collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 15:09]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Dicas - projecto Alarme  (Lida 32394 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.923
    • GrcByte - Projectos
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #45 em: 06 de Novembro de 2013, 15:43 »
e como vais fazer no teu caso? quando as baterias descarregarem tiras e carregas no carregador ou vão ficar a carregar constantemente?

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #46 em: 06 de Novembro de 2013, 16:22 »
as minha vão carregar através de paneis solares. A minha sirene trabalhará só com painel solar e bateria. Não leva transformadores.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.923
    • GrcByte - Projectos
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #47 em: 06 de Novembro de 2013, 16:31 »
Penso que uma bateria dessas normal não pode ser ligada directamente aos 9v mas já vi algo como isto, pode ser ligada diretamente aos 9v. No meu caso só vejo uma coisa, o diodo.. deve haver uma queda 'voltage drop' e não sei se afectava ou não o carregamento (mas não devia de ser problema). 
« Última modificação: 07 de Novembro de 2013, 13:40 por almamater »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.923
    • GrcByte - Projectos
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #48 em: 07 de Novembro de 2013, 13:41 »
Encontrei isto mas é caro e não compensa mas se alguém precisar:

http://www.ebay.co.uk/itm/Portable-All-In-One-12V-9V-5V-Li-ion-Rechargeable-Battery-Pack-For-CCTV-Camera-/151097531850?pt=UK_ConsumerElectronics_Batteries_SM&hash=item232e1d5dca

Só falta saber se pode estar sempre ligada aos 220v e ao mesmo tempo de backup a um circuito\sistema qualquer.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.923
    • GrcByte - Projectos
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #49 em: 07 de Janeiro de 2014, 01:30 »
O tempo não tem sido muito, já esteve mais longe do fim, falta apenas adicionar (amanhã) a Sirene, relays e uns Leds ao shiftregister, fazer tudo numa pcb, montar na caixa e nas paredes.

Teste mais atual (sem sirene apenas com buzzers de alerta (a 5v para n fazerem muito barulho)):


Depois falta ainda testar adicionar uma bateria\pilhas de backup (5x 1.5v), em princípio vou testar este esquema:


Não sei se os diodos vão causar alguma dificuldade (voltage drop..) mas se perder uns ~ 0.6v tb não deve ser crítico.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2014, 01:37 por almamater »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #50 em: 07 de Janeiro de 2014, 01:38 »
Os pir sensor nas caixas das cameras por alguma razao? Testate a distancia a que funcionam?

Isso vai ser tudo alimentado por bateria?

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.923
    • GrcByte - Projectos
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #51 em: 07 de Janeiro de 2014, 01:41 »
Para ficarem no exterior e a razão foi devido a ser a melhor 'caixa' que encontrei para eles :), testei a distância sim, 2 a 3m sem problemas.

Vou alimentar tudo com um transformador 9V 2A, apenas qdo faltar a luz é que entram as pilhas mas sei que não devem durar muito tempo se acontecer.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #52 em: 07 de Janeiro de 2014, 01:50 »
Para ficarem no exterior e a razão foi devido a ser a melhor 'caixa' que encontrei para eles :), testei a distância sim, 2 a 3m sem problemas.

Vou alimentar tudo com um transformador 9V 2A, apenas qdo faltar a luz é que entram as pilhas mas sei que não devem durar muito tempo se acontecer.

Quando falhar a luz devia soar um alarme, pois se desligarem a luz e taparem os pir sensor estes deixam de detectar após inicialização do sistema.

Umas caixinhas deste genero: http://www.ebay.com/sch/i.html?_from=R40&_sacat=0&_nkw=IR+Beam+Detector&_sop=15

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.923
    • GrcByte - Projectos
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #54 em: 07 de Janeiro de 2014, 10:05 »
Esses sensores parecem muito bem sim, especialmente pq estão protegidos pela caixa catita.., thanks pela dica. Se isto tudo não funcionar com estes terei de pensar numa solução dessas..

Os meus PIR e Sonar, mesmo qdo falhar a luz, e se aquele circuito de backup com as pilhas funcionar, continuam a funcionar (a não ser que as pilhas se esgotem). O que tenho na ideia é, se a luz falhar, a Sirene principal não toca mas os buzzers (que tenho tb dentro das 'cameras') tocam, e posso definir outros alertas. Ou seja, tudo o que funciona a 5V vai funcionar, menos a sirene que vou ligá-la nos 9V (mais logo meto um vídeo de exemplo com tudo).

Mesmo que tapem os PIR, para os taparem tiveram de provocar movimento, e tb serem detectados pelos Sonar, dessa forma já é o suficiente para disparar o alerta.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #55 em: 07 de Janeiro de 2014, 11:00 »
É melhor começares a pensar nas baterias antes de fazeres alguma coisa.

Quanto aos sensores a noite, podes colocar na zona do sensor, aquela luzes do chineses que só ligam a  noite e carregam de dia. Há uns a imitar uma pedra.  Mesmo sem luz electrica o sensor detecta movimento.

Os sensores não consomem muito. O Meu era de 220v e consome 2ma quando detecta e 0.06 nao nao detecta. Esses não sei. É uma questao de medir.

Os ultrasons não faço a minima ideia,  numa medi o consumo.

O arduino ronda 50 ma com lcd se não estou am erro. Em sleep consegue fazer consumos de microamperes.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.923
    • GrcByte - Projectos
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #56 em: 07 de Janeiro de 2014, 11:19 »
Sim estou a pensar nas baterias, vou fazer aquele esquema e usar pilhas normais (alcalinas) ou assim e ver se duram algum tempo, se durarem, posso fazer uma monitorização das mesmas depois com o ATMega e qdo estiverem com pouca carga acendo um Led a alertar de pilhas fracas.

 

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.923
    • GrcByte - Projectos
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #57 em: 13 de Maio de 2014, 10:43 »
Ainda sobre as baterias, estou neste momento na parte da bateria de backup, o esquema usado de backup é o que mencionei atrás ( ::) por algum motivo queimei um díodo), e funciona bem. No entanto estava a testar pilhas AA normais de backup (7.5v), ou mesmo uma pilha 9V D (que dá uns 8.90v) mas não são duracell nem nada, são marca branca. Reparei que mesmo o circuito estando a consumir uns 120mA e picos de 200mA as baterias vão descarregando um pouco rápido. Basicamente estão os sensores PIR\Sonar ligados, 1 LED sempre ligado, Arduino\ATmega328, 2 relés que ligam qdo há movimento e pouco mais.

Será boa ideia usar uma bateria de backup destas? BATERIA CHUMBO 6V 3.2AH EXTRACELL , têm uma capacidade elevada que mediante estes consumos deve durar muito mais horas (mais de 12 julgo) e em caso de falha de electricidade já dava para aguentar o sistema por mais tempo. Qdo ficasse sem carga tirava e carregava à parte com 1 carregador próprio.

  • No caso de ser uma boa ideia devo colocar um fusível entre a bateria o circuito? se sim que tipo de fusível?
  • Estava a pensar monitorizar as pilhas com um esquema tipo este, se usar uma bateria de chumbo destas posso usá-lo na mesma certo?
« Última modificação: 13 de Maio de 2014, 10:45 por almamater »

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #58 em: 13 de Maio de 2014, 11:20 »
Sim podes usar o divisor para medir a voltagem das baterias, mas recomendava a usar um  mosfet em vcc para evitar  o consumo do divisor. Assim ligavas medias e desligavas. Sei que a ultima vez que usei o divisor o consumia uns bons ma.

Porque nao fazes assim:
1- PIR detecta movimento, liga o led, acorda o arduino e envia sinal.
2- Na central que convem estar no sitio de dificil acesso, recebe o sinal e liga o rele e começa a tocar. Aqui pode ficar ligado 220v
3- O consola para marcar codigo é assim. Acordas o arduino pelo keypad marcas codigo, ele via o sinal e dorme.  O meu está assim, com 4x pilhas semi-usadas e as pilhas tem 2 meses e tal, ainda se ve bem no lcd.

E para que queres o sonar e pir ao mesmo tempo ligados.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.923
    • GrcByte - Projectos
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #59 em: 13 de Maio de 2014, 12:50 »
O meu ATMega não vai estar em sleepmode, vou estar a ver temperatura e um LDR e para já não vai ficar.
A junção do Sonar+PIR é para garantir que só dispara mesmo qdo está alguém perto, pode ser detectado movimento mas só qdo o Sonar dá o alerta (depois do PIR) é que dispara.

No entanto agora estou com um dilema, as baterias de chumbo são de 6 ou de 12v, o meu transformador é de 9V, usando uma bateria destas fico com os seguintes problemas:

  • A bateria de 6V não deve dar para meter o stepdown a funcionar a 5v, pois ele precisa de 2V a mais no Vin que o VOut definido. (5+2=7v pelo menos)
  • Usando uma bateria de 12V o circuito de backup não iria funcionar, pois a bateria iria ser superior ao transformador..

Pensei agora numa alternativa ao circuito de backup, não sei se seria funcional ou não, por exemplo ter um relé de 9v ligado ao transformador, na ligação COM o StepDown, ligação NA o transformador 9V e na NF a Bateria 12V.
« Última modificação: 13 de Maio de 2014, 12:57 por almamater »