collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Ler PPM com Arduino  (Lida 9362 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Ler PPM com Arduino
« Responder #15 em: 05 de Novembro de 2012, 19:56 »
sim é sinal proveniente de um receptor ;D ou seja 3 ch um para usar para activar/desactivar o gps e os canais para para controlar o dito veiculo quando o gps esta desligado
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

StarRider

  • Visitante
Re: Ler PPM com Arduino
« Responder #16 em: 05 de Novembro de 2012, 21:14 »
O IDE do Arduino tem o compilador avr-gcc assim como o avrdude e mais umas coisas lá, é simplesmente um avr-gcc a correr, e todo o código abaixo das funções bonitas é simplesmente código avr, não percebo porque raio dizem que arduino é uma linguagem de programação -.-

"linguagem de programação" ... onde é que isso foi dito ?

StarRider

  • Visitante
Re: Ler PPM com Arduino
« Responder #17 em: 05 de Novembro de 2012, 21:48 »
sim é sinal proveniente de um receptor ;D ou seja 3 ch um para usar para activar/desactivar o gps e os canais para para controlar o dito veiculo quando o gps esta desligado

Boas,

Se vais obter o sinal a partir do receptor temos aqui duas situações possíveis:
- Obter os canais a partir da saída PPM do receptor, são poucos os receptores que oferecem
uma saída com PPM, podes sempre ir buscar o sinal ao circuito do receptor mas tens que saber
onde ele anda e implica "bricolage". Depois temos ainda que alguns receptores são PCM, e dentro
destes a codificação PCM varia entre marcas (Futaba/Robbe vs Graupner/JR).
- Obter os canais a partir das saídas PWM do receptor, simples, rápido e universal, mas necessita
de um pino IO do AVR por canal que desejes utilizar.

Depois temos ainda ainda a forma como vais "controlar"  o veiculo, se directamente usando
também PWM (que é o que os servos e ESCs  entendem), ou se vais re-direccionar os canais
para um outro qualquer desmodelador, sendo que a ser assim vais ter que implementar rotinas
para fazer o encoding dos canais.

"Descomplicando", o mais simples é ler os canais directamente das saídas PWM do receptor (esquece o PPM)
e controlar os servos/motores do veiculo usando o PWM gerado pelo AVR.
Ficam assim com a possibilidade de ler até 8 canais, e usar essa mesma informação para controlar tudo.

Que dizes ?

Não percebi bem o que queres dizer por "ligar/desligar" o GPS. Queres dizer cortar fisicamente a alimentação
ao mesmo ?

Abraços,
PA
« Última modificação: 05 de Novembro de 2012, 22:02 por StarRider »

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Ler PPM com Arduino
« Responder #18 em: 05 de Novembro de 2012, 22:22 »
Pois talvez pwm seja mais fácil. ;)
Vamos começar do inicio
   Tudo vai assentar num veiculo terrestre de pequenas dimensões mas com capacidades de andar em qualquer terreno. Dentro deste veiculo quero incluir  um arduino, GPS, bússola, receptor e controlador para os motores.
Usando então um canal do meu comando que poder activar/desactivar a função GPS que estará introduzida no arduino para que este ora fico sobre o meu controlo usando os outros dois ch ora entre em modo autónomo e se desloque para para localizações especificas (waypoints).
   O controlador de motores que eu estou a usar pode ser ora controlado por serial ou pwm ou seja penso que seja mais fácil pwm tendo em conta que são só dois canais. Espero ter esclarecido todas as duvidas mais alguma questão estou à ordem. ;D
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4