LusoRobótica - Robótica em Português

Robótica => Tutoriais => Tópico iniciado por: TigPT em 26 de Junho de 2008, 12:41

Título: [Arduino]Dia 1 - O que é o Arduino
Enviado por: TigPT em 26 de Junho de 2008, 12:41
Dia 1:

O Arduino (http://www.arduino.cc/) é um projecto open-source de protótipos de electrónica baseados numa plataforma de hardware e software flexível e fácil de utilizar. É destinado a artistas, designers, hobbyistas e qualquer tipo de pessoa interessada em criar objectos ou ambientes interactivos.

O Arduino pode perceber o ambiente por receber informação de uma grande variedade de sensores, e pode estimular o ambiente controlando luzes, motores, e outros actuadores. O microcontrolador em que se baseia é programável usando a linguagem Arduino (baseada em C/C++), e também aceita código directamente em C/C++, bem como o ambiente do Arduino que é baseado em Processing. Os projectos em Arduino podem ser stand-alone ou podem comunicar com outros circuitos, ou até mesmo com outros softwares a correr num computador (por exemplo, Java, Flash, Processing, MaxMSP).

As placas podem ser montadas à mão ou serem compradas montadas, e o software pode ser obtido gratuitamente.

Exemplo de um Arduino (neste caso versão Diecimila montada)
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.lusorobotica.com%2Fimg%2Farduino%2Fmini%2FDSC00072.JPG&hash=875e5a5bde9889685dbfd869b8290758)