collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: BuildersBot  (Lida 7218 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline aldricnegrier

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 18
BuildersBot
« em: 27 de Setembro de 2014, 00:42 »
Caros participantes do Forum,

Para que tiver interessado em montar/construir uma
CNC / impressora 3D controlada pelo Arduino, segue
um link para a Buildersbot.

http://www.instructables.com/id/Arduino-Controlled-CNC-3D-Printer/

Cumprimentos,




Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: BuildersBot
« Responder #1 em: 27 de Setembro de 2014, 01:03 »
Não me atrai esse desenho.
Parece uma impressora 3D que fizeram o "upgrade" para CNC. A plataforma elevada não garante estabilidade para maquinar com grande precisão materiais que exijam algum esforço.

A situação oposta (de uma CNC para 3D) acho que daria melhor resultado.

Sou o único a pensar assim?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: BuildersBot
« Responder #2 em: 27 de Setembro de 2014, 01:47 »
É toda em metal, que até é estranho, esperava-se um horror de contra-placado de 5mm cortado a laser eheh.
É algo elevada, mas tambem usar um flexivel de um dremel para "fresar" não terá os melhores resultados, rolamentos assentes em plásticos bahh
Avr fanboy

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: BuildersBot
« Responder #3 em: 27 de Setembro de 2014, 11:29 »
É toda em metal, que até é estranho, esperava-se um horror de contra-placado de 5mm cortado a laser eheh.
É algo elevada, mas tambem usar um flexivel de um dremel para "fresar" não terá os melhores resultados, rolamentos assentes em plásticos bahh

Pelo que vi a maquina é direta, não vi flexivel nenhum, pelo menos no instructables e parece uma maquina de bom tamanho.
PDI

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: BuildersBot
« Responder #4 em: 27 de Setembro de 2014, 11:34 »
Boa máquina!

StarRider

  • Visitante
Re: BuildersBot
« Responder #5 em: 27 de Setembro de 2014, 13:24 »
Boas,

Também não gosto .... estupidamente complexa para algo que devia, e podia, ser muito mais simples,
e tendo em conta que existe alguma incongruências que em nada elevam os resultados.

A estrutura em ferro soldado não é nem de longe nem de perto algo que qualquer um possa fazer  e não
tem qualquer vantagem sobre uma estrutura em perfil de alumínio por exemplo.

É claro que cada cabeça sua sentença, mas na minha opinião não me parece que este projecto apresente
as melhores soluções ... podemos debater ponto a ponto, esta é apenas uma opinião geral.

A electrónica também é um bom exemplo de como gastar dinheiro sem necessidade, 3 fontes de
alimentação ? Porque 2 fontes de 36V para motores de 2.5Amps cada ?

E a cereja em cima do bolo, mas porque raio é que metem a porra do arduino à mistura ?  Irra, mas que
vicio ... será para poupar o uso de um PC ? Mas alguém confia numa qualquer implementação de um 
interpretador de G-Code a correr num arduino ?

Sei que é fácil chegar aqui a mandar umas criticas para o ar, como estou a fazer, não quero com isto tirar
qualquer mérito à pessoa que concebeu este projecto, mas na minha experiência é um daqueles projectos
que não me convence minimamente.

De qualquer forma, os parabéns ao seu autor.

Abraços,
PA
« Última modificação: 27 de Setembro de 2014, 14:02 por StarRider »

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: BuildersBot
« Responder #6 em: 28 de Setembro de 2014, 10:38 »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: BuildersBot
« Responder #7 em: 28 de Setembro de 2014, 12:35 »
WTF
só lhe faltam umas rodinhas e um fio para pendurar ao pescoço


Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: BuildersBot
« Responder #8 em: 28 de Setembro de 2014, 13:05 »
nao vejo grande stress por haver tb 3D printers com arduino! se dá porque nao?!.. nem toda a gente anda ou pode andar em mercedes! :P

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: BuildersBot
« Responder #9 em: 28 de Setembro de 2014, 13:15 »
Sim, teoricamente pode-se enfiar o arduino onde se quiser, mas não é preciso dar tanta evidência disso. LOL

StarRider

  • Visitante
Re: BuildersBot
« Responder #10 em: 28 de Setembro de 2014, 14:23 »
Não se trata, nem de longe nem de perto, de uma questão de custo, temos que ver as coisas friamente.

- Uma solução PC+Mach3 fica de BORLA ! Todos têm PC, o Mach3 é de borla ... e quem tiver outro OS
ou não tiver um PC com portas paralelas existem soluções idênticas a custo ZERO.

- Em termos de implementação, quer como interpretador de G-Code quer como funcionalidades oferecidas,
o Mach3 (somente um exemplo) fica a anos luz de qualquer solução "arduineira" ... é que nem sequer dá
lugar a comparação. Podemos debater ponto-a-ponto se for necessário, mas somente como exemplo, os
interpretadores de G-Code em arduino que existem implementam um pequeno sub-set dos comandos
G-Code, coisas como "Canned cycles" (G85/G86/G88/G89) como "peck drilling" (G83), Plane select
(G17/G18/G19), tool change, etc. etc são coisas que nunca vi (será que existem? ... posso estar errado ).

- Não percebo porque é que se se vai utilizar um PC e um programa de CAD, depois se tem que passar o
G-Code pelo "funil" do arduino ... aproveitando a analogia automobilística, é como ter um Ferrari e a pista
de Nürburgring à nossa disposição e termos sumo de laranja dentro no deposito em vez de gasolina.

Na maquina que deu origem a este post é usada uma breakput board que comanda os drivers dos stepper
sendo que esta board tem uma interface S/D (step /dir) como em 95% das CNCs. Ligando essa breakout
board a um PC (quer por porta paralela quer por USB) é possível o PC comandar os stepper directamente
logo, é possível que o mesmo programa que usam para desenhar as peças possa DIRECTAMENTE controlar
a CNC, ou em alternativa gerar o G-Code e passar para o Mach3 ...

Mas porque raio é que alguém vai meter um PC a enviar por porta serie (sem qualquer controlo dos
timings) uma "string" para um MCU de 8bits LENTO que vai descodificar essa string, vai processar o
G-code, vai perder 340 ciclos a fazer uma simples divisão de um float, vai fazer mais uma carrada
de cálculos e processamento, ... e vai depois enviar os MESMOS comandos S/D para os drivers dos
motores ? Com a agravante que possivelmente esse interpretador de G-Code no arduino não vai
perceber 60% dos comandos G-Code que pode hipoteticamente receber.

A situação que estou a ver é a de usar a CNC sem um PC ... mas de uma forma ou de outra o G-Code
tem que chegar ao arduino.

Não sei se estou a ver a coisa bem, posso estar a ser demasiado radical, gostava de ouvir as vossas
opiniões.

Abraços,
PA
« Última modificação: 28 de Setembro de 2014, 14:27 por StarRider »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: BuildersBot
« Responder #11 em: 28 de Setembro de 2014, 15:04 »
StarRider... possivelmente não está a servir de interface mas ligado apenas ao display 2x16 para mostrar o duty time, hello world e essas cenas fixes.
É mais do tipo "arduino inside" em grande plano ;D

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: BuildersBot
« Responder #12 em: 28 de Setembro de 2014, 18:26 »
Sou utilizador do GRBL na minha CNC ultra-low-cost e não desgosto. Tem limitações em termos de canned cycles e outras operações, mas de resto é um projeto já com alguma maturidade e com o qual tenho obtido resultados que me satisfazem.

Não uso o mach3 porque não é de borla, exceto se pirateado (que me parece é a maior parte das utilizações): http://www.machsupport.com/software/mach3/

E ainda não encontrei alternativas a custo zero (ou pelo preço equivalente ao de um arduino) para PCs sem porta paralela (portátil). Não quero ter um PC relíquia só dedicada para a CNC, se faço o CAD e crio os ficheiros CAM no portátil, quero também utilizá-lo para controlar a CNC e não ter de copiar ficheiros de um lado para o outro sempre que faço uma alteração.
Podes partilhar as soluções que encontraste para quem só tem interfaces USB?

StarRider

  • Visitante
Re: BuildersBot
« Responder #13 em: 28 de Setembro de 2014, 22:32 »
Sou utilizador do GRBL na minha CNC ultra-low-cost e não desgosto. Tem limitações em termos de canned cycles e outras operações, mas de resto é um projeto já com alguma maturidade e com o qual tenho obtido resultados que me satisfazem.

Não uso o mach3 porque não é de borla, exceto se pirateado (que me parece é a maior parte das utilizações): http://www.machsupport.com/software/mach3/

E ainda não encontrei alternativas a custo zero (ou pelo preço equivalente ao de um arduino) para PCs sem porta paralela (portátil). Não quero ter um PC relíquia só dedicada para a CNC, se faço o CAD e crio os ficheiros CAM no portátil, quero também utilizá-lo para controlar a CNC e não ter de copiar ficheiros de um lado para o outro sempre que faço uma alteração.
Podes partilhar as soluções que encontraste para quem só tem interfaces USB?

Boas,

A versão do Mach3 não registada dá para usar sem restrições até 500 linhas de G-Code, o que já dá para
muita coisa ... e podemos sempre dividir as toolpaths por vários ficheiros.

Estou a preparar um post com as alternativas de soluções USB e vou ver se amanha consigo "postar"
isso.

Abraços,
PA
« Última modificação: 28 de Setembro de 2014, 22:58 por StarRider »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: BuildersBot
« Responder #14 em: 29 de Setembro de 2014, 00:25 »
500 linhas dá para muita coisa em 2.5D
Mas 3D a coisa complica: o último molde que fiz para chumbadas de pesca o finishing estava com um pouco mais de 55k linhas.

Obrigado pelo trabalho de compilar essa lista :)