collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Programação microcontroladores  (Lida 7404 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Programação microcontroladores
« em: 21 de Janeiro de 2014, 22:39 »
Boas,

Tenho duas questões relacionadas com programação de microcontroladores (no meu caso PIC):

   - Qual a melhor maneira para programar vários PIC em "simultâneo"? Tenho vários PICs numa placa (ou conjunto de placas todas ligadas) e queria programar com o mesmo código. Qual a melhor maneira?

   - É possível programar por algum tipo de comunicação wireless? Isto é, imaginando que temos um PIC (ou vários) montados numa máquina e que por questões de espaço ou de logística não dá jeito desmontar a board da máquina e queremos mexer no código, qual a melhor maneira?

Obrigado!



"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Programação microcontroladores
« Responder #1 em: 21 de Janeiro de 2014, 22:47 »
Sem fios é "fácil", agarras no teu ic wireless preferido, seja ele efectivamente wifi(tipo cc3000) ou um nrf ou uma coisa parecida e implementas um bootloader, com bluetooth continuas a ter serial e tudo, é quase o mesmo que um tipico bootloader.
Não faço a minima ideia se os pic's que estás a usar suportam JTAG, se suportarem é só ligar tudo junto(como deve ser é claro) e só usas um header para os programar a todos, se não terás de ter vários pinos de ICSP para cada um, ou programar um e esse programar os outros, ou algo assim do género.
Avr fanboy

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Programação microcontroladores
« Responder #2 em: 22 de Janeiro de 2014, 14:32 »
Viva,

- Para o primeiro caso, a melhor sugestão é usar um sistema de multiplexagem e programar um a um. Os PIC nao suportam JTAG e penso que nao suportam varios pendurados no mesmo barramento.

- Segundo caso ha duas hipoteses faceis, usando um bootloader normal porta serie ou um bootloader implementado via radio. Bootloader porta serie normal, é necessario que o modulo externo trate de fazer o necessario para usar correctamente esse bootloader. Bootloader interno via radio, tera de ser feito à medida para o teu caso.

MRL

StarRider

  • Visitante
Re: Programação microcontroladores
« Responder #3 em: 22 de Janeiro de 2014, 14:42 »
Boas,

Boas,

Tenho duas questões relacionadas com programação de microcontroladores (no meu caso PIC):

   - Qual a melhor maneira para programar vários PIC em "simultâneo"? Tenho vários PICs numa placa (ou conjunto de placas todas ligadas) e queria programar com o mesmo código. Qual a melhor maneira?

Com alguns MCUs é possível recorrer a um esquema "daisy chain" com uma linha adicional por MCU para o RESET ... em
geral todos os MCUs que usam uma variante do esquema ISP podem recorrer a esta técnica, não me posso prenunciar
em relação a PICs pois não conheço (nem estou interessado em conhecer ;) )

Abraços,
PA