collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Ligar um aparelho a 9V com fonte de bancada improvisada!  (Lida 4167 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Ligar um aparelho a 9V com fonte de bancada improvisada!
« em: 28 de Fevereiro de 2017, 01:43 »
Olá,

Estou a acabar de soldar este menino http://www.jyetech.com/Products/LcdScope/e138.php
Ele precisa de 9V, na minha bancada apenas tenho, através de reguladores de tensão os seguintes valores:

5V, 8V, 10V, 12V, 15V e 20V reguláveis através de um potenciómetro
No 20V reguláveis tenho um potenciómetro de 4K7ohms cuja uma das patas está ligada em paralelo com uma resistência 820ohms. É nesta pata que vou buscar a regulação. As outras duas estão chantadas e ligadas ao negativo.
Não tenho muita confiança neste tensão regulável, porque quando o aparelho puxar corrente talvez passe tudo pela de 820ohms e a mesma aqueça de mais. O que acham?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ligar um aparelho a 9V com fonte de bancada improvisada!
« Responder #1 em: 28 de Fevereiro de 2017, 01:51 »
9V DC (8 - 12V acceptable)
Avr fanboy

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Ligar um aparelho a 9V com fonte de bancada improvisada!
« Responder #2 em: 28 de Fevereiro de 2017, 13:47 »
9V DC (8 - 12V acceptable)

Mas posso confiar nos meus 20V reguláveis?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Ligar um aparelho a 9V com fonte de bancada improvisada!
« Responder #3 em: 28 de Fevereiro de 2017, 14:16 »
Não.
Meter uma resistência/potênciometro em linha com uma fonte não é torná-la regulável, é torná-la perigosa para o que lá ligares.

A solução mais fácil e barata é usar um LM317.



Como é que fizeste com as outras tensões fixas? Que solução usaste para garantir que estão estáveis? Diz tudinho que lá está, incluindo se meteste condensadores...




Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Ligar um aparelho a 9V com fonte de bancada improvisada!
« Responder #4 em: 28 de Fevereiro de 2017, 14:48 »
Não.
Meter uma resistência/potênciometro em linha com uma fonte não é torná-la regulável, é torná-la perigosa para o que lá ligares.

A solução mais fácil e barata é usar um LM317.



Como é que fizeste com as outras tensões fixas? Que solução usaste para garantir que estão estáveis? Diz tudinho que lá está, incluindo se meteste condensadores...

Bem me parecia que esta "tensão regulável de 20V" era do tipo MacGyver  :P

Peguei num carregador de portátil, com saída de 20V, e liguei a uma data de LM. LM7815, LM7808, LM7810 (apesar de no encapsulamento disser "KA7810").
Para obter o regulável fiz com um potenciómetro e uma resistência, ambos em série (enganei-me quando disse em paralelo).

"The LM317 is an adjustable 3–terminal positive voltage regulator
capable of
supplying in excess of 1.5 A over an output voltage range of
1.2 V to 37 V. This voltage regulator is exceptionally easy to use and
requires only two external resistors to set the output voltage. Further, it
employs  internal  current  limiting,  thermal  shutdown  and  safe  area
compensation, making it essentially blow–out proof.
The LM317 serves a wide variety of applications including local, on
card regulation. This device can also be used to make a programmable
output  regulator,  or  by  connecting  a  fixed  resistor  between  the
adjustment and output, the LM317 can be used as a precision current
regulator."


Aplicando um LM137 consigo um componente que tem uma zona de trabalho entre os 1.2V e os 37V. Os condensadores tanto na saída como na entrada não percebo o porque.
A resistência de 240 ohms é da série E24. Para calcular o valor de R2, resistência variável, tenho que aplicar a formula que vem neste datasheet http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/11662/ONSEMI/LM317.html? Se precisar de um Vout de 2V até 30V, iguala Vout igual a 2V e a 30V, aplico 240ohms em R1 e descubro o R2?
Nota: Ainda não pesquisei aplicações do LM317 porque estou a ver se chego lá com os conhecimentos que tenho.  ;)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Ligar um aparelho a 9V com fonte de bancada improvisada!
« Responder #5 em: 28 de Fevereiro de 2017, 15:03 »
Se precisar de um Vout de 2V até 30V, iguala Vout igual a 2V e a 30V, aplico 240ohms em R1 e descubro o R2?
Se queres regulável, calculas para os 2 extremos e metes um potênciometro que os cubra.
Dica: Consegues aumentar o valor mínimo de um potenciómetro (0 Ohm) metendo uma resistência em série  (DUUUH!) :P


Vou juntar isto:
Citar
Os condensadores tanto na saída como na entrada não percebo o porque.

Com isto:
Citar
Nota: Ainda não pesquisei aplicações do LM317 porque estou a ver se chego lá com os conhecimentos que tenho.  ;)

E digo-te: Lê as datasheets dos 78xx e do LM317 a ver se diz lá alguma coisa sobre condensadores, e procura noutros sites porque raio é que me deu na telha perguntar se meteste condensadores (não és só tu, é mal geral de quem está a aprender).

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Ligar um aparelho a 9V com fonte de bancada improvisada!
« Responder #6 em: 28 de Fevereiro de 2017, 15:09 »
Se precisar de um Vout de 2V até 30V, iguala Vout igual a 2V e a 30V, aplico 240ohms em R1 e descubro o R2?
Se queres regulável, calculas para os 2 extremos e metes um potênciometro que os cubra.
Dica: Consegues aumentar o valor mínimo de um potenciómetro (0 Ohm) metendo uma resistência em série  (DUUUH!) :P
Já me lembro o porque de uma resistência de 820ohms em série com o potenciómetro. É para quando o potenciómetro estiver a zero não exista um curto circuito. Assim cai tudo na resistência.

Vou juntar isto:
Citar
Os condensadores tanto na saída como na entrada não percebo o porque.

Com isto:
Citar
Nota: Ainda não pesquisei aplicações do LM317 porque estou a ver se chego lá com os conhecimentos que tenho.  ;)

E digo-te: Lê as datasheets dos 78xx e do LM317 a ver se diz lá alguma coisa sobre condensadores, e procura noutros sites porque raio é que me deu na telha perguntar se meteste condensadores (não és só tu, é mal geral de quem está a aprender).

Challenge accept  :) ;)