collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Recuperando Percloreto de Ferro  (Lida 32364 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: Recuperando Percloreto de Ferro
« Responder #15 em: 20 de Abril de 2014, 10:13 »
Como já tinha referido, adiciono soda caustica ao percloreto antes de o deitar fora para que não corroa as canalizações, aproveitar o cobre para o vender ou fertilizar terras não me parece nada boa ideia.

Recomendo esfregão dos chineses, aquilo é basicamente ferro e enferruja facilmente, não é inoxidável e é mais prático.

@tarquinio, não precisas de deitar fora o percloreto e podes voltar a experimentar com o mesmo, vai aquecer bastante e deve ser colocado a palha aos poucos, a corrosão e dissolução é rápida.

@Hugu, diminui o tamanho das fotos sff, é suposto ser um tutorial e não publicidade à lã de aço  ;D

Boa Páscoa a Todos  :) :) :) :) :)

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Recuperando Percloreto de Ferro
« Responder #16 em: 28 de Maio de 2014, 22:12 »
Boa noite,
No youtube existe alguns videos de malta a fazer Percloreto de Ferro com "ingredientes" de casa.
Lá fui eu experimentar, o resultado foi o esperado. Ficou com a mesma cor, e corroe as placas, mas falta-lhe algo.

Mesmo com a solução quente demorou muito tempo a corroer a placa +/- 25minutos .
Fiz vários riscos, finos e grossos, passei  3x a caneta premanente, e o suposto percloreto de Ferro começou também atacar os riscos, enquanto o original tinha ideia que não ataca nos sítios com caneta premanente.

Deixo aqui o meu testemunho para quem for tentar experimentar.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Recuperando Percloreto de Ferro
« Responder #17 em: 30 de Maio de 2014, 01:55 »
p.s.:o forum devia ter uma opçao pra dimensionar as fotos :P

dio123: e qual a formula/quimicos que usaste? e fica mais barato que o perclorecto?...

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: Recuperando Percloreto de Ferro
« Responder #18 em: 30 de Maio de 2014, 09:20 »
Já abandonei o percloreto há uns anos, demasiado sujo e complicado.
Mudei-me para 2 partes água oxigenada (da normal) da farmácia, 1 parte ácido muriático da drogaria/aki(ácido clorídrico concentrado).
http://www.instructables.com/id/Stop-using-Ferric-Chloride-etchant!--A-better-etc/
Mais fácil de arranjar, mais limpa, mais rápida, e com uma cor mais bonita :)
E se procurarem pela química envolvida, dá para reutilizar e reinvigorar adicionando oxigénio, com um oxigenador de aquário ou mais água oxigenada.

Há "receitas"  na net que substituem o ácido por vinagre de cozinha (ácido acético), talvez seja essa a que o dio123 se refira?
« Última modificação: 30 de Maio de 2014, 09:22 por jm_araujo »

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Recuperando Percloreto de Ferro
« Responder #19 em: 30 de Maio de 2014, 09:47 »
o video que segui: 

O resultado da experiencia é: nao compensa fazer e não me parece ser a mesma coisa que o original.

Mais vale comprar e depois ir renovando conforme o tutorial deste tópico.
Eu sempre fiz as minhas pcbs com acido muriatico e agua oxigenada. É super rápido e super económico.
O unico defeito é ter de ser feito ao ar livre.

O vinagre funciona, mas é muito lento, mesmo a solução estando quente.


Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: Recuperando Percloreto de Ferro
« Responder #20 em: 30 de Maio de 2014, 11:11 »
Não gosto muito de usar ácidos, mesmo o percloreto de ferro deve ter algum e deve ser tratado como tal.
Seguir o vídeo proposto pelo @dio123 mostra que é possível criar o químico se bem que demora bastante tempo até se conseguir e prefiro comprar as pedras, não são assim tão caras e duram alguns anos até perderem efeito, corrosão superior a 10min.

Sim, o percloreto é sujo e deve-se ter cuidado principalmente com as roupas, não diria complicado já que coloco a placa com o cobre para baixo com a ajuda de uma ventosa e nunca agito o liquido, simples e óptimos resultados.

Ácido muriático é fácil de se encontrar, nunca experimentei mas como se fala muito do cheiro, vapores e não amigo dos dedinhos, é de ponderar, talvez um dia...

Obrigado pela partilha  :)

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Recuperando Percloreto de Ferro
« Responder #21 em: 30 de Maio de 2014, 21:49 »
Ácido muriático é fácil de se encontrar, nunca experimentei mas como se fala muito do cheiro, vapores e não amigo dos dedinhos, é de ponderar, talvez um dia...
Já fiz duas placas com o tal acido, muito potente, mas não se pode estar por perto, vapores de queimar tudo!

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Recuperando Percloreto de Ferro
« Responder #22 em: 31 de Maio de 2014, 11:13 »
O mal do acido é esse, e que deita muitos vapores, e se fizermos dentro da garagem ao pé do carro, o acido pode começar a corroer a tinta do carro.  Acido só mesmo na rua, e onde cai também estraga.

O precoloreto de ferro é mais saudavel, pois dá para fazer em qualquer lugar fechado. Mas também mancha tudo, no brasil dizem que o bombaril remove as manchas. 

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Recuperando Percloreto de Ferro
« Responder #23 em: 31 de Maio de 2014, 12:15 »
Coloco uma pergunta algo de natureza pedantica: compensa recuperar percloreto férrico gasto, só para poupar uns euros arriscando-se de estragar placas e trabalho e esforço sem contabilizar isso? Acho que não, como a discussão parece provar
 


Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: Recuperando Percloreto de Ferro
« Responder #24 em: 31 de Maio de 2014, 21:06 »
Falo da minha experiência em fazer placas, ter o percloreto a perder efeito ou melhor, a demorar demasiado tempo, a corrosão fica imperfeita.
Não há nada como percloreto novo, se bem que já troquei várias vezes assim que começa a enfraquecer, desde que ia trocar este pelo mesmo motivo, resolvi dissolver um esfregão de ferro naquela de não se perder nada com isso, o que se passou é que o tempo voltou ao normal para menos de 10min, se não houvesse diferença também não colocaria aqui os resultados.

Só se estragam placas se passar dos 20 min. aproximadamente, por isso estou seguro da recuperação e mantenho as pistas a 0.254mm em segurança.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Recuperando Percloreto de Ferro
« Responder #25 em: 31 de Maio de 2014, 21:22 »
Coloco uma pergunta algo de natureza pedantica: compensa recuperar percloreto férrico gasto, só para poupar uns euros arriscando-se de estragar placas e trabalho e esforço sem contabilizar isso? Acho que não, como a discussão parece provar
recuperar o percloreto, basta comprar malha de aço e oxigenar a soluçao... co a la de aço compra-se aos mangotes por meia duzia de testoes e o ar é gratuito (ainda:P), acho que compensa.. e depois é um dever moral de nao deitar acidos ou lixos toxicos pelo esgoto a baixo e que os outros tratem por nós, senao somos os primeiros a queixar-nos que os rios estao poluidos e que nao podemos tomar banho ou pescar neles!... por isso tb é dever moral e ecologico de cada um.

p.s.: da mm maneira que tem havido pilhoes, oleões e esses ecopontos nos hipers, tb devia haver um contentor onde se pudessem deixar os garrafoes com outros lixos toxicos, como tintas ou diluentes e acidos e coisas do género..
« Última modificação: 01 de Junho de 2014, 00:24 por Hugu »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Recuperando Percloreto de Ferro
« Responder #26 em: 31 de Maio de 2014, 22:14 »
Nada como juntar ácidos e bases num contentor lol
Avr fanboy

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Recuperando Percloreto de Ferro
« Responder #27 em: 31 de Maio de 2014, 23:00 »
Nada como juntar ácidos e bases num contentor lol
Desde que bem acondicionados (entenda-se recipientes individuais e adequados ao químico a transportar) e o transporte fosse feito por uma empresa responsável não vejo o problema. Acho que o maior problema seria a falta de civismo das pessoas e garantir que em cada recipiente individual colocado só existia um tipo de produto químico e o mesmo se encontrava devidamente identificado no exterior do recipiente.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Recuperando Percloreto de Ferro
« Responder #28 em: 01 de Junho de 2014, 00:25 »
Nada como juntar ácidos e bases num contentor lol
tb podes meter uma granada no ecoponto dos metais se quiseres... :P

E qual o problema? transformas as coisas em agua, co2 ou subs neutras se forem nas proporçoes correctas! :P
« Última modificação: 01 de Junho de 2014, 00:35 por Hugu »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: Recuperando Percloreto de Ferro
« Responder #29 em: 01 de Junho de 2014, 11:23 »
Nada como juntar ácidos e bases num contentor lol
tb podes meter uma granada no ecoponto dos metais se quiseres... :P

E qual o problema? transformas as coisas em agua, co2 ou subs neutras se forem nas proporçoes correctas! :P
Então mistura um litro de ácido acético fraquinho (vinagre), com 1kg duma base fraca (bicarbonato), e depois falamos. Se não tiveres problemas faz upgrade para  sulfúrico e soda cáustica :D