collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Hoje às 15:36]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[Ontem às 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.  (Lida 42166 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #75 em: 12 de Abril de 2012, 22:23 »
Boas!

É assim, quanto aos motores e controladores acho que se dá, (e pelo que percebo é simples), não vale a pena maçar-vos mais sequer. Seguem estes :)

Quanto à webcam:

Tenho várias hipóteses:

-Uma webcam ligada com esse conversor à porta Rj45;
-Uma câmera ethernet;
-Uma câmera com Wi-fi integrado.

E decidi por discardar as duas últimas opções por:
1- Ambas necessitam de alimentação externa, e pelo que sei é bem mais do que uma webcam;
2- A nível de preços são ambas mais caras do que uma webcam, e tenho webcams já disponíveis para testar;
3- A câmera com Wi-fi poderia de algum modo fazer interferências com o Wi-fi do router ou outros equipamentos (julgo), mas principalmente porque assim caso necessite de uma maior range aumento apenas a do router e mais fácilmente!

Mas, opinem à vontade! Provavelmente estou errado em algumas coisas que digo!

Tiago Ferreira.

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #76 em: 12 de Abril de 2012, 22:52 »
Eu nao tenho muita certeza se uma webcam vai funcionar com esses adaptadores. Se fosse eu ia para uma ethernet
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #77 em: 13 de Abril de 2012, 00:20 »
Eu usei uma webcam normal USB compativel com Linux de 8€ na worten... ;)

Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline JPTuga

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 125
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #78 em: 13 de Abril de 2012, 00:28 »
É assim se fosse eu usava uma webcam WI-FI, Range já vi pessoas a alcançar os 200m sem problemas, depende mas é como montas o esquema  ;)

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #79 em: 13 de Abril de 2012, 08:57 »
Boas!

Pessoal, sem ofensa mas acho melhor tentar com o adaptador RJ45 e webcam. Se der, óptimo, assim fica tudo num sinal wireless...

Agora, o meu problema é mesmo a configuração final. Acho que o código do arduino é simples. Pensei em ser algo mais ou menos assim, para tentar:

Configuro o arduino no router na porta que escolho e com o ID que aquilo me atribui. No arduino ponho um código só com o Serial.begin(9600) e com o resto das formalidades do código, para o Arduino ficar com a porta de comunicação "aberta". De seguida ligo-me ao arduino pelo telnet. Supondo que a porta que escolho é a 3001, faço assim no cmd:

telnet 1922.168.1.1 3001

E depois escrevo uma coisa qualquer, só para confirmar que o LED RX no Arduino acende. Se acender quando mando texto, óptimo!

O problema é que ontem depois voltei a re-tentar, mas na cmd recebo mensagens a dizer que a ligação falhou, mesmo dando para fazer o mesmo para o mesmo IP mas sem a porta. Será que a porta está fechada? (lembrei-me agora).

E depois de fazer esta ligação e obter resultados, qual é o melhor programa para comunicar com o arduino desse modo? Queria ver se fazia uma interface gráfica. Aguardo sugestões!

Zordlyon, pvieira e todos os outros entendidos, chamam-se à recepção!

Cumprimentos!

Offline JPTuga

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 125
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #80 em: 13 de Abril de 2012, 11:10 »
tgferreira se quiseres eu tb te posso ajudar  ;) é assim provavelmente a porta esta fechada como dizes.

Não sei se foi erro de escrita mas provavelmente o ip é 192.168.1.1...devias meter 192.168.1.XX, sem ser 0, 1 e 254.

Se der erro novamente configuras o router, se presisares de ajuda posta o id do router.  ;)

Para a interface gráfica, não sei se usas linux ou Windows, mas para linux usas python, é o que costumo usar. Para Windows basta usares o Visual Basic, não vás para C#. Neste tipo de aplicações não vale a pena!

Bah, se presisares alguma coisa diz...  ;D

Offline JPTuga

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 125
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #81 em: 13 de Abril de 2012, 11:11 »
ahhh já agora, posta aqui o teu código para eu dar uma vista de olhos...  ;D

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #82 em: 13 de Abril de 2012, 11:48 »
Para Windows basta usares o Visual Basic, não vás para C#. Neste tipo de aplicações não vale a pena!

Se estiveres a falar de VB .net , a diferença é apenas a sintaxe da linguagem pois ambas usam o CLR http://pt.wikipedia.org/wiki/Common_Language_Runtime, ou seja é uma questão de gosto.

Pessoalmente acho que se deve de utilizar sempre uma linguagem que não mude muito a sintaxe independentemente da plataforma utilizada, logo o C# é muito parecido com o java e com o C++ (mais c o primeiro).

Por outro lado para ser independente de plataforma o melhor é o java.

Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline JPTuga

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 125
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #83 em: 13 de Abril de 2012, 12:07 »
Sim também uso java no linux, mas depende dos gostos...

Para iniciar eu apoio o visual basic...

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #84 em: 13 de Abril de 2012, 19:01 »
Boas pessoal!

Informações gerais: uma vez mais, toda a ajuda é bem vinda! Estou a torrar a cabeça com esta coisa toda do USB quando a maior parte das pessoas liga o router por serial. Portanto, vou deixar a ideia de ligar o router por USB ao Arduino por terra agora. De maneira que todos os bits de código e how-to que quiserem fornecer agradeço :P

Bom, tinha a firewall desligada, procurei por portas fechadas e nada. Deve ser algo que não entendo e que me está a escapar. Além disso, o endereço que o router atribuía ao Arduino nunca era sempre o mesmo, e ía variando. Como tal, venha serial! Agora vamos é a ver se não estrago o router no processo :/

JPTuga: Venha ajuda! :D o código que tenho para já não é nada, mas assim que fizer algo posto aqui! O que tenho é só mesmo para o Arduino estar à espera de comunicações serial, para ver o LED piscar. É isto:

 
void setup() {
    Serial.begin(9600);
}

void loop() {
 
}


Quanto à linguagem a usar para o programa no PC, podem opinar à vontade! Eu a única que sei um bocadinho de nada é Python. Já agora, uso Windows (shame on me...).

Bom, quando tiver este projecto mais adiantado começo uma série de tutoriais sobre todo o tipo de coisas que abordei durante a sua execução, caso alguém assim o queira. Caso precisem de ajuda em alguma coisa que saiba, perguntem!

Cumprimentos, e novidades daqui a pouquinho tempo!


UPDATE1:

Bom, estou cheio de sorte. Um dos buracos da serial port nem sequer está furado. Alguém tem uma sugestão para isto? Devo furar ou soldar no sítio sem furar?
« Última modificação: 13 de Abril de 2012, 20:23 por tgferreira »

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #85 em: 13 de Abril de 2012, 20:33 »
Boas, portanto desistis-te da ideia USB certo?

Eu tenho o router ligado  via serial ao Arduino...

Não precisas de furar nada...simplesmente soldas directo no sitio onde supostamente devias ter o furo...

não esquecer quando for a fazer comunicação serial do router para o arduino, usar um conversor 3v3 pra 5v...

Depois tens que ligar TX-RX e RX-TX....Outra coisa, para testar a ligação serial entre arduino-router, podes ligar TX-TX e RX-TX...

colocas este codigo no arduino:
void setup() {}
void loop() {}

NOTA: não ter ligado o router e o arduino e tentar carregar codigo para o arduino com o router ligado, porque estas a tentar aceder a serial pelo USB do arduino e pelo TX/RX

Abres o terminal windows acedes ao router via SSH "ssh root@192.168.x.x" e depois abres a consola do arduino, e escreves qualquer coisa tipo "ola mundo" na consola do arduino, e depois ves se recebes te o mesmo no terminal do router que acedes te via SSH....

Atençao que isto e so para testar, depois trata de trocar os fios e coloca TX com RX e vice versa....

Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #86 em: 14 de Abril de 2012, 00:15 »
Boas,

Ya, desisti do USB. Já tenho a ligação serial soldada, tudo, só falta ligar. Espero não ter pifado o router no processo, porque parece-me que dei cabo da pcb no gnd do router. A ver vamos se está a fazer a ligação.

Para testar como disseste, tenho uma dúvida:

se coloco aquele código no arduino, como faço para receber o arduino na consola do router? Ponho o olá mundo no código, faço upload e ligo ao router para ver se o arduino está a enviar aquilo por serial? Não percebi :S


E já agora, como vejo qual vai ser IP/porta do arduino?

Cumprimentos!

UPDATE:

Boas, percebi o que queres dizer. Mesmo assim continuo com algumas dúvidas:

A ligação está assim feita:

Router > Logical Level LV / Logical Level HV > Arduino

3.3V        LV                         HV                         5V
GND        GND                      GND                       GND
TX           RX0                       RX1                        Rx0
RX           TX1                       TX0                        Tx0

É assim para testar? Acho que está tudo bem, só na parte do Arduino é que não tenho a certeza, entre o Rx e o Tx.

Ok, então pelo que percebi coloquei o código que disseste no arduino e depois envio comandos através do serial monitor. Mas onde posso ver no router? Sei aceder por telnet, é suposto eles aparecerem aqui? Se sim não estão a aparecer.

Cumprimentos!
« Última modificação: 14 de Abril de 2012, 00:34 por tgferreira »

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #87 em: 14 de Abril de 2012, 02:35 »
Sim é isso tudo...

Para testar o Ola mundo no serial monitor do arduino e aparecer te na linha de comandos do telnet tens que ter TX (arduino) com (TX router) e RX(arduino) com RX(router)....

Isto somente para testar aquele codigo "vazio"...

Depois inseres o ola no serial monitor e na linha de comandos deve te aparecer o ola...

Em relação ao IP isso és tu que defines nas configurações do router...

O arduino se está ligado via Serial nao tem IP nenhum, o que tem um IP é o router em que esse IP te permite aceder ao arduino via serial...


Depois de testares isso a ver se tens ligação do lado do arduino tens que fazer um "Serial.read(var)" e print(var)....

E por exemplo na linha de comandos ao acederes via SSH, fazes "echo Ola mundo>dev/tty/0"

E no serial monitor deve te aparecer o Ola mundo...

ATENÇAO QUE AQUI TENS QUE TER O TX->RX e RX->TX...

Cumprimentos,
André Carvalho.

« Última modificação: 14 de Abril de 2012, 02:38 por zordlyon »
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #88 em: 14 de Abril de 2012, 11:40 »
Boas tenho que fazer uma pergunta de noob pois eu routers só os usei para ligação á net e nunca para mais nada e nunca abri nenhum.
Dá para soldar uma porta serial em qualquer router?
Eu ando a seguir este post pois tambem que adicionar este sistema para controlar o meu veiculo e ja tinha visto um projecto onde usam este router e parece funcionar bem mas se funciona-se com os mais baratos
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #89 em: 14 de Abril de 2012, 17:18 »
Boas,

Bom, estive a tentar o que disseste Zord, mas não consegui nada. Desconfio que me está a faltar algo, por isso decidi fazer um hard reset ao router e começar de novo. Então, deixo aqui a lista que me falta fazer, a partir do format para ver se acerto com isto:

-Hard reset,
-Re-configurar para aceitar telnet, ssh, etc etc;
-Instalar drivers para enviar o sinal serial para a net e configura-los(?);
-Por código fantasma no Arduino, fazer a ligação como disse;
-Abrir a consola serial do arduino, e abrir o IP do router com a porta do Arduino no final, por telnet;
-Enviar algo do serial monitor e receber no telnet.

É isto? É que se sim, tenho várias dúvidas:

É só preciso utilizar o ser2net ou é preciso mais algum driver?

A configuração do ser2net é assim:

ser2net -C "3001:raw:600:/dev/tty/0:9600 NONE 1STOPBIT 8DATABITS -XONXOFF -LOCAL -RTSCTS"  ?


dvdt:

pelo que sei nem todos os routers têm serial port. e julgo que para a poderes usar convém teres um firmware como o ddwrt ou openwrt. Mas não tenho a certeza! No entanto, apanhas por exemplo esse router baratinho no eBay!

Cumprimentos,
Tiago Ferreira.

update:

Boas,
Fiz o que disse acima, exactamente igual e nada. Há uma maneira que se eu me ligar os cabos cruzados (com o logic level converter no meio, claro) que recebo um monte de caracteres sem sentido na serial console do PC. mas se puser os cabos como o Zordlyon disse para eu testar, nada na mesma.
Tentei-me ligar por putty e telnet. No putty acedeu-me à consola normal, no telnet não fez nada, a janela do cmd fica toda preta e se carregar em alguma tecla no pc que está a "ver" o que eu escrevo no serial monitor (outro pc), vai para o cmd normal.

Pessoal, alguma sugestão? será que estarei a fazer algo mal?

Cumprimentos,
Tiago.
« Última modificação: 14 de Abril de 2012, 18:03 por tgferreira »