collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Hoje às 15:31]


Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Cypress PSoC a 1$  (Lida 13269 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Cypress PSoC a 1$
« Responder #15 em: 11 de Abril de 2014, 14:20 »
Não sofram de NIH(not invented here), JTAG e SWD foram criados para serem protocolos standard, só que não pode ser..
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Cypress PSoC a 1$
« Responder #16 em: 11 de Abril de 2014, 15:06 »
Quanto a estar-se agarrado a um único fabricante, isso é verdade para todos estes microcontroladores. Se acham que ao usar um ARM não estão, pensem melhor... apesar de o core ser igual, tudo o resto é diferente de fabricante para fabricante, desde os programadores aos periféricos do chip e seus registos, às eventuais APIs de sw, às macros de pré-processador de C especiais para configurar certos detalhes, tudo. Dentro disto, prefiro os chips que tenham as interfaces abertas; gostava que os fabricantes de semicondutores vendessem semicondutores e não software.

Fazer um programador para este PSoC4 não me parece assim nada do outro mundo Tayeb. Está tudo no documento que deixei, da própria Cypress. Os PSoC 4 têm uma API de software numa ROM interna que trata dos detalhes da programação da flash, e o SWD é usado para falar com essa API. Portanto basta fazer uma interface qq entre o PC e o SWD (também especificado ao nível eléctrico no doc da Cypress) e uma aplicação no PC para ler o ficheiro .HEX (também especificado no doc da Cypress) e transmiti-lo ao chip. Não é mais complicado do que o programador que fiz para os AVR, embora me pareça ter um timming mais apertado na inicialização o que pode exigir usar um micro entre o PC e o chip.
Quanto ao debug não me lembro se tá incluido no doc mas penso que não. Não faço questão de ter o debug, não digo que não seja uma excelente ferramenta, mas estou habituado a lidar com sistemas "opacos" e não me faz nenhuma confusão não ter. Uma grande parte do meu sucesso profissional é porque sou um bocado como o Bear do Discovery; quando há um problema esquisito num sistema enorme que ninguém conhece bem, atiram-me lá pa dentro só com um canivete no bolso e ao fim de algum tempo saio de lá com o problema resolvido, lol. Acho que nunca usei um debugger desses (qual é mesmo o nome, os que permitem fazer debug em tempo-real no chip?), nem profissionalmente.
« Última modificação: 11 de Abril de 2014, 15:16 por Njay »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Cypress PSoC a 1$
« Responder #17 em: 11 de Abril de 2014, 15:54 »
O nome especificio não sei se tem, swd existe o bus blaster e o openOCD, não sei quão facil ou dificil é para adicionar suporte para outro chip.

Pois, deve ser do hábito, mas desde que haja serial tudo se trata  ;D
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Cypress PSoC a 1$
« Responder #18 em: 11 de Abril de 2014, 16:10 »
Yap, desde que haja uma COM tá-se sempre bem :)

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: Cypress PSoC a 1$
« Responder #19 em: 11 de Abril de 2014, 18:29 »
E então usar algo deste género
http://www.cypress.com/?rID=92146
Não custa Nenhum fortuna, e parece me que se partir se a board naquele sítio fica se com um programador para outros psoc do género.

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Cypress PSoC a 1$
« Responder #20 em: 11 de Abril de 2014, 18:31 »
Como qualquer outro micro, a NXP não faz pic's, nem a atmel faz stm's, e por ai fora.

E como é que configuras os periféricos / lógica reprogramável dos PSoC?
Através de código ou só tens a GUI? Era mais nesse sentido porque é essa a tecnologia que os difere dos outros.
A ideia que fiquei na altura é que só tinhas a GUI proprietária.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Cypress PSoC a 1$
« Responder #21 em: 11 de Abril de 2014, 18:48 »
Como qualquer outro micro, a NXP não faz pic's, nem a atmel faz stm's, e por ai fora.

E como é que configuras os periféricos / lógica reprogramável dos PSoC?
Através de código ou só tens a GUI? Era mais nesse sentido porque é essa a tecnologia que os difere dos outros.
A ideia que fiquei na altura é que só tinhas a GUI proprietária.

Pelo que tenho estado a ver é tudo configurável por registos, a GUI gera código C que compila com o GCC para ARM (estou a falar só dos PSoC4), e pode inclusivé "exportar" código para compilar no Keil e outros, portanto é tudo código.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Cypress PSoC a 1$
« Responder #22 em: 11 de Abril de 2014, 19:38 »
Quanto a estar-se agarrado a um único fabricante, isso é verdade para todos estes microcontroladores. Se acham que ao usar um ARM não estão, pensem melhor... apesar de o core ser igual, tudo o resto é diferente de fabricante para fabricante, desde os programadores aos periféricos do chip e seus registos, às eventuais APIs de sw, às macros de pré-processador de C especiais para configurar certos detalhes, tudo. Dentro disto, prefiro os chips que tenham as interfaces abertas; gostava que os fabricantes de semicondutores vendessem semicondutores e não software.

Eu estava habituado a ARM cortex-m3 da stm32 e ultimamente tenho usado o nRF51822 que é baseado em ARM cortex-m0 e embora os periféricos sejam diferentes tudo o que é clocks, interrupções, etc é igual.

O que me chateia mesmo são os programadores não serem standard mas todos lhe chamam JTAG e SWD. Com o openocd e outros projectos do género começamos a conseguir ter um programador para várias plataformas. Mas por exemplo no tal nRF51822 só mesmo o JTAG da segger é que funciona e têm uma versão lite que só vendem a empresas para vir nos kit de desenvolvimento, custa cerca de 60€ ou algo do género, mas depois a versão para o utilizador final começa numas centenas de euros.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Cypress PSoC a 1$
« Responder #23 em: 11 de Abril de 2014, 19:51 »
E então usar algo deste género
http://www.cypress.com/?rID=92146
Não custa Nenhum fortuna, e parece me que se partir se a board naquele sítio fica se com um programador para outros psoc do género.

Nop, como foi referido noutro lado, esse psoc tem um bootloader, essa placa á parte é apenas usb-serial, até tem lá no silk, rx e tx.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Cypress PSoC a 1$
« Responder #24 em: 11 de Abril de 2014, 20:06 »
Olha metro, eu preferia que fosse o core a mudar. Uns pequenos ajustes na sintaxe de handling de interrupçõoes e o programa C estava pronto a bombar noutro chip. Já com mudanças nos periféricos...

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: Cypress PSoC a 1$
« Responder #25 em: 11 de Abril de 2014, 21:04 »
E então usar algo deste género
http://www.cypress.com/?rID=92146
Não custa Nenhum fortuna, e parece me que se partir se a board naquele sítio fica se com um programador para outros psoc do género.

Nop, como foi referido noutro lado, esse psoc tem um bootloader, essa placa á parte é apenas usb-serial, até tem lá no silk, rx e tx.

Agora um pouco offtopico:
Nesse link diz:
Citar
This USB-Serial device supports USB-UART, USB-GPIO, USB-I2C, and USB-SPI configurations.
Será que dava para programar um atmega directamte (.hex) por SPI, ja que se costuma programar o bootloader por AVR_SPI. ??

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Cypress PSoC a 1$
« Responder #26 em: 11 de Abril de 2014, 21:15 »
AVR ISP NÃO é simplesmente spi, apesar de os pinos em maior parte dos micros serem os mesmos.
Por 2€ tens um usbAsp do ebay, se tiveres um arduino com bootloader facilmente programas um attiny32313 e fazes um usbAspTiny.
Avr fanboy

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: Cypress PSoC a 1$
« Responder #27 em: 11 de Abril de 2014, 21:46 »
AVR ISP NÃO é simplesmente spi, apesar de os pinos em maior parte dos micros serem os mesmos.
Por 2€ tens um usbAsp do ebay, se tiveres um arduino com bootloader facilmente programas um attiny32313 e fazes um usbAspTiny.

foi so um palpite.

Mas continuando a conversa.
Eu nao me importava de pagar os tal 5€ e qualquer por essa board. Comparando com o arduino que é uma plataforma mt mais cara

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Cypress PSoC a 1$
« Responder #28 em: 13 de Abril de 2014, 02:30 »
Xiiii, a Cypress é uma doida. Têm uma appnote e código C para usar um microcontrolador para gravar código num PSoC 4 através da tal interface SWD que ele suporta (podemos dizer que é como a ICSP ou ISP dos AVR/PIC). O código foi feito para correr num PSoC5LP, mas não deve ser muito dificil de portar para outro micro como um AVR/Arduino... quem é o 1º ;)?

http://www.cypress.com/?rID=81013

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Cypress PSoC a 1$
« Responder #29 em: 13 de Abril de 2014, 11:20 »
PSoC também tem bootloaders usb e I2C que dão muita flexibilidade aos seus chips.