collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Arduino deixou de funcionar  (Lida 12143 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Rui

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Arduino deixou de funcionar
« em: 03 de Agosto de 2009, 17:59 »
Boa tarde ,

Andava aqui a brincar com um ventoinha de computador usando um MOSFET e PWM para controlar a velocidade de rotação. Tinha ligado um transformador de 12V e 1A com centro positivo e tudo estava a funcionar bem.
Passado um bocado fiz umas alterações ao código (nada de especial, mudei so o tempo de delay), desliguei o transformador, liguei o cabo USB, compilei o código e quando fiz o upload deu-me os seguintes erros:
avrdude: stk500_getsync(): not in sync: resp=0x00
avrdude: stk500_disable(): protocol error, expect=0x14, resp=0x51

Já tentei em 2 computadores diferentes e dá-me sempre o mesmo erro.
Quando é ligada, seja por transformador externo ou por USB, liga-se a LED PWR e piscam as LEDs TX e RX três vezes, a partir daí fica ligada a LED PWR e não faz absolutamente nada.

Será que o bootloader foi apagado por alguma razão ou foi alguma falha de hardware?

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Arduino deixou de funcionar
« Responder #1 em: 03 de Agosto de 2009, 18:10 »
A mim já me deu esse erro e dava porque tinha o arduino em cima de uma superfície condutora lool e na altura andei a pesquisar e havia alguma gente com esse problema. Se entretanto não conseguires parece que só programando novamente o bootloader.

Offline ghostbuster

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re:Arduino deixou de funcionar
« Responder #2 em: 03 de Agosto de 2009, 18:46 »
tenta fazer reset manualmente passado exactamente 3 segundos apos teres carregado em upload

Offline Rui

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Re:Arduino deixou de funcionar
« Responder #3 em: 03 de Agosto de 2009, 19:27 »
Infelizmente não é por estar numa superfície condutora lol. Esá numa mesa de madeira. Também ja dei uma vista de olhos às soldaduras e parece-me estar tudo bem.
Já tentei fazer reset antes de fazer upload e depois, mas não teve qualquer efeito. Mas parece que é realmente um problema do bootloader pois quando faço reset a LED do pino 13 não pisca, nem a embutida, nem usando uma externa.

Vou tentar programar isto.
Que programador sugerem? Algo que não seja muito difícil de construir e não precise de muitas peças de preferência, e se possível que use a porta USB.

Obrigado pela ajuda :)
« Última modificação: 03 de Agosto de 2009, 19:29 por Rui »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Arduino deixou de funcionar
« Responder #4 em: 03 de Agosto de 2009, 19:43 »

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re:Arduino deixou de funcionar
« Responder #5 em: 03 de Agosto de 2009, 21:04 »
já me deu esse erro inúmeras vezes, o mais certo e estar no ''tools > board'' a placa errada, ou uma má connecção do cabo USB. porque agora já nao me dá esse erro.

ás vezes esporadicamente dá, mas pouco.


Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Arduino deixou de funcionar
« Responder #6 em: 03 de Agosto de 2009, 21:58 »
Podes também experimentar uma versão anterior ao mega, por exemplo a 014, pode evitar estes problemas.

Offline Rui

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Re:Arduino deixou de funcionar
« Responder #7 em: 04 de Agosto de 2009, 22:44 »
metRo_:
Obrigado pela sugestão mas acho que vou fazer o de porta paralela já que pode ser usado com o IDE do Arduino.

amando96:
Não é nem uma nem outra, antes fosse lol.

TigPT:
Versão 014 do bootloader, IDE ou dos dois?

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Arduino deixou de funcionar
« Responder #8 em: 05 de Agosto de 2009, 00:28 »
És de queluz certo? fica-me um bocadinho foram de mão, senão oferecia-me para o ver.

Offline Rui

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Re:Arduino deixou de funcionar
« Responder #9 em: 05 de Agosto de 2009, 01:00 »
Sim sou, obrigado de qualquer maneira.
Se for só o bootloader devo conseguir pô-lo a funcionar (espero eu  :D).

PS: Acabaste por não dizer se era a versão 014 do bootloader ou do IDE lol.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Arduino deixou de funcionar
« Responder #10 em: 05 de Agosto de 2009, 01:01 »
Desculpa. Referia-me apenas ao IDE. Se não conseguires avisa que combinamos para mo emprestares ou envias-me por correio ;)

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Arduino deixou de funcionar
« Responder #11 em: 05 de Agosto de 2009, 01:25 »
Não emprestes é que se o problema até agora é só de bootloader o atmega depois vem do TigPT a cantar "Tutti Frutti Summer Love" :D

Offline Rui

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Re:Arduino deixou de funcionar
« Responder #12 em: 05 de Agosto de 2009, 02:09 »
Haha.

Bem, vou mesmo fazer o programamdor de porta paralela.
Vou seguir o esquema que se encontra no site do Arduino:


Se usar resistências de 220 Ohms em vez das de 470 não deve haver problema pois não?
Tenho visto alguns programadores para atmega com resistências de 220 Ohms e vi um que nem usava resistências :O
Penso que seja para evitar que a porta paralela se queime, se 220 não for suficiente vou ver se compro umas de 470 amanhã.

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Arduino deixou de funcionar
« Responder #13 em: 05 de Agosto de 2009, 02:12 »
se eles falam em 470, ao menos, mete duas de 220 em série, k já ficas com 440..

Offline inmotion.pt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 23
Re:Arduino deixou de funcionar
« Responder #14 em: 05 de Agosto de 2009, 04:06 »
Olá Rui,

Dado que já tentaste programar o Arduino noutros computadores e visto que as configurações da porta e modelo do mesmo estão correctas lamento informar-te mas o mais provável é que a porta série do Arduino tenha sido danificada. Se o led pisca 3 vezes significa que o bootloader está OK. Estive a ver o código do bootloader para procurar o significado de piscar o led 3 vezes e o comentário que vem com o código é este. Se fosse o bootloader que estivesse apagado não verias nenhum piscar de led's.

Código: [Seleccione]
/* flash onboard LED three times to signal entering of bootloader */
/* l needs to be volatile or the delay loops below might get
    optimized away if compiling with optimizations (DAM). */

Infelizmente isso significa que provavelmente queimaste a porta série (ou parte) do Atmega. Já tive um problema semelhante e foi causado por uma alimentação de 12V, 1A. No caso em concrecto ouve um contacto acidental entre a alimentação e o conector USB da placa Arduino. Este contacto foi o suficiente para danificar os pinos 0 e 1. Só foi possível apurar o problema ao tentar programar novamente o Atmega.

As boas notícias é que só necessitas de substituir o ATmega e por isso a restante placa do Arduino deverá estar operacional. O ideal para evitar estas situações é usar opto-coupling entre o circuito que estás a controlar e o Arduino. Quando tenho mesmo que ligar alguma alimentação externa e usar o cabo USB evito usar voltagens demasiado elevadas em relação aos normais 5V. Se houver algum contacto acidental entre uma linha de 12V e de 5V o outra linha qualquer do micro poderá resultar na destruição do mesmo. Em geral o Atmega é bastante resistente mas não suporta tensões muito acima da alimentação.

Melhores cumprimentos
Filipe Valpereiro

http://inmotion.pt

Boa tarde ,

Andava aqui a brincar com um ventoinha de computador usando um MOSFET e PWM para controlar a velocidade de rotação. Tinha ligado um transformador de 12V e 1A com centro positivo e tudo estava a funcionar bem.
Passado um bocado fiz umas alterações ao código (nada de especial, mudei so o tempo de delay), desliguei o transformador, liguei o cabo USB, compilei o código e quando fiz o upload deu-me os seguintes erros:
avrdude: stk500_getsync(): not in sync: resp=0x00
avrdude: stk500_disable(): protocol error, expect=0x14, resp=0x51

Já tentei em 2 computadores diferentes e dá-me sempre o mesmo erro.
Quando é ligada, seja por transformador externo ou por USB, liga-se a LED PWR e piscam as LEDs TX e RX três vezes, a partir daí fica ligada a LED PWR e não faz absolutamente nada.

Será que o bootloader foi apagado por alguma razão ou foi alguma falha de hardware?