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Autor Tópico: Printer 3D barata  (Lida 71504 vezes)

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Offline samc

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Re: Printer 3D barata
« Responder #210 em: 01 de Novembro de 2017, 16:21 »
Upgrades ou modificações realizadas

TL;DR
  • Não confiar na mainboard para lidar com as correntes elevadas que são utilizadas na impressora (utilizar fios de maior secção/MOSFETs)
  • Um vidro ou um “autobed leveling” é necessário para compensar o facto da superfície não ser totalmente plana

Conforme já li nalgum sítio qualquer: “quando uma pessoa compra uma Anet A8, não compra uma impressora, mas antes compra um projeto”. Como seria de esperar já fiz alguns upgrades sendo que alguns são altamente recomendados na minha opinião. Deixo aqui a lista de alterações que já realizei:

Conectores e fios com secção maior (talvez AWG 10) nas ligações principais: adicionei um par de fios adicional para alimentar a heatbed e o extruder e deixei os fios originais a alimentar a mainbord; adicionei outro par de fios para alimentar a heatbed e mudei o conector.
Coloquei dois MOSFETs o que parece um pouco overkill quando se olha para a dimensão do dissipador e as características da corrente de cada módulo, mas com MOSFETs da china tem sempre de se desconfiar.
Adicionei um vidro temperado porque a heatbed não é totalmente plana (fiz vários testes com um dial indicator que compravam isso mesmo). Obtive melhores resultados com laca do cabelo do que com cola em stick/baton.
Esta semana chegou uma película para impressoras 3D que colei ao vidro e estou muito satisfeito com os resultados (custou cerca de 2.5 Euros LINK: https://goo.gl/dVFRW7 ) porque funciona muito bem e tenho um método de trabalho mais limpo: não preciso de andar a pulverizar a zona com laca e limpar o vidro depois.
Sistema de ajuste do endstop do eixo Z (criei um sistema para esconder o interruptor na parte de trás de forma ao visual da impressora ficar mais “limpo” - https://www.thingiverse.com/thing:2585978 ).
Molas nas correias para criar alguma tensão.
Sistema de ajuste da correia no eixo X. Não consigo encontrar o link no thingiverse (ver foto) mas está um sistema muito bem pensado e que usa apenas um parafuso para ajustar a tensão da correia.
Adicionei uma pequena ventoinha de 40 mm dentro da fonte de alimentação apenas para prevenir algum sobreaquecimento.
Rolamentos no suporte do filamento para diminuir o ruído.
Abri roscas M4 nos rolamentos do eixo X para poder adaptar acessórios tais como um suporte para um dial indicator ( https://www.thingiverse.com/thing:2599360 ).
Mudei a orientação da heatbed de forma ao conector ficar no lado direito (fiz isso para a impressora ficar mais compacta, porque quando arrumava a impressora não dava para encostar completamente à parede com o conector atrás). Aproveito para dizer que soldar os terminais na heatbed é extremamente difícil: utilizei a ponta maior que tinha no ferro de soldar e regulei a temperatura para 450º C e só consegui ter alguns resultados em conjunto com a pistola de ar quente da estação de soldar. Acabei por desistir e manter o terminal macho original (soldado à heatbed) e coloquei um terminal spade ligar aos dois terminais (não sei o nome em português  :-[ foto: https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/31MPKNpBUhL._SY355_.jpg )


Offline samc

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Re: Printer 3D barata
« Responder #211 em: 01 de Novembro de 2017, 16:22 »
Conclusão
Estou muito satisfeito com esta compra, embora se fosse agora e pudesse esticar o orçamento tentaria ir para um dos novos modelos com a estrutura em alumínio e mais compactas (do género CR10).

Tenciono adicionar alguns suportes em conjunto com varão roscado M8 para aumentar a rigidez da estrutura porque tive de diminuir a velocidade de impressão para minimizar o Z-wobble em peças mais altas. Vou comprar um pequeno isolamento para o extruder para minimizar o efeito da ventoinha de arrefecimento. Também quero alterar a ventoinha do extuder que já começou a ficar muito ruidosa e tem de “levar umas pancadas” de vez em quando. Para já não irei comprar um sensor para nivelamento automático, prefiro alinhar a impressora com o tradicional cartão e evitar que o eixo Z ande constantemente a tentar compensar algum desalinhamento.

Continuo impressionado como é possível as impressoras 3D terem chegado a este preço tão acessível. Nem imagino a que preço elas devem sair de fábrica! É claro que uma estrutura em acrílico fica muito económica, mas a impressora ainda é um objeto pesado e os portes têm de representar uma grande percentagem no preço final.

Na próxima compra na Amazon, queria comprar filamento de ABS para experimentar e para imprimir algumas mais resistentes a temperaturas mais elevadas. Só quando tiver o filamento de ABS é que poderei testar mais devidamente a impressora.

Offline samc

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Re: Printer 3D barata
« Responder #212 em: 14 de Janeiro de 2018, 22:56 »
Atualização do último tópico...

Fiquei admirado com os preços do filamento ABS, para algo que teoricamente devia ser mais económico e que está a cada vez ser menos utilizado, foi difícil encontrar a preços semelhantes ao do filamento PLA (~20€/kg).
Acabei por comprar loja nacional https://www.reprap.pt/ e vou deixar aqui o meu feeback da loja

Feeback da loja Reprap.pt

O preço foi dos mais interessantes que encontrei e oferecem muitas alternativas para envio/pagamento. Como são uma empresa pequena com margens baixas, não se podem dar ao luxo de "oferecer" as comissões do paypal, por isso fiz o pagamento por TB.
O atendimento e suporte online foi excelente. Muita simpatia e rapidez na resposta (mesmo eu tendo sido um "bocado cromo"  :-[ ao fazer umas contas)
Escolhi o envio por chronopost para um ponto pick-up (não tenho tido muito boas experiências com transportadoras a entregar encomendas ao domicílio) e no dia seguinte a fazer a encomenda, fui a levantar sem problemas
A qualidade do produto, não dá para eu avaliar porque não tenho experiência nem base de comparação mas parece-me tudo ok. Têm uma embalagem de cartão personalizado com o nome da loja e vem tudo bem embalado.
O único ponto negativo é na loja online. Têm um site muito limitado mesmo (baseado numa extensão do Joomla mas com uma interface terrível), funcionou mas não consegui deixar de reparar nesse grande pormenor.


Impressão em ABS
Ainda não consegui dedicar muito tempo à impressão em ABS. Apenas tentei testar a impressão do famoso cubo de 20 mm para testar o filamento e não concluí a impressão porque comecei a sofrer de warping (não usei nem brim nem raft - uso apenas skirt simples para limpar o nozzle e ver como está a adesão da primeira layer)
Breves considerações:
Pensei que o cheiro do ABS fosse pior, achei-o muito tolerável.
Não estou a usar nenhuma enclosure (sei que devia construir uma).
Usei estas temperaturas: 240ºC e 95ºC - Tenho isolamento no extruder (algodão e kapton), mas não tenho isolamento na heatbed (não coloquei porque quando acaba a impressão estou sempre ansioso por tirar o modelo e quero que a mesa arrefeça o mais rápido possível)

Queria melhorar os terminais da heatbed mas acho-os demasiado caros ( https://www.ebay.com/itm/5-sets-JST-VHR-2N-HOUSING-2WAY-3-96mm-crimp-contact-SVH-41T-P1-1-ghentaudio/322109689334?epid=1026868398&hash=item4aff3bcdf6:g:gMMAAOSw~oFXOK8z - queria apenas o terminal metálico) - alguém sabe onde arranjar?

A película para impressoras 3D que comprei (ver posts anteriores), não é muito boa para as temperaturas que o ABS exige e ficou com marcas de uso, além de que acho que a aderência já não é a mesma de quando era nova (tenho-a limpado com álcool a cada uso)

Ainda não desisti e imprimir em ABS, de momento não preciso de imprimir nada urgentemente nesse material e adiei os testes. Mas já sei que das próximas vezes vou usar um brim grande (antes de tentar um raft) e aumentar a aderência da base ao máximo para ver se evito o warping na base.

Offline almamater

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Re: Printer 3D barata
« Responder #213 em: 15 de Janeiro de 2018, 08:34 »
Ora pois que também posso deixar o meu feedback, o possível neste momento, sobre a impressora e loja.

Só comecei a montar a impressora 1 ano depois de a comprar, portanto, no passado mês de Novembro. Só vou imprimir ABS.

A maior parte das impressões têm sido para a própria impressora, tirando uma ou outra coisita. As últimas que imprimi foram estas duas (uma delas em 8 horas):

https://www.thingiverse.com/make:424106
https://www.thingiverse.com/make:424102

Inicialmente comprei um sensor para fazer o auto-level mas ainda não montei, nem sei se o vou fazer, pois tenho receio de que deixe de funcionar com updates de firmware e o camandro.

O que fiz logo antes de imprimir o que quer que fosse foi meter um Mosfet para suportar a corrente da Bed (apenas 1 mosfet), mudar os cabos da HotBed bem como o terminal de encaixe para uns iguais a estes:


Troquei as correias para umas reforçadas com fibra. 

Algumas peças que imprimi para ela:
https://www.thingiverse.com/thing:1666094
https://www.thingiverse.com/thing:961881
https://www.thingiverse.com/thing:2047554
https://www.thingiverse.com/thing:1672959
https://www.thingiverse.com/thing:1492411
https://www.thingiverse.com/thing:1954001
https://www.thingiverse.com/thing:1764285
https://www.thingiverse.com/thing:1857006
https://www.thingiverse.com/thing:1935151

Falta-me só montar um tensor para o eixo dos X, mas tive de comprar uma outra correia e ainda não chegou.
Vou também trocar a fonte para uma ATX.
Uso Vidro + Laca e não tenho tido problemas.

Fiz uma estrutura\enclosure com Lacks do Ikea, fechada com acrílico, e estou neste momento a finalizar a Ventoinha que vai extrair o ar para a Rua e uma outra a meter ar (ligeiramente) para cima da board. Não sei se é grande ideia mas ainda não experimentei.

Quanto à loja RepRap já lá fui 2 vezes, sim, é uma loja pequena mas é muito fixe, estão para lá umas 5 impressoras, meias desmontadas, ferros de soldar, peças impressas, é fixe. Junto de cada rolo de filamento têm uma peça impressa para vermos bem como fica..
Não sei quantos fazem parte do Staff (pelo menos dois rapazes fazem) mas das 2 vezes que lá fui foram simpáticos e até me esclareceram algumas dúvidas.

A primeira compra ia ser PLA preto Reprap mas não tinham, o rapaz disse-me que o BQ era igual, o método de fabricação é o mesmo, e por isso trouxe BQ. Têm lá filamentos da marca Filamentum, a qualidade de impressão das peças que estavam lá era brutal, muito certinhas.. ele disse que a diferença está no método de fabricação daquele PLA, que são muito mais rigorosos e de X em X metros\cm validam a espessura para que fique sempre com 1.75mm, enquanto o BQ e RepRap pode variar de 1.60 a 1.80mm no máx.

Neste sábado voltei a ir lá às compras:
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2018, 08:39 por almamater »

Offline samc

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Re: Printer 3D barata
« Responder #214 em: 16 de Janeiro de 2018, 11:01 »
Obrigado pela partilha almanater. Possivelmente também irei comprar correias de fibra nos próximos tempos. É que mesmo que não tenha tido até ao momento maus resultados de impressão, faz sentido eu começar já a pensar na degradação das correias com o tempo.

Quanto a esses terminais eu queria encontrar uma imagem que ilustrasse isso e já não me lembro onde a vi. A imagem ilustra que colocar um terminal desses é uma má prática porque os pontos de contacto são reduzidos. Imagina encaixares um tubo redondo num tubo quadrado, os pontos de contacto serão apenas nas arestas, o que neste caso não é bom para aumentarmos a condução da corrente.
Eu estou a falar, mas fiz o mesmo que tu... por isso é que procuro um terminal JST compatível para colocar as coisas em condições, ou então, no caso de não encontrar um terminal desses económicos, sou capaz de soldar um terminal macho (spade).

Offline andre_f_carvalho

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Re: Printer 3D barata
« Responder #215 em: 16 de Janeiro de 2018, 11:39 »
Obrigado pela partilha almanater. Possivelmente também irei comprar correias de fibra nos próximos tempos. É que mesmo que não tenha tido até ao momento maus resultados de impressão, faz sentido eu começar já a pensar na degradação das correias com o tempo.

Quanto a esses terminais eu queria encontrar uma imagem que ilustrasse isso e já não me lembro onde a vi. A imagem ilustra que colocar um terminal desses é uma má prática porque os pontos de contacto são reduzidos. Imagina encaixares um tubo redondo num tubo quadrado, os pontos de contacto serão apenas nas arestas, o que neste caso não é bom para aumentarmos a condução da corrente.
Eu estou a falar, mas fiz o mesmo que tu... por isso é que procuro um terminal JST compatível para colocar as coisas em condições, ou então, no caso de não encontrar um terminal desses económicos, sou capaz de soldar um terminal macho (spade).

isso é um pouco má informação, caso trabalhes como electricista em automação, na electrificação de quadros etc os fios multifilares levam sempre ponteiras em zonas onde o aperto é por parafuso, e por vezes mesmo nos contactos de mola, sendo recomendado pela omron no contacto das cartas por ex

Offline almamater

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Re: Printer 3D barata
« Responder #216 em: 16 de Janeiro de 2018, 11:44 »
Estes conectores\terminais ficam justos, para os tirar tenho de fazer alguma força, e até agora não tive qualquer problema. Diria que podes continuar a usá-los ou trocar por outros que aches mais seguros, mas deixar o terminal de origem é que não. Há quem deixe ficar o terminal de origem e imprima uma peça de encaixe que faz com que não existam tantas vibrações nos terminais e evitar assim fogo de artifício, mas pelo sim pelo não, é substituir o terminal.

Offline andre_f_carvalho

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Re: Printer 3D barata
« Responder #217 em: 16 de Janeiro de 2018, 11:47 »
Estes conectores\terminais ficam justos, para os tirar tenho de fazer alguma força, e até agora não tive qualquer problema. Diria que podes continuar a usá-los ou trocar por outros que aches mais seguros, mas deixar o terminal de origem é que não. Há quem deixe ficar o terminal de origem e imprima uma peça de encaixe que faz com que não existam tantas vibrações nos terminais e evitar assim fogo de artifício, mas pelo sim pelo não, é substituir o terminal.

esses tais fogos tem a haver por vezes com a falta de conhecimento das pessoas, se não usares ponteiras, podes acabar por com ter bom contacto do fio no terminal e em consequência, aumento da corrente por uma area menos, outra é o aperto dos terminais, tendo já pouca qualidade, ao apertarem de mais moem o contacto e fica um ponto frágil a patanisca xD

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Re: Printer 3D barata
« Responder #218 em: 16 de Janeiro de 2018, 11:50 »
Esses terminais chamam-se Faston e compram-se em qualquer loja de material electrico.
Para alem da electronica e da eletricidade em geral tambem se usam na eletricidade auto.

Uma forma de garantir um contacto perfeito entre o fio e o terminal que costumo usar é,
depois de cravar o terminal passar solda na zona de aperto da ponta do fio.
Assim é garantido que nem o fio sai do terminal por ma cravagem, nem ha arcos electricos por
mau contacto entre ambas as partes.
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

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Re: Printer 3D barata
« Responder #219 em: 16 de Janeiro de 2018, 12:03 »
Nunca se usa solda num cabo cravado, a parte do cabo que fica com solda vai acabar por partir com vibração..
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Re: Printer 3D barata
« Responder #220 em: 16 de Janeiro de 2018, 12:09 »
A imagem que procurava era algo que tentei desenhar rapidamente de uma forma tosca e que mostra a área de contacto entre os terminais.
No meu caso também ficaram bem justos, mas a questão aqui é que a área de contacto não é a ideal devido à diferente geometria dos conectores.
Funcionar, funciona (no meu caso funciona) e é melhor que a solução original, mas não é a solução mais optimizada

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Re: Printer 3D barata
« Responder #221 em: 16 de Janeiro de 2018, 12:11 »
Nunca se usa solda num cabo cravado, a parte do cabo que fica com solda vai acabar por partir com vibração..

nao parte nao, se for bem soldado.
se estanhares primeiro a ponta antes de cravar o terminal, e depois de cravado lhe deres mais um pingo de solda, tornam-se numa unica peça uniforme
fio de cobre e terminal.

os fios partem é quando estao soltos dentro do terminal por serem muito finos.

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Re: Printer 3D barata
« Responder #222 em: 16 de Janeiro de 2018, 12:16 »
O senso tem razão a respeito da fiabilidade de conectores não soldados. Em aplicações com correntes elevadas nunca se usa solda nos conectores, inclusive em sistemas sujeitos a vibrações constantes (indústria automotiva) não se encontram terminais soldados devido à falta de fiabilidade com o tempo.

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Re: Printer 3D barata
« Responder #223 em: 16 de Janeiro de 2018, 15:59 »
Nunca se usa solda num cabo cravado, a parte do cabo que fica com solda vai acabar por partir com vibração..

nao parte nao, se for bem soldado.
se estanhares primeiro a ponta antes de cravar o terminal, e depois de cravado lhe deres mais um pingo de solda, tornam-se numa unica peça uniforme
fio de cobre e terminal.

os fios partem é quando estao soltos dentro do terminal por serem muito finos.

AINDA PIOR!

Nunca se crava um fio com solda, a solda é ductil, estás a fazer um cravamento de péssima qualidade e estás a remendar com um mais solda em cima, para isso solda o fio directo...
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Offline senso

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Re: Printer 3D barata
« Responder #224 em: 16 de Janeiro de 2018, 16:01 »
O senso tem razão a respeito da fiabilidade de conectores não soldados. Em aplicações com correntes elevadas nunca se usa solda nos conectores, inclusive em sistemas sujeitos a vibrações constantes (indústria automotiva) não se encontram terminais soldados devido à falta de fiabilidade com o tempo.

Em industria nenhuma ou sequer em casa se soldam terminais de cravar, NUNCA, eles são de cravar por alguma razão, dás 50€ por um alicate semi-decente e pronto, uma boa junta de cravação é feita por uma solda a frio entre os fios e o terminal devido á força aplicada pelo alicate, meter solda, é estragar, TUDO.

Depois dizem que elas pegam fogo..
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