collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Ligações em Fonte ATX  (Lida 6630 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Ligações em Fonte ATX
« em: 08 de Agosto de 2017, 18:24 »
Boas,

Tenho esta senhora: http://i.ebayimg.com/00/s/MTA2NlgxNjAw/z/PIsAAOSww9xZB1rc/$_57.JPG?set_id=8800005007

Com base nesta imagem: http://www.smpspowersupply.com/connector_atx_pinout.GIF

Pretendo extrair dela os seguintes pinos:

Pino 1 +3.3VDC
Pino 4 +5 VDC
Pino 9 +5VSB
Pino 10 +12V1DC
Pino 14 -12VDC

Para obter os -5V estou a pensar pendurar o 7905 no pino 4. O GND vou buscar a qualquer um dos pino com marca COM.
Para fazer o on/Off vou utilizar o pino 15 e 16.

Pelo que li, o pino 8 (PWR_OK) indica que está tudo ok com os valores na fonte. Por vezes, quando ocorre um curto a fonte vai abaixo. Não sei se esse pino apenas fica ligado quando a fonte está ok ou se desliga em outras situações, para além em casos de curto!

O que acham destas ligações?
Obrigado

[UPDATE]
No que toca a corrente. Pelo o que entendo da chapa de caracteristicas posso obter até 21A no pino 4, certo?
Portanto, em correntes tenho:

Pino 14 -12VDC -> 800mA
Pino 4 +5 VDC -> 21A
Pino 9 +5VSB -> 2 A
Pino 1 +3.3VDC -> 14A

Não percebo é uma coisa! Ela informa que no máximo tem 200W de saída. Mas nos valores +5V e +3.3V apenas posso ter 125W. O que significa que apenas posso obter, no máximo 25A. Certo?
« Última modificação: 08 de Agosto de 2017, 18:30 por edeweld »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Ligações em Fonte ATX
« Responder #1 em: 08 de Agosto de 2017, 21:52 »
Um 7905 para obter tensão negativa a partir de uma positiva? Nunca.

O 7905 terá que ser ligado a uma fonte de pelo menos -8V. Poderá ser ligado à de -12V mas cuidado que ele vai aquecer.

O 7905 é um regulador analógico negativo, entra tensão negativa e sai negativa. A série 79xx tem que ter entradas (de memória) mais negativa pelo menos 3V que a saída.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Ligações em Fonte ATX
« Responder #2 em: 08 de Agosto de 2017, 21:56 »
É possível ligar o 7905 de pernas para o ar ligando a massa da fonte existente à entrada e os +12V ao comum, mas dificilmente algo mais pode ser aproveitado dessa fonte e dificilmente a fonte poderá ficar ligada à terra. É uma, digamos, manobra perigosa. Fuja dela.

Tem aqui um exemplo com um 78xx e um 79xx

« Última modificação: 08 de Agosto de 2017, 22:01 por SerraCabo »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Ligações em Fonte ATX
« Responder #3 em: 08 de Agosto de 2017, 22:08 »
Aqui,

http://www.onsemi.com/pub/Collateral/LM7918-D.pdf

na fig. 4 (dropout voltage) tem o gráfico do valor mínimo de tensão a mais à entrada para obter a nominal à saída. Neste caso parece ser de 2V e não 3 (como afirmei).

Um regulador de -5V tem que ter pelo menos -7V à entrada, um de -12V tem que ter pelo menos -14V à entrada, e assim sucessivamente.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Ligações em Fonte ATX
« Responder #4 em: 08 de Agosto de 2017, 22:09 »
Uauu! Com esta não esperava!  :P
Tinha a ideia que o 7905 permitia a entrada de positiva e invertia. Mas existem algum componente (semicondutor) que faz isso?

Ok, fui ver o datasheet (http://www.hep.upenn.edu/SNO/daq/parts/lm7915.pdf) e vou optar pelo o que disseste. Ligo no +12V e aplico um dissipador!

É possível ligar o 7905 de pernas para o ar ligando a massa da fonte existente à entrada e os +12V ao comum, mas dificilmente algo mais pode ser aproveitado dessa fonte e dificilmente a fonte poderá ficar ligada à terra. É uma, digamos, manobra perigosa. Fuja dela.

Vou fazer essa experiência, para ver o que sai!  ;D
Fiquei curioso e segundo esta image, via datasheet, https://snag.gy/nNDqRI.jpg
Quando dizes que é perigoso qual é a razão?

Obrigado

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Ligações em Fonte ATX
« Responder #5 em: 08 de Agosto de 2017, 22:20 »
O que esta imagem (https://snag.gy/Gq0PMh.jpg) me diz é que: terei uma queda de tensão de 2.1 V com uma corrente de 1A (que será a fornecida?). É isso? Mas este cenário é para qualquer valor negativo com que alimente o 7905?

Citar
na fig. 4 (dropout voltage) tem o gráfico do valor mínimo de tensão a mais à entrada para obter a nominal à saída. Neste caso parece ser de 2V e não 3 (como afirmei).
não percebi esta frase...

Obrigado

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Ligações em Fonte ATX
« Responder #6 em: 08 de Agosto de 2017, 23:09 »
Citar
terei uma queda de tensão de 2.1 V com uma corrente de 1A (que será a fornecida?).

Não. Essa é a voltagem mínima entre a entrada e a saída e corresponde, mais ou manos, àquilo que o 79XX come para ele próprio.

Se for um 7905, para ter -5V à saída tem que ter, pelo menos, -5V-2.1V= -7.1V à entrada. Abaixo disso e ele entra em parafuso.

O 7905 dará -5V e o máximo de -1A se a tensão à entrada for, pelo menos, -7.1V.

Imaginemos que a tensão à entrada é -12V e que ao 7905 é exigido -1A. Ele não terá qualquer dificuldade em entregar os -5V mas aquecerá aproximadamente o valor da diferença entre a entrada e a saída a multiplicar pela intensidade: (-12V-(-5V))x-1 = 7W

Se ele não tiver dissipação suficiente, a intensidade máxima vai baixar e, se mesmo assim ele continuar a aquecer ainda mais ele acabará por, mais ou menos, desligar-se (protecção contra sobrecargas térmicas).


Atenção que ele também tem uma tensão máxima à entrada que, neste caso, é de -25V mas, atenção que tal tensão à entrada gera calor que nunca mais acaba.


« Última modificação: 08 de Agosto de 2017, 23:13 por SerraCabo »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Ligações em Fonte ATX
« Responder #7 em: 08 de Agosto de 2017, 23:18 »
Citar
Mas existem algum componente (semicondutor) que faz isso?

Que eu saiba, só circuitos por comutação.

"Buck-Boost converter: Step up/Step down voltage regulator" ... entre outras tipologias.

Aqui:

http://www.st.com/content/ccc/resource/technical/document/application_note/2a/8c/7f/9e/70/6b/43/62/CD00003910.pdf/files/CD00003910.pdf/jcr:content/translations/en.CD00003910.pdf

pag 4/18.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Ligações em Fonte ATX
« Responder #8 em: 09 de Agosto de 2017, 03:03 »
Placa feita: https://drive.google.com/file/d/0BzJ2AtyPGEWsR21BellqWktSN00/view?usp=sharing

O que acham?

Considerei o 7905 mais os dois condensadores, conforme este esquema: https://snag.gy/ryPsnG.jpg
Vai levar um led entre o pino 12 e 24, para sinalizar tensão e o on/off também foi considerado!

O que acham?

Mais logo respondo ao resto SerraCabo, obrigado

[UPDATE]
Que diâmetro de broca indicam para fazer os furos nisto?
« Última modificação: 09 de Agosto de 2017, 03:21 por edeweld »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Ligações em Fonte ATX
« Responder #9 em: 09 de Agosto de 2017, 07:47 »
Nesta página 12 da datasheet,

http://www.onsemi.com/pub/Collateral/LM7918-D.pdf

Não esquecer isto:

(2) Required for stability. For value given, capacitor must be solid tantalum. If aluminium electronics are used, at least ten times
value shown should be selected. CI is required if regulator is located an appreciable distance from power supply filter.
« Última modificação: 09 de Agosto de 2017, 07:49 por SerraCabo »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Ligações em Fonte ATX
« Responder #10 em: 09 de Agosto de 2017, 10:21 »
Ligar um regulador de -5V aos +12V não faz qualquer sentido, como muito bem disse o SerraCabo:
É possível ligar o 7905 de pernas para o ar ligando a massa da fonte existente à entrada e os +12V ao comum, mas dificilmente algo mais pode ser aproveitado dessa fonte e dificilmente a fonte poderá ficar ligada à terra. É uma, digamos, manobra perigosa. Fuja dela.
Insistir nela porque sim é estupidez.
Parece que nem sequer entendeste que a saída do 7905 vai ficar a +7V(12V-5V) em relação ao Common. Para que raio precisas de +7V?

Se precisas desses -5V isolados(sem usar outras tensões)) mais te vale usar os "+5V" como GND e o "Common" como -5V. Tens o mesmo efeito sem andar a inventar.

Se duvidas de algo do que escrevo, monta numa breadboard e usa um multímetro, mais fácil de confirmar é impossível.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Ligações em Fonte ATX
« Responder #11 em: 09 de Agosto de 2017, 12:07 »
Citar
Se precisas desses -5V isolados(sem usar outras tensões)) mais te vale usar os "+5V" como GND e o "Common" como -5V. Tens o mesmo efeito sem andar a inventar.

Certo.

Mas pode haver (ou não) dois efeitos secundários.

1 - o equipamento a ser alimentado não pode, de forma alguma, estar referenciado à terra ou ser referenciado à terra através de algo como por exemplo um aparelho de medida. Levantar a terra da fonte matulona é perigoso porque a estática que ela desenvolve pode morder bem.

2 - Se alguma coisa correr mal, a fonte matulona despeja um batatal de amperes para dentro do que lá estiver ligado. Se se usar um 7905 a corrente de curto circuito fica muito limitada.

Fiz uma busca no e-bay mas agora não tenho mais tempo. Talvez malta mais habituada a essas buscas encontre um conversor que sirva para, usando os +5V, converter para -5V. O tal "Buck-Boost converter".

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Ligações em Fonte ATX
« Responder #12 em: 09 de Agosto de 2017, 14:50 »
Encontras ICs soltos (principalmente se adicionares por "inverting" na pesquisa), mas módulos népias.

Quanto à corrente de CC ficar limitada com o 7905 mais ou menos. Imaginemos ligado como neste tópico. Se fizeres o curto dos -5V aos 12V da fonte (GND do 7905), sim, a  proteção entra. Mas se fizeres o curto entre o Gnd da fonte (Common) e o gnd dos 7905, que me parece fácil de vir a acontecer, estás a fazer um curto na fonte e o 7905 não entra no barulho. Mas já mais que concordamos que meter um 7905 nos 12V é má ideia e não vale a pena continuar a bater no ceguinho.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Ligações em Fonte ATX
« Responder #13 em: 09 de Agosto de 2017, 18:01 »
Placa feita: https://drive.google.com/file/d/0BzJ2AtyPGEWsR21BellqWktSN00/view?usp=sharing

O que acham?

O link não funciona.
Lembrei-me de ir confirmar um erro que me pareceu que tinha: deves ter decalcado de um desenho num CAD (nada de mal nisso!), mas pareceu-me que te tinhas esquecido de inverter o mesmo, pois pistas/soldas numa placa de face simples ficam por baixo.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Ligações em Fonte ATX
« Responder #14 em: 09 de Agosto de 2017, 18:26 »
Fiz um vídeo sobre isso:


« Última modificação: 09 de Agosto de 2017, 22:42 por SerraCabo »