collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: DÚVIDA SOBRE INTEGRADO ICM7216DIPI  (Lida 18001 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline bino

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 43
Re: DÚVIDA SOBRE INTEGRADO ICM7216DIPI
« Responder #15 em: 16 de Maio de 2013, 23:25 »
Obrigado, dropes pelo esclarecimento. Quanto ao cristal o que eu quis dizer é se devo colocar um do mesmo valor, já que o integrado é um pouco diferente.

Bino

Offline bino

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 43
Re: DÚVIDA SOBRE INTEGRADO ICM7216DIPI
« Responder #16 em: 26 de Maio de 2015, 00:52 »
Boa noite.

Peço desculpa por ter ido "desenterrar" este tópico que tem mais de dois anos, mas, acontece, que só agora acabei de fazer a montagem. Ainda nem fiz a caixa nem liguei nada à entrada para testar, só liguei à corrente e verifiquei que no momento em que se liga, acendem alguns dígitos, mas imediatamente apagam-se e ficam acesos só os três primeiros dígitos, marcando 000, ao contrário do que eu imaginava, pois, pensava que acendiam todos os oito dígitos a 0, sem sinal de entrada, claro. Mas eu acho que é mesmo assim, o resto só acendem quando necessário, por exemplo 1000Khz. cheguei a esta conclusão pelo seguinte: se eu ligar o pino 14 (range) por uma resistência ao comum do dígito 1, acende um 0, se ligar ao dígito 2, acende 00, se ligar ao dígito 3, tal como está no esquema, acende 000, se ligar ao dígito 4, acende 0000.

O problema está agora em calibrar o "dito cujo". No texto do site, diz que basta ligar outro frequencímetro nos terminais do cristal e rodar o trimmer até se ler 10Mhz. Como não tenho outro frequencímetro, lembrei-me de injetar na entrada uma frequência conhecida (por exemplo os 50Hz da rede) e rodar o trimmer até ler esse valor dividido por 10 no display. Será que dá?

Obrigado.

Bino.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: DÚVIDA SOBRE INTEGRADO ICM7216DIPI
« Responder #17 em: 26 de Maio de 2015, 01:14 »
O problema está agora em calibrar o "dito cujo". No texto do site, diz que basta ligar outro frequencímetro nos terminais do cristal e rodar o trimmer até se ler 10Mhz. Como não tenho outro frequencímetro, lembrei-me de injetar na entrada uma frequência conhecida (por exemplo os 50Hz da rede) e rodar o trimmer até ler esse valor dividido por 10 no display. Será que dá?
Provavelmente sim. Não sei qual é a tolerância dos 50Hz da rede mas deve ser pequena. Faz isso de madrugada, que deve haver menos carga na rede (menos distorção da sinusóide).
Terias muito mais precisão era se ligasses os 50Hz directamente ao chip, que assim ele tem um valor não dividido por 10 e podes afinar "ao décimo de Hz" em vez de "ao Hz" - pode é a tolerância da frequência da rede ser maior que o décimo de Hz (+/-0.1%) e aí já não fazer diferença. Só tens que ter cuidado com a tensão que lá metes.

Eu acho curioso eles dizerem para se ligar um frequêncimetro ao cristal. Isto provavelmente vai alterar a capacidade que o cristal vê e isso deturpa o ajuste feito, por isso esse método de meter uma frequência conhecida e ajustar até é melhor.

Dizem que a resolução do circuito é 10us, mas pela datasheet do chip deve ser 1us. Mas a versão "D" que estás a usar (o circuito tem a versão "B") aparentemente não mede períodos, só frequência.
« Última modificação: 26 de Maio de 2015, 01:40 por Njay »

Offline bino

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 43
Re: DÚVIDA SOBRE INTEGRADO ICM7216DIPI
« Responder #18 em: 26 de Maio de 2015, 15:36 »
Boa tarde.

Obrigado, Njay, pela informação.

Isso de ligar a frequência diretamente à entrada do ICM7216D se calhar até é melhor, pois, lê-se o valor real. Como o CI dá para medir frequências até 10Mhz, eu estava a pensar ligar aí as entradas para medir até esse valor e utilizar as entradas do 11C90 para frequências acima de 10Mhz.
Quanto à tensão a ser aplicada, tenho de inventar qualquer coisa para a reduzir.

De facto a versão D deste CI não dá para medir períodos.

Bino.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: DÚVIDA SOBRE INTEGRADO ICM7216DIPI
« Responder #19 em: 26 de Maio de 2015, 16:05 »
Porque não agarrar no portatil/fixo/telemovel e usar um dos mil e um programas para gerar sinais?
Assim tens frequencia e amplitude variaveis até certos limites, e está á "mão".
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]

Offline bino

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 43
Re: DÚVIDA SOBRE INTEGRADO ICM7216DIPI
« Responder #21 em: 30 de Maio de 2015, 23:39 »
Boa noite a todos.

Obrigado, Senso e Hugu. Não tenho arduino.

Fiz uma experiência assim: liguei ao secundário de um transformador de 12V uma resistência de 1k e série com um potenciómetro para poder dosear a tensão de entrada, mas não obtive os resultados pretendidos, pois, só a partir de uns 600mV é que começavam a aparecer uns números, mas instáveis, por exemplo: 5,7,6,10.

No texto do site diz que a sensibilidade de entrada para onda sinosuidal é de 350mV PP e 500mV PP para onda quadrada. Qual será o nível máximo de tensão que poderei aplicar sem danificar o circuito?

Vou fazer um oscilador com um NE555 para ver como se comporta em onda quadrada.

Bino. 

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: DÚVIDA SOBRE INTEGRADO ICM7216DIPI
« Responder #22 em: 31 de Maio de 2015, 00:14 »
"...Fiz uma experiência assim: liguei ao secundário de um transformador de 12V uma resistência de 1k e série com um potenciómetro para poder dosear a tensão de entrada..."
Não ardeu?

Offline bino

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 43
Re: DÚVIDA SOBRE INTEGRADO ICM7216DIPI
« Responder #23 em: 04 de Junho de 2015, 11:51 »
Bom dia.

Peço desculpa de só agora responder, Nuno. Não ardeu. Repare, que eu não injetei os 12V diretamente na entrada. Eu liguei entre os terminais do secundário do transformador, uma resistência em serie com um potenciómetro, e nos terminais do potenciómetro é que fui obtendo a tensão de entrada, sempre com o multímetro ligado para verificar a sua amplitude.

Bino.