collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Utilização de tópicos normais para apresentar produtos  (Lida 7233 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Utilização de tópicos normais para apresentar produtos
« em: 12 de Maio de 2013, 10:04 »
Ora bem,

Continuando, e depois de várias consultas e pesquisas de mercado, optei por comprar o tal formo do Lidl, muito bom
e muito barato !! Bem melhor que os outros da Worten ... gracias Hugu por me teres lembrado do Lidl :)

É um forno de 1300 watts, tem ventoinha interna, luz interna, 4 elementos (resistências) e um preço de 39 euros



A lista de material é muito curta (versão final):
Forno
K Type 100x5mm Probe Thermocouple
SSR 25 Amps
Dissipador para SSR    (opcional)
MAX31855KASA+
CY7C68013A USB Core Board

Custo real os componentes = 67,75 euros

Optei por usar uma board com o controlador USB CY7C68013A que se pode encontrar no Ebay por +- 11 euros.
Esta board tem o CY7C68013A e um uC 8051, vai necessitar de um pequeno firmware e o resto do controle é feito
por software, isto faz com que não seja necessário um LCD nem um teclado/botões e torna o esquema e PCB
muito simples.

É claro que vou ter que escrever o soft que vai comunicar por USB (HID e nada de VCOMs) com o 8051 através do
controlador CY7C68013A da Cypress. A vantagem de ter um PC-SIDE control é que nos permite ter MUITAS mais
possibilidades de criar e armazenar curvas de reflow, ter uma interface gráfica que permita visualizar a curva de
temperatura e ainda a possibilidade de actualizações sem necessidade de alterar o firmware.

Como seria de esperar, um esquema com PC-SIDE control requer um PC ....daaaaaa ;)

Continua ....

Abraços,
PA

Para quem esteja interessado em PSOC's, a Aliatron tem comercializado soluções que se podem ver na nossa Loja Virtual bastando colocar a palavra SOC na pesquisa rápida para as encontrar. Os kits são todos para desenvolvimento e um deles vem com manual de exercícios práticos. Há já algum tempo atrás publiquei aqui neste espaço tutoriais.

PSOC's oferecem grandes vantagens para soluções embebidas, podendo-se encontrá-los em aviões, barcos, veículos, electrodomésticos, e até em sapatilhas Adidas de alta performance.

StarRider

  • Visitante
Re: Um Reflow Oven abaixo dos 100 euros
« Responder #1 em: 12 de Maio de 2013, 11:14 »
Peço a algum do moderadores o favor de apagar o post desse tal  Tayeb que está mesmo acima, é pura spam/publicidade
que nada tem a ver com o tópico !

É uma total FALTA de respeito, uma TOTAL falta de educação ... TOTALMENTE OFFTOPIC , merece uma advertência.

Já enviei uma PM a este senhor e digo aqui publicamente: NÃO ADMITO TAL SITUAÇÃO E A CONTINUAR ESTA ATITUDE
PREVEJO FUTUROS PROBLEMAS  !

Obrigado,
PA


« Última modificação: 12 de Maio de 2013, 12:02 por StarRider »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Um Reflow Oven abaixo dos 100 euros
« Responder #2 em: 12 de Maio de 2013, 15:41 »
@starrider: lol n é preciso ser tao radical!

o topico n é exclusivamente teu, o forum LR pertence a todos e o sr tayeb apenas deu uma sugestao.. se fosse assim e se eu fosse ou tivesse ligado à lidl, tb me estarias a incriminar por fazer publicidade gratuita aos fornos da lidl! por isso calma e toca a trabalhar no forno!  8)


Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Um Reflow Oven abaixo dos 100 euros
« Responder #3 em: 12 de Maio de 2013, 16:25 »
@starrider: lol n é preciso ser tao radical!

o topico n é exclusivamente teu, o forum LR pertence a todos e o sr tayeb apenas deu uma sugestao.. se fosse assim e se eu fosse ou tivesse ligado à lidl, tb me estarias a incriminar por fazer publicidade gratuita aos fornos da lidl! por isso calma e toca a trabalhar no forno!  8)

Obrigado pela sua intervenção Hugu. A minha intervençâo foi só também para realçar o que são os PSOCs e que não é necessário ir ao Ebay para conhecer a tecnoligia e que uma empresa em Portugal os promove e facilita a aquisicäo. Jâ agora procurei no Ebay e não encontrei ninguém a vender PSOCs a preços täo baixos. Ao membro que se irritou com a minha intervenção sugiro que leia os tutoriais que aqui publiquei no passado sobre os PSOCs e que aprenda a respeitar oputros para ser respeitado.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Um Reflow Oven abaixo dos 100 euros
« Responder #4 em: 12 de Maio de 2013, 19:48 »
Boas novamente,

Continuando com o que realmente interessa, , aproveitei a manha de hoje
para tirar um par de horas e dar mais um seguimento neste desafio.

Como já foi mencionei logo no primeiro post, a ideia é criar um formo pelo
mais baixo custo possível, mas sem comprometer o desempenho do mesmo.

Em relação á breakout board para o CY7C68013A, aqui fica um link para
a mesma no Ebay pela singela quantia de  7,70 euros, já com portes
(em especial para todos os "descrentes" out there ;) )
CY7C68013A Breakout

... aproveito também para esclarecer que a programação do CY7C68013A
quer para RAM quer para a EPROM externa é feita por USB sem necessidade
de qualquer programador, o software terá as rotinas necessárias para
efectuar o upload do firmware. 

Depois do primeiro contacto com o forno, penso que a melhor opção é manter
toda a funcionalidade do mesmo e controlar a temperatura substituindo o
termostato pelo relay (SSR):






Continua ....

Abraços,
PA

A porta USB é para controlo e nâo para programar. É um breakout USB para aplicações USB. Fico atento para ver o que consegue fazer. Já agora se estiver interessado publiquei aqui uma aplicação com DS1820 e LCD e PSOC.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Utilização de tópicos normais para apresentar produtos
« Responder #5 em: 13 de Maio de 2013, 11:10 »
Acho repugnate a intervenção do moderador em remover a minha intervenção. As empresas tugas do ramo das tecnologias não são nenhuma cambada de salteadores. A intervenção era para explicar que não é preciso ir ao Ebay para adquirir PSOCs. Acho também inacreditável que se possam adquirir soluções PSOCs por mais ou menos 11€. Só o programador custa muito mais.

Fui eu que apaguei as mensagens relativas a esse assunto, pois a mensagem postada pelo utilizador apresentava a empresa e o assunto PSOCs era quase secundário, aliás o link inserido no post era para a página principal e não directo ao produto. Se pretender continuar com esta discussão e perceber como deveria ter procedido com o post, podemos criar outro tópico para essa discussão.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Utilização de tópicos normais para apresentar produtos
« Responder #6 em: 01 de Junho de 2013, 06:25 »
Acho repugnate a intervenção do moderador em remover a minha intervenção. As empresas tugas do ramo das tecnologias não são nenhuma cambada de salteadores. A intervenção era para explicar que não é preciso ir ao Ebay para adquirir PSOCs. Acho também inacreditável que se possam adquirir soluções PSOCs por mais ou menos 11€. Só o programador custa muito mais.

Fui eu que apaguei as mensagens relativas a esse assunto, pois a mensagem postada pelo utilizador apresentava a empresa e o assunto PSOCs era quase secundário, aliás o link inserido no post era para a página principal e não directo ao produto. Se pretender continuar com esta discussão e perceber como deveria ter procedido com o post, podemos criar outro tópico para essa discussão.

Caro moderador metRo_,

Não pretendo a abertura de novo tópico. Se me permite, depois de o metRo_ ler a minha resposta pública, pode apagá-la.

É regra de boa etiqueta notificar o autor do post, neste caso eu antes de apagar. Sou um antigo membro do espaço, e creio eu que mereço o respeito, em especial quando houve uma reação " violenta" do autor original do post, que pelo que aparenta que quando inicia aqui um post pensa que é o dono do tópico e que pelo menos foi essa a reação dele quanto ao meu post.

Não compreendo porque o assunto PSOC era secundário se se pretendia controlar o reflow com uma placa proprietária de aplicações de interface USB em que de facto o produto principal é o PSOC e não o microcontrador 8051. Partilhei aqui no passado artigo de como se pode controlar temperatura com PSOC.

Creia-me que a minha empresa não necessita deste espaço para vender o que quer que seja. Nem é o meu desejo vender o que quer que seja fazendo publicidade indirecta.

É relevante que se diga reiterando sobre o que escreví que a minha empresa não é nenhuma cambada de salteadores, cujo dono (eu) aqui aparece para procurar vítimas. Abracei o projeto Lusorobótica pelo serviço à comunidade de língua portuguesa nos assuntos relevantes e actuais de microcontroladores, sensores, etc. Estimo a amizade que nutro pelo Tiago Rodrigues que teve o grande mérito de criar este espaço que é para todos nós.

Com o devido respeito, mesmo que a minha intenção era vender produtos que a minha empresa comercializa, não acho que é um pecado original. Pelo contrário, acho que é importante que se saiba que há tugas que fornecem materiais e que dão a cara!

Bem haja metRo_ !

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Utilização de tópicos normais para apresentar produtos
« Responder #7 em: 01 de Junho de 2013, 12:12 »
Não vi o post que foi apagado, e nem querendo arranjar aqui a 3ª Guerra Mundial, se o Hugo pode fazer publicidade e meter links a torto e a direito, porque é o que Tayeb tambem não o pode fazer?
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Utilização de tópicos normais para apresentar produtos
« Responder #8 em: 01 de Junho de 2013, 12:31 »
Não vi o post que foi apagado, e nem querendo arranjar aqui a 3ª Guerra Mundial, se o Hugo pode fazer publicidade e meter links a torto e a direito, porque é o que Tayeb tambem não o pode fazer?

Já tens os posts aí em cima sendo o post em questão este:
Citar
Para quem esteja interessado em PSOC's, a Aliatron tem comercializado soluções que se podem ver na nossa Loja Virtual bastando colocar a palavra SOC na pesquisa rápida para as encontrar. Os kits são todos para desenvolvimento e um deles vem com manual de exercícios práticos. Há já algum tempo atrás publiquei aqui neste espaço tutoriais.

PSOC's oferecem grandes vantagens para soluções embebidas, podendo-se encontrá-los em aviões, barcos, veículos, electrodomésticos, e até em sapatilhas Adidas de alta performance.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Utilização de tópicos normais para apresentar produtos
« Responder #9 em: 01 de Junho de 2013, 13:57 »
Não vi o post que foi apagado, e nem querendo arranjar aqui a 3ª Guerra Mundial, se o Hugo pode fazer publicidade e meter links a torto e a direito, porque é o que Tayeb tambem não o pode fazer?

Já tens os posts aí em cima sendo o post em questão este:
Citar
Para quem esteja interessado em PSOC's, a Aliatron tem comercializado soluções que se podem ver na nossa Loja Virtual bastando colocar a palavra SOC na pesquisa rápida para as encontrar. Os kits são todos para desenvolvimento e um deles vem com manual de exercícios práticos. Há já algum tempo atrás publiquei aqui neste espaço tutoriais.

PSOC's oferecem grandes vantagens para soluções embebidas, podendo-se encontrá-los em aviões, barcos, veículos, electrodomésticos, e até em sapatilhas Adidas de alta performance.

Diga-se que o objetivo do projeto é o controlo de um forno. Em primeiro lugar tecnicamente parece ser muito dificil controlar o forno com uma placa com PSOC escolhida do Ebay. Um projeto desses se não é para "chips" fritos não pode ser do tipo ON-OFF.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Utilização de tópicos normais para apresentar produtos
« Responder #10 em: 01 de Junho de 2013, 14:29 »
Aqui a questão que temos que discutir e para tentar chegar a um consenso é perceber até que ponto este seu comentário, ou outros semelhantes de outros utilizadores, são ou não maus para o forum, pelo menos na secção errada.
A questão do PSOC servir ou não o proposito sugiro que se discuta no tópico apropriado.

Citar
Para quem esteja interessado em PSOC's, a Aliatron tem comercializado soluções que se podem ver na nossa Loja Virtual bastando colocar a palavra SOC na pesquisa rápida para as encontrar. Os kits são todos para desenvolvimento e um deles vem com manual de exercícios práticos. Há já algum tempo atrás publiquei aqui neste espaço tutoriais.

PSOC's oferecem grandes vantagens para soluções embebidas, podendo-se encontrá-los em aviões, barcos, veículos, electrodomésticos, e até em sapatilhas Adidas de alta performance.
Neste seu post, a ideia com que fico é que o Tayeb veio aqui dizer que a sua loja comercializa PSOC's, não trouxe nada de novo ao tópico.

Citar
Diga-se que o objetivo do projeto é o controlo de um forno. Em primeiro lugar tecnicamente parece ser muito dificil controlar o forno com uma placa com PSOC escolhida do Ebay. Um projeto desses se não é para "chips" fritos não pode ser do tipo ON-OFF.
Este post sim, o Tayeb indica a sua opinião sobre o PSOC e que se calhar não é uma boa solução para o projecto.

Se o Tayeb vende na sua loja um kit de desenvolvimento, com as características necessárias para o projecto, acho que poderia ter simplesmente indicado que havia uma solução mais barata que a do ebay, neste caso a sua. Neste caso limitou-se a dizer que vendia PSOC's sem com isso adicionar, na minha opinião, nada de util ao tópico.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Utilização de tópicos normais para apresentar produtos
« Responder #11 em: 01 de Junho de 2013, 23:34 »
A minha intervenção era subtil de que não é necessário ir ao estrangeiro adquirir um produto, num projeto quiçá revelado agora com falhas.

Podem-se adquirir componentes até quase oferecidos. Não tenho nenhuma intenção de competir com Ebay, nem era minha intenção vender um PSOC por menos de 11€.

De qualquer não invalida a necessidade de avisar o suposto violador do tópico (eu) de que estava ser off tópico. Já agora publique a reação do iniciador do tópico a pedir a viva voz a sua intervenção.


Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Utilização de tópicos normais para apresentar produtos
« Responder #12 em: 03 de Junho de 2013, 11:24 »
Isto ainda continua?

Sempre evitamos ter o fórum cheio de regras e restrições tomo existem por ai muitos que parece que nos estamos a entrar em zonas militares e sempre soubemos encontrar o meio termo.

Vamos todos aprender com este episódio e deixa-lo para o passado.

Continuaremos a deixar da responsabilidade de cada um a imagem que quer fazer da sua pessoa, e sempre achei que publicidade quando contextualizada continua a ser informação de qualidade que pode interessar quer ao autor do tópico quer aos leitores do mesmo.

Em relação ao tópico em concreto, sem dúvida que há formas mais baratas, e mais produtivas de começar nos PSoCs e pode fazer confusão a algumas pessoas como o Tayeb que se complique uma plataforma que se rege pela simplificação e baixo custo continuar a ser vista como algo complexo e caro. Talvez também por vocês não conhecerem melhor o Tayeb o tenham julgado mal, mas quando o começarem a conhecer melhor, vão reconhecer o que tem feito pela robótica em Portugal, tanto nível comercial, como e principalmente a nível pedagógico.

Sem dúvida que PSoC ainda tem muito para crescer, principalmente na massificação da informação.

Temos que começar a pensar nesse desafio que o Tayeb me colocou à uns anos de começarmos a escrever um livro de PSoC, talvez seja o caminho para ajudar a desmistificar esta plataforma tão rica e simples.

Em relação ao tópico, podemos deixa-lo morrer? ;)

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Utilização de tópicos normais para apresentar produtos
« Responder #13 em: 03 de Junho de 2013, 12:10 »
Sobre os PSOCs não há dúvida que há soluções mais baratas mas não a que vimos enunciada no artigo porque a solução não tem memória flash e o objetivo de aceder o 8051 não é facilmente exequível. Talvez um 8051 programável fosse uma solução ainda mais barata se o inciador do tópico consegue arranjar um programador. Sem programador a solução mais barata reside num micorcontrolador com bootloader. Um forno para o efeito pretendido deve ter controlo mais sofisticado do que simples ON-OFF.

A solução de reflow mais barata e que funciona é que li há tempos no seguinte link:

http://circuitcellar.com/featured/smd-stencil-reflow-soldering-tutorial-on-eevblog/

Ainda acho que se deve escrever um livro sobre PSOCs e o desafio mantém-se.

Acho que sim que o tópico merece ser fechado. Chateei-me imenso com a maneira como a reclamação do iniciador do tópico reclamou e moderador metRo_ o deu razão removendo a minha intervenção. Mas acalmei-me logo e até tentei discutir o assunto.


Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Utilização de tópicos normais para apresentar produtos
« Responder #14 em: 03 de Junho de 2013, 12:54 »
Ainda em relação ao reflow, já fiz algumas coisas com vitrocerâmico que ficaram bastante boas.

  • Aplicar pasta de solda na PCB
  • Colocar componentes no sítio com pinça
  • Colocar papel de alumínio de cozinha sobre placa vitrocerâmica para distribuir mais uniformemente a temperatura evitando danificar PCB
  • Colocar PCB em cima do papel de alumínio
  • Aquecer lentamente a placa vitrocerâmica e com termonetro laser ir controlando temperatura quer do papel de alumínio quer da PCB
  • Assim que atinge temperatura de solda, vemos o flux a derreter e a solda também, deixar mais 1~2 segundos para fazer uma boa soldadura e puxar papel de alumínio para fora da placa vitrocerâmica

Forma simples e barata para fazer algumas soldaduras sem ter grande material para o efeito.

Claro que é melhor um forno devidamente controlado.