collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Freakin' Easy  (Lida 3421 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ngoncalves

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 145
    • Thinking Olive Tree
Freakin' Easy
« em: 28 de Abril de 2010, 10:30 »
Recentemente descobri o FEZ, que constitui uma boa alternativa ao Arduino. Baseado num processador mais potente, é também open-source e é programável em dot net. O site refere que a plataforma supporta o Visual Studio Express.

O site do fabricante está aqui: http://www.tinyclr.com/, e aqui um site patrocinado pela Microsoft com projectos para plataformas suportadas pelo dot net: http://www.microframeworkprojects.com/. Embora eu seja um fã incondicional do GCC, tenho que admitir que a Microsoft entrou com o pé direito, e em força, na área dos productos embebidos.
-----
Ambient intelligence, mobile robotics, life. 42
http://www.thinkingolivetree.blogspot.com/

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Freakin' Easy
« Responder #1 em: 28 de Abril de 2010, 11:12 »
Boa alternativa?
O arduino custa 23€ + portes(3.5€ na LR)
a aquele custa 56€ sem portes  :o

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Freakin' Easy
« Responder #2 em: 28 de Abril de 2010, 11:37 »
Mas esse preço pode ser justo visto este ser mais capaz que o Arduino, no entanto não abri a pagina para poder falar muito.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Freakin' Easy
« Responder #3 em: 28 de Abril de 2010, 12:35 »
Na verdade o FEZ é da NXP e não da tinyclr, só um reparo, bem é impressionante é como até num micro-controlador gostam de bloat ware, .net num micro-controlador é começar a pensar em lhe partir as pernas logo de inicio, o C especifico para isso é bastante simples, se conseguem programar um arduino programam em c na boa e o rendimento aumenta em 1000%.
Avr fanboy

Offline ngoncalves

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 145
    • Thinking Olive Tree
Re: Freakin' Easy
« Responder #4 em: 28 de Abril de 2010, 14:59 »
O preço obviamente não é um impedimento. Um atmega168 custa menos de 5€ mas nao vejo niguem a argumentar que o Arduino é caro demais. O Arduino trouxe uma incrível facilidade de programar, em C e utilizando um bootloader. Os PIC's, durante muito tempo, só em assembly e com o programador da microchip. Ou entao utilizar os programadores mais ou menos manhosos que se encontravam na net. Por isso é que o Arduino teve o sucesso que teve (ser open-source também ajudou).

Assim, graças ao dot net, penso que o FEZ tem potencialidades bastante interessantes. Se vai ser um producto de sucesso não sei, mas abre o mundo da computação pervasiva aos cromos que antes estavam limitados ao Visual Studio. Pensem nisto, antes do Arduino quantas pessoas nas áreas do design e artes trabalhava com micro-processadores ? Quantos miúdos do secundário, a começar a aprender a programar iam ler o datasheet do PIC16F para fazer acender um led ?

É estúpidamente rápido e eficiente ? Não, mas o Arduino também não e isso não é um impedimento ao seu sucesso Quem passou noites em branco a programar micro-processadores em assembly, valoriza bastante o Arduino e o FEZ.
-----
Ambient intelligence, mobile robotics, life. 42
http://www.thinkingolivetree.blogspot.com/

Offline Ricardo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 110
Re: Freakin' Easy
« Responder #5 em: 28 de Abril de 2010, 17:21 »
Obrigado pela informação ngoncalves!

Confesso que não conhecia e parece-me realmente muito bom! 
Embora à partida mais caro, o facto de já trazer uma porta usb host e um leitor de sd card, ajuda a diluir a diferença para o arduino.

Eu, que só descobri a existência do arduino há pouco mais de um ano (eu sei... andava distraído…), teria preferido uma plataforma .net, em vez do regresso ao C que já estava algo esquecido, embora neste momento já não faça assim tanta diferença.
Mas para quem quer começar a dar os primeiros passos nesta área, estas plataformas (qualquer uma delas) são fantásticas!

Tomando mais uma vez o meu exemplo, se não conhecesse o arduino nunca me iria imaginar a “soldar” a minha versão do arduino personalizada (atenção que quando digo personalizada, não quero dizer original…)

A grande dúvida poderá ser o suporte/desenvolvimento que uma plataforma à partida mais fechada poderá vir a ter, em relação aos “arduinos” que têm uma base de conhecimentos abismal.

E uma vez que os shields do arduino parecem ser compatíveis com o FEZ domino, acho que vou mesmo comprar um!

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Freakin' Easy
« Responder #6 em: 28 de Abril de 2010, 17:30 »
Na verdade o FEZ é da NXP e não da tinyclr, só um reparo,

Na verdade o FEZ é da tinyclr e não dá NXP.