collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 15:09]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Dicas - projecto Alarme  (Lida 32393 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #60 em: 13 de Maio de 2014, 13:25 »
Para a bateria de 6V-se tiver carregada tem um pouco mais 8v , por isso usa um LDO e nao um step-down.

Ou então fazes um pack de 9v, usas o transformador de 9v e LDO para 5v.



StarRider

  • Visitante
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #61 em: 13 de Maio de 2014, 15:18 »
Boas,

E porque não um PIR por RF ? Evita assim os fios e seus constrangimentos.
Tenho uma solução com PIRs por RF implementada ... se optar por essa via
posso dar algumas ideias.

PS: Não estou a conseguir ler todo o tópico, por isso se alguém já tinha mencionado
esta hipótese por favor ignorem este post.

Abraços.
PA

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.923
    • GrcByte - Projectos
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #62 em: 13 de Maio de 2014, 15:51 »
Sim no futuro talvez mas agora já tenho tudo feito e com fios, mas sim, RF dá menos trabalho.

A questão agora que tou a ver é a bateria de backup, colocando um relé para comutar entre os 9V e a bateria bkp tem um consumo de ~20-30mA pelo que vejo dos consumos dos relés.. ou seja iria estar na maior parte do tempo ligado (pois a luz não falha todos os dias :P)


Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.923
    • GrcByte - Projectos
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #63 em: 16 de Maio de 2014, 21:29 »
Testando o consumo do circuito neste momento tenho em média 80mA (idle) a 180mA (relés ligados). Sei que os 80mA podiam ser inferiores se desligá-se o Led e mais algumas alterações se calhar, mas tendo em conta estes valores, se usar 7 pilhas recarregáveis por exemplo de 1800mA (7x1.2V= 8.4V) em idle duraria para umas 14 horas e com tudo ligado para umas 6 horas

Sei que depende do tipo de baterias mas os valores serão muito diferentes destes? Podia até colocar pilhas enloop que gosto bastante delas.


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #64 em: 16 de Maio de 2014, 21:43 »
Bem 1800/180 dá 10 não dá 6.
Podes usar relés de toggle, só precisam de um pulso para mudar de estado, em vez de precisarem a bobine sempre com corrente.
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.923
    • GrcByte - Projectos
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #65 em: 19 de Maio de 2014, 01:23 »
Sim podes usar o divisor para medir a voltagem das baterias, mas recomendava a usar um  mosfet em vcc para evitar  o consumo do divisor. Assim ligavas medias e desligavas. Sei que a ultima vez que usei o divisor o consumia uns bons ma.

O esquema para monitorizar as pilhas (8.4v) usando um mosfet pode desta forma?

 (daqui: http://www.microbuilder.eu/Tutorials/Fundamentals/MeasuringBatteryVoltage.aspx)

(O transistor tenho uns quantos BC517 que tb deve dar, o mosfet tenho de ir comprar)
« Última modificação: 20 de Maio de 2014, 10:31 por almamater »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.923
    • GrcByte - Projectos
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #66 em: 20 de Maio de 2014, 12:13 »
Na eventualidade de não conseguir encontrar o Mosfet do esquema acima, qual posso comprar que dê para substituir aquele? Ou pelo menos, um que seja fácil de encontrar..

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.951
  • NERD!
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #67 em: 20 de Maio de 2014, 12:59 »
Para a aplicação acima praticamente qualquer mosfet tipo P serve. Compra o mais barato que encontrares ;)
O único cuidado é que o VGS(th) seja inferior à tensão da bateria em teste, para garantir que o mosfet entre em condução quando deres o enable. Mas normalmente anda entre os -2V e -4V, pelo que não deve haver problemas.

O transístor a mesma coisa, um NPN genérico qualquer dá: BC337/BC547/2n2222/2n3904

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.923
    • GrcByte - Projectos
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #68 em: 20 de Maio de 2014, 15:43 »
Obrigado, de facto não haviam muitos Mosfets do tipo P, trouxe um IRF9640 (200V 11A), logo à noite já vou testar

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.923
    • GrcByte - Projectos
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #69 em: 24 de Maio de 2014, 12:00 »
No circuito acima qual a função ao certo do C1 ? Não tenho aqui nenhum condensador de 100pF (só de 22pF ou outros de 100nF etc)

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.483
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #70 em: 24 de Maio de 2014, 15:25 »
No circuito acima qual a função ao certo do C1 ? Não tenho aqui nenhum condensador de 100pF (só de 22pF ou outros de 100nF etc)

Os condensadores so tem uma funcao: armazenar energia em forma de potencial electrico.

IMO, esse C1 nao tem interesse onde esta colocado. Era preferivel colocar esse C1 em paralelo com R2.

Eu tenho uma regra de desenrasque que 'e: qualquer valor serve desde que sirva para o proposito a que se destina.

Neste caso, se colocares o C1 // R2, vai criar ai um filtro passa baixo, por outras palavras, vai filtrar o sinal.. provavelmente nao vai ser preciso fazer contas para saber qual o valor dele.. porque para o efeito, tu nao vais estar a perder tempo a fazer medicoes do que queres filtrar de ruido...

Assim de "lapiz na orelha", qualquer valor serve neste caso .. desde que nao seja muito alto :) .. 100nF parece bom.. 1uF ja 'e demasiado (para o valor das resistencias que esta no esquema)

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.923
    • GrcByte - Projectos
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #71 em: 25 de Maio de 2014, 10:10 »
 :) fixe está a funcionar bem.  De quanto em quanto tempo acham que  deva  ver a carga das Baterias ? 15/15 minutos? 
« Última modificação: 25 de Maio de 2014, 10:12 por almamater »

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #72 em: 25 de Maio de 2014, 13:59 »
Se a tua previsão é de 6 horas de duração do circuito pela bateria então faz a leitura de hora a hora e quando faltar 1h30m fazes 15 minutos.  Tenta fazer um teste e haver quando a queda fica mais acentuada.

Deves ter em  atenção que a bateria não convêm baixar de uma certa voltagem , podes correr o risco da bateria não voltar a carregar.

Devias também colocar um mosfet para desligar todo o circuito para quando acabar a bateria.

StarRider

  • Visitante
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #73 em: 25 de Maio de 2014, 14:31 »
No circuito acima qual a função ao certo do C1 ? Não tenho aqui nenhum condensador de 100pF (só de 22pF ou outros de 100nF etc)

Os condensadores so tem uma funcao: armazenar energia em forma de potencial electrico.

IMO, esse C1 nao tem interesse onde esta colocado. Era preferivel colocar esse C1 em paralelo com R2.

Eu tenho uma regra de desenrasque que 'e: qualquer valor serve desde que sirva para o proposito a que se destina.

Neste caso, se colocares o C1 // R2, vai criar ai um filtro passa baixo, por outras palavras, vai filtrar o sinal.. provavelmente nao vai ser preciso fazer contas para saber qual o valor dele.. porque para o efeito, tu nao vais estar a perder tempo a fazer medicoes do que queres filtrar de ruido...

Assim de "lapiz na orelha", qualquer valor serve neste caso .. desde que nao seja muito alto :) .. 100nF parece bom.. 1uF ja 'e demasiado (para o valor das resistencias que esta no esquema)

Boas,
Hum .. R1 e R2 é um simples divisor de tensão, não estou a ver qual a utilidade de colocar um condensador
em paralelo com R2 antes pelo contrário. Por outro lado, na sua posição actual no circuito serve sim como
filtro e introduz um ligeiro delay ... se bem que acaba por ser dispensável.

Abraços,
PA

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.923
    • GrcByte - Projectos
Re: Dicas - projecto Alarme
« Responder #74 em: 25 de Maio de 2014, 20:05 »
O Condensador posso deixar de parte então. Agora surgiu outra dúvida, no transistor NPN meti um 2N222A com uma resistência de 2.2K na base, acontece que basta tocar com o dedo na base ou na resistência que ele ativa ligeiramente o circuito, para resolver posso colocar outra resistência da base ao Ground? Testei com uma de 47K, melhorou mas não resolveu