collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Hoje às 17:16]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Regulador de Tensão 18V para 12V com o CI 7812  (Lida 12747 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Regulador de Tensão 18V para 12V com o CI 7812
« Responder #15 em: 19 de Novembro de 2011, 03:50 »
Tá óptimo, segue a linha certinho sem hesitar, parabéns :)!

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Regulador de Tensão 18V para 12V com o CI 7812
« Responder #16 em: 19 de Novembro de 2011, 13:13 »
Viva,

@Njay, análise interessante, nunca a teria feito, de qualquer forma para respeitar os limites do motor seria sempre abaixo dos 33%, se bem que os servos RC estao "Habituados" a um bocado mais (pack de 5 celulas NiMH é suposto dar 6V de tensão nominal mas dá cerca de 7e pco).

Citar
É por isso que em geral se fa controlo de motores pela corrente e não pela tensão

Nesta parta concordo parcialmente. Os motores controlam-se conforme o que queres à saida. Se quiseres controlar binário, entao sim, deves controlar a corrente porque num motor dc o binario é sensivelmente proporcional à corrente que o atravessa.

No entanto se quiseres controlar a velocidade do motor já se escolheria tensão, porque a velocidade é sensivelmente proporcional à tensão que lhe é aplicada.

É a minha opinião :P vale o k vale :P hehe

@Junior Frota, o robo tem bom aspecto e funciona bastante bem! :)


Cumps, Mauro.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Regulador de Tensão 18V para 12V com o CI 7812
« Responder #17 em: 19 de Novembro de 2011, 14:53 »
Mais ou menos mauro :). É verdade que a velocidade máxima de um motor é proporcional à tensão. No entanto, se fores ver por exemplo bons controladores de motores em veículos eléctricos, o acelerador controla a corrente ;). Tem que haver sempre pelo menos um limitador de corrente. Se fores apenas controlar a tensão, o motor queima, mesmo tu nunca lhe dando em média sequer metade da tensão das baterias :).
« Última modificação: 19 de Novembro de 2011, 14:55 por Njay »

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Regulador de Tensão 18V para 12V com o CI 7812
« Responder #18 em: 19 de Novembro de 2011, 16:08 »
Olá Njay,

durante a tese tive oportunidade de trabalhar com um veiculo eléctrico cujo o controlador era um CURTIS, e este permite trabalhar em dois modos de controlo, binário, ou velocidade, depende do que queres fazer. Para uma pessoa conduzir, é mais intuitivo que ele seja controlado em binário, no entanto durante navegação autónoma foi usado o outro modo.

O gaijo no carro.... sou eu :D

(nao sei meter os videos em condições)

É claro que qualquer sistema que se prese tem protecções por exemplo, para o video acima a parte da direcção foi onde incidiu mais o meu trabalho e apesar do motor da direcção ser controlado em tensão, tinha lá um sensor de corrente para que ao ultrapassar os limites pudesse desligar o sistema sem destruir nada.

bem mas isto dava pano para mangas e estamos completamente offtopic :)

Cumps, Mauro.