2012, 11:03 »
Boas pessoal,

Desculpem o double post, mas é para fazer um update e colocar mais dúvidas :P

Então, acho que me vou ter mesmo que render ao Asus WL520Gu. Mas, a porta USB deste router tem uma velocidade limite de 1,5Mbps. Então, digam-me o que acham deste método para ligar as coisas ao router:

Câmera liga-se por ethernet
E arduino, tenho duas hipóteses, e vou-me render pela mais simples: ou USB ou por Serial Port. Qual é que dizem que utilize? E se usar USB, a velocidade de 1,5Mbps não me vai limitar muito? (pretendia um controlo com a menor latência possível)

Obrigado desde já!

Tiago Ferreira

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #63 em: 09 de Abril de 2012, 22:05 »
Boas pessoal,

Desculpem o double post, mas é para fazer um update e colocar mais dúvidas :P

Então, acho que me vou ter mesmo que render ao Asus WL520Gu. Mas, a porta USB deste router tem uma velocidade limite de 1,5Mbps. Então, digam-me o que acham deste método para ligar as coisas ao router:

Câmera liga-se por ethernet
E arduino, tenho duas hipóteses, e vou-me render pela mais simples: ou USB ou por Serial Port. Qual é que dizem que utilize? E se usar USB, a velocidade de 1,5Mbps não me vai limitar muito? (pretendia um controlo com a menor latência possível)

Obrigado desde já!

Tiago Ferreira

Eu tenho um WL520gu com uma webcam via porta USB e o arduino ligado a porta serie do router e não tenho problemas nenhuns de transmissões de imagem, pelo contrário fiquei muito surpreendido com o resultado final...

Se queres ter a camara ligada ao USB tens que ter um HUB com alimentação externa e uma PEN porque só a porta USB não te fornece energia suficiente para a camara e não tens memória suficiente para ter os drivers de transmissão no router...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #64 em: 09 de Abril de 2012, 22:11 »
zordldyon já tens o teu projecto em algum post?
Se sim posta o link e se nao cria um porque eu tambem estou interessado em alterar um router para intalar uma porta de serie por isso dava jeito
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #65 em: 09 de Abril de 2012, 23:05 »
Boas pessoal,

Zord, acho que cheguei a uma conclusao final:

Câmera - RJ45
Arduino - USB

Acho que mesmo sendo a porta só 1.1, dá perfeitamente para as necessidades do arduino. Quanto à câmera, poderei experimentar, mas acho que 1,5Mbps é pouco para uma câmera. Queria a melhor qualidade possível :S

Se pudesses postar o teu projecto e uns vídeos com a câmera, para o pessoal ver, era brutal :P

Quanto ao HUB, tal como disseste, acho que vou ter que aplicar de qualquer das maneiras uma vez que também preciso de uma pen. E então, coloco logo um hub com alimentação externa.

Aguardo feedback,

Tiago Ferreira.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #66 em: 10 de Abril de 2012, 03:02 »
Boas,

Sinceramente eu penso que o video responde perfeitamente nao chegas a ter meio segundo de latencia entre a realidade e o que te mostra o video, e embora a porta seja 1.1, tens packages no openwrt para ela ficar com transmissao da 2.0...

Boas sim o projecto já está aqui há muito tempo, aqui vai:

http://lusorobotica.com/index.php?topic=2926.0

Video:

http://www.youtube.com/watch?v=AJ55DoFTHGY&feature=player_embedded#!

Se precisarem de algo avisem, eu tenho o tutorial deste projecto inacabado, eu fiz tudo passo a passo e registei com fotos mas tenho andado sem tempo para vir aqui ao forum, e me dedicar aos projectos, tenho andado com problemas pessoais, mas perguntem que assim que possa eu respondo a tudo o que sei...

;)
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline doiga

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 59
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #67 em: 10 de Abril de 2012, 19:45 »
Boas,

zordlyon estive a ver o teu projecto desde o início e deixa dizer-te que está bacano! Parabéns ;)

Também ando para fazer um projecto semelhante, mas estou com falta de tempo agora só na férias, mas primeiro queria fazer um robô que evitasse obstáculos, tipo autónomo!

Continuação de bons projectos!
github.com/DMRodrigues

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #68 em: 10 de Abril de 2012, 23:33 »
Boas pessoal!

Já cá tenho o router! Agora na próxima semana, à excepção dos motor drivers e meia dúzia de detalhes devem chegar as peças todas. Depois ponho fotos ;)

Então coloquei o ddwrt com USB no router e já andei a explorar um pouco. Ah, tenho vindo a seguir os guias presentes na ddwrt wiki e dado uma vista de olhos neste (http://todbot.com/blog/2010/12/16/wifi-for-arduino-with-asus-wl-520gu/). Mas agora surgiu-me uma pequena dúvida, a nível de conceitos: o que eu pretendo é que o router crie uma rede wireless à qual eu me posso ligar com qualquer computador com um programa a definir e controle o robot. Então, julgo que é utilizar o mesmo processo presente no guia acima indicado, mas e como configurar o router?

Repeater não é, Client acho que também não. Restam AdHoc e AP. Sempre pensei em AP, mas não tenho certezas absolutas. Podem-me dar um empurrãozinho nesta parte? :P

Muito obrigado pela ajuda já prestada e por me aturarem com as imensas dúvidas apresentadas! Cumprimentos!

Tiago Ferreira.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #69 em: 10 de Abril de 2012, 23:55 »
Boas sim é em AP mode, eu andei um bocado a nora tambem nessa situação...

Depois tens acesso apartir de qualquer dispositivo movel, e podes controlar com o simples SSH...

Eu cheguei a controlar o meu robot com um Nokia E71 e com o Putty instalado no nokia...

Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #70 em: 11 de Abril de 2012, 08:19 »
Da para dizeres ai qual é o modelo do router que usas-te? E se poderes também dizer aonde é que compras-te e ja agora o preço? ;D
Eu quero começar a usar este sistema mas com esta crise mais de 50 euros é muito para mim
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #71 em: 11 de Abril de 2012, 16:12 »
Boas pessoal!

Zordlyon: Obrigado pela resposta! Vou agora começar a ver como trabalhar com o router. Depois vou dando feedback!

Dvdt: Comprei o Asus WL-520GU, por 56.95€. Ficou caro, mas precisava dele com urgência e veio novo para não correr riscos de mais atrasos. Mas acho que arranjas mais barato usado, talvez 30€ em Portugal. Mas já vi pessoal a dizer que os comprou por 18$ com DDwrt no NewEgg.

Para todos :P :

Tenho várias dúvidas até ao momento, que surgiram com algumas ideias novas. Então, vamos começar pela câmera a implementar:

Bom, tenho a hipótese de comprar câmera USB ou Rj45. Mas, acho que vou utilizar o USB para controlar o robot, e já explico porquê. Resta-me então utilizar uma câmera ethernet, mas estas vão consumir mais bateria... Então pensei em pesquisar por um adaptador USB to Rj45, para usar uma webcam, ligada a uma porta de rede. E encontrei isto, por exemplo:

http://www.ebay.co.uk/itm/USB-RJ45-10-100-Cat5-6-Lan-Ethernet-Extender-Adapter-/230608340016?pt=UK_Computing_NetworkingTools_Accessories_SM&hash=item35b1540430#ht_2851wt_1089

Ao encontrar isto pensei que tinha o meu problema resolvido, mas aqui surgiram algumas dúvidas... Ligando uma webcam USB a esse adaptador, e de seguida ao router consigo ir buscar a imagem da web fácilmente? Isto é: é atribuido um IP à webcam para que possa ver? É possível?


Outra dúvida: tenho a hipótese de ligar o arduino por serial ou ligando ao USB do router. Julgo que o USB do router tem "largura de banda" suficiente para o Arduino. Portanto, qual é o mais rápido neste caso: USB ou Serial? E qual se torna mais fácil de programar/comunicar?

Finalmente, a última dúvida desta ronda: comprei os seguintes motores http://robotbits.co.uk/motors-gearboxes/50-1-37d-motor-gearbox/prod_78.html . O robot vai ter quatro. E preciso de os controlar, arranjar uma ponte H. Então, estou a pensar em comprar 2 motor drivers: http://robotbits.co.uk/motor-drivers/sabertooth-2x-5amp-motor-driver/prod_58.html

Estes do link de cima, dão com os motores indicados? E dá para controlar bem com PWM os motores? É que acabei de me aperceber que comprei sem o encoder, o que me pode complicar a vida no PWM (acho)...

Cumprimentos,

Tiago Ferreira.

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #72 em: 11 de Abril de 2012, 20:40 »
se quiseres comprar esse controlador compra aqui
Serviço 5 estrelas, mais barato e quando eu comprei o meu de 25 amps foi enviado na sexta e chegou na segunda por isso a nível de tempo de espera é mínimo
mas talvez isto seja mais aconselhável para aquilo que queres pois podes ligar logo os encoders se quiseres usar
« Última modificação: 11 de Abril de 2012, 20:45 por dvdt »
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #73 em: 12 de Abril de 2012, 21:30 »
Boas pessoal!

dvdt: obrigado pelos links, mas acho que me vou ficar pela primeira hipótese, é mais simples :)


Agora, estou com umas dúvidas ao nível da ligação do arduino ao router...

Passo a explicar: tenho os drivers todos instalados, e quando ligo o arduino ao router, fazendo o comando dmesg através do telnet, obtenho além de imenso texto, o seguinte:

"hub.c: new USB device 00:03.0-1, assigned adress 5
ttyACM0: USB ACM device"

E de seguida corro o seguinte comando:

"ser2net -C "3001:raw/:600:/dev/usb/acm/5:9600 NONE 1STOPBIT 8DATABITS -XONXOFF -LOCAL -RTSCTS"

E após correr este comando, no telnet o que aparece antes dos comandos passa a ser o símbolo ">"...

Ora, eu assumi que isto signifique que estou pronto a comunicar por serial, através de telnet... então lembrei-me de fazer o seguinte: enviar texto aleatóriamente e ver se o LED do RX do Arduino reagia: mas não reagiu...


Tenho a hipótese de ligar por Serial, uma vez que já cá tenho o logical lever converter. Mas sinceramente preferia tentar primeiro por USB.

Zordlyon, podes-me dar uma ajudinha, ou mais alguém que saiba? :/

Obrigado pessoal! Toda a ajuda é agradecida, uma vez que estou preso a um problema que me parece imensamente pequeno!

Tiago Ferreira.


Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #74 em: 12 de Abril de 2012, 22:04 »
http://www.ebay.co.uk/itm/USB-RJ45-10-100-Cat5-6-Lan-Ethernet-Extender-Adapter-/230608340016?pt=UK_Computing_NetworkingTools_Accessories_SM&hash=item35b1540430#ht_2851wt_1089

Ao encontrar isto pensei que tinha o meu problema resolvido, mas aqui surgiram algumas dúvidas... Ligando uma webcam USB a esse adaptador, e de seguida ao router consigo ir buscar a imagem da web fácilmente? Isto é: é atribuido um IP à webcam para que possa ver? É possível?


Outra dúvida: tenho a hipótese de ligar o arduino por serial ou ligando ao USB do router. Julgo que o USB do router tem "largura de banda" suficiente para o Arduino. Portanto, qual é o mais rápido neste caso: USB ou Serial? E qual se torna mais fácil de programar/comunicar?

Finalmente, a última dúvida desta ronda: comprei os seguintes motores http://robotbits.co.uk/motors-gearboxes/50-1-37d-motor-gearbox/prod_78.html . O robot vai ter quatro. E preciso de os controlar, arranjar uma ponte H. Então, estou a pensar em comprar 2 motor drivers: http://robotbits.co.uk/motor-drivers/sabertooth-2x-5amp-motor-driver/prod_58.html

Estes do link de cima, dão com os motores indicados? E dá para controlar bem com PWM os motores? É que acabei de me aperceber que comprei sem o encoder, o que me pode complicar a vida no PWM (acho)...

Em principio sim, já que o site indica essas controladoras prós motores que escolheste!

Se explicasses a tua ideia, seria mais facil sugerir-lhe alternativas ou soluçoes mais em conta!
Usando uma webcamara com wireless não servia? só queres transmitir imagem ou tb comando?