collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: SmarTracker  (Lida 52761 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
SmarTracker
« em: 28 de Maio de 2009, 21:40 »
    Apresentação do Projecto

    Há cerca de ano e meio foi-me roubado um Fiat Uno que contava com 16 primaveras. Desde então nunca mais o vi.  >:(
    Embora estivesse todo "escafiado" ainda servia muito bem para as voltinhas do dia-a-dia. ;D
    Nem imaginam o que senti quando me roubaram o dito. :'(
    Desde então já instalei um alarme na minha "voiture", no entanto trata-se de um alarme básico que só faz barulho. ;)
    Depois de consultar umas quantas páginas aqui na web decidi que iria fazer algo bem melhor, mas na vertente "low-cost".  8)


    Sempre que puder vou mostrando a evolução do projecto.
    Quem tiver algumas dicas, ideias ou "bitaites" que os vá colocando aqui no fórum. Pode ser que dê uma ajuda !!!

    Objectivos

    Fase 1
    • Enviar e receber dados entre o arduino e o telemóvel - Concluído
    • Receber dados no arduino do módulo gps - Concluído
    • Enviar e receber dados entre o arduino, módulo gps e telemóvel - Concluído

    Fase 2
    • Ligar display LCD - Concluído
    • Mostrar no display localização (Lat, Lon) - Concluído
    • Enviar sms em modo de texto - Concluído
    • Enviar sms com posição quando recebe uma chamada - Concluído
    • Enviar email com mapa (gmaps) da posição onde se encontra - Em estudo
    • Escolher as opções através de um menu, visualizando no display LCD e keypad do telemóvel - Concluído

    Fase 3
    • Enviar sms em formato PDU - Em estudo
    • Enviar e receber dados de acelerómetro
    • Envia sms em caso de pancada
    • Aviso de saída de uma zona pré-delimitada - Em estudo

    Fase 4
    • Redução do consumo de energia
    • Imobilização da viatura através de sms

    Fase 5
    • Execução de PCB com todos os componentes do projecto, c/ ATMEGA8 ATMEGA168


    Componentes

    Utilizados até ao momento:
    • Arduino diecimila
    • Módulo GPS EM-410
    • Antena MMCX para GPS
    • Telemóvel Sony Ericsson T290i
    • Display LCD 16x2
    • Placa de acrílico
    • Cabos, fios e parafusos

    Em processo de aquisição:
    • Acelerómetro ou nunchuck
    • Relés
    • Botões


    Estado do projecto

    Fase 1 - 100% Concluída
    Este foi o meu primeiro projecto, a primeira vez que mexi num arduino e a primeira vez que programei em C.
    Tenho algumas bases em basic, preferia que pudesse programar o arduino em basic, seria tudo mais fácil.
    Apesar de ter tido algumas dificuldades iniciais consegui concluir esta fase com sucesso. Inclusivé já consegui oerceber que o C não é tão diferente do basic como eu pensava

    Fase 2 - 90% Concluída
    Ao iniciar esta fase tive conhecimento que era possível programar o arduino com Bascom, que no fundo é uma linguagem muito parecida com o basic. Após várias tentativas falhadas lá consegui utilizar o Bascom, e sinceramente, agora já não quero outra coisa.

    Fase 3 - 0 % Concluída

    Fase 4 - 0 % Concluída

    Fase 5 - 0 % Concluída



    Fotos e Videos



    [/list]
    « Última modificação: 26 de Agosto de 2009, 12:01 por kast »
    Os electrões são nossos amigos !!! :D

    Offline metRo_

    • Administrator
    • Mini Robot
    • *****
    • Mensagens: 3.753
    Re:Alarme auto "low-cost" com localização por GPS e aviso por sms
    « Responder #1 em: 28 de Maio de 2009, 21:45 »
    Estas a usar que telemovel?
    É que por exemplo eu já li e enviei mensagens pelo hiperterminal do windows com um telemóvel nokia ligado a este mas nunca tentei ligar ao arduino, porque o telemóvel está ligado ao pc por USB e depois tem é tipo uma porta com virtual, e neste caso lia as mensagens em text não estavam em pdu.

    Offline amando96

    • Mini Robot
    • *
    • Mensagens: 1.631
    • MAC address? But I have windows...
      • Projects, News, Blog, Tutorials
    Re:Alarme auto "low-cost" com localização por GPS e aviso por sms
    « Responder #2 em: 28 de Maio de 2009, 22:26 »
    provavelmente podes patentealo e vender, conheço uma mao chei de pessoas que quer muito um destes, quando pesa, e as dimensoes?

    Offline kast

    • Mini Robot
    • *
    • Mensagens: 868
    Re:Alarme auto "low-cost" com localização por GPS e aviso por sms
    « Responder #3 em: 28 de Maio de 2009, 22:33 »
    Obrigado pela atenção pessoal, mas não pretendo comercializar, só quero mesmo fazer um alarme jeitoso.
    O telemóvel que tenho neste momento e que comprei para este fim é um sony ericsson T230, uma vez que tem saidas ttl e não é preciso nenhum conversor.

    Quanto a dimensões, vai ser pequeno, é só o tamanho do arduino com um chip de gps e o telemovel.

    Apesar de já ter um chip de gps, pretendia comprar outro pela net, e até encontrei um barato e com o chip sirf star III.
    Vejam aqui:

    http://www.sectron.eu/products/31-gps-leadtek/32-gps-module/707-gps-lr9101lp-module-leadtek.html

    Alguém me sabe dizer se vale a pena comprar este modulo ?

    kast
    Os electrões são nossos amigos !!! :D

    Offline msaleiro

    • Mini Robot
    • *
    • Mensagens: 691
      • Blog
    Re:Alarme auto "low-cost" com localização por GPS e aviso por sms
    « Responder #4 em: 28 de Maio de 2009, 22:55 »
    Citar
    rovavelmente podes patentealo e vender, conheço uma mao chei de pessoas que quer muito um destes, quando pesa, e as dimensoes?

    lol, não pode patenteá-lo coisa nenhuma que este tipo de dispositivos já existem há anos.. são chamados de trackers GPS. Procurem que vão encontrar montes deles.. o inconveniente é que geralmente estão associados a um serviço, ou seja, tem uma mensalidade que tem que ser paga à empresa que o vende, pelas comunicações sms. Com uma boa procura também encontram trackers independentes. Acho que na sparkfun há um...

    kast.. É um projecto muito interessante.. também ando a ver se faço um mas ainda estou na fase de aquisição de componentes.. o módulo GPS já o tenho e o módulo GSM está neste momento parado na alfandega.. :(  O módulo GPS mais o módulo GSM ficou-me por menos de 30 euros já com portes incluídos ;) Só espero que os gajos da alfandega n se armem em chulos..
    Quanto ao projecto deixo-te aqui uma pequena informação na qual deves pensar afim de evitares chatices.. Depois de fazeres tudo testa bem o consumo e os modos de sleep dos componentes (aqueles que tiverem esses modos).. porque se fores ligar à bateria do carro arriscas-te a um dia chegar ao carro e não teres bateria.. principalmente tendo em conta que vais estar a usar um arduino que tem um regulador linear (eficiência na ordem dos 50%, ou seja, 50% de energia desperdiçada), um telemóvel que vai manter determinados recursos ligados desnecessariamente e quanto ao GPS não sei.. Pode ser dificil de acontecer, mas se por alguma razão deixares o carro parado uns dias podes ficar sem bateria no carro..
    msaleiro - Mário Saleiro
    UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
    http://thebitbangtheory.com

    Offline delphi

    • Mini Robot
    • *
    • Mensagens: 217
    Re:Alarme auto "low-cost" com localização por GPS e aviso por sms
    « Responder #5 em: 28 de Maio de 2009, 23:09 »
    Olá

    msaleiro: será que podes indicar quais os componentes compraste (ou os links)?

    Obrigado,
    Delphi
    www.saborapalco.com - Companhia de Teatro Amador
    www.megavaquinha.com - Uma mega aposta no euromilhões de um grupo de mega amigos

    Offline msaleiro

    • Mini Robot
    • *
    • Mensagens: 691
      • Blog
    Re:Alarme auto "low-cost" com localização por GPS e aviso por sms
    « Responder #6 em: 28 de Maio de 2009, 23:16 »
    Foi tudo componentes que encontrei no ebay. Não sei se ainda há mais mas deixo-te aqui a informação para poderes tentar encontrar. O módulo GPS é um módulo da Rockwell e o módulo GSM é um RIM 1802, acho. Se meteres qualquer uma destas palavras no ebay e ainda houver à venda deves encontrar :) Eu ainda não testei nada mas um amigo meu tb mandou vir e diz que funciona bem.. Por enquanto ainda me falta comprar as antenas para ambos os módulos.. mas pelo que vi no ebay tb é barato :)
    msaleiro - Mário Saleiro
    UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
    http://thebitbangtheory.com

    Offline metRo_

    • Administrator
    • Mini Robot
    • *****
    • Mensagens: 3.753
    Re:Alarme auto "low-cost" com localização por GPS e aviso por sms
    « Responder #7 em: 28 de Maio de 2009, 23:41 »
    Por acaso estou interessado em arranjar um modulo gsm ou um telemovel que me permita uma facil ligação ao arduino

    Offline tr3s

    • Administrator
    • Mini Robot
    • *****
    • Mensagens: 811
    • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
    Re:Alarme auto "low-cost" com localização por GPS e aviso por sms
    « Responder #8 em: 28 de Maio de 2009, 23:55 »
    Epa ja "samos" uns quantos então! Eu desde que me iniciei neste mundo que quero fazer uma "coisa" destas! Mas sempre achei os módulos GSM super caros, já os GPS acho que têm um preço aceitável, mas para o preço são fracos. Compensa mais comprar um GPS bluetooth que é bem melhor e custa o mesmo! assim só é necessário um modulo bluetooth que é bem barato e tem mais aplicações!

    Mas pronto dado o número de interessados, no qual eu me incluo, sugiro a quem ja passou pela fase de investigação de material que indique links com informação sobre os dispositivos que recomenda e porquÊ :D

    ;)
    Tr3s
    Daniel Gonçalves

    Offline ricardo-reis

    • Administrator
    • Mini Robot
    • *****
    • Mensagens: 1.338
    Re:Alarme auto "low-cost" com localização por GPS e aviso por sms
    « Responder #9 em: 29 de Maio de 2009, 06:56 »
    :) façam a coisa parecer low-cost que eu alinho.. o tr3s já sabe comé.. :)

    Offline kast

    • Mini Robot
    • *
    • Mensagens: 868
    Re:Alarme auto "low-cost" com localização por GPS e aviso por sms
    « Responder #10 em: 29 de Maio de 2009, 09:48 »
    Caro msaleiro, obrigado pela tua intervenção. Já tinha pensado no problema dos consumos de corrente, e essa situação já consegui resolver, ligando os módulos só mesmo quando eles são necessários.

    Caro metRo_, com o sony ericsson T230 a ligação ao arduíno é feita directamente não é necessário nenhum conversor, uma vez que os sinais deste telemóvel já são TTL.

    Lista de material a utilizar:

    1 arduino (no futuro um arduino feito por mim sem ligações USB ou serial para pc, mais barato e em tamanho mini)
    1 telemóvel sony ericsson T230
    1 Módulo de GPS tirado de uma GPS bluetooth (no futuro um módulo de gps com chip SirfStar III)
    1 Cartão SIM

    Dúvidas

    Qual o melhor tarifário e operadora para o cartão sim (sem carregamentos obrigatorios e sms baratas) ?
    Será que é necessário utilizar o chip Atmega328 ( devido à conversão de pdu em texto) ?
    Alguém arranja uma rotina para converter pdu em texto que consuma pouca sram ?

    kast
    Os electrões são nossos amigos !!! :D

    Offline delphi

    • Mini Robot
    • *
    • Mensagens: 217
    Re:Alarme auto "low-cost" com localização por GPS e aviso por sms
    « Responder #11 em: 29 de Maio de 2009, 10:11 »
    "Alargando" um bocado a ideia inicial, e com um Optimus Tag (ou equivalente de outra rede), em que te oferecem todas as comunicações entre Tags totalmente de borlix, com 10 euros/mês por unidade até consegues um sistema que te monitorize o percurso do carro (ou de vários carros).

    Por ex. envia um sms com as coordenadas a cada minuto para um outro equipamento igual, mas este configurado para receber as mensagens. Este por sua vez regista-as num site, e posteriormente permite a consulta no googlemaps!!

    Isto para uma gestão de frotas era um mimo!
    www.saborapalco.com - Companhia de Teatro Amador
    www.megavaquinha.com - Uma mega aposta no euromilhões de um grupo de mega amigos

    Offline kast

    • Mini Robot
    • *
    • Mensagens: 868
    Re:Alarme auto "low-cost" com localização por GPS e aviso por sms
    « Responder #12 em: 29 de Maio de 2009, 10:21 »
    Delphi, nem de propósito, o tarifário que tenho no meu telemovel é mm o tag.
    Os electrões são nossos amigos !!! :D

    Offline tr3s

    • Administrator
    • Mini Robot
    • *****
    • Mensagens: 811
    • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
    Re:Alarme auto "low-cost" com localização por GPS e aviso por sms
    « Responder #13 em: 29 de Maio de 2009, 11:30 »
    Citar
    1 Módulo de GPS tirado de uma GPS bluetooth (no futuro um módulo de gps com chip SirfStar III)

    Ui o que me foste dizer Kast.... Acho que vou desmanchar o meu este fim de semana...  ;D
    Tr3s
    Daniel Gonçalves

    Offline delphi

    • Mini Robot
    • *
    • Mensagens: 217
    Re:Alarme auto "low-cost" com localização por GPS e aviso por sms
    « Responder #14 em: 08 de Junho de 2009, 17:16 »
    Para quem quiser usar o arduino com um receptor GPS com o protocolo NMEA, este link pode ajudar
    http://www.maartenlamers.com/nmea/
    www.saborapalco.com - Companhia de Teatro Amador
    www.megavaquinha.com - Uma mega aposta no euromilhões de um grupo de mega amigos