collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: e-bike converter piscas para 12v  (Lida 12388 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #30 em: 12 de Fevereiro de 2018, 13:57 »
https://i.stack.imgur.com/a88cp.gif

Gotcha! - http://tinyurl.com/y78j7u4c

Estava mesmo a tentar isto quando vi o teu boneco, se não era entra a gate e outra coisa qualquer tinha que ser entre a source e o drain. :-)
Acho que agora já vai desligar, sem o zener quando desligava o switch o mosfet passava de 'linear' para 'saturating', com o zener passa para 'off'.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2018, 15:10 por vasco »
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #31 em: 12 de Fevereiro de 2018, 15:36 »
Ui, que é isso???

Quie confusão p'rai vai.
O que o Njay deveria querer dizer era isto: falstad

Além da correção na topologia, corrigi o VGSth do mosfet. Tinhas colocado 10V, quando na datasheet diz em "Gate-Source Threshold Voltage" que está entre 2 e 4V, por isso é que não te deve ter funcionado.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #32 em: 12 de Fevereiro de 2018, 18:27 »
Ui, que é isso???

Quie confusão p'rai vai.
O que o Njay deveria querer dizer era isto:

Além da correção na topologia, corrigi o VGSth do mosfet. Tinhas colocado 10V, quando na datasheet diz em "Gate-Source Threshold Voltage" que está entre 2 e 4V, por isso é que não te deve ter funcionado.

mmmm contem comigo para fazer uma implementação completamente errada que acaba por dar o mesmo resultado :-D :-D :-D

Não percebo porque é que os resultados das duas simulações são tão semelhantes.
É bom ter opções, mas cada vez percebo menos disto... :-(

Estava convencido (vá-se lá saber porquê) que o IRF520 não era um "logical" mosfet, até tinha ficado a pensar com os meus botões "mas quem é que estes estão a enganar" com plaquinhas como a primeira que aparece no e-bay se fizeres um search por "mosfet driver", apesar das fotos estava meio convencido que tinham escondido um transistor em qq lado :-D

Mas, de qq modo vou experimentar.. assumindo que tenho um zener cá em casa... :-(

Eeeeeee, não!!! Não tenho um único zener. phonix!
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2018, 21:22 por vasco »
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #33 em: 15 de Fevereiro de 2018, 02:08 »
O Vth (gate-source threshold voltage) é o ponto em que um FET "normal" como o IRF540 começa a conduzir; mas para estar bem ligado tens que ir mais para o lado dos 10V.

Nunca experimentei mas, tens um NPN à mão? Podes experimentar trocar o zener por um multiplicador de Vbe, até comprares um zener:


(aproveita e dá uma olhada na playlist, é para mim o gajo que conheço que melhor ensina)

R2 seria 15K e R1 1K (Vbe * 16 = 10.4V), e a resistência que vem dos 60V para o zener (agora Vbe multiplier) seria 33K.
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2018, 02:25 por Njay »

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #34 em: 15 de Fevereiro de 2018, 10:09 »
Vou ver o vídeo com atenção, tenho vários transístores, deve dar para implementar. Os zeners já estão encomendados, mas com as ferias na china só lá para o fim do próximo mês.

Entretanto experimentei o circuito sem o zener numa breadboard e passa-se algo que não está de acordo com a simulação, e poderá ter a ver com a maneira como estou a obter os 60V.

Sem o mosfet ligado meço os 10V e tal no ponto em que vou ligar a gate, mas quando ligo o mosfet esta tensão cai para uns 0.6V em relação à massa, e evidentemente a coisa não liga. Se levantar artificialmente a gate para os 12V liga.

A forma como estou a obter os 60V é com um boost/buck converter que dá para configurar CV e CC (mas que no máximo dá 38V), CV=20V e CC=250mA, depois enfio esses 20V noutro boost converter mais básico que só dá para regular a voltagem que então dá os 60V.

Esses 60V vão em paralelo para a breadboard e para um buck converter da e-bike que dá então os 12V para alimentar a lâmpada/led.

No primeiro boost converter a luz de CC pisca sempre, apesar de nunca mostrar nada sequer próximo dos 250mA, e medindo com o multímetro os 60V e os 12V estão sempre estáveis.

Mas ponho a hipótese de estarem a variar mais depressa que o multímetro consiga medir, mas acho que o meu osciloscópio não suporta 60V (DSO-138) pelo que tenho medo de tentar medir aí. Vou medir a saída do primeiro boost converter, são só 20V e julgo que o máximo do DSO-138 são 45V.

O Buck/boost converter é este: https://www.banggood.com/DC-DC-38V-Digital-Step-up-Step-down-Module-Boost-Buck-Converter-Board-p-1138855.html
O boost converter é este: https://www.ebay.com/itm/201757671188
E o buck converter é este: https://www.ebay.com/itm/112662640990

Em termos de voltagem, para obter os 60V poderia usar apenas o segundo boost converter, mas aí não teria maneira de limitar a corrente.

Fiz agora as contas, a lâmpada de 5W precisa de 2.4A, pelo que os 250mA não chegam, mas, a verdade é que tb testei com um led de 12V (próprio para piscas de moto) o comportamento foi o mesmo, aprox. 0V na gate do mosfet. O que me leva a pensar que se calhar 2.4A numa breadboard chinesa talvez não seja muito inteligente... Deixa lá por o extintor aqui ao pé... hummmm...

Só noto diferença se levantar artificialmente a gate do mosfet para os 12V, com o led fica aceso mas a lâmpada pisca, isto será causado pelo boost/buck converter a cortar aos 250mA (maneira original de fazer um pisca, nem preciso de um relé :-).

Desculpa a confusão, tenho a certeza que esta descrição é desesperante para quem perceba realmente de eletrónica.

Tenho mesmo que comprar uma fonte de bancada... :-(
Alguma sugestão de como obter os 60V sem esta trabalhada toda ?
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #35 em: 15 de Fevereiro de 2018, 12:42 »
Sem o mosfet ligado meço os 10V e tal no ponto em que vou ligar a gate, mas quando ligo o mosfet esta tensão cai para uns 0.6V em relação à massa, e evidentemente a coisa não liga. Se levantar artificialmente a gate para os 12V liga

Isso é muito estranho, estaticamente não há corrente a circular na gate dum FET portanto o circuito nem o devia ter "sentido" quando o lá ligaste. 0.6V? Não estarás antes a meter um BJT (aquece quando lhe aplicas os 12V?)?

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #36 em: 15 de Fevereiro de 2018, 13:26 »

Isso é muito estranho, estaticamente não há corrente a circular na gate dum FET portanto o circuito nem o devia ter "sentido" quando o lá ligaste. 0.6V? Não estarás antes a meter um BJT (aquece quando lhe aplicas os 12V?)?

Supostamente é um IFR520 também tenho IFR540, mas foi comprado no mesmo sitio, portanto se forem fakes são os dois...  ::)  posso testar com outro, para ver se há alguma diferença.
Não aquece nada, o único sitio onde senti um ligeiro calor (isto soa muito mal) foi na resistência de 47K, e foi mesmo muito pouco.

Também posso testar com um FQP30N06L que comprei para ligar a um ESP8266 (Gate Threshold Voltage : 1.0-2.5V)

update:
Alterei a corrente para 1.5A
Meti o dso-138 na gate do mosfet.
Neste mesmo ponto, com o multímetro meço 0.657V.
Com o led este brilha ligeiramente, com a lâmpada nada.
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2018, 14:18 por vasco »
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #37 em: 15 de Fevereiro de 2018, 15:20 »
Parece estar tudo bem ligado.
Não tens como verificar o MOSFET? Desconfio que o mesmo já foi.

Se não tens como o verificar, a tua próxima compra vai ser um destes:https://www.ebay.com/itm/152878587996
São super úteis e verificam quase todo o tipo de componentes passivos, e tem desenvolvimento ativo do firmware.
Recomendo essa versão em particular, da PCB vermelha com rotary encoder e LCD a cores, conhecida por versão AT-AY por causa de uma inscrição na PCB. Há umas mais baratas mas vem sem o encoder o que torna a interfaçe menos boa. E vem em kit, pelo que tens direito a umas horas de entretenimento!
Essa é a mais barata do ebay, mas se quiseres pesquisar a palavra chave nos sites de compras é  "GM328"

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #38 em: 15 de Fevereiro de 2018, 17:13 »
 :o Eu tenho uma cena dessas, é mais antiga, ainda tem o botão em vez do encoder e LCD monocromático, foi uma das primeiras coisas que comprei, mas nem me passou pela cabeça testar o mosfet.

Logo à noite vejo isso. Boa malha!!  ;D
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #39 em: 15 de Fevereiro de 2018, 17:49 »
Se arranjas 30V, mete uma resistência com metade do valor (22K*) e testa com 30V. Se funciona com 30 (e metade do valor da R), também funciona com 60.


* É melhor 20K, 18-20K.

Update: Espera, 20K era no circuito com o zener, se estás a usar o divisor de tensão é melhor recalcular.
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2018, 18:02 por Njay »

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #40 em: 15 de Fevereiro de 2018, 23:51 »
Parece estar tudo bem ligado.
Não tens como verificar o MOSFET? Desconfio que o mesmo já foi.

Brilhante raciocínio Mr. Holmes.  ;D
Realmente algo se passou com o mosfet que eu estava a usar, desconfio que deve ter sido logo da primeira vez que o liguei, ainda antes de ter perguntado aqui que valores deveria usar para o divisor de tensão, estava a usar resistências muito mais baixas, devo ter-lhe arrombado a gate... :-( Estou desiludido, pensava que era suposto estas cenas rebentarem ou pelo menos deitarem fumo.

Foi só trocar o mosfet e ficou a funcionar, junto 1 foto com um led e outra com uma lâmpada incandescente. Até apagam quando tiro os 60V :-)

Entretanto os amigos Chineses cancelaram-me a encomenda dos zeners, disseram, não está cá ninguém, volte depois do festival da primavera... Nunca me tinha acontecido, acho que não querem estragar as métricas dos tempos de shipping...

Muito obrigado a todos.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.