LusoRobótica - Robótica em Português

Robótica => Projectos de robótica => Tópico iniciado por: c3dr1c em 24 de Janeiro de 2012, 19:50

Título: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 24 de Janeiro de 2012, 19:50
Boas pessoal.
No proximo semestre (que está quase a começar) como projecto final de curso, vou propor, uma frezadora cnc de 3 eixos controlada por arduino  e talvez utilize o labview... Ainda nao sei...
Como tal, tencionava utilizar o forum como metodo de partilha de duvidas e opinioes para a conseguir desenvolver. Bem como ir actualizando o topico com o desenvolvimento da cnc.

Ja andei a ler muito sobre cnc's e sobre o que preciso. Andei a recolher material, retirado de fotocopiadoras que arranjei, para reduzir os meus custos financeiros. Ver se na proxima semana ja faço um inventario do material e tiro umas fotos para voces verem.
Mas pelo menos ja tenho os motores, que tanto me custaram arranjar... Bem ditas fotocopiadoras.
Tambem ja tenho varoes de aço, castanhas, alguns rolamentos, varias placas de circuito impresso para aproveitar componentes (tenho de ver se têm l297 ou l298 ou algo equivalente :P).

Bem mas as minhas duvidas neste momento sao relativamente aos motores e às suas caracteristicas, bem como nos drivers de potencia.

Tenho aqui em casa alguns motores de 5 e 6 fios. Bem os de 5 fios so podem funcionar em modo unipolar certo? Os de de 6 tanto podem em modo bipolar como em modo unipolar, certo?
E quais sao as vantagens do bipolar vs unipolar? Ja li que o bipolar tem mais binario...

Um dos motores que tenho, à uns anos atras, estive a testa-lo como gerador de energia electrica e acho que lhe dei rotação a mais e o isolamento das bobines derreteu, pois ja nao gerava tanta tensao como dantes. Como posso verificar se ele está em condições? Medindo a resistencia entre as bobinas e serem todas iguais?

Os drivers de potencia em principio sao construidos a partir de l298 e l297 certo? Dependendo se utilizo unipolar ou bipolar...

Cumprimentos
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 27 de Janeiro de 2012, 00:41
Boas pessoal...

Este fim de semana farei um inventario do material que tenho e que penso ser util para a contrução da cnc. Depois posto umas fotos pa semana

Agora ando a partir a cabeça com os drivers pos steppers...
Pelo que percebi so preciso de um L297 e transistor darlington... O que me aconselham a comprar quanto aos transistor darligton, que eu nao conheço bem o que anda no mercado?
O que procuro nao encontro em portugal assim rapidamente. Alem disso este fim de semana vou a Leiria e queria passar na leiritronica para comprar se houver...

Encontrei este circuito na net:
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fhades.mech.northwestern.edu%2Fimages%2Fd%2Fd2%2FUnipolar_stepper_circuit_schematic.png&hash=0685e4a90f18ef921c4f7f0b2e2ca6ff)

Pelo que percebi basta isto para controlar o motor unipolar. Mas tive a ler o manual que alguem postou aqui no forum sobre motores de passo e L297 e parece que nao é assim tao simples.
Ainda por cima nos motores unipolares, o chopping é utilizado nas linhas de inibição, ou seja parece que tenho de adicionar mais componentes. Apesar de nao saber bem o que é os choppers (pelo que li sao interruptores) parece-me importante para o controlo. Mas ainda tenho de ler o manual como deve de ser para perceber isto tudo.

Cumprimentos e obrigado
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: xiserre em 27 de Janeiro de 2012, 22:03
tenta procurar por l6208... faz de drive stepper e parte de potencia tudo num integrado... e a st fornece samples deles... alem de ser em package DIP
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 27 de Janeiro de 2012, 22:05
Um chopper é um controlador que limita a corrente fornecida ao motor/enrolamento limitando a corrente, chopper vem do facto de que a voltagem é por assim dizer cortada e chop é isso mesmo cortar.

Depende da corrente que os teus motores precisam, mas um L293D não deve chegar para um stepper, tens vários drivers de steppers da Pololu por exemplo que fazem micro-stepping e tudo.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: AndréD. em 27 de Janeiro de 2012, 23:27
Boas...

tenta procurar por l6208... faz de drive stepper e parte de potencia tudo num integrado... e a st fornece samples deles... alem de ser em package DIP

Por acaso ate me dava jeito um ou dois, mas ja tentei mandar vir samples e aquilo no acto do checkout dizme para corrigir campos, mas nao me diz porque é que estão mal... Se alguem conseguir mandar vir que diga qualquer coisa...

Cumps
AndréD.

P.S-> Sorry pelo offtopic :P
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 27 de Janeiro de 2012, 23:47
Pode ser por causa da morada não uses º, ª ou - na morada assim como no código postal e tambem há alguns fabricantes que se meteres o código postal de 7 numeros tipo 3810-333, não aceita, metes só os primeiros 4.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 29 de Janeiro de 2012, 15:22
Thanks pessoal... E nao é nada off-topic, tem a ver com o tema por isso tas a vontade :D Pelo menos por mim :P

Mas esse l6208 não é para motores de duas fases? Eu tenho motores de 4 fases. Aliás ate tenho um de 5 fases com 0,72º por step se nao me engano, mas em principio nao o vou utilizar por precisar de um driver de potencia diferente certo?

O microstepping nao me vai dar trabalheira a mais? Se nao desse, era fixe que tinha uma precisão elevada. Mas para tal, nao tenho depois de programar a acelaração bem como o abrandamento do motor? Ou continua a ser step a step?

Eu como nao pretendo gastar muito dinheiro, tentando poupar ao maximo, estiver a ver alguns dos IC's que vinham na fotocopiadora que desmontei e la tinha uns stk672-020 e stk672-040. Este 040 ate faz microstepping e parece que o funcionamento dos dois é identico. Temos o clock (para defenir os steps), temos o sentido da rotação, circuito chopper e falam la na datasheet em excitação w1-2, w2 que nao sei bem descodificar o que significa mas penso que tenha haver com os dois modos possiveis de full-step e com o half-step. Alem disso, suportam corentes elevadas.

Supostamente é isto que preciso para controlar os steppers certo? Tanto com arduino bem como com uma placa cnc3ax...

Alguem podia dar uma olhadela nas datasheets e me confirmar que sao bons ic's, se faz favor?
http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/sanyo/ds_pdf_e/STK672-040.pdf (http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/sanyo/ds_pdf_e/STK672-040.pdf)
http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/sanyo/ds_pdf_e/STK672-020.pdf (http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/sanyo/ds_pdf_e/STK672-020.pdf)

So é pena ter dois e serem diferentes. Devia ter dois 040 :P
Será que existe problemas de utilizar driveres de potencia diferentes? Pode-me trazer problemas de sincronismo? Ou nao tem nada a ver?


Mas ando mais preocupado com a mecanica. Preciso de 0,20m^2 de aluminio com 5mm de espessura. Alguem sabe mais ou menos o preço de que fica isso? O meu cunhado que trabalha em moldes, vai ver quanto fica para a empresa e pode ser que seja barato.

Em termos de varoes, tenho dois de 8mm para o eixo dos z's, dois de 10mm para o eixo dos y's e vou comprar dois de 10mm para o eixo dos x's.

A cnc é para ter uma area util de 300mm x 200mm. Em Z preciso de um curso de cerrca de 100mm.
Portanto vai ter de dimensoes 400mm x 300mm x 200mm. Uma tolerancia de 100mm para os carrinhos.

Como projecto inicial, o objectivo a cumprir é fresar pcb's. Mas talvez depois possa frezar umas peças 3d em madeira... Por isso o uso de um motor de passo no eixo Z.

Amanha ou terça ja tiro fotos do material :P
E senso la encontrei numa placa duas moc's que me falaste no topico do labview eheheh Sao branquinhas... lool

Abraços e obrigado


 
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: maurosmartins em 29 de Janeiro de 2012, 17:29
Viva c3dr1c,

há várias pessoas no fórum que já construíram CNCs e algumas com excelente aspecto como o a do StarRider que podes encontrar aqui http://lusorobotica.com/index.php?topic=1701.0 (http://lusorobotica.com/index.php?topic=1701.0)

e deixo também a minha CNC (parece um trambolho ao pé da dele mas funciona :P )  http://msmtec.site88.net/cnc/cnc.html (http://msmtec.site88.net/cnc/cnc.html) e também uma página que tenho sobre steppers http://msmtec.site88.net/stepper/stepper.html (http://msmtec.site88.net/stepper/stepper.html)

espero que ajude e se tiveres perguntas concretas, força.

Cumps, Mauro
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 30 de Janeiro de 2012, 18:13
Boas maurosmartins. Muito obrigado pelos links. Ja conhecia o teu site, eheheh e ja revi a pagina da cnc milhoes de vezes. Eu adorei a tua cnc :D Tem uma estrutura metalica simples, clean e funcional, ta mesmo mesmo mesmo muito fixe. Aliás vou-me basear na tua estrutura metalica para construir a minha. 5 estrelas.

Agora ando devolta da mecanica, ver se arranjo o aluminio... Mas tenho muitas duvidas e incertezas em relação à parte electronica. Se bem que acho que ja vou dando uns toques :P

Amanha ja começo a investigar sobre cnc's, hoje nao vou fazer nenhum... Ver se tiro as fotos para voces verem do material...

Mas aproveito para te perguntar se o facto de apoiares uma das estremidades dos fusos nas chumaceiras e a outra extremidade nos rolamentos do motor nao vai trazer problemas com estes rolamentos? Em principio nao, que a estrutura está suportada pelos varoes cromados ne? Sempre se poupa em rolamentos e chumaceiras...

A do StarRider ta mesmo profissional, mas nem quero imaginar o dinheiro que deve ter gasto. Quem me dera a mim :D

Bem um abraço e muito obrigado pelo apoio.
Cumprimentos


Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: maurosmartins em 30 de Janeiro de 2012, 18:23
Olá c3dr1c,

Obrigado pelas palavras ;D

O varão roscado está preso ao eixo do motor e a outra extremidade há chumaceira para que a força seja feita na chumaceira e não nos rolamentos do motor. mas esta força é só de "Tracção" porque o suporte do resto da máquina é feito pelos varões de cromoduro e não pelo varão roscado.

Cumps, Mauro.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 30 de Janeiro de 2012, 22:57
Yap tens rasão, só sofre forças de tracção ou compressao. Por isso no problem...

Uma pergunta para o senso:

Eu tenho conhecimentos muito basicos a nivel de programação. Como estive a ver, fizeste um tutorial sobre programação com o AVR Studio. Achas que para um novato como eu, vale a pena começar aprender como deve de ser com o AVR Studio ou é uma linguagem mais dificil de programar e vou ter de gastar muito mais tempo do que usando o IDE Arduino?
É que pelo que vejo, com o AVRStudio damos conta de todos os permenores possiveis e imaginarios e com o IDE Arduino ficamos um pouco limitados. Penso eu...

Outra ponto a ter em conta é o facto de existirem ja codigos programados em IDE Arduino para CNC's pela net. Podendo-me basear para construir o meu e ajudar-me a perceber o porque de utilizar certos comandos.
Para AVRStudio nao encontro praticamente nada. Mas se calhar o codigo em IDE Arduino comparando com o AVRStudio sao semelhantes e consigo perceber os comandos a escrever no AVR.

Sem duvida que o AVRStudio é muito mais poderoso pelo que tenho lido no teu topico.
Mas como tenho 5 cadeiras, mais o projecto, tenho medo de ter de perder muito mais tempo.

Abraços e o obrigado.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: CBX em 30 de Janeiro de 2012, 23:07
procura por GRBL

se tens possibilidade de usar uma porta paralela esquece o arduino, não existe compatibilidade praticamente nenhuma com o software existente
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 31 de Janeiro de 2012, 00:00
Possibilidade existe. Usando os computadores da escola...
Mas caso use uma porta paralela, so preciso do software ja existente e dos driveres de potencia, certo? Sendo assim o meu trabalho de curso nao tem as exigencias necessarias.

Ja pensei tambem usar o labview :P mas tava mesmo mesmo mesmo com vontade de usar o arduino.
Imaginando que uso o Eagle para desenhar os circuitos e depois exportando-os para G-code, nao consigo fazer com que o arduino leia o G-code e o interprete, mandando posteriormente os comandando para os motores de passo?

Tenho de ir ver isso do GRBL...
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 31 de Janeiro de 2012, 14:32
Boas pessoal, aqui vai o material disponivel por enquanto.

Motores de passo
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg341.imageshack.us%2Fimg341%2F9311%2Fhpim3847.jpg&hash=0dd6033626026dd5fc03147f98e47d3d) (http://img341.imageshack.us/i/hpim3847.jpg/)

Da esquerda para a direita:
[Sanyo Denki; 6 fios; 1.8º; 2.75V; 3A], [Vexta; 5 fios (5 fases); 0.72º; 2.9A; 0.22Ohm], [Sanyo Denki; 6 fios; 1.8º; 3.5V; 1.5A], [Shinano Kenshi; 5 fios; 8.4V; 0.8A], [Minebea; 1.8º; 1.8A; 2.5Ohm; 0.6Nm], [Shinano Kenshi; 6V; 0.76A]

A italico é informação que retirei da internet sem confirmação se está correcta. Encontrar datasheet destes motores é o meu pior pesadelo :P
Os dois primeiro é possivel que tenham o isolamento das bobines derretido como ja tinha falado, tenho de averiguar isso. Se nao eram grandes maquinas pa minha cnc :D Se bem que o de 5 fases talvez seja complicado construir driveres de potencia pelo que ja li na net.
Mas em todo o caso, o 3º o 4º e o 5º servem perfeitamente. O ultimo claro que nao vou utilizar.

Tambem podem ver ali, uns supressores de vibrações que dao algum espaçamento para poder ligar os veios dos motores aos fusos.


Veios
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg259.imageshack.us%2Fimg259%2F2289%2Fhpim38472.jpg&hash=1e94ca9888d41ca27d48a70a90056d47) (http://img259.imageshack.us/i/hpim38472.jpg/)

Os dois primeiros, serao para o eixo dos Y's. Possuiem 10mm de diametro e vao ter 300mm de comprimento.
Os quatro seguintes, serao para o eixo dos Z's. Possuiem 8mm de diametro e vao ter 200mm de comprimento.
O ultimo nao me serve de grande coisa. Tem 9mm de diametro bah...


Acessorios, sensores, componentes electronicos
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg651.imageshack.us%2Fimg651%2F6089%2Fhpim3849.jpg&hash=fbcdc5bb2da4bbf183f0d2b75e935af6) (http://img651.imageshack.us/i/hpim3849.jpg/)
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg802.imageshack.us%2Fimg802%2F1194%2Fhpim3848.jpg&hash=052d6c17005a26a5dfbf361f44ec2030) (http://img802.imageshack.us/i/hpim3848.jpg/)
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg716.imageshack.us%2Fimg716%2F1205%2Fhpim3852.jpg&hash=90d943c8c4f7e4a23d7eaab9a43664bb) (http://img716.imageshack.us/i/hpim3852.jpg/)

Alguns acessorios e sensores para utilizar na cnc. Tenho mais tralha desta em casa dos meus pais, mas proveniente de radios, televisoes, gira-discos, impressoras a laser, etc. Tenho de analisar os IC's das pcb's e ver o que me é util. Depois se precisar de mais, vejo o resto que tenho la pa casa...

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg195.imageshack.us%2Fimg195%2F8306%2Fhpim3854n.jpg&hash=e631a0823d2693744334aaa45705b9f1) (http://img195.imageshack.us/i/hpim3854n.jpg/)

Ainda possuo alguns motores destes, que penso que tambem sao de passo. Talvez tenham ic's importantes...


Por enquanto é tudo...

Abraços malta
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 31 de Janeiro de 2012, 16:12
Com o Arduino programas em C++ com um monte de funções que funcionam como uma camada de abstração do hardware especifico do chip, quer uses um duemilanove ou um Mega, para usar o serial é sempre Serial.begin, para usar pinos é digitalWrite/Read, e por ai a diante, é basicamente como que uma linguagem de prototipagem rápida e em troca da velocidade de programação dás a flexibilidade de controlar tudo precisamente como queres, se não tens tempo se calhar não vale a pena, mas programar no Avr Studio é programar em C, e usar os registos do micro-controlador para usar UART e SPI e I2C e timers e assim, pode demorar mais algum tempo ao inicio, mas depois vai dar ao mesmo que usar o Arduino, depois de se criar funções para o que queremos o resto é C e algoritmo para cima.

Quanto ao cnc aconselho-te a ires dar uma vista de olhos no svn da RepRap que tem um interpretador de G-code bastante avançado assim como alguns programas com GUI para enviar esse mesmo G-code do pc para o Arduino.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 04 de Fevereiro de 2012, 15:22
Bem mudança de planos. Afinal vou programar a cnc em Labview, usando o arduino para comunicar com os motores.

Ja consegui fazer um codigo simples em labview para controlar os motores de passo, com numero de passos, velocidade e direcção.

Estive a analisar os motores de passo que tenho, medindo a resistencia das bobines e obti valores semelhantes entre os motores, o que me leva a crer que o maior motor de passo que tenho, talvez nao esteja estragado.

Aqui vai uma foto do motor visto de dentro:
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg806.imageshack.us%2Fimg806%2F3607%2Fhpim3855.jpg&hash=095f9054e764f9f029059259746fbebb) (http://img806.imageshack.us/i/hpim3855.jpg/)

Em anexo encontra-se os dados dos motores que vou usar. Os valores a amarelo sao valores calculados, ou encontrados pela internet.
Vou usar estes tres motores em modo bipolar, visto que tenho mais torque. Como driveres de potencia vou usar o L297 e L298.

Agora estou com um problema estranho. No arduino quando ligo um pin a uma saida digital que nao seja a numero 13, quando executo um programa em linguagem "arduino" como o piscar de um led, o led pisca com uma boa luz. Mas quando faço o mesmo no labview, um programa para o led piscar, o led pisca com uma luz fraca.
Alguem tem ideia do que possa ser?????

Cumprimentos
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 05 de Fevereiro de 2012, 19:09
Help - The Beatles (http://www.youtube.com/watch?v=3t8MeE8Ik4Y#)
 :P :P :P :P :P :P :P :P :P :P :P :P :P :P :P :P :P :P

Ja dei mil e umas voltas ao labview e zero, continua o mesmo problema bah
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 05 de Fevereiro de 2012, 22:29
Estás a definir o pino como uma entrada?
Como é que estás a programar no LabView de modo a que ele controle o Arduino?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 05 de Fevereiro de 2012, 23:16
Ha boa boa... Nao estou a definir o pin. Talvez esteja assumir como entrada. Vou ver disso e adicionar esse comando. Muito obrigado.

Edit: Resolvido... Muito obrigado pela ajuda senso, ja tava a partir a cabeça toda com este problema estupido :P

Abraços
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 05 de Fevereiro de 2012, 23:30
Por defeito os pinos são todos entradas, ao escreveres 1 ou 0 num pino que é entrada, o 1 liga os pull-ups internos e o 0 desliga os mesmos, o que vai fazer o led acender apesar de com brilho reduzido.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 06 de Fevereiro de 2012, 13:30
Obrigado senso, ja percebi.

Bem isto ta orientado. A parte do controlo de motores ta praticamente feita. Agora falta estudar o g-code e fazer um tradutor po labview.

Ha, ainda falta ver os motores a trabalhar. Queria experimentar so com o l298, tenho de ir ver as ligações. Mas mais tarde quero fazer com o l297 tambem.

Cumprimentos
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 06 de Fevereiro de 2012, 18:22
Pessoal alguem que me confirme o seguinte sffv:

Posso usar este esquema para ligar os motores bipolares ao arduino?
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.hoelscher-hi.de%2Fhendrik%2Flight%2Fstepper%2Fbistp.gif&hash=b32494678ddf2aab78b1ab2ebd9a8865)

Ha quem ligue resistencias nos pinos sens. Sei que sao valores pequenos para nao alterar a corrente que é medida, certo? Tipo 0.5 ohms

Os diodos têm de suportar a corrente maxima dos steppers e têm de ser fast recovery, certo? Um 1N4007 nao vai funcionar pois nao? E para tempos de mudança de passo de 1s, ja funciona?

Outra duvida. Quando leio num stepper 0.8A, quer dizer que sao 0.8A por fase. Portanto se vou usar em modo bipolar quer dizer que a corrente duplica por acionar 2 bobines? Tou baralhado...
Como sei o numero de fases? Serao 2? Têm 8 bobines os motores...

Cumprimentos
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 07 de Fevereiro de 2012, 21:03
Boas pessoal.

A programação da cnc está avançar bem. O G-code afinal nao é nenhum bixo de 7 cabeças e é facil fazer um interpretador. O labview tambem ajuda muito, que é bastante intuitivo :D É bom para ir treinando a formulação de algoritmos, para depois os aplicar em codigo "arduino", quando começar a aprender...

Deixo-vos em anexo, um parte do programa ja elaborado... Nao se assustem, o codigo está em bruto...
Ta mesmo a carga, mas da para quem quiser, tirar ideias para os seus projectos, relacionados com motores de passo. Têm la tambem como adquirir o g-code e o inicio para a sua interpretação.
As sequencias para os motores podem estar incorrectas, mas é so perceberem como funciona que é facil altera-las...

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg62.imageshack.us%2Fimg62%2F3430%2F11066465.png&hash=0908233f636e64c672cc575e8d7d5994) (http://img62.imageshack.us/i/11066465.png/)

Cumprimentos
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 09 de Fevereiro de 2012, 21:08
Boas malta. O projecto continua pa frente. Ja praticamente dava por terminado a intrepretador de g-code, ate me surgir um grande problema que nao sei sair daqui... E eu ja nao sei se é devido ao software e ao seu processamento ou se é algo mal programado da minha parte.

Tipo o g-code manda-me a seguinte linha de codigos:

G01 X13.3543 Y21.3453

Neste momento tenho o carrinho X em 23.5043 e o Y em 23.7849.

O G01 indica-me que é um movimento de frezagem. O X e Y indicam-me as cordenadas do vector. Ou seja o carrinho X e o Y, têm de chegar aos pontos indicados no g-code ao mesmo tempo. Para isso calculo o tempo de cada passo, que o carrinho X precisa em relação ao carrinho Y. Utilizo o declive do vector para calcular esse tempo. Entao o carrinho X, precisa de um passo de 18 em 18 ms e o carrinho Y precisa de um passo de 100 em 100ms.

Ate aqui penso que tudo bem. O programa tem funcionando bem com vectores com declive perto de 1. Mas com este vector, que tem uma inclinação acentuada em relação a um vector com delive = 1, que no fundo é os motores a darem passos com intervalo temporal igual, nao funciona.

O que acontece é que apesar de terem a indicação que precisam de aqueles tempos para percorrerem bem o vector, o carrinho Y chega ao seu destino quando o carrinho X ainda está em 19.4856. E quando chega, o carrinho X entao começa a andar a velocidade devida (passos de 18ms). No inicio os tempos nao sao respeitados.

Estou a utilizar dois forloops ao mesmo tempo, para fazerem os passos desejados com a velocidade necessaria. Se criar um novo programa so com dois forloops simples, sem nada la dentro, os tempos ja sao respeitados.

Será que é devido ao processamento? E muito estranho...
Ja ouvi falar que nao devemos utilizar dois whileloops em paralelo no labview. Alguem tem alguma ideia?


Bem mas o problema resolve-se rapidamente se para isso utilizar o L297, em vez de so usar o L298. Com o L297 pelo que percebi, controlo os passos com PWM. Tou certo ou errado?


Ha é verdade, o programa que forneci, tem muita coisa para alterar, para funcionar correctamente :P

Cumprimentos
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 10 de Fevereiro de 2012, 01:15
Ok acho que ja percebi do que se trata. Criei um programa mais simples para tentar entender o erro e descobri que se retirar a toda a parte de programação do arduino, para comandar as bobines dos steppers, o progroma corre correctamente. Bem como se utilizar um tempo minimo entre cada passo de 100ms. Com 10ms nao funciona.

Isto provavelmente é devido ao tempo que o circuito arduino demora a transmitir dados e a processar, etc...
Penso que agora é tentar optimizar esta parte de programação do arduino. Estou a utilizar recursos amais como podem ver no anexo, mas ainda tenho de estudar como isso funciona.

Cumprimentos.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 10 de Fevereiro de 2012, 01:37
Tempos de propagação. Se utilizar um tempo minimo de 50ms entre cada passo funciona correctamente. Tenho optimizar a programação do arduino, no labview para tentar reduzir este tempo.

Bem acho que tou no caminho certo. Falta programar circulos, e outra figuras lineares.
Mas continuo na duvida se com o L297 se utilizo pwm para comandar os passos. Se sim, ha muito codigo aqui dispensado e o comando dos motores de passo torna-se basico.

Cumprimentos
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 14 de Fevereiro de 2012, 22:22
Boas pessoal, tudo bem?

Bem boas noticias. Consegui comprar aluminio a 5€ e tal o Kg. Acho que ta um bom preço   :D

Agora deparo-me com um inconveniente no Labview. Para controlar os passos do motor, tenho de definir um tempo minimo entre cada passo. Ora esse tempo minimo no labview é utilizado em [ms], o que me causa algum erro ao traçar vectores lineares. Assim os vectores não têm uma inclinação tao precisa.

Bem, se tiver fusos com passo de 2mm, fico com uma incerteza +/-0.01

Pelo que pesquisei na internet para usar [us] tenho de recorrer ao clock do processador do computador e mesmo assim depende do windows que estarei a usar (neste caso windows 7). Alguem tem alguma ideia?


E quanto ao Eagle, pelo que analisei do g-code que o software fornece, os comandos para frezar as trilhas sao todos vectores lineares. Nao encontro nenhum comando para fazer uma circunferencia por exemplo. Fica mais simples o tradutor g-code, mas provavelmente preciso depois para frezar um bloco de madeira com uma cara por exemplo. Ou existe software 3D que fornece o g-code como vectores?

Abraços pessoal

Edit:
Ah, um topico fantasma  :-X  ;D Espero que os 7 posts seguidos nao sejam problema para o forum. Bem e espero o que o topico seja util  :P
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: PDI em 15 de Fevereiro de 2012, 00:26
Com 1066 visualizações não é um tópico fantasma, a malta vem acompanhando mas não diz nada para não te atrapalhar o raciocínio, continua que vais no bom caminho.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: Tech_JA em 15 de Fevereiro de 2012, 08:03
c3dr1c,
Embora nao comente, estou a seguir atentamente os teus posts: Continua.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 19 de Fevereiro de 2012, 19:27
Ah assim fico mais contente ehehe  :P

Bem ja avancei bastante na cnc. Programei a cnc para fazer furos, quando indicado pelo g-code. Ja imendei alguns erros e ta no bom caminho.

Ainda tenho de pensar no metodo matematico para me arredondar os valores às milesimas de unidades, mas com o valor das milesimas igual a 0 ou 5. Tipo 12.430, 12.435, 12.440, 12.445, 12.450, etc

Em anexo encontra-se o programa, sem a programação para enviar para o arduino: So tem os leds a piscar que correspondem ao accionamento das entradas do L298. Assim podem experimentar sem terem arduino. Tambem têm la um txt que o labview lê. É um exemplo do g-code, para testarem.

Mas ainda tem erros, para corrigir e indicadores para serem acrescentados, como um grafico 3D, etc...

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg651.imageshack.us%2Fimg651%2F5831%2F90826857.png&hash=859dddce2089e2d471fcf17b2e44c74a) (http://img651.imageshack.us/i/90826857.png/)

Abraços.

Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 21 de Fevereiro de 2012, 12:17
Boas alguem me sabe indicar uma loja barata para comprar rolamentos, varoes de aço, fusos, etc?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: msaleiro em 21 de Fevereiro de 2012, 16:10
ebay :P
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: zordlyon em 21 de Fevereiro de 2012, 21:49
Da pa mandar vir samples daqui...

http://www.igus.pt/default.asp?C=PT&L=pt (http://www.igus.pt/default.asp?C=PT&L=pt)

 ;)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 21 de Fevereiro de 2012, 22:58
Ya ja tive devolta do ebay, mas tive a ver o site da igus e acho que tou na onda de experimentar os casquilhos autolubrificantes. Ja mandei vir um samples pa testar aqui com varao cromado. Fica mais barato eheh.

Muito obrigado pela vossa ajuda.

Ja alterei o programa para arredondar os valores das cordenadas como queria e fiz algumas alterações necessárias para os motores saberem quando chegaram à cordenada desejada e pararem.


Agora falta alterar um erro que ocorre no tempo entre cada ciclo.

Quando calculo o tempo entre cada passo para a cnc "desenhar" um vector de (0;0) a (3,7) [x;y], por exemplo, dá-me um tempo entre cada passo para o carrinho x de 116,666ms e para o y de 50ms.

Ora como o programa trabalha em [ms] e nao da para alterar para [us], o programa reconhece so o valor para o carrinho x de 116. Portanto entre cada ciclo/passo fica a faltar esperar 0,666ms. Se passarem 2 ciclos fica a faltar 1,332ms. 3 ciclos fica a faltar 1,998ms e por ai fora...

Agora vou pensar como resolver esta questao, mas nao ha-de ser complicado.

Cumprimentos pessoal
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: andre_f_carvalho em 21 de Fevereiro de 2012, 23:12
conpenssa esses tempos com a programação no arduino, acho eu
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 22 de Fevereiro de 2012, 02:45
Vai adicionando os erros fraccionários e sempre que dêm um valor superior a um somas esse um, no fim o erro deverá ser de 1ms ou menos.
Por isso é que se usa porta paralela, que fala directamente ou quase directamente com o processador e se possivel kernels real time, como por exemplo o Linux EMC2, feito precisamente para cnc's.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 22 de Fevereiro de 2012, 09:20
Com a programação no arduino nao tou a ver como faço.

Senso parece-me uma boa ideia. Aliás acho que é a unica ideia possivel, intercalar ciclos com tempos diferentes para os motores fazerem os passos desejados no tempo pedido. Estive aqui devolta da analise matematica do problema e levou-me à mesma solução.

Isso da porta paralela e de kernels é que ja nao percebo nada :P

Muito obrigrado pela ajuda
Abraços
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: lp_felix em 22 de Fevereiro de 2012, 09:27
Boas, olha eu tenho acompanhado o teu projecto apesar de quase nunca fazer login no luso acompanho vários projectos.

Tenho a dizer que o teu projecto e um pouco ambicioso e que admiro muito a tua forca de vontade e a rapidez com que estas a evoluir.  (eu iria demorar uma eternidade  ;)  )


Quanto as guias, (eu também tenho uma cnc em construção ) e as guias da igus não foram nada um bom investimento...muito pelo contrario.  Eles tem um suporte excepcional. sempre que precisei de ajuda o comercial deles veio ter comigo e foi 5* mas tive alguns problemas com o material, a nível de prisões, folgas, enviarão tb guias de lotes diferentes e notei porque uma tinha 0.2mm de diferença entre elas. pode parecer muito pouco mas quem tem uma cnc sabe que é muito.

O meu conselho, se quiseres material igus, vens cá a casa e testas o meu antes de comprar.
É material bom!! Não para uma cnc, especialmente se for grande!!

Resumindo tenho um monte de guito empatado e a cnc reve de ser redesenhada e mais de metade dela foi para o lixo pois mudei de guias, mas continuo com os fusos igus.

Eu acabei por comprar novas guias na http://www.zappautomation.co.uk/ (http://www.zappautomation.co.uk/)
Estas são muito boas. (ate a data mas tb ainda não estão montadas.)

De maneira que tenho la tudo arrumado a um canto, se estiveres interessado em passar la por casa e so dizer, e vês a cnc e todo o material que tenho.  ;)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 22 de Fevereiro de 2012, 19:57
eheheh muito obrigado pelo post.

Por acaso ta a evoluir bem. Pensava que iria demorar muito tempo na programação, mas o labview é bastante intuitivo :D E depois é so insistir na resolução dos problemas que vao aparecendo, explorando o labview e as coisas seguem o seu rumo. Mas as vezes um gajo desespera  :P

Afinal acho é que vou demorar mais tempo na mecanica, ainda por cima a trabalhar metal. Se fosse madeira...  ;D


Quanto à igus, quando falas de guias, sao guias lineares daquelas que têm um carrinho ou das que utilizam varoes cromados?
Essa loja parece ter bons preços :D Em termos de portes sai muito caro?

Quanto ao fuso estou a pensar usar um simples varao roscado dos que se compra no AKI por exemplo. Nao tenho muito dinheiro para invistir agora na CNC. O que preciso é que funcione por enquanto :P Depois quando acabar o curso e começar a trabalhar, logo trato de aumentar a qualidade à minha ferramenta.

Obrigado por estares disponivel para me mostrares o teu material lp_felix. Ja agora onde moras?


Se tudo correr bem, existe a possibilidade de avançar no projecto para desenhar peças 3D e nao me ficar so pelo fabrico de pcb's. Mas primeiramente testarei a cnc com uma placa controladora, como a cnc3ax, para poder usar um dos softwares comuns ai no mercado... Depois é so agarrar no programa feito em labview ate agora e acrescentar-lhe funções. Como software de CAD para criar peças 3D, estou a pensar usar o Solidworks (visto ja ter conhecimentos deste software).

E se continuar a correr bem e tiver tempo (nao sei se terei devido ao resto das cadeiras que preciso de fazer para acabar o curso), o projecto avança entao para uma impressora 3D :D
A ideia passa por so trocar o spindle pelo extruder e poder ter a tal impressora. Ficando assim com uma ferramente 3 em 1 (pcb's; peças 3D; impressora 3D) muito util para ter em casa.

Acho que ate nao será muito complicado.
O codigo é processado camada a camada...
Tenho de criar o extruder, que nao passa de um mecanismo que derrete o material ABS e o injecta. Para injectar usa-se um motor de passo (ate tenho aqui um pequenino, mesmo fixe).

Para controlar a temperatura, tenho de voltar a meter maos ao projecto que ficou pendente, no topico "Labview-Arduino Controlo de Temperatura" :D

Mesmo que nao faça como projecto de curso, mais tarde acabarei entao o pretendido.

Abraços
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: lp_felix em 22 de Fevereiro de 2012, 20:27
Bem, eu não paguei portes, a minha compra passou um determinado valor e não paguei, demorou foi quase 2 semanas a chegar mas as minhas guias são de 2metros e o material veio de comboio, e correu metade da Europa ate vir para ca...
Pois, eu moro em Torres Vedras.

mas minhas da igus sao as

2x WS-20-80 com 2000mm
2x WS-20  com 1530mm
2x WS-20 com 520mm
 se estiveres interessado....


Os fusos da igus, são caros digo-te já!! mas são impecáveis!

pois o meu dia a dia e trabalhar com a concorrência do SolidWorks, eu trabalho com SoligEdge_ST4 e Alibre 
mas se te safas com o solidworks fazes uma coisa a maneira em chapa, e mandas cortar a laser e barato..

Pá qualquer duvida que tenhas estas a vontade para falar comigo.   ;)




Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 22 de Fevereiro de 2012, 22:15
Txi ganda viagem entao :P

Ah ja percebi do que tavas a falar. Nop, nao estou interessado nesse tipo de guias. Vou usar veios cromados que aproveitei duma fotocopiadora, mas ainda tenho de comprar um veio de 10mm com um comprimento de 800mm.

Agora preciso é de um sistema para usar com os veios... tipo rolamentos lineares, para mover o "carrinho". Mas encontrei casquilhos autolubricantes na igus, que sai mais barato e queria experimentar. Os gajos ja me contactaram, a informar de um outro produto mais adequado, mas nao estou interessado, que é mais caro. Ver se me mandam as amostras para experimentar...

Cumprimentos
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: lp_felix em 22 de Fevereiro de 2012, 22:37
Pois eu tenho disso mas para 20mm
olha isso nao e o mais indicado, eu podia ser malandro e querer vender-te o que tenho mas eu nao sou assim.
volto a dizer, material igus e bom, mas para cnc nao..

olha és de Leiria e estudas em Évora certo?  combinamos um dia que vás para Leiria e paras aqui em torres e vês o que tenho cá.
e o melhor e ficas a ver a diferença entre guias de rolamento e de casquilho auto lubrificados, o meu grande problema era que se fize-se uma forca mais descentrada tudo bloqueava,  e ficava bloqueado.

agora com as guias que comprei na zapp, tudo impecavel! tem rolamento, faz mais barulho, vai precisar de manutencao, mas funciona.

 Atenção que não te estou a dizer no sentido de desmotivar!! ou querer vender o meu peixe!! apenas estou a alertar para os problemas que tive e não desejo que mais pessoas tenham, eu gastei mais de 1000€ em material na igus que agora esta aqui a um canto.
não faças o mesmo que eu!! lol
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: msaleiro em 23 de Fevereiro de 2012, 03:03
Txi ganda viagem entao :P

Ah ja percebi do que tavas a falar. Nop, nao estou interessado nesse tipo de guias. Vou usar veios cromados que aproveitei duma fotocopiadora, mas ainda tenho de comprar um veio de 10mm com um comprimento de 800mm.

Agora preciso é de um sistema para usar com os veios... tipo rolamentos lineares, para mover o "carrinho". Mas encontrei casquilhos autolubricantes na igus, que sai mais barato e queria experimentar. Os gajos ja me contactaram, a informar de um outro produto mais adequado, mas nao estou interessado, que é mais caro. Ver se me mandam as amostras para experimentar...

Cumprimentos

10mm com comprimento de 800mm vais ter problemas. eu na minha CNC tenho dois guias de 10mm com 300mm de comprimento no eixo do Y e é o eixo que tem mais problemas porque os eixos dobram.:\ Recomendo usares tamanhos mais pequenos ou veios mais espessos :)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 23 de Fevereiro de 2012, 11:37
felix, obrigado pelo convite mas nao vai ser facil ir ate ai, mas obrigado na mesma... Bem entao se calhar tenho mesmo de optar por rolamentos lineares. Pelo ebay ate nao sai muito caro, podia ser bem pior. Tb existe a zapp, tenho de ver o que preciso, que compense comprar la...

O de 800mm é pa cortar ao meio, para ficar com dois de 400mm para o eixo dos X (quando falo em X, muitas vezes vejo na net referenciado como Y. Bem de qualquer maneira é o eixo com maior comprimento...)

Nao sabes quanto penso tens em cima do eixo dos Y's, msaleiro? Vou te cerca de 3Kg acho eu...
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: msaleiro em 23 de Fevereiro de 2012, 12:52
No eixo que tem esses veios devo ter a volta de 2 Kg (Dremel + 2 blocos de aluminio e umas peças de nylon). Aconselho mesmo meteres veios mais espessos :\ Pensa que mais vale gastares mais 10€ agora do que depois gastares a refazer uma máquina completa :)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 23 de Fevereiro de 2012, 13:00
Pois se tu so tens 2kg e ja sofre flexão, quanto mais com 3 :P
Thanks
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 24 de Fevereiro de 2012, 16:10
Boas, alguem me sabe explicar como converto uma peça 3d do solidworks para g-code, se possivel em txt?

Cumprimentos
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: lp_felix em 24 de Fevereiro de 2012, 16:25
Tens de usar um programa de cad-cam... ha varios procurar por cad-cam que encontras varios. eu uso o sprutcam.
mas tens este http://code.google.com/p/heekscnc/ (http://code.google.com/p/heekscnc/)  que e free  :P
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: msaleiro em 24 de Fevereiro de 2012, 17:07
Também recomendo esse programa. Mas atenção que o HeeksCNC é um plugin do HeeksCAD, por isso tens que instalar o HeeksCAD primeiro. Se quiseres ter uma visão da toolchain que uso vê aqui: https://thebitbangtheory.wordpress.com/2012/01/10/cnc-software-toolchain-for-linux/
Em breve vou actualizar isso para incluir também o QCad e o FreeCAD que descobri recentemente e especialmente este último é muito bom para o desenho 3D.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 24 de Fevereiro de 2012, 22:52
Ja instalei o programa e gostei da simplicidade.

Para frezar um cubo, por exemplo, tenho de adicionar uma operação zigzag ne?
So é pena, o programa que fiz em labview nao ler o g-code no formato que é fornecedio pelo Heek's.

Precisava que o comando "N***" desaparecesse e que tivesse espaços entre os comandos e coordenadas, "G01 X92.3 Y45.2" e não "G01X92.3Y45.2"

A nao ser que altere o programa do labview. A maioria do codigo dos outros programas é deste genero?

Abraços


EDIT: Afinal é so alterar o tipo de maquina para Anilam Crusader. Sendo assim o labview ta praticamente programado para frezar peças 3D :D É so adicionar alguns comandos e alterar umas coisitas.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: andre_f_carvalho em 25 de Fevereiro de 2012, 01:05
e que tal uns videos!?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 25 de Fevereiro de 2012, 16:22
Ok ver se faço uns videos, mas de momento só do arduino a pescar os leds e do labview a trabalhar...
Tenho de mandar vir os componentes para meter os motores a trabalhar...

Cumps...
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 26 de Fevereiro de 2012, 21:38
Boas pessoal

Aqui vao uns videos do labview. Desculpem a qualidade.

O primeiro videos é so uma desmonstração de algumas funções e movimentos. Vejam os leds a piscar, quando o carrinho tiver um periodo superior a 250ms. Nao vejam no carrinho com 100ms pois nao vao ver nada de jeito devido ao filme...
CNC Labview (http://www.youtube.com/watch?v=fqBOzg992Wo#)

O segundo video é a frezagem da trilha abaixo feita em Eagle. O grafico do labview mostra o progresso, mas tem algumas linhas amais, pois mostra tambem os movimentos dos carrinhos quando nao estão a frezar.
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg840.imageshack.us%2Fimg840%2F8758%2F87501385.png&hash=4d4cb8fe87139345f3802858dce727d3) (http://img840.imageshack.us/i/87501385.png/)
CNC Labview Trilhas (http://www.youtube.com/watch?v=D3WhrBTrKS8#)

O terceito video é a furar o pcb. O carrinho do X e do Y movem-se para a coordenada correspondente. Quando chega la o carrinho dos Z vai de 0.1 a 0, depois a 0.15 e finalmente a 0.1. Tem um movimento amais, devido a testes. Devia de ir de 0 para 0.1... Não liguem.
CNC Labview Furos (http://www.youtube.com/watch?v=rJ9sVsQWWnc#)

Abraços
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 27 de Fevereiro de 2012, 21:16
Boas pessoal.
Vejam la se me sabem ajudar.

Nas cnc's nos temos dois tipos de movimentos para os seguinte comandos (g-code). O comando que movimenta a cnc rapidamente, sem fresagem (movimentos livre = G00) e o comando que movimenta a cnc à velocidade adequada de fresagem,  com fresagem (movimentos de fresagem = G01).

Mas como as cnc's regulam a velocidade? Atraves do tempo entre cada passo ou atraves de alterações de corrente/tensão? Full step e Half step?

Se for atraves de tempos, na minha nao compensa pois ja é lenta demais :P
Atraves de aumentos de tensao ou corrente da? Eu penso que nao, mas nao sei...
So me resta alterar o tipo de passo. Para G00 fullstep e para G01 halfstep. Fico com a presição de que preciso quando fresa e tenho um ligeiro aumento da velocidade para os movimentos livre.


Edit: Lol o meu programa flipou :P Agora consigo correr o programa com tempos entre ciclos menores do que conseguia dantes conseguia. Mas primeiro tenho de correr o programa com um tempo superior. Depois baixo o tempo e ja funciona correctamente. Que cena mais estranha
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: maurosmartins em 29 de Fevereiro de 2012, 13:45
Viva c3dr1c,

Antes de mais, está a ficar com bom aspecto, dominas LabView! :)

realmente existe diferença entre o comando G00 e o G01. O primeiro serve para movimentar a máquina quando não está a cortar e à maxima velocidade que ela puder dar/esteja configurada para dar. Depois o comando G01 é diferente pois leva mais um parametro tipo "G01 X20 Y30 z0 F100" é o parametro F (de Feed rate) que diz qual a velocidade do deslocamento, aquele valor pode ser interpretado de varias formas dependendo do controlador, mas regra geral sao mm por minuto.

Como estas a usar motores de passo tens de jogar com a velocidade/frequencia com que mandas os impulsos e não com a tensão/corrente.

Cumps, Mauro.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 01 de Março de 2012, 13:53
Pois entao restame usar o tipo de passo como modificador de velocidade dos carrinhos. É que a minha maquina ta lenta e os feed rates costumam ter velocidades mais rapidas que as que consigo.
Mas tambem ainda nao optimizei o codigo, muito menos o codigo de envio de informação po arduino.

Umas das possibilidades para aumentar a velocidade geral do sistema, era usar codigo arduino para mandar os impulsos para os motores e depois o arduino informava o labview quando os carrinhos chegassem aos seu destino. E ao mesmo tempo resolvia a questao de ter de trabalhar em [ms] em vez de [us] (mais precisão :D). Mas por enquanto nao me quero meter nisto. Talvez mais pa frente.

Abraço
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: tops72 em 01 de Março de 2012, 14:00
 ;D
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: maurosmartins em 01 de Março de 2012, 17:09
c3dr1c,

é uma opinião pessoal, mas eu n fazia isso! estás a fazer uma coisa de raiz tens possibilidades de fazer isso como deve ser, inclui o parametro F no teus comandos.

hoje tens uma maquina lenta, amanha podes ter um ferrari.

cumps mauro.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 01 de Março de 2012, 20:49
Tb é verdade mauro. E como disse nao optimizei  codigo. Bem mas isso vai ficar po fim, tenho de pensar bem nisso.

Aproveito para tirar uma duvida. Tenho uma fonte de alimentação AT com 12V 15A. Portanto eu dentro da fonte, hei-de ter um transformador de 230V para 12V que suporta 15A no minimo. Ou eles podem utilizar outros metodos, como electronica de potencia ou algo que eu nao perceba e nao tem de ser assim? :P

Thanks e cumprimentos
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 01 de Março de 2012, 21:28
As fontes dos pc são fontes comutadas, tem transformadores dentro mas são de alta frequência e não funcionam a 220v, nem têm saidas fixas, quem faz o controlo de voltagem é electrónica e loops de feedback.
Nunca ouviste falar em SMPS/fonte comutada?!
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 01 de Março de 2012, 22:08
Neps, eu sou muito novo a lidar com electronica. Sei o basico, mas so ha pouco tempo é que comecei a investigar. Isto, apesar do curso que estou a tirar (mecatronica), na pratica é mt diferente.

Entao quer dizer que ando um bocado desorientado. Estava a pensar que era so tirar da fonte o transformador e fazer o circuito de rectificação e estabilização...
E provavelmente os pcb's que tirei das fotocopiadoras, tb utilizam a mesma tecnologia. Será muito dificil fazer uma fonte dessas?

E ja agora, vou ter de utilizar dois arduino para ter saidas suficientes para a cnc. O meu arduino é montado numa breadboard para poupar dinheiro, com um conversor USB TTL da silicon labs cp2120. Acham que consigo fazer o mesmo com um ATMEGA2560? Tipo, contactava uma empresa para me soldar o micro a uma pcb, que tivesse pinos com distancia entre eles igual à distancia entre os furos das breadboard's. Depois utilizava essa pcb na breadboard com o conversor. O circuito deve ser o mesmo ne? Uns condensadores, resistencis, um cristal, um botao e ja ta. Ou é mais complicado?


Depois o
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 01 de Março de 2012, 22:10
E porque não usar um atmega644p, que tem 40 patas em vez de 28?
Uma SMPS para 15A não é coisa que se faça sem perceber MUITO de electrónica, porque é que não usas a fonte ATX?
Funciona, está feita e se queimar tens milhares iguais para comprar ao preço da chuva?
Por 20/30€ que elas custam nem condensadores compras.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 01 de Março de 2012, 22:22
Asserio nem condensadores compro? Fogo... Entao é mesmo caso para usar uma fonte atx. Tenho algumas em casa e tudo. Mas como projecto de curso era bom eu desenvolver o maximo de "componentes" possiveis. Se fosse com uma fonte dita "normal" era um circuito simples penso eu. Mas tinha de arranjar entao um transformador dos "normais" com uma boa currente e nao tenho nada disso. Comprar tambem é caro.

Outra ideia seria reaproveitar os componentes das fontes atx e montar eu a fonte comutada, estudando o seu funcionamento. Assim ja nao tinha de gastar dinheiro. É um bocado ironico desmontar a fonte atx com o ciruito pronto e voltar a montar, mas na pratica acaba por ser como se fizesse de raiz, aprendendo o necessario. E claro, o circuito fica mais simples. penso eu :P


EDIT: Brutal esse 644P. Nem fazia a minima que isso existia. Tenho de ir ver o que ha mais da Atmel. É mesmo a solução ideal :D
E funciona com o arduino certo? É tudo a mesma coisa, so mudam algumas caracteristicas...
Tou mesmo contente :P
o chip ATMEGA644P-20PU será o mais indicado? E este ja tem o bootloader gravado?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 01 de Março de 2012, 23:19
Os circuitos das ATX's já são o mais simples possivel, e não podes andar a alterar o design daquilo á sorte porque o comprimento dos traços para os transistors influencia o funcionamento da fonte.

Para fazer com transformador, precisas de um retificador valente, 15A não é 1A, depois condensadores para filtragem que aguentem com a corrente de ripple, depois precisas de fazer um regulador de tensão para teres 12V estáveis, coisa que envolve alguma electrónica e vai dissipar muita energia sob a forma de calor se for um sistema linear.

Quando ao atmega644p em Arduino pesquisa por sanguino, é um arduino com um atmgea644p e no site dizem como meter o IDE a falar com ele e a compilar código para ele.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 01 de Março de 2012, 23:48
Ok entao vai ser mesmo a fonte atx :P

Uma coisa, com o sanguino vou ter de alterar a interface para se conectar ao labview? É que nao percebo nada disso  :-\
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 01 de Março de 2012, 23:57
Ele fala serial tal como um Arduino e serial é serial, quer seja do arduino ou um adaptador qualquer usb-serial.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 02 de Março de 2012, 13:05
Fixe, entao em principio funciona na boa e o meu problema fica resolvido. Ainda por cima a 4€ e pouco sai bastante barato. Se eu soubesse nem tinha comprado o atmega328 :P

Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 02 de Março de 2012, 19:27
c3dr1c,

é uma opinião pessoal, mas eu n fazia isso! estás a fazer uma coisa de raiz tens possibilidades de fazer isso como deve ser, inclui o parametro F no teus comandos.

hoje tens uma maquina lenta, amanha podes ter um ferrari.

cumps mauro.

Agora lembrei-me que talvez ha-ja mesmo a possibilidade de aumentar a velocidade. Utilizando um L297 e pwm do arduino, supostamente o l297 "agarra" na onda quadrada e constroi os impulsos necessarios. Ou seja deve funcionar bem mais rapido :D

Mas primeiro vou contruir so com o l298 porque se nao o labview fica muito mais simplificado e ja na tem tanto valor na avaliação. Posteriormente construo os drivers com o L297 para ficar com maior velocidade.

Entao vou mesmo usar os fedd rates como dizias. Mas por exemplo, usando o Heek's cad, como é que ele calcula esses valores? Supostamente depende do tipo de material, mas nao encontro nenhuma opção para seleccionar no programa, o material da peça.

Abraços pessoal
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 06 de Março de 2012, 12:56
Boas pessoal.

Bem modifiquei um pouco a aparencia do programa e adicionei-lhe um controlo manual que permite desenhar circunferencias e/ou arcos de circunferencia.
O objectivo é mais tarde adicionar-lhe um comando manual com joystick e mais algumas funcionalidades.

Umas pics:
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg716.imageshack.us%2Fimg716%2F3679%2Fcnc21.png&hash=2228efa767266ba38818038edd7f148d) (http://img716.imageshack.us/i/cnc21.png/)

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg594.imageshack.us%2Fimg594%2F201%2Fcnc22.png&hash=a557217acf59b0a67ac963c090efc35a) (http://img594.imageshack.us/i/cnc22.png/)

Abraços
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 12 de Março de 2012, 04:18
Boas pessoal.
Alguem me aconselha um sensor de corrente, minimo 6A, para usar com o arduino? Vai servir para medir a corrente dos motores.

EDIT:

Ta aqui o diagrama de blocos do L298:
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg820.imageshack.us%2Fimg820%2F9498%2Fl298.png&hash=75dd5dbe80f3216de7129ed724b34bf5) (http://img820.imageshack.us/i/l298.png/)

Nao entendo duas coisas. Para que serve o Vref? Para defenir o valor high da logica TTL, usada no L298?
E como funcionam os sensores de corrente? Se RSA=0,5Ohm, vou obter uma tensão em SENSE A de acordo com a corrente que passa no motor?
Se sim posso utilizar um ampop para dar-me uma saida entre 0 e 5V e ligar a um pino analogico do arduino, certo?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 16 de Março de 2012, 19:41
Boas pessoal.

Bem pelo que tive a ler o "pino" SENSE funciona como perguntei no post anterior.
Ja encomendei os compinentes para poder montar e testar os circuitos de potencia.

Tambem encomendei uns samples de uns enconders magneticos, que encontrei ca no forum, da austriamicrosystems e chegaram hoje. Demoram 3 dias e vieram muito bem embalados. 5 estrelas.
Tambem pedi os imans para os enconders e uns joystick's pequenos, tipo de telemovel ou mp3.

Agora ver se começo a estudar a comunicação entre o arduino e os enconders.
São é smd... Talvez me lance ao desafio de os soldar, tenho aqui fluxo em pasta e tudo. Mandaram 3, que é o minimo que podem mandar  ;D Um para cada eixo, XYZ  ;D Devia ter pedido mais para o caso de fazer borrada :P


Quanto à mecanica, ja tenho a placaa de aluminio de 5mm de espessura e meio metro por meio metro.
Na minha balança de casa de banho pesa cerca de 4Kg  :P Pensava que pesava para ai uns 2...
A placa agora vai ser cortada às peças numa CNC. As chumaceiras lineares e as chumaceiras de rotação tambem ja estão encaminhadas.

Os veios so falta para o eixo dos X. Acho que vou usar 16mm pois ainda vao suportar um bom peso.
Onde me aconselham comprar? Fui ver ao Aki mas sao uma bela porcaria.

Os varoes roscados acho que vou comprar no AKI para ver se poupo algum dinheiro. Mas ainda estou um bocado reticente pois vergam com alguma facilidade. Se bem que so vao sofrer forças de tracção/compressão. Mesmo assim posso ter problemas nas forças de compressão nao acham?


Ao programa ja acrescentem funcões manuais. Depois faço um video com boa qualidade.

Bem e é tudo.
Abraços pessoal.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 17 de Março de 2012, 18:46
Boas pessoal.

Alguem me pode ajudar numa coisa simples mas que me ta a dar dor de cabeça? :P

Tenho de ligar um opto interruptor ao arduino. Ele é composto por um diodo emissor de IR, um fototransistor de 3 pinos e provavelmente deve ter uma resistencia smd la dentro acoplada ao diodo.

É tipo isto:
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fcirictech.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2009%2F07%2Fimg_0147.jpg&hash=79d3515f172032d855cc9ea0e1e4a2f1)

Tou a fornecer corrente de 3.3V e a ligar o outro pino ao ground. O do meio estou a ligar a um input analogico do arduino. Mas o valor está sempre a variar, tem muito ruido. Provavelmente falta aqui algumas resistencia. Será?
Experimentei ligar uma de 10K do pino analogico ao ground, mas o valor baixa logo para 0.

Cumps...

EDIT: Ja agora...

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg96.imageshack.us%2Fimg96%2F5938%2Fdsc05624o.jpg&hash=7a1ee4975502454309c3e5aecc04ad8f) (http://img96.imageshack.us/i/dsc05624o.jpg/)

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg703.imageshack.us%2Fimg703%2F5756%2Fdsc05626w.jpg&hash=02c2dfed7c8a1c4394fed5c35d4f7a20) (http://img703.imageshack.us/i/dsc05626w.jpg/)

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg638.imageshack.us%2Fimg638%2F7140%2Fdsc05631b.jpg&hash=ed4261a9437997f14b9b2b37c580c4b1) (http://img638.imageshack.us/i/dsc05631b.jpg/)

Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: msaleiro em 17 de Março de 2012, 20:46
Se puderes tirar uma foto da parte de baixo do sensor era bom, para ver se já tem a resistência de pull-up. Com resistência de pull-up e ligado a uma entrada digital deve funcionar..

Esses integrados são mesmo o que?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 17 de Março de 2012, 21:06
Tem la uma resistencia smd...

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg215.imageshack.us%2Fimg215%2F6369%2Fdsc05634o.jpg&hash=95d84bfae600f78c9efa932a837da188) (http://img215.imageshack.us/i/dsc05634o.jpg/)

As fotos sao dos samples dos encoders magneticos e de uns joysticks que mandei vir da austriamicrosystems.

Encontrei estes veios na net. Baratos pelo pouco que tenho visto na net. Agora a questão é se sera que valem alguma coisa? Ja mandei uma mail com umas perguntas :D
http://www.formafantasia.pt/evolucao-16-mm-/5949-varao-inox-16mm.html (http://www.formafantasia.pt/evolucao-16-mm-/5949-varao-inox-16mm.html)

Cumps
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 17 de Março de 2012, 21:30
Vais usar encoders onde?
Deves usar aço rolado para movimento linear, cheira-me que esse varão de inox é oco por dentro e não maciço, para além de que vai ter empenos que isso tem cara de ser para pendurar cortinados.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 17 de Março de 2012, 21:39
Ya é mesmo para decoração :P Tou lixado entao. So vejo veios caros.

Os encoders é para usar nos varoes roscados para confirmar a distancia percorrida por cada carrinho, medindo o distancia radial.
No extremidade final do varão, estava a pensar colocar la o iman e à frente o ic numa pcb (os enconder's são on axis).

Cumps
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: PDI em 17 de Março de 2012, 22:16
Ya é mesmo para decoração :P Tou lixado entao. So vejo veios caros.
Cumps

que tipo de veios tas a ver e qual o preço.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 17 de Março de 2012, 22:33
Ya é mesmo para decoração :P Tou lixado entao. So vejo veios caros.
Cumps

que tipo de veios tas a ver e qual o preço.

Veios de aço inox, de 16mm com 1000mm de comprimento, 20 e poucos euros...
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: PDI em 17 de Março de 2012, 22:40
É que no leroy estão uns cortadores de azulejos por 30 e poucos euros que eram capazes de ser jeitosos, podendo aproveitar os varões e as guias tipo isto;
http://www.hilarioalves.com/listadetalhe.asp?id=281&item=302 (http://www.hilarioalves.com/listadetalhe.asp?id=281&item=302)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 17 de Março de 2012, 22:48
Ya é mesmo para decoração :P Tou lixado entao. So vejo veios caros.
Cumps

que tipo de veios tas a ver e qual o preço.

Veios de aço inox, de 16mm com 1000mm de comprimento, 20 e poucos euros...
O inox é caro, tambem tens veios desses em aço cromado que são mais baratos.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 17 de Março de 2012, 22:55
So que assim ja vai para os 30euritos...

Talvez procurando em metalurgicas locais consiga preços mais baixos.
Tenho de procurar esses de aço cromado.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 18 de Março de 2012, 00:45
Tambem existem estes:
http://www.zappautomation.co.uk/sfc16-precision-round-rail-16mm-p-344.html (http://www.zappautomation.co.uk/sfc16-precision-round-rail-16mm-p-344.html)

Sao bem baratos e sao indicados para cnc. So o pior é os portes para Portugal, 20€.
Se alguem quisesse fazer uma compra conjunta é que era :P
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: zordlyon em 18 de Março de 2012, 01:51
Pessoal eu na serralharia arranjo veios em Inox, fazemos gradeamentos em inox...varões mossiços de 8mm a 22mm arranjo até 6m de comprido...

eles vêm é escovados, e não são tão "lisos" como qualquer varão cromado.

se querem varões para um simples dremel tubo em inox chega perfeitamente...não verga até 1m de comprido garanto, tem e que ser tubo inox com parede de 1,5mm...
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 18 de Março de 2012, 13:56
Ainda tem algum peso, e o problema do tudo oco é que vai ser mais propenso a vibrações, o que em trabalho fino vai causar problemas.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 18 de Março de 2012, 18:07
Pois afinal o veio era oco, senso...

zordlyon nao me sabes dizer mais ou menos o preço de um veio maciço de inox, com 16mm de diametro e 1000mm de comprimento?
Essa questão de serem escovados, vai trazer muitos problema para movimentos lineares? Se passares a mao, sentes muito as imperfeições?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: zordlyon em 18 de Março de 2012, 19:57
Hum pois oco és bem capaz de ter razão senso...

Durante esta semana digo-te algo sobre os valores do varão 16mm...

Não, isso não, não é aquele liso de cromado mas não é aspero ao ponto de se sentir a rogosidade com as mãos...

Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 18 de Março de 2012, 20:15
O problema é que com rolamentos lineares deve funcionar bem por causa das esferas, mas eu vou utilizar casquilhos de polimero e nao sei ate que ponto esse factor pode prejudicar os movimentos lineares.

Bem de qualquer maneira agradeço que me indiques os valores. Muito obrigado zordlyon.

Abraços
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 18 de Março de 2012, 22:32
O cromado, aliado a um óleo lubrificante oferece uma superfície com um atrito muito muito reduzido, para além de que os veios cromados são calibrados, ou seja garantem que têm o diametro mais certo que os varões que são escovados, pois são feitos propositadamente para movimento linear e não como elemento estrutural de construção que não é feito para movimentos lineares.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 18 de Março de 2012, 22:48
Ok entao tem de ser mesmo cromado. Se nao ainda me arrependo mais tarde.

Ver se me mexo aqui pela zona para arranjar os veios...

Abraços
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: PDI em 18 de Março de 2012, 22:59
Tenho uma duvida senso, queres mesmo dizer cromados ou cromo-vanádio ,é que a experiência que tenho com materiais cromados é que sobre pressão o cromado tem tendência a descolar.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: zordlyon em 18 de Março de 2012, 23:46
Tenho uma duvida senso, queres mesmo dizer cromados ou cromo-vanádio ,é que a experiência que tenho com materiais cromados é que sobre pressão o cromado tem tendência a descolar.

Sim exactamente, tem que ser cromo-vanádio ou cromo-niquel se não me engano...

Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 19 de Março de 2012, 16:30
Tenho uma duvida senso, queres mesmo dizer cromados ou cromo-vanádio ,é que a experiência que tenho com materiais cromados é que sobre pressão o cromado tem tendência a descolar.

Pressão localizada/pontual sim, em caso de cromagens comerciais baratas acabas por deslaminar o cobre do metal que foi cromado, numa boa cromagem muito dificilmente fazes isso, e para além disso rolamentos lineares não aplicam pressão pontual no veio, mas sim uma pressão relativamente uniforme em toda a sua área de contacto.

O cromado como deves saber são vários banhos, a peça é lavada e leva um banho ácido para deixar a superficie mesmo limpinha, depois é depositada uma camada de cobre, depois leva vanádio, niquel ou outro metal, e por fim leva crómio, é claro que pode levar mais banhos, e a espessura de cada banho depende de várias coisas, mas numa boa cromagem é dificil arrancar o cromado outra limitação é que cromar chapas finas sujeitas a torção/flexão o cromado acaba por criar bolhas que é onde existem zonas deslaminadas, que vão acabar por se arrancar.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 19 de Março de 2012, 17:29
Isto em Évora é uma tristeza para os arranjar veios... Pelo menos eu nao conheço.
Quando for a Leiria, ver se dou la uma volta, que empresas do sector nao devem faltar.

Ver se tambem descubro uma loja barata com parafusos Allen Head, que eu tanto gosto :P


Tiver a ver dremmel e vou comprar esta na sonigate por 10 euritos.
http://www.velleman.eu/products/view/?id=370448 (http://www.velleman.eu/products/view/?id=370448)

12000 rpm devem servir na boa para freza pcb's e madeira...
Acham que tambem serve para nylon e pvc?
Para aluminio é que nao deve dar. Deve ficar com um grande esforço. A nao ser que seja com uma velocidade de deslocamento muito baixa :P digo eu...

Abraços pessoal e obrigado pela ajuda.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: metRo_ em 19 de Março de 2012, 17:33
podes dizer a referencia das samples da austriamicrosystem que mandaste vir?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 19 de Março de 2012, 17:35
Compra um einhell, que é cópia de dremel e tem 180w, e custa-te 30/40€, tenho um á 4 anos se bem me recordo e não faz outra coisa na vida dele se não roer aluminio e ferro de motores e cilindros, e continua 5 estrelas.

É melhor pedires parafusos com cabeça sextavada interior, és capaz de encontrar mais facilmente assim...
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: andre_f_carvalho em 19 de Março de 2012, 18:17
Isto em Évora é uma tristeza para os arranjar veios... Pelo menos eu nao conheço.
Quando for a Leiria, ver se dou la uma volta, que empresas do sector nao devem faltar.

Ver se tambem descubro uma loja barata com parafusos Allen Head, que eu tanto gosto :P


Tiver a ver dremmel e vou comprar esta na sonigate por 10 euritos.
http://www.velleman.eu/products/view/?id=370448 (http://www.velleman.eu/products/view/?id=370448)

12000 rpm devem servir na boa para freza pcb's e madeira...
Acham que tambem serve para nylon e pvc?
Para aluminio é que nao deve dar. Deve ficar com um grande esforço. A nao ser que seja com uma velocidade de deslocamento muito baixa :P digo eu...

Abraços pessoal e obrigado pela ajuda.


boas,


eu tenho um desses e ele serve perfeitamente para furar pcbs e outras coisas, agora se usar um disco de corte nas pcb e abusar um pouco ele ja começa a esforçar um pouco, em nylon é capaz de empapar
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 19 de Março de 2012, 18:48
metro foram estes:

http://www.austriamicrosystems.com/Products/Magnetic-Encoders/EasyPoint-Joystick-Encoder/EasyPoint-Joystick-Modules/N35P112 (http://www.austriamicrosystems.com/Products/Magnetic-Encoders/EasyPoint-Joystick-Encoder/EasyPoint-Joystick-Modules/N35P112)

http://www.austriamicrosystems.com/Products/Magnetic-Encoders/Rotary-Encoders/AS5030 (http://www.austriamicrosystems.com/Products/Magnetic-Encoders/Rotary-Encoders/AS5030)

http://www.austriamicrosystems.com/Products/Magnetic-Encoders/Magnets3/AS5000-MA6H-1 (http://www.austriamicrosystems.com/Products/Magnetic-Encoders/Magnets3/AS5000-MA6H-1)

Tens encoders melhores e com mais resolução, la no site...


Bem se calhar entao vai mesmo ser uma einhell. Por mais 20 ou 30€ fico com um equipamento muito melhor. E posso frezar aluminio :D

Abraços pessoal

Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: andre_f_carvalho em 19 de Março de 2012, 19:14
metro foram estes:

http://www.austriamicrosystems.com/Products/Magnetic-Encoders/EasyPoint-Joystick-Encoder/EasyPoint-Joystick-Modules/N35P112 (http://www.austriamicrosystems.com/Products/Magnetic-Encoders/EasyPoint-Joystick-Encoder/EasyPoint-Joystick-Modules/N35P112)

http://www.austriamicrosystems.com/Products/Magnetic-Encoders/Rotary-Encoders/AS5030 (http://www.austriamicrosystems.com/Products/Magnetic-Encoders/Rotary-Encoders/AS5030)

http://www.austriamicrosystems.com/Products/Magnetic-Encoders/Magnets3/AS5000-MA6H-1 (http://www.austriamicrosystems.com/Products/Magnetic-Encoders/Magnets3/AS5000-MA6H-1)

Tens encoders melhores e com mais resolução, la no site...


Bem se calhar entao vai mesmo ser uma einhell. Por mais 20 ou 30€ fico com um equipamento muito melhor. E posso frezar aluminio :D

Abraços pessoal


pois para fresar na tem power suficiente
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 19 de Março de 2012, 19:25
E fico muito mais bem servido...

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.imk.lt%2Fout%2Fpictures%2Fdyn%2F05%2Fdd%2F135_1276251862__390x355.jpg&hash=89590f514c83e101b304d1c3e54951f4)

35000 rpm, 135w por 40€

Ja esqueci a outra :P
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: andre_f_carvalho em 19 de Março de 2012, 19:38
E fico muito mais bem servido...

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.imk.lt%2Fout%2Fpictures%2Fdyn%2F05%2Fdd%2F135_1276251862__390x355.jpg&hash=89590f514c83e101b304d1c3e54951f4)

35000 rpm, 135w por 40€

Ja esqueci a outra :P


também comprei um a uns tempos no bricomarche por 55€ e um mote de acessórios com caixa igual a essa, só a maquina é que era diferente
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 20 de Março de 2012, 12:23
Bem consegui encontrar uma empresa que me apoiasse no meu projecto, nomeadamente em relação aos veios e fusos :D

So que o problema é que os veios sao em aço mas nao fazem cromagem, so maquinam. A cromagem ha-de ser algo caro, ne?

Mas ja perguntei como seria se os veios fossem feitos em inox...

Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: gongas em 20 de Março de 2012, 22:27
estive agora no instructables e gostei deste: http://www.instructables.com/id/Building-a-drawer-slide-CNC-machine-for-under-200/ (http://www.instructables.com/id/Building-a-drawer-slide-CNC-machine-for-under-200/)
Sera que e possivel de realizar com 200€?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: andre_f_carvalho em 20 de Março de 2012, 22:30
Bem consegui encontrar uma empresa que me apoiasse no meu projecto, nomeadamente em relação aos veios e fusos :D

So que o problema é que os veios sao em aço mas nao fazem cromagem, so maquinam. A cromagem ha-de ser algo caro, ne?

Mas ja perguntei como seria se os veios fossem feitos em inox...


cromagem pelo que sei e cara mas se enviares em quantidade, o preço fica mais em conta
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: PDI em 20 de Março de 2012, 22:35
Eu não acho o cromado importante, se o material for de aço temperado a cromagem vai proteger da corrosão, mas se manteres sempre lubrificado não terás problemas.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: andre_f_carvalho em 20 de Março de 2012, 22:42
Eu não acho o cromado importante, se o material for de aço temperado a cromagem vai proteger da corrosão, mas se manteres sempre lubrificado não terás problemas.




pois isso e verdade mas já agora porque cromagem e não zincagem? não fica o tal espelhado mas já protege para o que queres
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 20 de Março de 2012, 23:21
Citar
estive agora no instructables e gostei deste: http://www.instructables.com/id/Building-a-drawer-slide-CNC-machine-for-under-200/ (http://www.instructables.com/id/Building-a-drawer-slide-CNC-machine-for-under-200/)
Sera que e possivel de realizar com 200€?

Claro que é!!! É so teres força de vontade e imaginação :D
Motores podes reaproveitar de impressoras/fotocopiadoras, bem como alguns varões.
Tens bons projectos por ai em MDF, claro que nao fica a mesma coisa como metal, mas da para brincares e aprenderes muita coisa. E da paraz frezar pcb's e provavelmente nylon/pvc.
Qualquer duvida, apita :P

Citar
Eu não acho o cromado importante, se o material for de aço temperado a cromagem vai proteger da corrosão, mas se manteres sempre lubrificado não terás problemas.

A minha preocupação nem era a oxidação, mas sim os movimentos lineares.
Não achas que para chumaceiras feitas em polimero, em vez dos tradicionais rolamentos, vai dar problemas? É que o "plastico" a roçar nas imperfeições nao deve ser nada bom.

Citar
pois isso e verdade mas já agora porque cromagem e não zincagem? não fica o tal espelhado mas já protege para o que queres

Nao tou bem a ver como fica uma superficie zincada, mas tenho a sensação que fica rugosa. Mas nao tenho a certeza.


Abraços pessoal
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: andre_f_carvalho em 20 de Março de 2012, 23:30
não fica rugosa, só se o metal em questão tiver rugosidade
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 20 de Março de 2012, 23:42
O pior é se acontece o que tavam a falar ali atras... O zincagem ser arrancada :P
Mas se nao houver problema entao fica ponderada essa hipotese. Ja que os veios vêm bem maquinados e polidos.

Mas por enquanto vou ser teimoso e ver se da para serem feitos em inox. Era bem melhor, ja que cromado nao da. Se nao der, logo parto à procura de outra empresa com bons preços para veios cromados e de inox, que me possa ajudar.


Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 20 de Março de 2012, 23:51
Se vêm polidos, compras óleo de corrente para motas em spray, ou então óleo fino e mantens sempre os veios oleados, e mesmo que seja cromado isso é para andar sempre oleado.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: andre_f_carvalho em 21 de Março de 2012, 00:24
O pior é se acontece o que tavam a falar ali atras... O zincagem ser arrancada :P
...


bem se isso acontece na zincagem das duas uma, as superfícies estão sujas ou a zincagem e mal feita, nos na fabrica usamos muitas peças zincadas e não acontece nada isso e normalmente andam sempre a ser friccionados
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 21 de Março de 2012, 09:31
Fixe :D
Finalmente um projecto que me vai dar umas luzes sobre o tipo de materiais matelicos :P

Eu roubo o oleo da maquina de costura da minha mae :P
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: zordlyon em 21 de Março de 2012, 10:02
Fixe :D
Finalmente um projecto que me vai dar umas luzes sobre o tipo de materiais matelicos :P

Eu roubo o oleo da maquina de costura da minha mae :P

Para este tipo de coisas, aconcelho ir a uma Drogaria, ou leroy merlin, aki, maxmat....e comprar um oleo que vem numa lata de spray mas quando o pulverizas passado uns 2 ou 3 segundos ele começa a ficar tipo massa oleosa... é muito melhor...

Uso isso nos tornos e frezas cá em casa e tudo 5*...foi aconcelhado por um professor numa escola de Torneamento.. ;)

Cumprimentos,
André Carvalho.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 21 de Março de 2012, 10:30
Fixe :D
Finalmente um projecto que me vai dar umas luzes sobre o tipo de materiais matelicos :P

Eu roubo o oleo da maquina de costura da minha mae :P

Para este tipo de coisas, aconcelho ir a uma Drogaria, ou leroy merlin, aki, maxmat....e comprar um oleo que vem numa lata de spray mas quando o pulverizas passado uns 2 ou 3 segundos ele começa a ficar tipo massa oleosa... é muito melhor...

Uso isso nos tornos e frezas cá em casa e tudo 5*...foi aconcelhado por um professor numa escola de Torneamento.. ;)

Cumprimentos,
André Carvalho.

Podes-me dizer qual é a marca que usas?
Tb tenho o WD-40...


Bem a empresa ja respondeu e é possivel fabricar em aço inox ou aço carbono :D
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: zordlyon em 21 de Março de 2012, 10:53
Não te sei dizer porque só ao fim de semana estou em casa, mas assim que puder digo te isso.. ;)

WD -40 tem o mal de passado uns 5 ou 6 dias começar a secar...

Cumprimentos,
André Carvalho.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 21 de Março de 2012, 12:09
Não te sei dizer porque só ao fim de semana estou em casa, mas assim que puder digo te isso.. ;)

WD -40 tem o mal de passado uns 5 ou 6 dias começar a secar...

Cumprimentos,
André Carvalho.

Entao é para esquecer. Depois diz-me a marca entao sffv. Thanks
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: dvdt em 21 de Março de 2012, 13:23
Eu tambem queria fazer uma cnc e testei aqui um da whurt que é para rolamentos e é um espetaculo mas é um pouco caro mas funciona perfeiramente e compensa e eu ja pus no meu robot nos rolamentos à cerca de 2 meses e ainta esta lubrificado mesmo a andar pela terra
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 22 de Março de 2012, 00:12
Pessoal qual é o passo mais comum no mercado para porcas M12? 1.75mm?
Existem porcas M12 com 2mm de passo? Eu ca nao encontro nada.
É que gostava de ter passo de 2mm, mas preciso que seja rosca M12.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 26 de Março de 2012, 11:33
Boas pessoal.
Hoje chegaram-me os componentes para montar os drivers de potencia.

Vou-me basear neste esquema:
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F_XQ0vbXkszcw%2FSdVceUCy49I%2FAAAAAAAAANU%2FdsFHH2hmaCI%2Fs320%2Farduino%2BL298%2Bschematic.jpg&hash=47dade3e47098494965ab7eccefa4ac1)

Agora eu acho que o esquema tem ali uma falha. Ali onde diz stepper power, porque raio o gajo faz curto entre o +VS e o ground? E o condensador entre os dois serve pa que?
E falta partilhar os grounds certo?

De resto acho que ta tudo bem....
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: CBX em 26 de Março de 2012, 11:52
sim falta partilhar os GND's, de resto está bem, os doidos são para proteger os outputs do L298 e os condensadores são de decoupling (http://en.wikipedia.org/wiki/Decoupling_capacitor), deveria até, ter mais um ou dois maiores...

Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 26 de Março de 2012, 12:27
Se calhar algo mais deste genero, sem a parte a vermelho:

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg528.imageshack.us%2Fimg528%2F8571%2F66078450.png&hash=4ac6efd2d6d62eef866ef9b6124b3d2e) (http://img528.imageshack.us/i/66078450.png/)

Este circuito vem na datasheet do L298, para motores superiores a 2A por fase. Tb deve funcionar para correntes menores.
Os condensadores c4 e c3 convem ser electroliticos?


O motor possui 6 fios. O branco e o preto ligo ao ground ne?
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg690.imageshack.us%2Fimg690%2F5977%2F60908314.png&hash=1e5ff7129b467e38e198663b3cd6241e) (http://img690.imageshack.us/i/60908314.png/)

Tenho de ir ver isso do decoupling... Muito obrigado.

EDIT: QUer dizer nao ligo o fio preto e branco a nada, por funcionar em modo bipolar... Eia mas assim vou ter o dobro da corrente. Se tenho um motor com 3A por fase, fico com 6A?  :-X
Se reduzir a Tensao do motor, posso baixar a corrente, mas será que me tras outros problemas?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: CBX em 26 de Março de 2012, 14:15
os circuitos são ambos a mesma coisa, estão é desenhados de maneira diferente  :P

sim podem ser electrolíticos.

em modo bipolar só se usam 4 fios, se não tiveres a datasheet do motor pegas num multímetro e procuras os pares, que têm apenas resistência entre si, os fios restantes não se ligam.

se baixares a tensão do motor perdes velocidade e podes chegar a perder passos, 6A é muito para o L298, vais precisar de outra ponte H ou de outros motores
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 26 de Março de 2012, 22:14
Entao baixar tensao nao é uma solução. Fogo so agora é que me percebi. Mas poderei ligar varios L298 em paralelo para dividir a corrente certo? E se usar um limitador de corrente?

Tambem posso usar o modo unipolar, que fico com correntes baixas. Uso o ULN2075B...
Tenho um de 1A, outro de 1,5A e outro de 3A. Estas correntes devem suportar bem o peso da estrutura. Fogo 6A é bue.  Mas talvez tirasse vantagens dai na fresagem de metais ou é a mesma coisa?

Ja fiz isso do multimetro. Alias a imagem com as resistencias, é de um motor que vou usar.

Nunca trabalhei com tanta corrente, ate tenho receio :P

Thanks

Edit:
Tive a ver o circuito para os motores unipolares e aquilo é tao simples.
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fhades.mech.northwestern.edu%2Fimages%2Fd%2Fd2%2FUnipolar_stepper_circuit_schematic.png&hash=0685e4a90f18ef921c4f7f0b2e2ca6ff)

Posso usar TIP122 que aguentam 5A.
Quanto aos diodos posso usar schottky? Sao os que tenho. Sao mais rapidos que os normais, nao sei é se chega :P

Abraços
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 27 de Março de 2012, 10:17
Bem pessoal, peço desculpa pela confusão toda de informação que vai para aqui.
Vamos la analisar isto como deve de ser, que acho que tava a pensar mal.

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg801.imageshack.us%2Fimg801%2F5076%2Fsemttulodvn.png&hash=3755e7efa88ae4c94ac3fd88876c3ebd) (http://img801.imageshack.us/i/semttulodvn.png/)


Estudando os consumos de corrente:
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg827.imageshack.us%2Fimg827%2F9038%2F93074043.png&hash=f6bbce34fce96cfafdfdfeb827526505) (http://img827.imageshack.us/i/93074043.png/)

Se tiver a passar corrente em a)
I=V/R=2.75/1.03=2.67A

Se tiver a passar corrente em b)
I=V/R=2.75/1.90=1.45A


Para este motor posso liga-lo de dois modos:

- Unipolar:
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fhades.mech.northwestern.edu%2Fimages%2Fd%2Fd2%2FUnipolar_stepper_circuit_schematic.png&hash=0685e4a90f18ef921c4f7f0b2e2ca6ff)

Que neste modo em passo completo podemos ter dois casos. Um que acciona uma bobine de cada vez (2.67A por fase) e o caso de accionar duas bobines de cada vez (2.67A por fase, se for uma bobine em cada fase e 1.45A se forem as duas bobine numa fase).

Em meio passo terei todos os casos anteriores.

- Bipolar:
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg528.imageshack.us%2Fimg528%2F8571%2F66078450.png&hash=4ac6efd2d6d62eef866ef9b6124b3d2e) (http://img528.imageshack.us/i/66078450.png/)

Como neste modo so temos passagem de corrente como em b), terei sempre 1.45A por fase.



Esta é a minha percepção da coisa :P Agora isto nao está coerente com o que tenho lido na internet em relação aos motores bipolares, pois supostamente deveriam consumir mais corrente, terem mais binario.

Alguem me pode ajudar?

Cumprimentos e muito obrigado.

Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: CBX em 27 de Março de 2012, 15:11
não podes ligar apenas uma bobine de cada vez, têm de estar sempre as duas activas ou o motor não roda, apenas vibra

em modo unipolar o motor gasta mais pois precisa de mais corrente para atingir velocidades maiores

normalmente usam-se schottky para isso, mas um 1n4001 também deve servir
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 03 de Abril de 2012, 19:58
Bem ja meti os motores a bombar, mas em modo unipolar como no circuito num dos posts acima.
Ta impecavel. Tive a ver por olhos se fazia os passos correspondentes a 2 voltas por exemplo e em principio bate certo.

O consumo em duas bobinas afinal nao é assim tao elevado. Nao dobra a corrente como tava a pensar.

Portanto ta tudo andar. Agora é começar a contrução :D

Abraços
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 04 de Abril de 2012, 18:15
Bem aqui vai um video ranhoso do motor X a funcionar :P
Eu sou um bocado preguiça para fazer videos de jeito ;D

Uma imagem do layout, ja que no video nao se percebe nada.
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi41.tinypic.com%2F29ojsrk.png&hash=97b90c7aa8ab3de5628c8007e734eef9)

Primeiro para a frente e para tras em half-step, depois em full-step. Depois a desenhar um quadrado.
Em half-step consome mais corrente como se pode ver.
1.wmv (http://www.youtube.com/watch?v=WLGvHkiVwPA#)

E por fim carrego no botao para soltar o motor e no botao de andar para a frente e ve-se a corrente a cair para 0.

Abraços

EDIT:
Citar
não podes ligar apenas uma bobine de cada vez, têm de estar sempre as duas activas ou o motor não roda, apenas vibra

CBX, tas a falar em modo bipolar, certo?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: CBX em 04 de Abril de 2012, 19:48
em qualquer modo
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 04 de Abril de 2012, 21:16
em qualquer modo

Entao nao tou a perceber.
Em modo unipolar eu tenho a possibilidade de ligar so uma bobine, direccionando o motor para ela. Em full step...
Eu so envio um bit de cada vez.

Nao?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 04 de Abril de 2012, 22:52
Pessoal tava a pensar brincar um pouco com o nunchuck da wii.
Será viavel comprar um destes no ebay:
http://www.ebay.com/itm/New-System-Nunchuck-Controller-For-Nintendo-Wii-/260959454623?pt=Video_Games_Accessories&hash=item3cc265459f (http://www.ebay.com/itm/New-System-Nunchuck-Controller-For-Nintendo-Wii-/260959454623?pt=Video_Games_Accessories&hash=item3cc265459f)

Esta versão é a que tras os acelarometros certo?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 25 de Abril de 2012, 16:11
Boas pessoal.

Alguem conhece um sample de um ic que me permita medir a corrente?

Ou posso usar os analogicos do arduino para medir a tensao, colocando uma resistencia de referencia muito baixa no circuito? Tinha pensado nesta ideia, mas como uso correntes grandes tipo 3A, nao estraga o arduino?
Supostamente os analogicos do arduino devem funcionar como um voltimetro, em que a sua resistencia interna é muito grande e portanto a corrente vai toda para a massa...

Opiniões please :D

Cumps
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: patinhofeio em 25 de Abril de 2012, 19:39
Boas.
Podes usar um sensor de efeito hall. É o que algumas pinças amperimétricas usam para medir a corrente sem interceptarem o condutor
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: PDI em 25 de Abril de 2012, 20:00
Boas.
Podes usar um sensor de efeito hall. É o que algumas pinças amperimétricas usam para medir a corrente sem interceptarem o condutor

Eu pensava que utilizavam um transformador.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: CBX em 25 de Abril de 2012, 20:21
procura por MAX4080, entre outros, não sei é se a Maxim ainda envia samples
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 25 de Abril de 2012, 20:22
Para os MAX4080 é preciso assinar uns papéis meio manhosos na minha opinião.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: CBX em 25 de Abril de 2012, 21:17
meio manhosos como?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 25 de Abril de 2012, 21:21
Os de efeito hall nao tenho muito interesse. Estava a pensar em algo com fios.

Tenho de ir ver esse max, mas assinar papeis as vezes nao é bom sinal :P

Entao nao da para medir directo com arduino, devido as correntes serem grandes, certo?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 25 de Abril de 2012, 21:57
meio manhosos como?

Manhoso assim:
Citar
Maxim Integrated Products
4401 S. Beltwood Parkway
Dallas, TX 75244



Dear Customer,

The Maxim Integrated Products, Inc. (“Maxim”) parts requested by or purchased from your company are subject to U.S. export regulations.  As such, Maxim must obtain certain information about you or your company’s end-use in order to comply with various U.S. trade regulations.  For example, the U.S. Export Administration Regulations (15 CFR Parts 730 to 774) may require an export license by the U.S. government for military end-uses or end-users.
In order for Maxim to make a proper license determination and complete required export documentation, it is essential that your company provide a signed Statement of Assurance (page two of this letter) regarding the end-use and end-users of the Maxim products.   The end-user is defined as the ultimate consignee who will be using the product.   The end-use is defined as the final product that the Maxim product will be integrated into (e.g. automobile, radar system, kitchen appliances, etc.).   Maxim will keep the Statement of Assurance on File for two (2) years.  If the end-user or end-use has changed and/or the 2 years has expired, a new Statement of Assurance will be required prior to the delivery of the product.   

Once the statement of assurance is complete, please return the Statement of Assurance via email to Compliance@Maxim-ic.com  or fax to 1- 972-778-6428.   If you need assistance or have questions regarding the Statement of Assurance request please contact our office by sending an email to Compliance@Maxim-ic.com  with your contact information.  Someone from the Trade Compliance Office will respond to your request as soon as possible.



Best Regards,

Maxim Global Trade Compliance Department
 

STATEMENT OF ASSURANCE – Civil End Use


We acknowledge the export/re-export of commodities, technical data, and/or software (“Controlled Items”) that we have purchased, or will purchase, from Maxim Integrated Products, Inc. (“Maxim”), are subject to the U.S. export control laws and regulations, including the Export Administration Regulations (“EAR”) issued by the U.S. Department of Commerce (“DoC”), and the Embargo and Sanction Regulations administered by the U.S. Department of Treasury, Office of Foreign Assets Controls (“OFAC”), among other rules and regulations.  We agree and undertake to comply with all applicable U.S. export control laws and regulations.  In particular:

1.   We certify that we will not directly or indirectly export, re-export, transmit, or cause to be exported, re-exported or transmitted, any Controlled Items to any country, individual, corporation, organization, or entity to which such export, re-export, or transmission is restricted or prohibited.

2.   We certify that we will use the Controlled Items for civil end-uses only.
      
      Ultimate End Use Application:___________________________________________________________________

3.   We certify that we will not use Controlled Items in relation to military end uses as defined in the EAR for nuclear, biological or chemical weapons, or the missile systems that deliver them; for the design, development, production, testing, stockpiling or use of any weapons of mass destruction; or for any other use that the U.S. government prohibits. 

4.   We acknowledge that it is our responsibility to obtain any required license to export/re-export or to transmit information regarding any Controlled Items as may be required under any export control laws or regulations.  We will not export, re-export, or transmit any Controlled Items except in accordance with the provisions of the EAR; such provision prohibit export or reexport to an embargoed country, transfer to persons or entities ineligible to receive U.S. products, or used in a military or proliferation related activity without prior authorization of Bureau of Industry and Security (BIS), and/or terms of a license issued by an applicable U.S. government authority.

This Certification shall survive the term and termination of the relationship between Maxim the Purchaser and Consignee. 

STATEMENT OF ULTIMATE CONSIGNEE AND PURCHASER We certify by signature that all of the facts contained in this statement are true and correct to the best of our knowledge and will apply to the disposition of products purchased from Maxim.  We shall promptly notify the U.S. Exporter, to disclose any change of facts or intentions set forth in this statement which occurs after the statement has been prepared and forwarded. 

We acknowledge that the making of any false statements or concealment of any material fact in connection with this statement may result in denial, in whole or in part of participation in U.S. exports and re-exports.

Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 25 de Abril de 2012, 22:38
Tanta preocupação com um simples integrado :P as vezes tem que ser

E sem ser sample, alguem recomenda algum sensor de corrente que conhece ou que ja tenha experimentado?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 26 de Abril de 2012, 00:00
É verdade, montei um regulador de tensao, mas tenho uma duvida. O multivoltas tem de aguentar com a corrente que vai ser consumida certo? Como sao os motores de passo pode ir ate 3A, portanto aquele nao funciona, certo?
O regulador é um LM350T.

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi49.tinypic.com%2Fs4s3t0.jpg&hash=60a618c7fedaf2875f31ebeaa084fb57)

Ja tenho todos os "rolamentos" lineares e chumaceiras que preciso, ja faltou mais :D

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi49.tinypic.com%2Fimmsjl.jpg&hash=9c358d78265cecea2f3d13b5de54be08)

Para suportar os "rolamentos" vou usar braçadeiras
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.krbr.com.br%2Fimg%2Fprodutos%2Fsite%2F00000381.jpg&hash=9e0e2075a1bda7424dc70d3d2674d78e)

Abraços
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: patinhofeio em 26 de Abril de 2012, 00:06
Boas.
Podes usar um sensor de efeito hall. É o que algumas pinças amperimétricas usam para medir a corrente sem interceptarem o condutor

Eu pensava que utilizavam um transformador.
Boas.
Há pinças e pinças. As que medem corrente AC e DC por meio da pinça usam sensores de hall. As pinças que usam transformador apenas pedem por pinça correntes AC, e a DC é medida com as pontas de prova(os que medem)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: PDI em 26 de Abril de 2012, 00:14
Boas.
Podes usar um sensor de efeito hall. É o que algumas pinças amperimétricas usam para medir a corrente sem interceptarem o condutor

Eu pensava que utilizavam um transformador.
Boas.
Há pinças e pinças. As que medem corrente AC e DC por meio da pinça usam sensores de hall. As pinças que usam transformador apenas pedem por pinça correntes AC, e a DC é medida com as pontas de prova(os que medem)
Esclerecido, obrigado.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 01 de Maio de 2012, 16:55
Alguem tem ideia onde posso encontrar daquele tipo de abraçadeiras que postei acima? Sem ser no Brasil :P que ha as carradas...
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: PDI em 01 de Maio de 2012, 17:55
já tentas-te casas de material de canalização?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 01 de Maio de 2012, 19:46
ainda nao... boa ideia thanks :D
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: PDI em 01 de Maio de 2012, 19:54
Estamos aqui para isso, ajudar uns aos outros
 ;)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 07 de Maio de 2012, 22:02
Estou com uma terrivel duvida que me está assombrar :P

Eu tenho chumaceiras de 10mm para os fusos. Estava a pensar usar fusos M12, mas quando peguei neles, txi acho um exagero. M10 ficava bem e era mais leve. Mas de qualquer maneira tenho de usar M12, pois como as chumaceiras sao de 10mm e como preciso de desgastar a rosca de modo a ter uma superficie lisa em contacto com a chumaceira, nao tenho outra hipotese.

So me esqueci de medir uma coisa. Se com um fuso M12, desgastando a rosca, para ter essa superficie lisa com 10mm de diametro, nao fico com rosca ainda. Se a altura da rosca nao excesse 1mm.

Alguem me consegue informar sobre isto? Porque se nao tenho de usar fusos M14  :o :o


Eu estive a ver qual o diametro do furo, a efectuar com o berbequim para depois entao construir a rosca e é de 10,2mm. Será que este diametro corresponde ao diametro do parafuso/fuso, sem rosca?

Abraços
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 07 de Maio de 2012, 22:06
Não precisas de ter uma face perfeitamente plana, por exemplo na CNC do mauro onde os varões roscados passam nas chumaceiras ainda notas alguns traços da rosca do varão, mas isso não influencia.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: PDI em 07 de Maio de 2012, 22:09
Não tens ai um parafuso M10, medes e já tens uma medida mais aproximada, ou alargas uma porca e vez.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 08 de Maio de 2012, 21:25
Mas com chumaceiras feitas com polimeros, deve haver um grande desgaste. Nao achas?

Se eu nao tivesse so uma regua, mas sim um paquimetro, eu media :P
Um dia ver se compro um...

Tenho de experimentar a medir o diametro com o perimetro de um fio...

Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 08 de Maio de 2012, 21:27
Tambem compras um paquimetro no ebay por 10€ já com portes, nem é caro.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 08 de Maio de 2012, 22:11
Pois nao. Ja no Lidl, houve à pouco tempo, uns digitais por cerca de 10€. Um colega meu comprou e parecia fixe. E eu esqueci-me de la ir buscar um pa mim, eit...
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 28 de Maio de 2012, 03:11
Boas pessoal.

Com tensões digitais podemos usar opto-isoladores para proteger os nossos circuitos. Mas e se quisermos isolar uma entrada analogica como podemos fazer? Isto trata-se do problema de medição de corrente dos motores de passo, em que vou utilizar uma resistencia de referencia e uma entrada analogica do arduino que mede a tensão. Mas tenho receio que algo possa correr mal e queimar o micro.

Abraços
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: Hugu em 28 de Maio de 2012, 15:18
Tambem compras um paquimetro no ebay por 10€ já com portes, nem é caro.

eu tou a pensar fazer revenda na webloja g7, mas de momento so tenho dois meus, um digital e outro mecanico, mas a "concorrencia" tem à venda: http://www.ptrobotics.com/product.php?id_product=1212 (http://www.ptrobotics.com/product.php?id_product=1212)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: Kcidade em 28 de Maio de 2012, 15:18
boas, alguem me sabe dizer se aquilo que se usa para prender o veio roscado ao veio do motor se chama acoplador e onde posso encontrar isso?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 28 de Maio de 2012, 17:27
Sim, são acopladores, procura por acopladores helicoidais, arranjas disso no ebay a bom preço.
Boas pessoal.

Com tensões digitais podemos usar opto-isoladores para proteger os nossos circuitos. Mas e se quisermos isolar uma entrada analogica como podemos fazer? Isto trata-se do problema de medição de corrente dos motores de passo, em que vou utilizar uma resistencia de referencia e uma entrada analogica do arduino que mede a tensão. Mas tenho receio que algo possa correr mal e queimar o micro.

Abraços

Faz condicionamento do sinal, e usa um ic dedicado para medição de corrente para teres bons resultados, opto-acopladores não fazem nada de nada se tiverem as duas massas partilhadas, a ideia de um opto-acoplador é isolar um sinal, de um sistema para outro, ao teres massas partilhadas não tens isolamento nenhum.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: Hugu em 28 de Maio de 2012, 19:33
boas, alguem me sabe dizer se aquilo que se usa para prender o veio roscado ao veio do motor se chama acoplador e onde posso encontrar isso?

destes?
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.sourcingmap.com.br%2Fimages%2Fskuimages%2Fitem%2Fmedium%2Fux_a11061700ux0266_ux_m.jpg&hash=662b65e721d611d39b8c56c02f916d07)

eu tou a pensar mandar vir alguns do ebay pra revender... mas n sei bem qual ou quais se usam mais (diam de veio?)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: PDI em 28 de Maio de 2012, 22:01
boas, alguem me sabe dizer se aquilo que se usa para prender o veio roscado ao veio do motor se chama acoplador e onde posso encontrar isso?
Aqui:
http://www.zappautomation.co.uk/flexible-couplings-c-16.html (http://www.zappautomation.co.uk/flexible-couplings-c-16.html)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: Kcidade em 29 de Maio de 2012, 18:01
boas, alguem me sabe dizer se aquilo que se usa para prender o veio roscado ao veio do motor se chama acoplador e onde posso encontrar isso?
Aqui:
http://www.zappautomation.co.uk/flexible-couplings-c-16.html (http://www.zappautomation.co.uk/flexible-couplings-c-16.html)

Obrigado, mas eu estava a ver se encontrava aqui em portugal.

Ja agora alguem me pode dizer qual a distancia normalmente usada para as a largura da rosca (nao sei como explicar). Acho que se chama o passo da vara roscada.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: Njay em 29 de Maio de 2012, 18:28
Conforme a espessura dos veios, também podes usar:

1) Tubo de plástico/borracha com abraçadeiras de metal ou plástico
2) Manga termo-retráctil (esta não dá para separar os veios sem refazer a manga)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: PDI em 29 de Maio de 2012, 18:29
Então toma: http://www.eurocorreias.pt/produtos.php?prod=22 (http://www.eurocorreias.pt/produtos.php?prod=22)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: Kcidade em 29 de Maio de 2012, 19:03
Obrigado PDI =D
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 30 de Maio de 2012, 03:56
Por acaso tambem ando interessado nuns acopladores desses. No ebay ha uns, para serem utilizados com veios de 6mm para 10mm, por 4$  :)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 02 de Junho de 2012, 02:26
Boas pessoal

Alguem me sabe dizer se existe uma tabela com a largura das trilhas de acordo com a corrente que vai passar nelas, para desenhar-mos as pcb's?

Tipo as tabelas para os cabos?

Cumps
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: Hugu em 02 de Junho de 2012, 02:40
Boas pessoal

Alguem me sabe dizer se existe uma tabela com a largura das trilhas de acordo com a corrente que vai passar nelas, para desenhar-mos as pcb's?

Tipo as tabelas para os cabos?

Cumps

tipo isto:  8)
http://circuitcalculator.com/wordpress/2006/01/31/pcb-trace-width-calculator/ (http://circuitcalculator.com/wordpress/2006/01/31/pcb-trace-width-calculator/)

outro:
http://www.mcuexamples.com/PCB-Trace-width-calculator.php (http://www.mcuexamples.com/PCB-Trace-width-calculator.php)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 02 de Junho de 2012, 04:03
Boas pessoal

Alguem me sabe dizer se existe uma tabela com a largura das trilhas de acordo com a corrente que vai passar nelas, para desenhar-mos as pcb's?

Tipo as tabelas para os cabos?

Cumps

tipo isto:  8)
http://circuitcalculator.com/wordpress/2006/01/31/pcb-trace-width-calculator/ (http://circuitcalculator.com/wordpress/2006/01/31/pcb-trace-width-calculator/)

outro:
http://www.mcuexamples.com/PCB-Trace-width-calculator.php (http://www.mcuexamples.com/PCB-Trace-width-calculator.php)

Thanks  ;D
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 06 de Junho de 2012, 18:42
Boas pessoal.
Montei os meus encoders segundo este esquema que oferece uma leitura analogica entre 0 e 5V. Fui ler com o multimetro e está correcto. Mas nao consigo ler nada no arduino, com o labview. O labview está correcto. O que acham que pode ser?

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi50.tinypic.com%2F2vxfww9.png&hash=c34ef5ea78627d84414fce56ae76d54b)

Abraços
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 06 de Junho de 2012, 18:50
Bem nem com um ldr do vcc ao analog input + resistencia do ground ao analog input funca... Acho que arderam os conversores a/d, dao sempre 5v... Eu à uns tempos andei ai com umas experiencias manhosas. lool

Acho que ta na altura de me ocupar novamente do 644p lool

Edit:
Ja agora...
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi46.tinypic.com%2F13z0179.jpg&hash=9ff5af39b5acd878fbb090896edd02f4)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 06 de Junho de 2012, 19:13
Não terás os pinos configurados como saida e não como entrada?
Usar esses encoders com saida analógica, na minha opinião é um desperdicio, isso fala SPI..
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 06 de Junho de 2012, 19:28
Boa tinha-me esquecido disso mais uma vez :P Mas meti isso e agora o valor oscila sempre entre 0, 5 e 310 lool Ta tudo marado...
Fogo ja fiz leituras analogicas mais que uma vez, ainda por cima po projecto do forno... O que será que se passa aqui?

Ya tenho mais tarde de experimentar spi. Mas agora serve este para testar que é bem simples... O que vale é que a datasheet tem tudo explicadinho :D
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 06 de Junho de 2012, 19:36
Agarra num osciloscópio e vê efectivamente o que está no pino de saida do encoder.
É que pwm, mesmo filtrado nunca vai ser uma onda analógica perfeita.
É normal que ao meteres um pino como saida e lhe estares a forçar uma tensão, bem ao pino não faz de certeza..
O problema nunca é do código quando afinal é do código, os atmegas até são resistentes, mas se tiveres um chip mais frágil, já tinhas rebentado com um pino ou com o micro, tens de ter mais cuidado nesse tipo de coisas.
Estás a colocar o iman em cima do encoder?
Está bem centrado?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 06 de Junho de 2012, 19:50
Pois ja deve ter berrado. Tive a testar com um ldr e codigo "arduino" e o serial so da 1023...

Ai a minha cabeça...  :P E ja nao é a primeira vez que cometo este erro...

Bem com o encoder no problem. Com leituras no multimetro funciona as mil maravilhas...

É agora que meto o 644 a bombar... ou nao :P
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 07 de Junho de 2012, 20:15
Boas pessoal.

Andei a desenhar a placa controladora da cnc...

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi50.tinypic.com%2F30kwtqt.png&hash=a8b3b3a59e754d8bb531f9c19b595529)

Alguem quer dar uma dica que possa melhorar o aspecto? É que como nao tenho experiencia a desenhar pcb's, se calhar podia tar bem melhor... mas nao tenho noção...

Basicamente a placa controla 3 motores de passo unipolares, atraves de um atmega328. Tem ainda disponivel 6 entradas analogicas, para ligar o que quisermos lool. Po projecto vou ligar sensores de corrente. Mas depois vai servir para usar com os sensores de barreira infravermelhos, para cada eixo.

É pena ser um 328, mas por agora serve po projecto. Mais tarde talvez um 1284....
Tambem o tamanho dos diodos nao ajuda... Ainda tenho de investigar os smd.

Leva transistores TIP122 e diodos 1N5821.
Ainda falta rever as ligações, que nao tive muito cuidado.


E ja agora aqui vai o novo modelo da cnc. Afinal vou optar por mesa movel...

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi45.tinypic.com%2F35a6f5x.png&hash=e05838ce1371a854ba93e96c046a8896)

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi45.tinypic.com%2Frjo9xf.png&hash=2335160b1e17588a587f3156314cc705)

Cumps


Edit: Ja agora, da para converter as linhas todas ao mesmo tempo para bottom, no Eagle?

E ja vi um erro lool Confundi a base com o colector :P
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: PDI em 07 de Junho de 2012, 21:21
Vais utilizar sensores de corrente com qual finalidade.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 07 de Junho de 2012, 21:40
Corrigida :D

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi48.tinypic.com%2Fflvzw5.png&hash=5f02d122b937227610adbe45dc43e6ae)

Com a finalidade de monitorização de correntes e custos energeticos. Como é um projecto de curso, estou apostar nas várias funcionalidades que consigo utilizar no labview.

Tambem tou a pensar ligar um joystick analogico para brincar com o modo manual...
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 07 de Junho de 2012, 22:58
Tens espaço para usar um atmega644p, não percebo é os dois diodos nos transistores, e devias ter resistências entre os pinos do micro e os transistores e falta-te ai pelo menos um condensador no pino Aref e outro nos pinos de alimentação, estes dois deviam ser cerâmicos de 100nF, e um electrolitico na entrada da alimentação ai de 3300uF, e os condensadores do cristal, o traço comum entre eles tem de ligar á massa, por isso tens um erro no esquema.
E os diodos parecem estupidamente grandes.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 07 de Junho de 2012, 23:28
Tens espaço para usar um atmega644p, não percebo é os dois diodos nos transistores, e devias ter resistências entre os pinos do micro e os transistores e falta-te ai pelo menos um condensador no pino Aref e outro nos pinos de alimentação, estes dois deviam ser cerâmicos de 100nF, e um electrolitico na entrada da alimentação ai de 3300uF, e os condensadores do cristal, o traço comum entre eles tem de ligar á massa, por isso tens um erro no esquema.
E os diodos parecem estupidamente grandes.

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fhades.mech.northwestern.edu%2Fimages%2Fd%2Fd2%2FUnipolar_stepper_circuit_schematic.png&hash=0685e4a90f18ef921c4f7f0b2e2ca6ff)

Eu segui este esquema, os dois diodos sao para proteger o circuito das correntes reversas, quando se desliga os motores de passo, acho eu...

O traço comum entre os condensadores do cristal está ligado à massa, mas o traço que liga à massa está ligado a uma pata do condensador.

As resistencias internas das TIP122 nao sao suficientes? Ou posso danificar o atmega, se nao limitar a corrente?

Quanto ao resto seria algo deste genero:
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi47.tinypic.com%2F30u4ojt.png&hash=811a52487ebe3abfd79332a7a971e82e)
Em grande->http://i47.tinypic.com/30u4ojt.png (http://i47.tinypic.com/30u4ojt.png)

Condesador 48 é o electrolitico...

Os diodos sao schottky 3A, 1N5821
Muito obrigado pela ajuda :D

Edit:
Pensando bem os diodos so precisam de conduzir entre os fios do motor e a alimentação dos motores, quando se desliga os motores para dissipar a corrente. Os diodos ligados dos emissores aos fios do motor, nao faz la nada ne?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: CBX em 07 de Junho de 2012, 23:49
se fores à datasheet do TIP122 vez que a base "come" 150mA, os pinos do AVR apenas fornecem 40mA, máximo absoluto...

esses traços são demasiado pequenos, os que conduzem muita corrente devem ser pelo menos 5x mais grossos

tens um erro no botão reset, os pinos estão ligados internamente aos pares e tens 3 ligados ao que parece ser o ground

deves evitar os "cantos" quadrados:
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fpcbguild.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2011%2F03%2Fpcb-trace-2.jpg&hash=a81e165bfe62c59bccf3a5f1fe7f9589)

se possível redondos e deves ocupar o máximo da placa possível para evitar que durante o banho de acido os traços mais pequenos sejam destruídos enquanto esperas que o cobre seja removido das áreas maiores, quando possível usar um plano de GND
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 08 de Junho de 2012, 00:02
Vou mandar fazer n G7, acho que é numa cnc, digo eu...

Pois é o botão ta mal  ;D

Porque se deve evitar os cantos quadrados? Está relacionado com a condução de corrente?

O traço é que é uma xatisse, que tenho de aumentar o tamanho da placa... A nao ser que funcione so com um diodo, parece que sim...

Vou meter as resistencias entao... Era tao simples ir ver a datasheet. Que burro  :( ;D
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 08 de Junho de 2012, 00:10
Tens de meter um transistor mais pequeno a fazer de driver,se não o transistor nunca entra em saturação e vai aquecer como tudo e acabar por queimar.
E devias estar a usar um driver para isso, porque steppers costumam ser controlados com controlo de corrente e não assim meio á sorte vá..
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: PDI em 08 de Junho de 2012, 00:12
Se o CI ficasse ao alto não ocupava menos espaço, com as pistas de cobre.
Para a minha que ainda está em estudo, a principio vou utilizar "TA8435HQ" que acho que está muito completo.

http://www.cuteminds.com/index.php/en/tb6560ahq (http://www.cuteminds.com/index.php/en/tb6560ahq)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 08 de Junho de 2012, 00:49
Muito bom esse da toshiba. Não sei se nao será melhor que o L297+L298...

Nem me passou pela cabeça usar o ic ao alto... tenho de experimentar.

Meter os 12 transistores é que nao vai ser facil... Se calhar optar por dupla face nao era ma ideia... Ou entao fazer um placa com o arduino e os transistores à parte...

Será muito grave nao controlar a corrente?
Bem tou a ver que depois da avaliação faço é uma placa para bipolares, que os ic's ja trazem tudo... De qualquer maneira ja ia fazer, que a cnc ta lenta, mas como o labview precisa de certos criterios, nao tenho outra solução por agora.

Ja agora senso, usar opto-isoladores nao serve de nada utilizando uma fonte atx para alimentar tudo, como ja me tinhas explicado, certo? Os grounds sao partilhados e sao os mesmo ne?

Os diodos pelo que andei agora a ver, aconselham usa-los todos....
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: PDI em 08 de Junho de 2012, 00:58
Esse toshiba tem limitador de corrente, não é muito mais caro que o l298n, alem de servir para unipolar e bipolar.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 08 de Junho de 2012, 01:35
Ya é mais fixe é... Alem disso é como se tivesse o l297 e l298 num juntos... Vai ser mesmo essa a minha proxima aposta...

Mas tambem tenho aqui um stk672-040, que tirei das fotocopiadoras com microstep... É pena é nao encontrar quase nada disto a venda, e os que vendem sao caros...


Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 08 de Junho de 2012, 02:50
Fogo, ha algum integrado que so tenha transistores bjt? Com transistores mesmo nao me safo... Safar ate safo, com uns cabos pelo ar  :-\
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 08 de Junho de 2012, 04:17
Steppers em CNC's são sempre controlados com corrente e não com voltagem, por causa de fazer o micro-stepping, com controlo de voltagem não consegues fazer isso, talvez consigas half-step, mas não tenho a certeza.
Desenha antes uma pcb de dupla face, fica com metade do tamanho ou menos, pelo menos eu consigo-te desenhar isso bem compacto.
Os traços com angulos de 90º são tidos como algo mau, mas é em RF e micro-ondas em que o cobre extra da curva a 90º altera ligeiramente a impedância da pista(nesse tipo de coisas é chamado de linha de transmissão ou micro-strip conforme tem planos de massa só dos lados ou se está numa sandwich com planos de massa em cima e em baixo e á volta) e isso leva a diferenças no matching das impedâncias que cria reflexões nos sinais.

Porque se 90º realmente fossem maus não se podiam usar vias num pcb, são logo ali dois angulos de 90º seguidos.
Em fabricação caseira á é o problema de angulos inferiores a 90º, com várias pistas juntas que leva a que o ácido faça uma pocinha e pode levar a um under-cut das pistas, ou seja a pista fica comida entre o topo do cobre e o pcb, tipo uma cavidade/gruta.

Efectivamente até podes não usar diodos, ninguem te obriga a usá-los, mas os picos inductivos de voltagem vão matar os transistores, os diodos estão ai para fazer um clamp da voltagem á tensão de alimentação, assim um pico acima ou abaixo das voltagens de alimentação, os diodos conduzem e enviam essa energia extra para a alimentação, por isso é que convem ter uns bons condensadores electroliticos e bom decoupling, quem disse que desenhar pcb's não era interessante?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 08 de Junho de 2012, 05:02
Eheheh é interessante e as vezes da cabo da cabeça a um gajo. Mas boa informação, thanks :D

Eu tinha testado o primeiro circuito e tinha funcionado tanto em half como full step...

Bem ja consegui ter base so dum lado, emissores do outro e colector em baixo, de modo a nao ter traços cruzados. :P

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi48.tinypic.com%2Fbfg87n.png&hash=b8789b86bcb1e6085b64e3361acca206)

Talvez opte pela dupla face sim, que assim fica enorme...

Acham que 0,3mm de traço chega po circuito do arduino? Eles têm traços finos e levam com baixas correntes.



Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 08 de Junho de 2012, 17:31
Boas... TIve a ver esta calculadora que o Hugo recomendou uns posts atras. Alguem me sabe dizer a espessura tipica de um trilha de cobre? Ou isso varia muito de pcb para pcb?
http://circuitcalculator.com/wordpress/2006/01/31/pcb-trace-width-calculator/ (http://circuitcalculator.com/wordpress/2006/01/31/pcb-trace-width-calculator/)

EDIT:

Então as ligações será algo deste genero, atenção que isto ta à carga... :P
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi47.tinypic.com%2F5uqtc.png&hash=05f20c4018278896f69b14a93ae7073a)
http://i47.tinypic.com/5uqtc.png (http://i47.tinypic.com/5uqtc.png)

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi49.tinypic.com%2F34qjz7o.png&hash=732977a74a4d379e3ed8b8400bcb7b64)
http://i49.tinypic.com/34qjz7o.png (http://i49.tinypic.com/34qjz7o.png)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: CBX em 08 de Junho de 2012, 18:58
porque não divides isso em 4 placas para simplificar o design?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 08 de Junho de 2012, 19:34
Nah, prefiro assim... Ate nem fica muito grande :P 130x80mm nao é nada do outro mundo... Mas isto sem ter em conta a largura correcta dos traços.

Se fosse double side, fazia como? Tinha de soldar os componentes tipo smd ne? sem furos, para poupar espaço...
Com furos fico com o mesmo tamanho, ou nao? Pelo menos nao consigo imaginar como reduzir o tamanho. Simplifica-me é as ligações...

Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: CBX em 08 de Junho de 2012, 19:42
com face dupla sem furos metalizados nem rebites tens de soldar os componentes nas 2 faces, nas vias normalmente solda-se um bocado de fio, também dos dois lados

o melhor é desistires desse design e optares por um controlador como deve ser, sem controlo de corrente os steppers vão aquecer muito e podem acabar por queimar
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: andre_f_carvalho em 08 de Junho de 2012, 20:23
não sei se tens em conta a corrente que passa em cada pista, mas pelo meu ver com uns diodos desse tamanho e pistas tão finas, acho que quando ligares isso elas vão servir de fusível e rebentar.. tenho experiência nisso e só estava a utilizar um rele de 6v ~70ma
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 08 de Junho de 2012, 22:24
Hum... entao se calhar é melhor mesmo optar pelo controlo de corrente...

Bem se calhar vou experimentar o driver da toshiba. Ou entao o L298 e uso motores bipolares como era a ideia inicial...

Vou ver qual o melhor sistema que se adequada...

Obrigado e abraços...
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 08 de Junho de 2012, 22:35
Epa acho que vou apostar no toshiba e uso motores bipolares... Fica o assunto resolvido :D Simples, eficaz e seguro...

Bem de qualquer maneira a logica do circuito seria aquela desenhada, mas sem controlo de corrente. Entao se este nao seria um circuito seguro para stepper's (excluindo a largura das pistas), poderia ser aplicado a outra coisa qualquer?

Ja agora alguem interessado em comprar os drivers da toshiba em conjunto?

Será que a mouser me vendia componentes por ser para uma universidade? É que o semestre ta acabar e nao posso esperar... Ver se encontro lojas ca em PT com preços fixes...

Semre à o ebay a 3,45€
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: PDI em 08 de Junho de 2012, 22:43
Eu estou interessado, já tentei em Lisboa e não arranjei, já tens os motores bipolares.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 08 de Junho de 2012, 22:51
Bidireccionais?

Ja agora confirmem-me uma cena... o clock de entrada do tb6560 tem limitações certo, de acordo com o condensador e resistencia que utilizamos. Essa limitação define o tempo minimo entre cada impulso do clock ou o clock têm de estar entre um tempo minimo e um tempo maximo?

O l297+l298 funciona igual ne?


Como é que o tb6560 da para unipolar?


EDIT:

PDI, pedi samples... tou  a espera de resposta...

Bem supostamente com 3A e 0.8mm de espessura de cobre so preciso de 0.15mm de largura de traço.
Posso confiar nisto?

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi49.tinypic.com%2F3581gzc.png&hash=48755124dc1dcb70a9cbb14511885d78)

O minimo que usei foi 0.3 os mais finos e 0.6 os mais grossos....
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 09 de Junho de 2012, 00:28
O cobre tem tipicamente 1.4mils em placas de 1oz e 2.8mils em placas de 2oz.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: PDI em 09 de Junho de 2012, 15:24
Bidireccionais?

Ja agora confirmem-me uma cena... o clock de entrada do tb6560 tem limitações certo, de acordo com o condensador e resistencia que utilizamos. Essa limitação define o tempo minimo entre cada impulso do clock ou o clock têm de estar entre um tempo minimo e um tempo maximo?

O l297+l298 funciona igual ne?


Como é que o tb6560 da para unipolar?

O tb6560 tem uma serie de chantes e resistências para alterar vários valores, que ainda não aprofundei, pois meu conhecimento de electrónica é superficial e meu inglês pior(quase nulo), mas para pores um motor unipolar a funcionar como bipolar não se utiliza o comum das bobinas, com excepção do de cinco condutores que precisa ser alterado internamente.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 09 de Junho de 2012, 17:24
Ha sim isso eu sei... Por isso é que tenho ambas as possibilidades de ter unipolar ou bipolar... Mas pensava que tavas a falar do driver de potencia...


Pois um gajo tem de alterar os valores consoante o timming... Agora eu nao percebo se defenimos o tempo de clock que queremos, ou um tempo e clock minimo que poderá ser maior...

Edit:

Tive a ver qa datasheet e o circuito aconselhado nao inclui os diodos. Será que nao vai danificar o ci?
E na board deles, tem la dos ic's que nao faço a minima o que serão...

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi48.tinypic.com%2F1szlom.png&hash=8dd2c75566cd62c9b6751ba74ddbd4e3)
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi45.tinypic.com%2F2yy5chw.png&hash=066ea3aeb6652525f009b24bc17403a8)

Agora surgio-me outra duvida. Eu tenho de ligar primeiro o ci e so depois a alimentação dos motores certo? E para desligar, a ordem inversa...
Então eu tenho de fazer enable e depois ir ligar a fonte de alimentação dos motores à mão?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: PDI em 09 de Junho de 2012, 23:39
Ha sim isso eu sei... Por isso é que tenho ambas as possibilidades de ter unipolar ou bipolar... Mas pensava que tavas a falar do driver de potencia...


Pois um gajo tem de alterar os valores consoante o timming... Agora eu nao percebo se defenimos o tempo de clock que queremos, ou um tempo e clock minimo que poderá ser maior...

Edit:

Tive a ver qa datasheet e o circuito aconselhado nao inclui os diodos. Será que nao vai danificar o ci?
E na board deles, tem la dos ic's que nao faço a minima o que serão...

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi48.tinypic.com%2F1szlom.png&hash=8dd2c75566cd62c9b6751ba74ddbd4e3)
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi45.tinypic.com%2F2yy5chw.png&hash=066ea3aeb6652525f009b24bc17403a8)

Agora surgio-me outra duvida. Eu tenho de ligar primeiro o ci e so depois a alimentação dos motores certo? E para desligar, a ordem inversa...
Então eu tenho de fazer enable e depois ir ligar a fonte de alimentação dos motores à mão?

Sobre os díodos nas placas comerciais algumas trazem díodos e outras não, mas não me apercebi da necessidade no datasheet, os ci's que falas são os do desenho que está acima, parece-me reguladores de tenção.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 10 de Junho de 2012, 16:15
Pois tb acho que sim... Não percebo é como aquilo funciona. Eu vou precisar de resistencias e condensadores consoante a tensão que preciso. Logo aquele circuito em cima, da alimentação, pode nao ser o correcto ne?

Quanto ao tempo minimo de clock, ja li na datasheet como funca. É um valor minimo... Valores acima, funcionam sempre. 330pF - valor minimo de 30us.

Ja agora a tensao minima de alimentação para os motores é de 4.5V. Eu tenho um motor de 3.5V e outro de 2.5V. Nao posso usar certo?  :( :( Ou existe alguma forma de dar a volta à situação?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 10 de Junho de 2012, 22:04
Bem mas nao desistindo da ideia inicial...
Portanto o que falta ali naquela board, é o controlo de corrente dos steppers...

Bem o que estive a pensar, foi usar um L297 que ja me faz o controlo e depois adicionar os transistores para controlar... Posso usar as TIP122, certo?

O circuito fica mais simplificado penso eu e ja funcionava correctamente.

Pela datasheet do L297:
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi49.tinypic.com%2F2iswrb9.png&hash=7ee027de174f043e6e4b8c97a39ccb4f)

Tenho de adicionar as 4 portas AND. Agora so nao percebo como funciona os INH. É que a unica maneira ali de funcionarem, é sendo tipo PWM. Certo?

Sendo assim parece tudo muito simples...  :P ou nao será?


EDIT: Ja tive a ver e é mesmo PWM :D
Eles utilizam do diodo ligados do ground ao colector. Eu tenho esses mais uns do colector à alimentação do motor.

Mas os diodos que eles utilizam sao bidireccionais, pelo que percebi. Isto quer dizer que eu tenho as duas hipoteses, mas caso use so 4 diodos, têm de ser bidireccionais? Tou baralhado...

EDIT(2):
Continuando a minha ideia... Entao basicamente, tenho o arduino ligado ao L297, as saidas do L297 ligadas às portas AND, as portas AND ligadas aos transistores "pequenos" e os transistores pequenos ligados aos darlington, diodos, motor...

Right?

Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: Hugu em 12 de Junho de 2012, 01:27
Ja agora a tensao minima de alimentação para os motores é de 4.5V. Eu tenho um motor de 3.5V e outro de 2.5V. Nao posso usar certo?  :( :( Ou existe alguma forma de dar a volta à situação?

metes um destes (http://www.g7electronica.net/pt/modulos/368-lm2596-dc-dc.html (http://www.g7electronica.net/pt/modulos/368-lm2596-dc-dc.html)) em cada motor e regulado com um multimetro pra tensao dif de cada motor e ta feito! ;)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 12 de Junho de 2012, 01:31
Os motores têm de ser controlados pelo chip, isso é um simples regulador de tensão comutado, não ajuda em nada no problema.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 12 de Junho de 2012, 14:19
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi47.tinypic.com%2Fn6tfmw.png&hash=25160420368477bba7e0a44ffcb8ea3c)

O espaço em baixo nao esta nada bem aproveitado, tenho de ver isso :P Mas a ideia é esta, acho eu...

Base para os esquemas:
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi45.tinypic.com%2Fbfp99w.png&hash=b6c96bba253080663d8759cde5eb8c9a)

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi49.tinypic.com%2F2iswrb9.png&hash=7ee027de174f043e6e4b8c97a39ccb4f)

Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: CBX em 12 de Junho de 2012, 15:34
o l297 já faz a limitação de corrente necessária por si só, não vejo a necessidade de ter lá as portas AND

dá uma vista de olhos aqui: http://lusorobotica.com/index.php?topic=4307.0 (http://lusorobotica.com/index.php?topic=4307.0)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 12 de Junho de 2012, 16:40
o l297 já faz a limitação de corrente necessária por si só, não vejo a necessidade de ter lá as portas AND

dá uma vista de olhos aqui: http://lusorobotica.com/index.php?topic=4307.0 (http://lusorobotica.com/index.php?topic=4307.0)

Hum, tens a certeza? Então para que será aconselhado na datasheet? Devem ter alguma função, tenho de ir ler melhor e ver esse link...


Este é metodo é fixe. De certeza que me vai reduzir os tempos entre cada ciclo no labview :D
Quando tiver tempo tenho de modificar o programa a ver os resultados.

Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: CBX em 12 de Junho de 2012, 17:08
esse circuito serve para desactivar o chopper aka driver de corrente continua, mas pelo que li na datasheet é recomendado usar com motores unipolares
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 12 de Junho de 2012, 17:27
Yap por isso é que meti. O meu controlador é para usar com os unipolares... Ainda nao sei se vou usar bipolares ou nao... vamos la ver se os samples da toshiba sao aceites. Mas tambem exigem uma tensao minima, grande para os motores que aqui tenho  :(

Talvez o L298, necessite de menos tensão.

Agora a falar nisso devo ter tambem uma tensão minima necessaria no meu circuito. Tenho de ver a queda de tensões nos componentes certo?


EDIT:
Tempo minimo de 60ms por passo reduzido para pelo menos 30ms :D Que fixe. Agora fiquei mesmo contente  ;D
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 13 de Junho de 2012, 18:31
Eia pessoal, este é sem duvida o melhor sistema.

A CNC ficou mesmo rapida. So falta achar o tempo minimo entre cada pulso do clock, sem saltar passos, mas fica para depois. E testar o circuito do driver de potencia, que nao tenho a certeza se está bem dimensionado. Se alguem poder dar uma olhadela, agradecia :D


Uma pergunta. Consideram que é mesmo fundamental ligar o driver de pontecia primeiro e so depois a alimentação dos motores?
Se calhar é melhor pensar num sistema que faça isso. Alguem me consegue encaminhar? Devo ter de criar um sistema temporal com flip-flops nao? É que nao faço a minima se é este o caminho certo ou se existe algum caminho mais simples.

Cumps

EDIT:

Ja consegui reduzir um pouco o tamanho. E tinha um erro que deveria de ser gravissimo. A corrente dos motores estava a ir pos sensores de corrente, em vez de ir po ground  :P

Ta à carga...
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi47.tinypic.com%2F243k9s1.png&hash=0db5253514f6ac59548229e5f1c1d214)

E po atmega... O electrolitico estáno sitio errado :P
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi50.tinypic.com%2F359kchl.png&hash=731f69254b6f18968b0b8fa5839d864b)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 15 de Junho de 2012, 00:22
Boas pessoal.
Ja revi as ligações e todas e corri os erros que tinha... ha sempre mais erros do que um gajo pensa :P

Vou testar a board. Acho que ta tudo correcto. Se algo rebentar, tambem faz parte da nossa vida de electronico  ;D :P

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi46.tinypic.com%2F2qimsk8.png&hash=a2da78cdbe4f290b494ee0c80b1a43e9)
Se alguem vir algo mal, avise sffv...

Cumps
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: CBX em 15 de Junho de 2012, 00:48
as pistas ainda estão demasiado pequenas, como disse nuns posts acima as que conduzem muita corrente devem ser pelo menos 5x mais grossas em relação às que ai tens
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 15 de Junho de 2012, 00:54
Então nao devo confiar na calculadora?

Mas vou tratar disso...

Thanks
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 15 de Junho de 2012, 00:59
Eu se fosse a ti mudava isso para dupla face.
Fazias 10 pcb's na SeeedStudio por 25€, menos de 30€ com portes e ficava decente.
Se me deres o esquema para Eagle trato-te do desenho disso.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 15 de Junho de 2012, 17:21
Eu se fosse a ti mudava isso para dupla face.
Fazias 10 pcb's na SeeedStudio por 25€, menos de 30€ com portes e ficava decente.
Se me deres o esquema para Eagle trato-te do desenho disso.

E eles nao fazem menos que 10? :P

Se calhar vou aceitar... Deixa-me la montar o esquema... Muito obrigado.

Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 15 de Junho de 2012, 17:51
Não, 10 pcb's por 25€ se forem 10x10cm, e 15€ se forem 5x5cm.
Eu tambem tenho umas para fazer, se quiseres juntamos a encomenda e dividimos os portes.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: PDI em 15 de Junho de 2012, 18:28
Essa placa que estas a fazer não da para bipolares , ou da e quantos amperes aguenta.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 15 de Junho de 2012, 18:41
So da para unipolares. Para bipolares tens de acrescentar um L298 ou duas pontes H e retirar as tip122, os diodos, etc... Isto se funcionar :P

Eu vou utilizar com motores ate 3A. Mas as tip aguentam com 5A. Os diodos sao de 3A.
Ainda tenho de estudar bem o valor das R_Sense. Acho que com 0.5ohm funcionam com motores ate 2A.


Senso é uma boa oportunidade. O pior é se compro 10 boards que nao funcionam :P
Tas a pensar fazer a encomenda para quando? Proximo mes? Sabes mais ou menos a quanto fica os portes?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: PDI em 15 de Junho de 2012, 18:54
Ok vou esperar pelos tb6560
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: Hugu em 21 de Junho de 2012, 15:31
Boas pessoal.
Ja revi as ligações e todas e corri os erros que tinha... ha sempre mais erros do que um gajo pensa :P

Vou testar a board. Acho que ta tudo correcto. Se algo rebentar, tambem faz parte da nossa vida de electronico  ;D :P

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi46.tinypic.com%2F2qimsk8.png&hash=a2da78cdbe4f290b494ee0c80b1a43e9)
Se alguem vir algo mal, avise sffv...

mtos angulos rectos! :P

se queres só uma board pra testar o circuito antes de mandares fazer 10 na seeedstudios, envia-me os files que dentro duma semana tens a pcb em casa!
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 21 de Junho de 2012, 16:27
So da para unipolares. Para bipolares tens de acrescentar um L298 ou duas pontes H e retirar as tip122, os diodos, etc... Isto se funcionar :P

Eu vou utilizar com motores ate 3A. Mas as tip aguentam com 5A. Os diodos sao de 3A.
Ainda tenho de estudar bem o valor das R_Sense. Acho que com 0.5ohm funcionam com motores ate 2A.


Senso é uma boa oportunidade. O pior é se compro 10 boards que nao funcionam :P
Tas a pensar fazer a encomenda para quando? Proximo mes? Sabes mais ou menos a quanto fica os portes?

Mas isso é rever bem o esquema, sempre queres deixar o esquema que eu faço-te um pcb, olhas para ele e dás o teu parecer.
Sim, para o próximo mês, os portes se chegar aos 50$ de pcb's são gratuitos.

Hugo, tem calma que ele tem traços muito finos na placa, o que não é muito aconselhavel.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 21 de Junho de 2012, 19:54
Ya vou aceitar senso, muito obrigado. Queres o esquema pra quando? Vou ver se o despacho hoje a noite, mas tou em epoca de exames :P

De qualquer maneira eu vou montar tudo numa breadboard e testar. So ainda nao o fiz porque tou farto de andar com fios de um lado po outro.  >:(


Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 21 de Junho de 2012, 21:17
Boas.

Afinal ja ta feito o esquema. Foi mais rapido do que pensava.

Nunca tinha descoberto que o Eagle dava para converter para board, a partir do esquema. Altamente, é muito mais fixe de trabalhar.

Senso, está em anexo.

Cumps
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 21 de Junho de 2012, 21:22
Não me digas que tens andado a fazer pcb's sem ter os esquemas feitos primeiro?
Isso assim estás sujeito a erros muito facilmente!
Já lhe vou dar uma vista de olhos.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 21 de Junho de 2012, 21:27
Yap andava a fazer assim :P Que nabice ehehe. Bem mas agora ja sei :D

A resistencia R1 tem o corpo errado. Devia de ser uma de 5W vertical.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 21 de Junho de 2012, 21:30
Explica melhor o corpo da resistencia..
Faltava-te os pinos de alimentação das portas lógicas, tens de fazer invoke numa delas e escolher o PWR ou POWER para te aparecer os pinos de alimentação e tinham 6 ou 7 nets não ligadas, aconselho-te a usares o ERC, que faz um check ao desenho e mostra-te todos os erros e avisos.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 21 de Junho de 2012, 21:41
Pera que eu vou corrigir isso e ja carrego o novo ficheiro... Ainda aprendo alguma coisa sobre eagle :D
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 21 de Junho de 2012, 21:41
Já está corrigido, era só para te avisar.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 21 de Junho de 2012, 21:46
Já está corrigido, era só para te avisar.

Okok fixe. Muito obrigado.

A resistencia que usei de 5w é uma RKH208-8R
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 21 de Junho de 2012, 21:48
É melhor dizeres qual é o fooptrint que queres usar, porque tens a resistencia contigo..
Uma duvida, porque é que o SENSE1 tem uma resistência de 5w e uma de 1/4 e o SENSE2 tem duas de 5W?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 21 de Junho de 2012, 22:05
É mesmo essa a resistencia errada. Devia de ser uma de 5W igual as outras :P

Edit:
Existe alguma biblioteca para o eagle que tenha a maioria dos componentes usados nos circuitos? É que ha componentes especificos tipo os atmegas, l298, l297 etc, que nao tenho.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: CBX em 21 de Junho de 2012, 23:37
usa a da sparkfun, tem bastantes footprints comuns, ou faz como eu, cria a tua própria biblioteca com os componentes que usas, poupa muito tempo  :P
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 21 de Junho de 2012, 23:40
Sparkfun, e vai ao site da Cadsoft para os avr's e sacas a biblioteca chamada avr-7.
O resto tenho feito eu, depois de aprender em 5 minutos está feito, porque 99% dos footprints necessários estão no footprint-ref.lbr, tem tudo e mais alguma coisa, é só desenhar um simbolo para o esquema e fazer a conecção entre os pinos do circuito e os pinos do package.
A parte fácil já está:
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi.imgur.com%2F95hVF.png&hash=3b3f8b28e63de1dbe7dc43f8428b396e)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 22 de Junho de 2012, 00:22
Eia logo outra qualidade :D E ja percebi o que me queriam dizer uns posts atras, para fazer um plano de grounds. Muito melhor, tenho de começar a desenhar assim.

Obrigado pelas bibliotecas. Vou ver...
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: zordlyon em 22 de Junho de 2012, 00:24
Muito bom Cedric, parabéns...

Senso és do melhor, isso está com um aspecto 5*...

Tenho mesmo que arranjar tempo para aprender eagle...  :-\
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 22 de Junho de 2012, 00:57
Parabens de que? Mas parabens sao sempre bem vindos, muito obrigado  ;D :P
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: zordlyon em 22 de Junho de 2012, 01:00
Parabens de que? Mas parabens sao sempre bem vindos, muito obrigado  ;D :P

Parabéns pelo que tás a fazer, está a ficar bom...  :D
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 22 de Junho de 2012, 01:04
Parabens de que? Mas parabens sao sempre bem vindos, muito obrigado  ;D :P

Parabéns pelo que tás a fazer, está a ficar bom...  :D

eheh esperemos que nada rebente :P
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 22 de Junho de 2012, 01:29
E está feito, criticas sff para melhorar o desenho, ainda falta dar uma limpeza geral no silk screen, que vai demorar mais tempo que fazer o routing das pistas.
A placa tem 70x69mm, existe problema, querias mais pequeno, maior?..
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi.imgur.com%2Ft1wHI.png&hash=6bdb4a46e9a7bc120f1d2356b64c7f90)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 22 de Junho de 2012, 01:37
Eia cum catano. Ta estupenda!!!  ;D Para nao falar na rapidez com que a desenhaste. Muito parabens ta um excelente trabalho. E muito obrigado pela ajuda senso, mesmo muito obrigado.

Quanto ao tamanho no problem. Ta impec.


Vou tentar seguir os teus passos para melhorar a minha placa po atmega. Ja andei a brincar com o ratsnest para fazer esse plano de ground's :P
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 22 de Junho de 2012, 01:40
Para fazer um plano de massa usas o Poligon.
Neste filme salta para o minuto 7 aqui e vê:
Cadsoft EagleCad Tutorial Lesson 9 (http://www.youtube.com/watch?v=4xjjahxMapc#)

Aconselho-te a veres os tutoriais todos desse senhor, são bastante informativos, sim ele fala devagar, mas ajuda a entender tudo bem.
Em dando uma limpeza eu meto na dropBox para teres acesso aos ficheiros.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 22 de Junho de 2012, 01:45
Ya foi mesmo ai que fui ver :D

Ok, thanks.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 22 de Junho de 2012, 17:40
ah ah ja melhorei a placa po atmega  ;D 6cm x 3cm

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi46.tinypic.com%2F2guwcg8.png&hash=e9a1f1019a706b77db2dd0cbf99615c7)


Pessoal qual a diferença entre estes dois atmegas? O de 1,7€ da para funcionar como arduino?

http://pt.mouser.com/ProductDetail/Atmel/ATMEGA328P-PU/?qs=K8BHR703ZXhdUS2n3IW%2fRITwfrPGjO%2fc (http://pt.mouser.com/ProductDetail/Atmel/ATMEGA328P-PU/?qs=K8BHR703ZXhdUS2n3IW%2fRITwfrPGjO%2fc)
http://pt.mouser.com/ProductDetail/Atmel/ATMEGA328-PU/?qs=lwdSMh1%2foYLcG0%2fEK87hwvl01IR3EUGQ (http://pt.mouser.com/ProductDetail/Atmel/ATMEGA328-PU/?qs=lwdSMh1%2foYLcG0%2fEK87hwvl01IR3EUGQ)

O core muda. Num é atmega e noutro é avr.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: CBX em 22 de Junho de 2012, 17:51
o 328P é a versão picoPower que consome muito menos que o "não P", suporta todas as funcionalidades a funcionar a 1.8v, de resto são iguais
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 22 de Junho de 2012, 17:58
Se é so isso entao posso usar na cnc um destes mais baratos que os picopower sao bem mais caros. Como isto nao é pa funcionar a baterias :P

Thanks
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: PDI em 22 de Junho de 2012, 18:26
Qual vai ser a finalidade dessa placa.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 22 de Junho de 2012, 18:33
Enviar para os drivers de potencia o clock, o enable, o tipo de passo e o sentido de rotação. E receber o sinal dos 6 "limitadores axiais". Ainda vou fazer umas leituras de corrente num motor.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: PDI em 22 de Junho de 2012, 18:46
Então essa placa pode vir a servir para outros módulos de potencia, por exemplo uns tb6560 ou l298n.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 22 de Junho de 2012, 19:04
É um arduino :P So nao tem o ftdi, e alguns componentes...

Eu custumo usar o arduino como está na board, numa breadboard + um conversor destes:
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg.alibaba.com%2Fwsphoto%2Fv0%2F497031559%2F1Mbps-USB-To-TTL-COM-Converter-Module-buildin-in-CP2102-10000066.jpg&hash=ca21e71c16e1d5d6bf3713a03ba37802)

Sai bem mais barato :P Sem ter de soldar smd's...

EDIT: Ja agora, quanto aos samples dos tb6560, a toshiba nunca mais me deu resposta.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: PDI em 22 de Junho de 2012, 19:28
Interessante, por acaso até tenho aqui uns atmegas programados para arduino.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 22 de Junho de 2012, 20:52
Se quiseres os files da placa em meto aqui em anexo...

Vou usar 3 saidas pos clocks, 3 saidas para a direcção, 1 para o enable, 1 para half/full. Depois mais 6 entradas para os limitadores axiais (neste caso vou usar as 4 entradas digitais que sobram e 2 analogicas). Ainda sobrem 4 analogicas... uma vai ser para uma ferramenta que mete a 0 as coordenadas do eixo dos Z e as outras 3, supostamente era para medir a corrente dos motores, mas so vou medir de um deles... Portanto ainda fico com 2 analogicos que talvez use para um joystick analogico para o comando manual da cnc...

Da para usar as entradas analogicas como digitais certo?

Tabem podia meter na board um ftdi ou mesmo o cp2102 da silicon labs, era mais fixe, mas ainda nao vai ser agora que vou aprender a soldar smd's.


Senso pelo que percebi do que disseste uns posts atras, se usar grounds comuns nao consigo utilizar opto-isolamento na integra certo? Como preciso de partilhar os grounds entre o atmega e os drivers de potencia, nao funciona. E se for feito para o rx e tx do pc? Tenho de partilhar os grounds da porta usb e do arduino?

Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 23 de Junho de 2012, 03:19
Bem vou mandar fazer esta board  pa testar com um motor de paço de 0.8A. Ta à carga como é so pa teste...
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi47.tinypic.com%2F1zmfj13.png&hash=bbf95bae3c54b537b3a57de8ef68d741)

Nao tenho paciencia para fios e mais fios numa breadboard :P
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 23 de Junho de 2012, 04:47
Continuas a ter traços muito finos.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 23 de Junho de 2012, 05:15
Pois tem 0.2mm a menos do que devia. Mas nao faz mal que eu limito a corrente na fonte e posso testar para ver se o motor faz os passos.

Uma coisa. Como calculo as resistencias para as tip122 e os transistores mais pequenos (bc337 que vou usar)?

Pelo que sei tenho Ice=3A (max) (corrente do motor); Ib(sat)=Ice/hfe=3/1000=0.003; Rb=(Vb-Vbe)/Ib(sat)=(5-2.5)/0.003=833 ohm. Será isto pa tip122? E depois o mesmo para o bc337 com Ice=0.003??? Ou com os 100mA de corrente de base que vem na datasheet da tip122?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 24 de Junho de 2012, 05:18
Se as minhas contas batem certas, nao preciso dos transistores pequenos. O 74ls08N tem uma corrente de saida, de nivel baixo, de 8mA para uma tensão de 5.25V. Se é isto qe percebi da datasheet :P

Tou todo baralhado com estes calculos tao simples  ;D
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 24 de Junho de 2012, 05:24
Isso é expecificação máxima ou tipica?
Eu deixava os transistors, por mais 1€ em componentes o design é bastante mais seguro.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 24 de Junho de 2012, 05:34
É max, nao diz a nominal.
Mas ya vou deixar é melhor sim. Sabes me dizer se os calculos no post mais acima estão correctos?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: CBX em 24 de Junho de 2012, 15:07
a finalidade desses tip122 é apenas on\off? se for porque não trocas por mosfets, já não precisarias das resistências e dos transístores mais pequenos, poupavas algum espaço na placa e um mosfet com características "semelhantes" às dos tip122 são só uns cêntimos mais caros
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 24 de Junho de 2012, 15:52
Vou deixar a placa assim. O senso ja a desenho, eu tambem ja ca tenho quase todos os componentes...

Mas quanto aos mosfets se bem me lembro das minhas aulas de elctronica 1, eles deixam passar uma certa corrente, atraves do canal criado na gate de acordo com a tensão lhe dada.
Portanto teria de lhe dar x tensão na gate para passar y corrente certo?

O l297 actua com pwm nos sinais enviados pa base das tip122. Será que isso é compativel com mosfets? No fundo a tensão vai variar devido ao pwm certo? E se a tensão varia, varia tambem a largura do canal do mosfet certo?


Senso, na seedstudio o minimo sao 10 placas por cada placa diferente ou 10 placas independemente de serem diferentes ou nao?


Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: CBX em 24 de Junho de 2012, 16:04
basicamente é isso...

são 10 placas todas iguais
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 24 de Junho de 2012, 16:22
É pena serem 10 todas iguais, mas tem logica...

Eu tive a ver e o atmega168 tem o mesmo pinout que o 328. Vou comprar um e meter 3 sensores de corrente para monitorizar a corrente de cada motor, ligado a um lcd da Nokia. Que com o labview so consigo monitorizar a corrente apenas quando os motores estão a andar.

Alem disso depois de ter o projecto feito a parte de monitorizar a corrente no labview vai toda fora, para aumentar o desempenho do programa e sendo assim, sempre posso ver a corrente no lcd.

Aproveito e aprendo algum código arduino :D
Em principio vou so entregar o projecto em Setembro, que tenho oportunidade de fazer em epoca especial. Assim fico com tempo e calma para acabar isto como deve de ser.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 24 de Junho de 2012, 19:32
Bem tive a rever a materia de transistores e eu tenho a resistencia da base da tip122 ligada ao emissor do bjt. Sendo assim a corrente da base da tip122 so depende dessa resistencia e nao do ganho do bjt.
Portanto a resistencia da base do bjt pode ser qualquer uma, desde que sature o transistor e nao ultrapasse os 100mA de valor maximo, certo?

Sendo assim a resistencia da base da tip122 é os cálculos que fiz anteriormente. Agora eu devo dimensionar a corrente Ic da tip122 para um pouco mais de 3A, visto que é para utilizar com  motores ate 3A e ter alguma tolerancia? Ou estou a pensar mal?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: Moddjik em 24 de Junho de 2012, 20:03
Estás a pensar bem, lol. As contas que fizeste estão bem convém é deixares uma tolerância prai de 20% da corrente máxima.

Podes ver este tópico para mais informações: http://lusorobotica.com/index.php?topic=3499.msg38647#msg38647 (http://lusorobotica.com/index.php?topic=3499.msg38647#msg38647)

Cumps ;)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 25 de Junho de 2012, 00:47
Thanks, confirma-se os calculos :D fixe...

Edit:
Concluindo...

Para a resistencia da tip122:
Ic=3.6A (+20%)
Ib=Ic/hfe=3.6/1000=0.0036A
Rb=(Vb-Vbe)/Ib=(5-2.5)/0.0036=694.44ohm

Vb considerei 5V, mas estes 5V vêm do emissor do bjt. Vce=0 certo?

Para a resistencia de base do bjt:
Ib(max)=0.1A - Vou considerar metade da corrente, visto que Ic é independente de Ib.
Rb=Vb/Ib=5/0.05=100ohm
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 25 de Junho de 2012, 02:42
ahah acho que ja percebi.

Ic(tip)=3.6A (30A + 20%)
Ib(tip)=3.6/hfe=3.6/1000=0.0036A

Rb(tip)=(Vb(bjt)-Vbe(bjt)-Vbe(tip))/Ib(tip)=(5-0.7-2.5)/0.0036=500ohm

Ic=Ie, não depende do ganho. Ib=0.05A
Rb(bjt)=(Vb(bjt)-Vbe(bjt)-Re(bjt)*Ie(bjt)-Vbe(tip))/Ib(bjt)=(5-0.7-500*0.0036-2.5)/0.05=0!!!!!!

As quedas de tensão sao grandes demais com 5V. Tenho de dimensionar para 12V por exemplo. Mas nao tenho a certeza. Tenho de fazer uns testes...

EDIT:
Ando um bocado baralhado... Experimentei fazer lei das malhas ao circuito. Talvez este seja afinal o raciocinio mais correcto!?
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi45.tinypic.com%2F2vcxiqc.png&hash=bf9ca6a20773e0f61024aeae7211aeaf)

Ic2=3.6A
Ib2=3.6/1000=0.0036
Ib1=0.004A (valor maximo seguro a debitar do 74ls08N)
Vbe1=0.7
Vbe2=2.5

-V1+R1*Ib1+Vbe1+R2*Ib2+Vbe2=0
-5+R1*0.004+0.7+R2*0.0036+2.5=0
Rb1=(1.8-Rb2*0.0036)/0.004

Se Rb2=100ohm, entao:

Rb1=(1.8-100*0.0036)/0.004=360ohm

Tem toda a logica uma resistencia depender da outra

Ufa tou farto :P

Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 26 de Junho de 2012, 22:38
Sou mesmo burro. Não é que tinha metido os pinmodes dentro dos while loops dos motores  :P
Mudei para fora dos ciclos como é evidente e reduzi o tempo min. entre cada passo dos motores de 30ms para cerca de 15ms.

É engraçado. Comecei a desenvolver o programa com tempos perto destes, depois os tempos foram subindo ate os 60ms  >:( e voltaram novamente a descer com o programa quase concluido  ;D

Agora vou programar uma maneira de trabalhar com os limitadores axiais, mas só lendo um pino do arduino para todos os limit switchs, para poupar nos tempos do programa. Basicamente vou criar um referencial base, para poder bloquear certos movimentos e permitir outros.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 26 de Junho de 2012, 22:49
Porque não mudas para acesso directo aos pinos?
Vais passar de 15ms para 0.1 ms...
Os limit switch usas pin change interrupt e siga.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 26 de Junho de 2012, 22:59
O que queres dizer com acesso directo aos pinos? É alguma opção que se altera no arduino? :P

Isso dos interrupts permite-me 4 opções de "monitorização" dos niveis logicos e tempos de propagação mais rapidos certo?

Não sei é como faço isso no labview. Tenho de explorar ainda este assunto.

Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 26 de Junho de 2012, 23:04
Não, é em vez de escreveres:
digitalWrite(13, HIGH);
escreveres:
PORTB |= (1<<PB5);

O primeiro é uma função lenta, o segundo traduz-se num op-code do micro-controlador executado em 2 ciclos de relógio, em que o registo PORTB é "acedido" e o valor do PB5 é colocado a 1.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 26 de Junho de 2012, 23:13
hum... provavelmente tenho então de alterar a interface arduino, que faz a comunicação entre o labview e o atmega. tenho de experimentar a alterar o codigo. thanks
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 26 de Junho de 2012, 23:41
Mas estás a usar firmata nisso?
Ou simplesmente serial?
Já agora, aqui fica um 3d do pcb gerado aqui: http://mayhewlabs.com/3dpcb (http://mayhewlabs.com/3dpcb)
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi.imgur.com%2FN2NUE.png&hash=435aab44f443a6ad0815631eeb69c6c6)

E os ficheiros já com gerbers prontos a enviar para a Seeed, quer dizer quase, que é preciso meter no silk o numero da encomenda.
https://dl.dropbox.com/u/30143255/driver.zip (https://dl.dropbox.com/u/30143255/driver.zip)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 27 de Junho de 2012, 22:19
Muito bom. Então vou ficar assim com umas plaquinhas ehehe  ;D

O meu Eagle é que não gosto muito dos teus ficheiro. Diz que tem formato invalido. É o eagle 5.11, será da versão ser mais nova (isto se a tua for mais velha)?

Agora estava a olhar para a placa e fiquei com uma duvida.
Como vou soldar as resistências de 5w e os blocos de terminais na face de cima? Vou ter de soldar sem encostar os componentes à pcb?

Ya estou a usar firmware feito pela NI, para comunicar entre o labview e o atmega, que gravei no atmega através do arduino. Mas existe outra hipótese mais eficaz?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 27 de Junho de 2012, 22:25
Eu tentei abrir com o Eagle 5.11 e não abria, tive de usar o 6.qualquer coisa.
Os blocos terminais encostas na placa e soldas por baixo, assim como as resistencias.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 27 de Junho de 2012, 23:20
Ok vou usar o 6. Aproveito e actualizo a versão  ;D

Parece que vou aprender uma nova técnica de soldadura. Ate tenho medo :P Ainda bem que só fazem 10 placas ehehe

Então supostamente empurro a solda, pela folga entre o furo e fio do componente, ate chegar à outra face. É isto?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 27 de Junho de 2012, 23:56
Enfias o componentes, viras a placa ao contrário e soldas no pad de baixo, tal e qual como fazes para soldar um componente numa placa ponto a ponto, componente por cima, solda por baixo onde tem os pads de cobre.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 28 de Junho de 2012, 00:25
Por exemplo a resistencia de 5W "R5", suponho que ela esteja ligada na parte de baixo a um pad, mas na parte de cima também tem um pad, que a liga ao L297. Se eu soldar por baixo, o pad de cima que tem a resistência em contacto com ele, tambem precisa de ser soldado.

Como tu dizes entao a solda escorre entre a folga do arame da resistencia e o furo, para poder chegar ao outro lado certo?

Tou todo baralhado. Se calhar so com a placa na mão é que entendo :P

Senso mandei-te PM


EDIT: Ok ja percebi. O furo tem paredes metálicas  ;D :P
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 28 de Junho de 2012, 00:29
Sim, basta enconstar o ferro á pata do componente, deixar aquecer por 1 ou 2 segundos, aplicar solda, deixar a solda fluir, retirar ferro e quando voltares a placa de novo com os componentes para cima podes ver que a solda passa até ao pad de cima da placa porque o furo é metalizado.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 30 de Junho de 2012, 01:27
Eu vou é soldar as placas na universidade que eles la têm uma estação de soldar que é um mimo :D

Afinal vou ter de usar 3 limitadores axiais em vez de um como tinha dito. Como tenho cada motor a trabalhar atraves de um while loop e como so é possivel entrada ou saída de dados quando o while loop acaba, tenho de usar um limit switch "dentro" de cada loop.

É pena o atmega só ter dois INT. Ainda por cima um deles ja vou utilizar para a ferramenta que vai indicar a posição em Z, em que se encontra o inicio da pcb ou do bloco de material.

E ainda me falta fazer uma plaquita, para o rele que vai controlar o spindle. Mas isso é básico.

Eu costumo encontrar é uma ferramenta circular, em que a cnc toca em vários pontos desse circulo. Serve para calibrar os paços dos motores, com a distancia percorrida?


EDIT:
E agora surge-me outras duvidas.
Eu tenho dois modos na cnc. Um manual e outro automatico. Caso esteja no modo manual e algum limit switch dá sinal, posso bloquear certos movimentos. Mas no modo auto o que devo fazer? É que nao vale a pena limitar movimentos de uma fresagem automatica. A única ideia que tenho é criar um evento, que avisa que a material a ser fresado está mal colocado na cnc e a pedir para reajusta-lo e recomeçar a fresagem. O que acham?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 30 de Junho de 2012, 05:00
Erm...
Já te disse que o atmega tem interrupções em todos os pinos, certo, é só para confirmar mais uma vez..
Página 71 secção 12.1Pin Change Interrupt Timing
Faz um favor  a ti mesmo e começa a ler a datasheet..

Numa fresagem automática se chegas ao limite do eixo e portanto o limit switch é activado, convem parar o stepper ou vais acabar com um belo grelhado de stepper.

Essas peças são basicamente um pedaço de material condutor, como tipicamente o spindle está ligado á massa(e convem que esteja mesmo para evitar surpresas), simplesmente o programa vai dando steps até que essa placa condutora passe do nivel lógico 1 para nivel lógico 0, basicamente é tal e qual um botão, tens um pull-up nessa placa, quando o spindle e respectiva fresa tocam quer dizer que a fresa está no que tu consideras o zero.
Mas se for para maquinar plásticos em 2D, ou seja routing de materiais, tens um material de sacrificio na mesa, tipicamente mdf barato, metes a fresa a tocar no plástico com o controlo manual e fazes um overshoot de 1mm ou parecido na espessura do material para garantir que o material é cortado na sua totalidade, é por causa de pormaiores como estes que re-inventar interpretadores de G-code em geral é um grande perca de tempo, porque nunca vai chegar ao nivel sequer do EMC2.

Nunca vais ter bons movimentos se mexes os eixos no loop fechado, isso já devia ter sido feito de inicio baseado em milis, tendo como ponto de partida o blinky without delay, assim executas várias coisas em vez de estares á espera de um motor para mover o outro.
Como é que fazes um circulo só a mover um eixo?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 30 de Junho de 2012, 15:12
Pois é senso... Eu é que sou um esquecido, desculpa la. :P

Ainda bem que me explicaste a ideia de como a fresa e a placa condutora funciona, porque era para fazer precisamente o contrario. Tava a pensar que ligava um fio de 5V à fresa e quando a fresa tocasse na placa, passava o sinal para uma entrada do arduino e parava a fresa e fazia reset às coordenadas que queria. Mas realmente como tu dizes é que faz sentido, principalmente em termos de segurança.

Quanto aos loops, eu nao espero que um motor se mova e depois só o outro é que se move.
E movo um eixo ou dois ou tres na boa. Tenho um while loop para cada motor. Ligo o que quero, com os passos que quero. Se quero ligar dois, eles funcionam em simultâneo. Para três é igual.

So que quando os ligo (tenho a opção de ligar um, dois ou tres), so posso trabalhar com o que ta dentro do while loop, que me limita em certos aspectos.


Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 02 de Julho de 2012, 22:42
Hoje tive a falar com um prof meu... Acho que não vou conseguir meter os transístores no estado que quero com 5V e aquelas quedas de tensão, que resultam em resistências baixas.

A lei das malhas ta correcta, mas pelo que percebi a corrente Ic continua a depender do ganho e de Ib, isto para o bjt, que contrariamente ao que testei, nao dependia. Mas tenho de testar melhor que posso estar a meter o transistor num estado nao proprio.

Contudo so testando o bjt+tip para ter certezas. Ver se hoje à noite trato disso.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 23 de Julho de 2012, 20:57
As primeiras formas :P

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi45.tinypic.com%2F35a6f5x.png&hash=e05838ce1371a854ba93e96c046a8896)

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi45.tinypic.com%2F2a6w3fk.jpg&hash=2927a18fd4accf5971e8959486822145)

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi47.tinypic.com%2F677hur.jpg&hash=2286895e1cc515b94174d3d9bc9df64c)

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi49.tinypic.com%2Fxpxxg1.jpg&hash=cd89a943415aa11bf108e3622abb6c72)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: PDI em 23 de Julho de 2012, 21:22
Que tal são esses casquilhos, vi no site mas não me convenceram.
 Em quanto ficaram, são de 20mm?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 23 de Julho de 2012, 22:23
Não, são de 10mm.

Os casquilhos são fixes e deslizam bem. Mas tens de usar veios com uma boa superfície, muito lisa, se não o desgaste vai ser grande. Como ainda não lhes dei uso, não sei avaliar neste ponto. De qualquer maneira a igus tem la a vida útil dos casquilhos, usando determinado material com as condições adequadas.

Cumps
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: PDI em 23 de Julho de 2012, 22:38
Foi exactamente na Igus que vi mas não me ofereceu confiança, prefiro os rolamentos de skete.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: amando96 em 23 de Julho de 2012, 22:42
São de quê? tenho aqui uns de latão e outros de nylon, tanto um como o outro deslizam bem...
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 23 de Julho de 2012, 22:48
São estes: http://www.igus.pt/wpck/default.aspx?pagename=drylin_r_rjm_01 (http://www.igus.pt/wpck/default.aspx?pagename=drylin_r_rjm_01)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 28 de Julho de 2012, 21:04
Boas pessoal.
Eu andava com aquele problema de nao conseguir ler valores dos adc do meu atmega328. So me dava 0 ou 1024. Testei no labview, alem de no software arduino e era igual tanto num como noutro.

Agora testei num novo atmega e foi a mesma coisa. Será que tou com algum bug no pc? Por acaso precisa de levar com um format em cima, que passou por uma fase de instalações e desinstalações de programas muito pesado, neste ano lectivo que ja acabou.

Ou será do conversor USB-TTL?

Tambem poderá ser da breadboard, espero bem que nao...

Agora vai-me chegar um 168p, vou testar e ver se é igual... deve ser :P
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 28 de Julho de 2012, 21:51
Mostra que código estás a usar...
Cá para mim tens pull-ups ligados, ou então algum fio perdido na breadboard.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 28 de Julho de 2012, 23:00
O codigo em labview ta correcto, que ja utilizei num projecto de uma cadeira. O codigo em arduino foi os exemplos que vêm com o software, para pinos analogicos.

O 168p vou solda-lo numa pcb...

Bem ser do conversor nao deve ser... Se nao, nao passava informação nenhuma... acho eu.

Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 01 de Agosto de 2012, 23:34
Ahahahahahah.... Montei o circuito do driver de potencia e funciona :D :D :D
Mas sem os transistores pequenos, que tenho duvidas no valor das resistencias.

Senso bora la fazer as placas :P
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 02 de Setembro de 2012, 17:31
Boas pessoal.

Para optimizar a velocidade da minha CNC, preciso de criar um circuito digital que divida a frequencia do clock de entrada no L297 por 2.
Ou melhor, quando houver uma transição de 0 para 1 ou 1 para 0, mande um impulso.

Ja tou farto de pensar e nao sai nada. Com flip-flops da para fazer? Ou vou ter de criar um circuito digital e brincar com tempos de propagação de portas?


Edit: Acho que queria dizer multiplique a frequencia por 2 :P
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: dropes em 02 de Setembro de 2012, 20:54
Fazer divisões ou multiplicações de frequência é por software mesmo, sempre que se usa um micro exclui-se à partida circuitos lógicos externos.
É possível multiplicar exteriormente a frequência por 2, mas mais fácil é dividi-la por 2.

Vais conseguir aumentar a velocidade da cnc mas vais perder resolução, não será possível alterar a velocidade do processamento diminuindo os delays ou interrupções?
Por vezes a rapidez faz que ocorram falhas nos steps e lá fica um perdido, devias ver qual a máxima sem ocorrerem erros e a seguir colocar uma velocidade mais baixa garantindo o bom funcionamento.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 02 de Setembro de 2012, 22:21
Dividor por dois é simplesmente usar um flip-flop do tipo D.
Isso cá para mim é limitações do uso de linguagem do Arduino, e das interrupções e tralha que para lá vai sem tu veres..
Estás a usar acesso directo aos pinos?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 03 de Setembro de 2012, 00:05
Nah nao tem a ver com isso. Tem a ver com que eu programei o software (em labview), para os motores andarem um passo, cada vez que ha uma transição de um nivel logico 0 para 1 ou 1 para 0. Mas ao usar o L297, ele so faz um passo quando ha trasição de 0 para 1.

Como nao queria alterar o codigo, pois vou ter de usar um ciclo extra em cada passo para passar o clock de 1 para 0 sem os motores se mexerem, pensei em usar um circuito analogico para detectar as transições e mandar um impulso ao L297.

É facil fazer um detector, com portas AND e portas NOT. Com o atraso de uma porta NOT, consigo gerar um impulso. Mas como as portas NOT têm tempos de propagação na ordem dos nanosegundos, esse impulso é muito rapido para ser detectado pelo L297. So se usasse uma carrada de portas NOT para aumentar o atraso  :o
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 03 de Setembro de 2012, 00:09
Isso é o atraso que as portas introduzem, e não o sinal que sai delas, o que manda na duração do sinal é o que lhe metes na entrada.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: dropes em 03 de Setembro de 2012, 00:18
coloca uma resistência em série à porta e um condensador entre a entrada da porta e o gnd que já vai ter um atraso maior
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 03 de Setembro de 2012, 00:28
Eu estava a pensar nisto, para detectar transição de 0 para 1:

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi45.tinypic.com%2F14nmz3m.png&hash=c3a6679a6110602677f94d237252f0d0)

Quando temos 0 no clock, a porta AND tem la um 0 e um 1 nas entradas. Quando o clock passa a 1, a porta AND tem la 1 e 1 nas entradas "ligando" a sua saida, ate a informação sair da porta NOT (tipico 10ns de propagação), "desligando" depois a saida da AND
Assim era simples.

Tenho de experimentar essa dos condensadores, tambem ja me tinha vindo à ideia que poderia usa-los, mas nao sabia como.

Como tenho 10ms de tempo minimo entre cada passo no labview, com um pulso na ordem dos microsegundos, funcionaria sem problemas. Acho que o L297 reconhece tempos ate 40ns.

EDIT: Entao será isto?

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi47.tinypic.com%2F21j0etu.png&hash=f69779d6fdcd14ef8d9f64f9c8b0062c)

Vc = V * (1- e^(-t / R*C))
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: dropes em 03 de Setembro de 2012, 03:21
O condensador é depois da resistência e não antes
Os valores da resistência e condensador devem ser baixos
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 03 de Setembro de 2012, 04:10
Mas quem manda no tamanho do pulso é o tempo que tens os pinos do Arduino a 1 ou a 0.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 03 de Setembro de 2012, 20:39
Sim, preciso de ter tempo suficiente para carregar o condensador e o descarregar.

Mas como so preciso de um pulso de 1us e o clock está em cada nivel no minimo 10ms, no problem.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 30 de Setembro de 2012, 16:33
Bem ontem foi dia de montar o circuito todo na integra para alimentar um motor de passo.
Aproveitar tambem para testar se o detector de mudanças de estados logicos funcionava.

Funciona tudo na perfeição. O detector está a funcionar como queria e agora sim consegui finalmente obter uma boa velocidade.
Usei um condensador de 0.01uF e uma resistencia de 330ohm, que me da pulsos entre 5us a 8us.

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi49.tinypic.com%2F2el4if8.jpg&hash=04d56a7a18ee07b29d64df7585235b01)

Aqui fica o esquema do detector para quem precisar:
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi50.tinypic.com%2F2hx29o2.png&hash=3b1413eaf4f82986e4ce6fb6e0e82281)

Abraços







Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: dropes em 30 de Setembro de 2012, 17:44
Só uma curiosidade, os casquilhos que estás a usar levam esferas, achei-os muito baratos?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 30 de Setembro de 2012, 18:07
Nop, é só plástico em contacto com os veios.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: dropes em 30 de Setembro de 2012, 18:20
Obrigado, tenho visto com rolamentos e custam os olhos da cara, supostamente levam 4 e lá se vai o orçamento...
Como vi na descrição "DryLin® R - Solid polymer bearing RJM-01, mm" pensei que fossem de esferas  ::)

ps: por vezes não é a velocidade do motor que dita o movimento final, pois também tem de se considerar o peso a arrastar e a fricção, com testes chega-se a um valor confortável e fiável
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 30 de Setembro de 2012, 18:55
O que agrava ainda mais a minha situação.

É que so consigo um tempo minimo entre cada passo de 10ms, ou seja a cnc ja fica lenta. Os carrinhos ficam com uma velocidade maxima de 1mm/s. Coisas de labview :P





Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: dropes em 30 de Setembro de 2012, 20:35
1mm/s é um pouco lento...

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimageshack.us%2Fa%2Fimg5%2F2695%2Fstepfig41.gif&hash=9bf7147f87a26bad30f54669d00dd65e)

Utilizo o "full step" em que dá no total da sequência 0.02mm num varão com 1mm entre veios, sendo necessários 50 x 0.02mm para que ande 1mm (uma volta completa).
Neste momento estou com 5mm/s (0.5ms/passo) o que ainda é bem lento se decidir fresar, só trocando o varão roscado.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 01 de Outubro de 2012, 22:36
Talvez consiga aumentar a velocidade eliminando certas mariquices no labview. Mas acho muito dificil...

De qualquer maneira usando um software ja existente vai funcionar na boa, o driver de potencia que dimensionei é compativel e tudo (acho eu). So falta uma pcb com opto-isoladores e algumas cenas...

O problema é a porta LTP. Eu tenho la pa casa o meu AMD1800+ com uma epox que tem porta LTP. Se calhar construo um computador dedicado à cnc, numa caixa pequenina. Mas nao me apetecia muito.

Não haverá maneira de criar uma porta virtual LTP, atraves de uma USB?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 01 de Outubro de 2012, 22:38
Não ltp é um interface praticamente directo com o processador, e os adaptadores usb-lpt só funcionam com algumas impressoras e faxes, cnc precisa do mais perto de acesso em termo real possivel, e esses adaptadores falham miseravelmente ou nem sequer consegues acesso bit a bit a essa porta emulada.

Coisa por coisa, pc dedicado e linux emc2, é que 1mm/s, credo é muito lento mesmo, dai eu dizer que por menos de 500-600€ não se faz nada de muito util..
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 01 de Outubro de 2012, 22:45
Pois faz sentido nao ficar nada de jeito.

Agora tive uma ideia para no labveiw eliminar os tres ciclos while (um para cada motor) e meter so um ciclo para os três motores.

Vou experimentar ehehe :P


Se calhar vou ter mesmo de montar o pc ou entao meto a cnc a fresar uns dias :P

Tenho de fazer um teste para ver quanto tempo demora fresar uma pcb.


EDIT: Afinal a ideia nao funciona  ;D

A unica solução seria enviar para o arduino o numero de passos e a direcção de rotação e quando o arduino termine o movimento dos motores, envie para o labview essa informação.

Se calhar está na hora de dar este passo :P
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: dropes em 02 de Outubro de 2012, 04:11
Já estou na 2ª placa LPT PCI, não são caras e é possível o endereçamento directo, se entretanto queimar sai mais barato que uma motherboard.
Em XP é possível o acesso à porta através de um DLL a uma velocidade aceitável (1..2MHz), agora programar pelo Labview e enviar para um arduino em série é um teste para ver qual dos dois é mais lento. Depois ainda falta a interface gráfica e interpretação dos ficheiros, creio que é a melhor parte enquanto se descansa do hardware  :)
Sempre pensei, é lento, pois que seja, pelo menos já não sou eu a fazer.

@Senso, não é por ser bom ou mau o resultado final que se constroem estas coisas, é mais pelo entusiasmo e curiosidade de fazer e por mais trabalho que dê sempre se fica com uma máquina feita por nós.
És moderador, devias incentivar mais este tipo de projectos  ;D
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 02 de Outubro de 2012, 04:38
É só porque eu vejo uma grande utilidade prática num cnc, mas custa-me ás vezes olhar por exemplo olhar para este trabalho todo do Cedric e dizer-lhe que devia mandar com o interface LabView e Arduino todo para o cantinho do disco, porque nunca vai ter nada tão funcional como uma versão "estudante" do Mach3 ou do Linux EMC..
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 02 de Outubro de 2012, 22:18
Tanto um como o outro têm razão.

Este projecto deu-me muito trabalho (e ainda nao está totalmente acabado), mas tambem me deu muitos conhecimentos em Labview e electronica. E ainda me deu um 19 a projecto de curso :P

So de pensar como estava a nivel de conhecimentos quando criei este topico e como estou agora, valeu a pena a 200% ;D


Mas na verdade isto agora a nivel funcional é um bocado lixo, pois é como o senso diz, uma cnc tem tantas possibilidades praticas que nao vale a pena criar um software... Claro que vale para aprender, mas fora isso... Ainda por cima o labview nao é o caminho certo, começar tudo de novo numa nova linguagem, ui... Para isso, começo um num novo projecto. Alem disso como quero enriquecer o meu curriculum com projectos, mais vale partir para outro.

Mas a experiencia so foi positiva ate agora :D


Bem agora é acabar a CNC e acabar de limar arestas no Labview. Apesar de ficar uma CNC lenta, vai dar para me divertir muito. Alem disso, talvez vá dar uma palestra sobre o que fiz :P

Depois parto para o Mach 3 ou algo parecido. Assim ja vou poder fazer as minhas peças pos meus projectos futuros, mais descansado.


Ja tenho o aluminio todo que precisava pa cnc e praticamente a estrutura toda montada. Falta a porcaria das braçadeiras e montar fusos. Ta quase, ja teve bem mais longe.

A ideia do arduino tambem nao presta :P Depois como posso receber em tempo real a posição actual, o clock de cada motor, ect? Nah...

Abraços pessoal


EDIT: La estou eu a editar posts :P

Mas agora tive uma ideia ;D

Existiria uma maneira interessante de aumentar a velocidade. Metia outro detector em serie e sempre que mandasse o motor dar um passo, ele daria dois. O labview indicaria quando esse detector deveria ser ligado, neste caso seria quando a distancia a percorrer fosse maior que 0.02mm (ele faz 0.01mm por casa passo em full step).

Ou seja, imaginado que o eixo dos X está na coordenada 0 e quero que vá para a coordenada 2.3, eu ligaria o detector ate à distancia 2.2 e depois desligaria para dar um so um passo e chegar aos 2.3

Talvez funcionasse bem, mas nao vou fazer, vai dar muito trabalho... (pelo menos por enquanto)

Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: dropes em 03 de Outubro de 2012, 01:42
Essa tua ideia só vai dar problemas, é provável que chegue a uma posição XYZ e fique perdido.
Quando se demora muito tempo a fazer um projecto, acaba-se a pensar nos melhoramentos e que devia ter sido feito de outra forma, entretanto já não há paxorra para se fazer uma nova versão.
Acho o Labview bonito e instrutivo, mas nunca o usaria como plataforma.
Conheço o KCam 4 para CNCs em porta paralela, mas se queres fazer o software apropriado à tua versão, podias ter escolhido outra linguagem; gosto particularmente de VB, é muito intuitivo, fácil de se trabalhar e graficamente acessível, não vejo inconvenientes nele até porque a velocidade de processamento do código é rápida, por vezes o PC põe-se a ler o disco e sinto alguma alteração no movimento do motor mas se aumentar a prioridade do programa, já funciona.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 03 de Outubro de 2012, 22:41
Tu fizeste o teu software em VB nao foi? De VB nao sei nada... Usas porta USB?

VB se calhar seria interessante para fazer a comunicação de um robot, com uma interface grafica num projecto futuro.

Ainda tenho de aprender a programar AVR para os meus proximos projectos.  O senso ate fez um optimo tutorial...

Labview é muito instrutivo. De certo modo penso que me deu boas bases para aprender a construir algoritmos.





Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: dropes em 04 de Outubro de 2012, 01:50
Sim, completamente em VB mas usando a porta paralela e endereçamento directo.

Ando neste momento a fazer alterações de software e hardware, coloquei 4 sensores para as limitações XY, um stepper tem uma força brutal resultando em estragos na união com o varão roscado e o suporte do drill.

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimageshack.us%2Fa%2Fimg248%2F3452%2Fcncemconstruo.png&hash=5af5be3fe9909690030f36a263f25270)

Coloquei coordenadas para me orientar melhor, tempo estimado, um circulo que vai acompanhando a posição real do drill entre outras mariquices, neste momento reconhece dois formatos, dxf e eagle, são de fácil interpretação.
VB é básico mesmo, qualquer dúvida vou a este site: http://www.vb6.us/tutorials/reading-and-writing-binary-files-visual-basic (http://www.vb6.us/tutorials/reading-and-writing-binary-files-visual-basic) também existe um da microsoft (MSDN) mas aquilo é uma confusão que não me entendo.
O tutorial do Senso está muito bem feito, C não é bem comigo e prefiro Bascom AVR ou mesmo AVR (assembly), são pancadas  ::)

ps: o fórum reduz as imagens para 640 e há coisas que não se conseguem ler...
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 29 de Outubro de 2012, 23:42
Ta muito fixe. Bem como a tua CNC, muito criatividade... Parabéns!

Talvez um dia aprenda VB mas por enquanto tenho preguiça para isso :P

Abraço
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: dropes em 30 de Outubro de 2012, 00:26
Obrigado  ;D só falta mesmo um trabalhito  :P

VB é só seguir os exemplos e vai-se aprendendo, sempre que é necessário uma função mais especifica procuro na net.
A linguagem de programação é toda idêntica, mudam os símbolos e pouco mais.
Acho VB muito fixe para se programar no PC, não tem grandes limitações e mesmo o tempo para delays ainda andei um pouco perdido porque o mínimo de tempo admitido pelo PC era demasiado para controlar os motores de passo, tive de recorrer ao "QueryPerformanceCounter" para temporizações de alta resolução assim como aumentar a prioridade do programa.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: caxuda em 05 de Janeiro de 2013, 00:35
Boa noite


Ao tempo que ando para escrever qualquer coisa neste tópico.
Estou a gostar de ver o teu projecto. Agora é que eu dou valor às impressoras e faxes que mandei fora ou que já tive oportunidade de ficar com eles...

Também estou a fazer uma CNC, mas estou a fazer da forma mais simples. Comprei um controlador, 3 motores de passo e vou ligar tudo pelo mach3, por enquanto não tenho bases para mais.
Agora falta a estrutura em si, mas estou com dificuldades em arranjar um sitio onde comprar material...

Onde é que se compram essas placas de alumínio e qual é o preço? acho que é alumínio...


Só para dizer que já acampei neste tópico.
Abraço  ;)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 06 de Janeiro de 2013, 13:36
Boas.

Quem me arranjou o alumínio foi uma empresa de moldes. Os veios comprei a uma tornearia do norte, por 25€ em aço inox.

Eu ainda tenho de ver se acabo isto, mas por agora está parado o projecto.
Ainda tou com o problema de arranjar abraçadeiras baratas :P

Abraço
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 03 de Fevereiro de 2013, 21:54
Boas.

Aqui vão mais uns desenvolvimentos... mas poucos. Devagar se vai ao longe! :P

Bem basicamente ja tenho as barras de aluminio de 10mm de espessura montadas para o eixo dos y e dos z, mas ainda me falta trabalhar os veios que aqui tenho para o z (cortar e abrir rosca nas extremidades, aço temperado  :-\) Ainda estou na duvida se para o eixo z, use veios de 8mm com os casquilhos que aqui tenho de 8mm da igus ou se use de 10mm, como o resto da estrutura usa e mando vir uns casquilhos novos.

Tambem comprei um varão roscado M12 mas acho que é muito grosso. Acho que vou optar por usar M10 e comprar uns rolamentos, em vez de usar as chumaceiras da igus. Estava a pensar fixar os rolamentos na placa de aluminio através de 3 ou 4 parafusos, como na imagem.
Também vi as "porcas" em teflon do dropes. Acho que era uma solução muito melhor que as tradicionais porcas de aço e provavelmente eliminava o problema da folga entre o varao e a porca.
Se forem feitas em nylon, acham que também se obtem um bom resultado?

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi46.tinypic.com%2Fvh4089.png&hash=90e7b741a6e239981a6aab66c0245b11)

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi47.tinypic.com%2F11hrrkg.jpg&hash=997f51024e6a2390df1e29d66b069777)

E finalmente arranjei umas abraçadeiras para os meus casquilhos :D São é maiores que o normal, mas corta-se e fica bom :P Tenho é de ver se arranjo anilhas quadradas para depois as fixar, visto que o inox é fino e um pouco maleavel.

De qualquer maneira ja mandei vir umas abraçadeiras mais pequenas mas talvez ainda fiquem com uma folga, mas se colocar uma borracha entre a braçadeira e o casquilho acho que resolve.

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi47.tinypic.com%2F23iv14m.jpg&hash=9248e3983c6829afba76fc0479671429)


Ja comprei a einhell :D Muito fixe! Não liguem é à caixa e à desarrumação :P
Comprei tambem um conjunto de peças no lidl para escabacar e aprender a lidar com a einhell. O tremedouro das mãos nao ajuda. Ja experimentei trabalhar acrilico, madeira e metal (o corte feito na abraçadeira) e está aprovada.

Ja andei a ler o topico da dremel sem precisão e verifico o mesmo aqui. Conforme o aperto que dou ou fico com uma precisão menor ou maior. Um bocado chato, mas consegue-se corrigir.

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi46.tinypic.com%2F148hgjs.jpg&hash=9ffe52d30c807abba530cbe42db20217)
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi50.tinypic.com%2Fwl23cp.jpg&hash=13a582b539f4026a1145274c2f814b75)


Precisava era de uma sugestão. Alguem conhece um sitio que venda fresas a bom preço? E que fresas devo usar para cortar madeira, plastico e aluminio? Quais as fresas mais uteis de ter em casa...


Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 03 de Fevereiro de 2013, 23:43
Fresas é no eBay, ou compras fresas mesmo da dremel, ou compras fresas ai de 8-10€ cada se não, não duram nada, para aluminio devem ser de duas flautas, em hss, mas carbide dura mais, mas tipicamente carbide são de 4 ou 8 flautas para cortar ferro tambem, para plástico, as de aluminio dão, mas precisas de dar mais rotação.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 04 de Fevereiro de 2013, 20:35
Thanks vou procurar no ebay... E para madeira, de aluminio também servem?

Para as pcb's deduzo que chegam as fresas de diamante para gravações, da einhell
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 04 de Fevereiro de 2013, 23:19
Para pcb's tem de ser fresas próprias para isso.
Para madeira, as de aluminio dão, mas tens de ajustar os feed rates para cada caso.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 04 de Fevereiro de 2013, 23:32
Tipo isto ne?

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi01.i.aliimg.com%2Fwsphoto%2Fv0%2F488803519%2F10-Pcs-lot-25-Angle-0-1mm-Wood-CNC-Router-Bits-font-b-Engraving-b-font.jpg&hash=949b112cb6c2e6e95c046e277d3ee748)


Então vou comprar uma boa fresa de aluminio e ajusto os feed rates. Vou procurar no ebay...

Ja agora, tu que estás dentro destes assuntos, achas que umas "porcas" em nylon para os fusos têm um bom desempenho? Ja que o teflon é tao caro :P
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 05 de Fevereiro de 2013, 00:06
Não tens um amigo torneiro que te arranje um pedaço de teflon, o efeito será mais ou menos o mesmo, mas têm diferentes atritos, o teflon será melhor, mas nylon tambem serve.
Não, são coisas destas para pcb:
http://www.ebay.com/sch/i.html?_trksid=p5197.m570.l1313&_nkw=pcb+end+mill&_sacat=0&_from=R40 (http://www.ebay.com/sch/i.html?_trksid=p5197.m570.l1313&_nkw=pcb+end+mill&_sacat=0&_from=R40)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 05 de Fevereiro de 2013, 19:17
Nao tenho nenhum amigo torneiro, mas nylon talvez consiga arranjar uns bocados. Pom (penso que seja assim que se diz) tambem era uma boa ideia, acho que tem um coeficiente de atrito mais baixo que o nylon (mas nao consegui encontrar na net).

De qualquer maneira e gostava era de comprar umas plcas de nylon, para depois fazer umas bricadeiras com a cnc.
Ninguem sabe de nenhuma empresa que venda nylon e que envie por correio?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 05 de Fevereiro de 2013, 21:12
Uma placa de nylon normal com 50x50x1cm custa á volta de 60€, se for alimentar fica á volta dos 140€, isto quase a preço de revenda..
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 05 de Fevereiro de 2013, 22:07
Ah? Tens a certeza?

Eu tinha visto aqui (http://lusorobotica.com/index.php?topic=4492.0 (http://lusorobotica.com/index.php?topic=4492.0)), o msaleiro a falar em 6€/kg...

Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 05 de Fevereiro de 2013, 23:36
Tinha-me enganado na medida, não é 1cm, mas sim 4-5cm de espessura, depende muito da forma, em placa é um pouco mais caro que em barra que é o que tipicamente é usado por torneiros.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 05 de Fevereiro de 2013, 23:46
Será que uma tabua de cozinha (das brancas em plastico) serve? Que material será aquele? :P Acho que vou experimentar...

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fcasa.continente.pt%2Fcontent%2Fimages%2Fthumbs%2F0001530_2060773_grande_%25C3%25BAnica_1280.jpeg&hash=bf96344634dfe43f4376b160397173e0)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 06 de Fevereiro de 2013, 00:06
Supostamente será nylon alimentar, mas se for das baratas é nylon do mais rasco que existe e é muito perigoso usar isso em cozinhas, porque o nylon não alimentar é venenoso e não digerivel, dá para furar o estômago ou o intestino com uma lasca disso.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 06 de Fevereiro de 2013, 00:32
A que tenho aqui tem bom aspecto. O material é macio e homogéneo.

Portanto, vou dizer à minha mãe que nao pode usar essa tabua pois faz mal à suade e vai ter que me a dar ;D Ta resolvido o problema :P
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 06 de Fevereiro de 2013, 20:18
Nao sei se será nylon, parece-me muito transparente, tenho ideia que o nylon é mais branco mas vai ter que servir... :P

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi50.tinypic.com%2F1zdw685.jpg&hash=9d3f67d9dc2ef991a478546164cdcb25)

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi46.tinypic.com%2F2zips7s.jpg&hash=c44f24b77a3050d7a12a515eb332847d)

Corta-se mais ou menos bem com uma faca...
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 05 de Março de 2013, 23:07
Por comparador, dizes o quê?
Um paquimetro?
Por 6€ compras um paquimetro do eBay, está certo que não é do melhor, mas é bonzinho..
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 05 de Março de 2013, 23:25
Boas

La venho eu com mais uma ideia para poupar dinheiro e ganhar sabedoria :D

Como preciso de algo para calibrar a minha CNC decidi comprar um comparador digital mas andei a ver preços de algo decente e meu deus, é muito caro.

Decidi construir um para nao variar (ja devem estar fartos de eu chutar projectos e nao acabar nenhum :P).

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi48.tinypic.com%2F34p17pk.jpg&hash=6cef2ec44011c38d71ccc4341eaa7f10)

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi48.tinypic.com%2Fepkmx0.jpg&hash=fe8ad9adc5fe594c4f8238936e04a14b)

Basicamente será como se vê nas fotos (esquecendo os imanes que estão a apoiar o veio de aço)

Tem um encoder de 14bits (que tenho aqui da ams mas ainda tenho de fazer a pcb), o veio grande que vai servir para medir (é suportado por dois casquilhos de latão), o veio pequeno onde se encontra um rolamento que será preso a uma estrutura e um iman na ponta para o encoder. De modo a agarrar o iman usei tubo pneumatico de 6x4. Usei tambem desse tubo para o veio grande ganhar aderência no veio pequeno mas desliza um bocado, vou colocar manga termoretractil.

Pelas minhas contas terá uma resolução minima de 0,003491mm isto com um diâmetro do veio pequeno de 8mm. Talvez arranje um veio com menor diametro mas isto ja dá perfeitamente para os meus trabalhos cá de casa.

Qual o tipo de comunicação com o micro escolher? I2C ou SPI?
Vou é ter de aprender a escrever valores num lcd tipo nokia 5110, que não deve ser facil.


Cumps


Edit: Desculpa senso o post ter desaparecido mas tinha-me enganado (queria carregar no previsualizar e carreguei no enviar e entao depois apaguei o post para o acabar) :P

Tipo isto:
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.herracruz.com%2Fimages%2F543-252B.jpg&hash=b4d402a56268ecde4b95fa67d4911abf)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 06 de Março de 2013, 00:11
Por 35€ compras coisas dessas digitais, e tens duas raças de aparelho para procurar, depth gauges:
http://www.ebay.com/itm/Snap-Depth-Gauge-Digital-Electronic-Dial-Indicator-/140612939424?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item20bd2f2ea0 (http://www.ebay.com/itm/Snap-Depth-Gauge-Digital-Electronic-Dial-Indicator-/140612939424?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item20bd2f2ea0)

E dial indicators:
http://www.ebay.com/itm/Digital-Probe-Indicator-Dial-Test-Gauge-12-7-01mm-0-5-/400294081286?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item5d3362f306 (http://www.ebay.com/itm/Digital-Probe-Indicator-Dial-Test-Gauge-12-7-01mm-0-5-/400294081286?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item5d3362f306)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: Hugu em 06 de Março de 2013, 02:55
Por 35€ compras coisas dessas digitais, e tens duas raças de aparelho para procurar, depth gauges:
http://www.ebay.com/itm/Snap-Depth-Gauge-Digital-Electronic-Dial-Indicator-/140612939424?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item20bd2f2ea0 (http://www.ebay.com/itm/Snap-Depth-Gauge-Digital-Electronic-Dial-Indicator-/140612939424?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item20bd2f2ea0)

E dial indicators:
http://www.ebay.com/itm/Digital-Probe-Indicator-Dial-Test-Gauge-12-7-01mm-0-5-/400294081286?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item5d3362f306 (http://www.ebay.com/itm/Digital-Probe-Indicator-Dial-Test-Gauge-12-7-01mm-0-5-/400294081286?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item5d3362f306)

normalmente isso chama-se micrómetro digital pro primeiro e o segundo rugosímetro...
eu tenho um destes:
http://www.g7electronica.net/pt/ferramentas/530-micrometro-digital.html.. (http://www.g7electronica.net/pt/ferramentas/530-micrometro-digital.html..) n deve dar jeito porque nao é de profundidade, mas pra espessuras...
os paquímetros digitais, tb pra alem de espessuras, medem profundidades, mas qdo se quer medir tolerancias ou rugosidades, usa-se o rugosímetro porque ele tem uma mola e faz leitura dinamica e sendo digital, pode medir o maximo e minimo duma série de mediçoes...

Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 10 de Março de 2013, 23:47
Mais um passo....

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi47.tinypic.com%2Fwsu6it.jpg&hash=5852e20a3c76b87dd5b8c71c5c6b0281)

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi50.tinypic.com%2F15zi05d.jpg&hash=06ffaaba4e5edf2a7c3b237a2ad1244d)

Vou ter de usar anilhas de aba larga e depois fazer um corte nelas para juntar ao parafuso e nao deixar que a parte da braçadeira junta ao casquilho levante.

E vou ter de arranjar uma borracha para envolver o casquilho porque com estas abraçadeiras fica com alguma folga (sao grandes demais e nao consigo arranjar a medida certa)


O oleo de maquina de costura faz os casquilhos deslizar muito bem, mas quando seca fica pior que sei lá o quê... Alguem me pode indicar um lubrificante bom para plastico/metal?

Cumps
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: Alfredo Garcia em 11 de Março de 2013, 00:39
Essas abraçadeiras estão a estragar isso tudo, assim que fizer força vai ganhar folga.

Acho que a vaselina não ataca as borrachas e não seca com tanta facilidade.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 11 de Março de 2013, 00:57
É provavel mas vou tentar corrigir essas folgas porque assim sai barato :P Mas o que sai barato pode sair caro no fim, mas logo vejo... De qualquer maneira no fim se nao gostar tambem tenciono trocar os casquilhos por rolamentos lineares com esferas, fica muito melhor.

Posso tambem usar duas abraçadeira por casquilho uma ao lado da outra que fica mais resistente.

A vaselina é uma boa ideia, vou experimentar, thanks.

EDIT:
Ja agora sabem se esta bucha da dremel serve para a einhell? Ou se existe alguma mesmo para a einhell?

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.aki.pt%2FImageHandler.imgx%3Furl%3D%7E%2FAssets%2FProductImages%2FAki%2F8460020.jpg%26amp%3Bwidth%3D353%26amp%3Bheight%3D324%26amp%3Ballowcrop%3Dfalse&hash=ef1ffed2e79269c0d4ff25e04f92a7ba)

Alguns sites da net diz que a vaselina corroi o plastico ao longo do tempo. Nem me preocupem com isso so espero que o oleo de costura nao faça o mesmo.

Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: dropes em 11 de Março de 2013, 02:19
Já me tinham recomendado um spray para a cnc http://www.decathlon.pt/PT/lubrificante-teflon-150-ml-6902981/ (http://www.decathlon.pt/PT/lubrificante-teflon-150-ml-6902981/) é à base de teflon e não cria atrito com o metal, ficou comprovado e estou muito satisfeito com ele.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: StarRider em 11 de Março de 2013, 10:38
Boas,

Esse spray de teflon (PTFE) é realmente bom, tem uma estabilidade térmica estupidamente alta e pode ser usada a temperaturas entre os -272 (zero absoluto) e os 260 graus Celcius, é resistente a todos os solventes e todo o tipo de radiação natural, não seca, e as propriedades de lubrificação são das mais altas que existem,  rezão pela qual é usada na industria aeroespacial.

A única desvantagem do teflon  é que quando aquecido a altas temperaturas (> 300º C) emite vapores tóxicos, mas neste caso esse situação nunca vai acontecer.

Outra hipótese vai para um óleo/lubrificante de silicone, mais barato e também com excelentes características para este tipo de uso.

Abraços,
PA
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 11 de Março de 2013, 22:24
Boas

É mesmo isso que vou comprar, amanha ver se passo no AKI e se tem algo do genero. Thanks

Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: Hugu em 11 de Março de 2013, 23:21
teflon n é exagero?! :P

isto n basta?
http://www.sonigate.com/pt/product/show_details/24512/Spray-Lubrificacao-Eficiente-Duradoura-200ml-Ref61 (http://www.sonigate.com/pt/product/show_details/24512/Spray-Lubrificacao-Eficiente-Duradoura-200ml-Ref61)
ou o famoso WD-40 com cheirinho a limao?! :P
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 11 de Março de 2013, 23:31
São coisas completamente diferentes, e isso até acaba por ficar mais caro.
WD-40 NÃO é um lubrificante.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 11 de Março de 2013, 23:33
Yap tal e qual.

E quanto àquela bucha ninguem sabe? Estava numa de comprar que ja lixei aquele "tampão roscado" para apertar as pinças de einhell. E também para diminuir o desfasamento entre a fresa e o motor.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: dropes em 12 de Março de 2013, 00:04
Cheguei a comprar uma bucha dessas mas não posso garantir que sirva noutra marca, ainda foi cara, a dremel tem rosca de 7mm de diâmetro com veio de 0.64mm de passo.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 12 de Março de 2013, 20:20
Tenho de ver quanto tem a Einhell.

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi46.tinypic.com%2Fzm0gnr.jpg&hash=e561cd8ef21e64a51f09a0de7c08de3d)
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi47.tinypic.com%2Fmbn69d.jpg&hash=0a562b2c56920ab27ec0f4c01db8b6ba)

Ja coloquei umas anilhas nas abraçadeiras que proporcionou um bom aperto e ainda coloquei uma borracha por baixo para eliminar qualquer folga entre a abraçadeira e o casquilho. Essa borracha eliminou quase a totalidade da folga que existia entre o casquilho e o veio. Estes casquilhos supostamente quando acondicionados dentro daqueles suportes tipo caixa, depois a folga é controlavel com o aperto.

O unico lubrificante que tinha no AKI era de silicone e estava esgotado. Ver se passo na decathlon.

Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 24 de Maio de 2013, 18:28
Boas fiz um upgrade à cnc.

Comprei rolamentos lineares de esferas. Estou muito satisfeito, ja mandei vir mais 4 para o outro eixo. Quatro custam cerca de 10€, um investimento pequeno mas valioso.

O modo como fixava os rolamentos de polimeros não era o ideal, portanto fica para outro projecto onde nao preciso de rigor e precisão.

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi41.tinypic.com%2F2u6kx1g.jpg&hash=ff6834f42327ffbd31ecabf0a105dee7)

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi43.tinypic.com%2F34noas7.jpg&hash=c2b5a43bee1ce77314637efe0b58b6dc)

Um abraço
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: dropes em 24 de Maio de 2013, 19:09
Muito bom e barato, isso agora é que é deslizar  ;D
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 24 de Maio de 2013, 22:31
Deslizar e fazer barulho :P

Uma vantagem dos rolamentos de polimeros é que são muito mas muito mais silenciosos.

Mas estes sem duvida que vao oferecer um bom trabalho e alem disso nao tenho veios adequados para polimeros.

Cumps
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 24 de Maio de 2013, 22:53
Lubrifica os rolamentos novos, mas não besuntes tudo, se não depois tens mais atrito do lubrificante que dos rolamentos.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: Pedrock em 24 de Maio de 2013, 23:22
Ja agora sabem se esta bucha da dremel serve para a einhell? Ou se existe alguma mesmo para a einhell?

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.aki.pt%2FImageHandler.imgx%3Furl%3D%7E%2FAssets%2FProductImages%2FAki%2F8460020.jpg%26amp%3Bwidth%3D353%26amp%3Bheight%3D324%26amp%3Ballowcrop%3Dfalse&hash=ef1ffed2e79269c0d4ff25e04f92a7ba)
Também estou com o mesmo problema, tenho uma Einhell e essa peça partiu-se.
Se depois encontrares uma que dê avisa sff.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: ivitro em 24 de Maio de 2013, 23:36
Já vi disso no aqui e no leroy  ;)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: bino em 25 de Maio de 2013, 22:05
Amigo c3dr1c, onde comprou esses rolamentos lineares?
Parecem muito baratos.

Bino
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 25 de Maio de 2013, 22:20
Boas

Comprei aqui:

http://www.ebay.com/itm/290641521064?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1423.l264 (http://www.ebay.com/itm/290641521064?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1423.l264)


Se essa bucha servisse pa einhell é que era :D Tenho de fazer umas pesquisas na net para ver se dá.

Cheguei a comprar uma bucha dessas mas não posso garantir que sirva noutra marca, ainda foi cara, a dremel tem rosca de 7mm de diâmetro com veio de 0.64mm de passo.

Medindo com uma régua (que é o que tenho em casa :P) o veio tem 7mm e o passo tem mais que 0,5mm, so nao sei se será os 0,64mm.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: joaogarrio em 14 de Junho de 2013, 00:56
Ola amigos, boa noite, sou novo aqui no fórum, então peço desculpas pela ignorância....estou confeccionando uma placa cnc ainda estou na eletrônica, já fiz toda parte eletrônica já, porem estou parado no software no interpretador do código g, vi que o amigo na qual estou invadindo o tópico fez um interpretador em labview...por não dominar muito a linguagem de programação e nem o software, gostaria de saber onde fica os anexos pois não consegui localizar os anexos do tópico para baixar o interpretador dele e  tirar referencias para que possa fazer o meu interpretador...ficarei muito agradecido se puderem me ajudar
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 14 de Junho de 2013, 19:34
Por motivos de força maior, tive de retirar o programa em Labview do fórum.

Contudo posso postar aqui imagens do codigo, aliás ja trato disso...

Se tiveres alguma duvida na programação é so dizeres que eu ajudo-te.

Edit: Ja anexei um HTML que so não tem a parte da fresagem manual. De resto ta o programa todo.

EDIT: Ja agora posto mais uma evolução da CNC.

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi43.tinypic.com%2F123tkpj.jpg&hash=a97d41e6765f009239399e0d43e4a194)

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi40.tinypic.com%2F2qau72h.jpg&hash=9a108b7565d95b8cc6a3e7544ec760d2)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 14 de Julho de 2013, 23:06
Boas pessoal.

Alguem sabe se uma porta paralela PCMCIA para um portatil funcionaria correctamente com o mach 3?



Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: StarRider em 15 de Julho de 2013, 01:37
Boas pessoal.

Alguem sabe se uma porta paralela PCMCIA para um portatil funcionaria correctamente com o mach 3?

Nop, No way Jose ....

Abraços,
PA
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 16 de Julho de 2013, 01:41
Ganda porcaria... La terei de desencatar o meu amd athlon la do sotao e ver se funca...

Mas andei a pesquisar e encontrei umas boards baseadas num microcontrolador que permitem usar o mach3 por usb... Tem depois de se instalar um plugin no mach3..

Tipo isto:
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimage.made-in-china.com%2F2f0j00rZyQEcCshtoW%2F3-Axis-CNC-Breakout-Board-Mach3-USB-Interface-Board-Capable-with-Windows2000-XP-Vista-etc-.jpg&hash=51c3ab1c024576821e5b0162d6d2b089)

Se calhar com um atmega tambem daria, nao deve é ser facil de programar...
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 16 de Julho de 2013, 02:12
Um atmega nunca, quanto muito um AtXmega para ter usb nativo, mas não me parece..
O grande problema do USB é que não te garante tempo de entrega dos dados, enquanto que paralelo sim, o que tu não queres é perder dados e ter tempos variaveis num sistema sincrono..
Esse AT91SAM é um cortex m3 se não estou em erro, possivelmente a implementar uma ponte usb-paralelo, com um cpld a tratar de gerar o timing sincrono para controlar os sinais de set/dir e mais umas coisas para bater tudo certinho.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: StarRider em 16 de Julho de 2013, 03:48
Boas,

É possível garantir/reservar uma determina largura de banda nas comunicações USB usando transferências Isócronas e
configurando os endpoints para tal durante o processo de enumeração.

Teoricamente (e na pratica) é possível controlar um device externo com timings críticos da mesma forma que o é possível
com uma porta LPT.  Alias, no Windows é mesmo mais fiável usar o payload de um endpoints Isócrono para enviar dados
em intervalos de tempo garantidos do que a implementação LPT deste SO, por isso é que programas que necessitam
de uso exclusivo da porta LPT (como o Mach) necessitam de um driver especifico para a porta paralela.

Existem interpretadores de G-code que comunicam "nativamente" com os driver dos motores por USB, o problema do
Mach é que é nativo para portas paralelas, e os adaptadores USB->LPT usam transferências (e endpoints) BULK na sua
implementação USB, e estes não são de forma alguma adequados para operações em que os timings são paramount.

Abraços,
PA
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: jm_araujo em 16 de Julho de 2013, 10:53
Já deram uma vista de olhos ao GRBL?
É um interpretador de gcode para arduino/atmega open-source, e é utilizado em alguns projetos como por exemplo o shapeoko.
Estou a acabar uma espécie de pico-"CNC" de brincar feita com drives DVD velhos e outros restos, experimentei o GRBL e tem funcionado bem. Quando a acabar mostro no forum.

Peço desculpa, não estive a ler as 25 páginas do tópico, pelo que peço desculpa se já foi descartada esta possibilidade ;)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 16 de Julho de 2013, 22:45
Isto é uma grande limitação para computadores mais recentes. Tambem comprar uma placa das que postei é muito caro.

Esse GRBL é rapido? O problema do meu "software" programado em Labview é que fica muito lento (10ms entre cada passo de stepper), mas nao consigo fazer melhor. Alem disso sei perfeitamente que tem algumas limitações e necessitava de mais programação em cima...

O Mach 3 é muito bom que tem bastantes definições possiveis de configurar, mas pronto a nao ser que utilize um pc mais velho, acho que nao vou usar... Não me apetece andar com um CRT atrás de mim :P nem investir um LCD.

Ja não é a primeira vez que questiono sobre o USB e MAch 3 e parece que nao dá mesmo, desisto... Vou-me virar para os freeware :D

Obrigado mais uma vez pela vossa ajuda.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 16 de Julho de 2013, 22:56
Placa PCI com porta-paralela, sem problema algum.
Ou uma board mini pc da intel, por 100€ têm um computador completo em formato mini-itx com processador core 2 duo ou i3, com 2Gb ou mais de RAM, com sata, usb, vga, som, serial, DB25 e mais, pode parecer um pouco caro, mas é um pc a sério, e não um brinquedo tipo RPi, ou qualquer outra placa arm da cena..
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: jm_araujo em 17 de Julho de 2013, 15:51
Esse GRBL é rapido?
Sim. Segundo os programadores, consegue um step rate superior a 30khz.
No projeto que estou a fazer, tive de limitar as acelerações para que os motores não perdessem passos.  No meu caso a velocidade máxima não chega a ser problema pelas reduzidas dimensões.

Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 18 de Julho de 2013, 19:32
Então mas como raio um software em ambiente windows consegue velocidades tão altas? Eu no labview so consigo utilizar periodos de 1ms, no minimo... Em outros softwares será que da para utilizar us? Ou existe outra maneira de fazer as coisas?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 18 de Julho de 2013, 19:48
Fast, cheap or good, pick two....
Queres que o labview seja mais facil de programar que brincar com legos e ao mesmo tempo mais rápido que código compilado e optimizado.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: CBX em 18 de Julho de 2013, 19:58
o grbl está escrito em C e está optimizado, o PC simplesmente manda o GCODE para a ram do microcontrolador, o firmware é que faz a magia

podes confiar no grbl, é a base de alguns dos melhores firmwares de impressoras 3d
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 18 de Julho de 2013, 20:50
Ah nao tinha percebido que teria de usar um microcontrolador. Mas claro que tem, tem de descodificar os dados vindo por USB, que burrice da minha parte  ;D

Pois o labview é muito simples, mas é porreiro. Mas no laview tambem poderia programar algo que mandasse o numero de passos, a direcção e a frequencia de cada motor para um micro e depois o micro informava o labview que ja tinha chegado ao destino.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: Willianme em 30 de Setembro de 2013, 03:28
Estava lendo o seu tópico e gostei bastante do seu projeto, parabéns pela trajetória.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 14 de Outubro de 2013, 19:36
Obrigado.

Bem, mais um passo dado. Montagem dos motores, varões roscados e blocos roscados...

E problemas para começar a resolver :P O varão roscado custa tanto a rodar manualmente, nem deve rodar com o motor. Tenho de eliminar atritos entre o varão e o bloco de nylon.

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi42.tinypic.com%2Fk1p6w6.jpg&hash=27b944b5eb78c82d5b0a2f3e7b2ba121)

Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: dropes em 14 de Outubro de 2013, 20:44
Devia estar solto o varão roscado, não entendo muito de nylon se calhar devias usar teflon, tem menor atrito é resistente e não derrete com o calor.
Para acompanhar: http://www.decathlon.pt/pesquisar/5182709-lubrificantes-teflon-aerossol-1.html (http://www.decathlon.pt/pesquisar/5182709-lubrificantes-teflon-aerossol-1.html)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 14 de Outubro de 2013, 22:48
Sem o bloco o varão roda bem. O problema é mesmo o bloco, mas nada que mais umas passagens com um macho M10 não resolva. Amanha já trato disso.

Teflon é muito caro :(

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi39.tinypic.com%2F2j5yt74.jpg&hash=f1f306884cb36c22c79f52ca266f1ed0)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: Nunito em 14 de Outubro de 2013, 22:56
E problemas para começar a resolver :P O varão roscado custa tanto a rodar manualmente, nem deve rodar com o motor. Tenho de eliminar atritos entre o varão e o bloco de nylon.

Já passei por isso, deverá ser veios desalinhados, necessário colocar calibres de décimos.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: dropes em 15 de Outubro de 2013, 02:15
Supostamente o varão roscado não devia levar nenhum peso em cima, como o Nunito disse deve ser mesmo desalinhamento dos veios.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: Nunito em 15 de Outubro de 2013, 08:47
Não sei como foi feita a furação para os veios, caixas, etc.
Pois na minha mesmo sendo tudo feito a cnc, houve sempre desalinhamentos, basta uma minima coisa para o veio ficar preso.

Até pode ser mesmo os veios de deslize desalinhados.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 15 de Outubro de 2013, 23:53
As furações foram todas feitas num engenho de furar.

Os veios tão impecáveis, não é por isso que não desliza... aliás desliza bem, o varão roscado é que não roda devido ao atrito entre o bloco roscado e o varão.

Mas já ta resolvido, só falta mesmo o lubrificante que ainda não tive tempo de comprar.

Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 20 de Outubro de 2013, 00:13
Boas.

Estive a experimentar o driver de potencia unipolar que tinha pensado e não fiquei contente com os resultados.
Sendo assim experimentei usar o tradicional circuito do l297+l298 e fiquei logo bastante contente. Apenas com 1/4 da corrente consumida pelo unipolar obtenho melhores resultados num bipolar, mas preciso de muito mais tensão.

Agora levanto uma questão, com um motor que tem uma tensão nominal de 3.5V e uma corrente nominal de 1.5A, usando 12V e 0.25A irei prejudicar o motor? Penso que nao, o motor nem aquece nada. Mas fico na duvida, que nao posso estragar nenhum motor.


Unipolar:
http://youtu.be/YngJ02V8wJ4 (http://youtu.be/YngJ02V8wJ4)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: jm_araujo em 20 de Outubro de 2013, 00:26
Para os motores o que importa é a corrente máxima que lhe metes. A tensão só dita quão rápido consegues chegar a essa corrente, são indutivos. Desde que a tensão não passe o breakdown dos isolamentos não há problema, mas isso só para tensões perto da centena e superiores.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 25 de Outubro de 2013, 00:35
A primeira brincadeira à carga...

Agora falta construir o eixo Z...

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi41.tinypic.com%2F2q8t25v.jpg&hash=aa91a7086b7d086b3044693f602219b8)
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi41.tinypic.com%2F245c9x1.jpg&hash=cad8f793dc48e46099f8f90cfb448cc3)
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi40.tinypic.com%2F2d2bqx1.jpg&hash=b5ad05ecc59ae9f8becadcd62d241ab9)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: Alfredo Garcia em 25 de Outubro de 2013, 21:36
Parabéns.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: Nunito em 25 de Outubro de 2013, 23:20
Força nisso!
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 26 de Outubro de 2013, 00:38
Thanks.

Falta a foto do estaminé :P

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi43.tinypic.com%2F2sg03.jpg&hash=dc67660c463dac8973ee68df72e6519d)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: dropes em 26 de Outubro de 2013, 13:07
Está a ficar com um aspecto robusto (excluindo o eixo Z  :P), não tem base geral?!
Como é que fixaste os rolamentos?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: Nunito em 26 de Outubro de 2013, 17:21
Como é que fixaste os rolamentos?

É verdade, assim a ver pelas fotos os veios devem estar directos ao motor, o que não deve  ???
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 27 de Outubro de 2013, 18:32
Nop, os veios nao estão directos ao motor. Estão presos nos rolamentos e a ligados com tubo pneumático.

Os rolamentos estão encastrados nas placas de aluminio.


Falta a base, que necessito mesmo para fixar o eixo Z. Devia comprar uma placa de aluminio com 5mm de espessura, mas nao me apetece gastar dinheiro. Vou usar uma de madeira para experimentar.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 31 de Outubro de 2013, 20:03
Ja fiz um bloco como deve de ser, em POM.

Fiquei admirado que o bloco em nylon, que quando o coloquei sentia-se algum atrito com o varão mas depois de algum uso, agora que o tirei, rodava que era uma maravilha. Talvez seja por o nylon ser muito macio. Ou será que o óleo de máquinas de costura (que coloquei algum tempo para desenrascar) tenha comido o plástico?

Espero que com o POM nao aconteça a mesma coisa e depois vá ganhando folgas.

Talvez seja melhor usar dois blocos por eixo... Logo se ve :P

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi41.tinypic.com%2F2vsqhvo.jpg&hash=30d6769e9244dcecc371ee0aaee617c2)

Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 11 de Novembro de 2013, 00:29
Boas.

Estive a testar os motores com o controlador GRBL e gostei dos resultados. Fiquei foi com umas duvidas...

Estive a analisar a corrente por motor e reparo que quando estão parados têm cerca de 2.5A mas quando começam a trabalhar a corrente baixa para 0.3A. Estou a fornecer 12V, tensão superior à nominal (3.5V).

Caso use um chopper como o L297, posso usar por exemplo 24V de modo a obter mais corrente quando os motores estão a trabalhar e limitar a corrente a 2.5A quando estão parados?
E 48V (só naquela :P)? É que assim os motores iam ter mais força a trabalhar e poderia obter mais velocidade.

Ja me disserem anteriormente que sim, mas tenho receio de estragar tudo :P Opiniões please...


Mas também surge-me outra dúvida. Se limito a corrente com o L297 quando os motores estão parados, é uma chiadeira que até mete medo :P
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: senso em 11 de Novembro de 2013, 03:48
Isso é o efeito do chopper.
Duas porcas, nunca ou dificilmente as alinhas, o que podes fazer é uma porca anti-backlash, que é uma porca fixa mais uma porca que é flutuante e está agarrada á outra via molas.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 11 de Novembro de 2013, 19:10
Ya é o chopper, mas parece que o motor se vai desintegrar... Tenho de fazer um video para ouvirem...
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 14 de Novembro de 2013, 15:33
Boas.

Aqui vai o eixo Z. A estrutura ficou um pouco sobre-dimensionada, mas a ideia é esta...
Agora faltam uns cortes, furos e está quase pronta.

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi39.tinypic.com%2F20j0jtt.jpg&hash=75508ac97db6d5c372be0bc290758a67)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: dropes em 14 de Novembro de 2013, 16:50
Quase pronta é um termo engraçado  ;D
Se vais ter um eixo Z tão elevado, quando for a fresar ele vai torcer um pouco, vais precisar de uma boa estrutura e perfis na diagonal para reforçar isso.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 14 de Novembro de 2013, 17:17
Pois tens rasão, quase acabada........

Eu tenho aqui uns perfis cortados a 45 graus para colocar na diagonal. So ainda não arranjei maneira de os fixar.


Se calhar nao precisava de tanta altura, mas como futuramente quero fazer um bico quente de modo a poder utilizar como impressora 3D, ficou assim. Tb é so uma questão de cortar os perfis, caso queira menos altura.

Tenho pena é de nao ter uma area util de trabalho um pouco maior (na mesa xy). São so 200x200mm. Mas deve servir para a maioria das minhas utilizações.


(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi40.tinypic.com%2F4rp5ac.jpg&hash=26e4021f620e4f4c0f351d64838ccea7)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: dropes em 14 de Novembro de 2013, 17:39
Assim está melhor  :)

Para fixar diria umas chapas de aço dobradas de acordo com os ângulos, há muitas planas e 90º agora a 45º ou 135º não se encontra muito, de qualquer forma sempre aceita planas dos lados.

ps: a área que te referes de 200x200mm é o movimento útil ou a dimensão da estrutura?
Há quem use dobradiças nas uniões.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 14 de Novembro de 2013, 19:08
Movimento útil.

Vou ver se encontro umas porcas para perfis com rosca a 45 graus :P
Se não faço eu umas com uns bocaditos de aço.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 14 de Novembro de 2013, 23:08
Ja agora alguem tem uma tupia daquelas baratas do AKI, as practyl?

Se sim  podem-me me dar as medidas dela?

Se calhar preparava o eixo Z para receber uma tupia em vez da dremel...
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: zordlyon em 14 de Novembro de 2013, 23:27
Ja agora alguem tem uma tupia daquelas baratas do AKI, as practyl?

Se sim  podem-me me dar as medidas dela?

Se calhar preparava o eixo Z para receber uma tupia em vez da dremel...

C3dric parabéns pelo projecto... (breve tambem devo mostrar ca uma, vamos a ver se o material começa a chegar)

Eu tenho uma practyl de 15€...que medidas precisas?

Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 15 de Novembro de 2013, 00:10
Obrigado.

Tens de mostrar isso para matar a curiosidade do pessoal.

A practyl que tens deve ser tipo dremel ou não?

A que falo é uma tupia que custa cerca de 35€
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: zordlyon em 15 de Novembro de 2013, 00:31
Assim que chegar o material coloco ca o processo de construção, para já não há nada.. ;)

Sim sim, a que tenho é dremel..
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: Nunito em 15 de Novembro de 2013, 18:42
Atenção para qual vai ser a utilização da Dremel.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 15 de Novembro de 2013, 20:50
Por isso é que queria as dimensões da tupia practyl
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 20 de Novembro de 2013, 21:43
Boas

Como tinha em casa um motor valente que tirei de uma fotocopiadora, decidi comprar outro para melhorar a velocidade e torque da minha CNC

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi41.tinypic.com%2Fjayhz7.jpg&hash=8d5058e748d3d201e09f0ea5de886655)

Com os antigos motores conseguia velocidades de 300mm/min. Agora já consigo 800mm/min mas utilizando apenas 1/3 da corrente máxima que eles suportam.

São dois motores que suportam 3A, só que não tenho uma boa fonte com mais de 12V para trabalharem mais rápido. Mas já estou bem contente.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: dropes em 20 de Novembro de 2013, 23:51
Esses motores já metem mais respeito, muito bom.  :)
A fixação deles é só por 2 parafusos, não abanam ?!

A fonte podes arranjar de um portátil 18V 3.5A
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 21 de Novembro de 2013, 19:51

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg341.imageshack.us%2Fimg341%2F9311%2Fhpim3847.jpg&hash=0dd6033626026dd5fc03147f98e47d3d) (http://img341.imageshack.us/i/hpim3847.jpg/)

O sistema de suporte para absorver vibrações é mesmo assim, so com 2 parafusos a agarrar o motor e outros 2 a agarrar o suporte.


Estive a ver umas fontes no ebay baratas, tipo 36V com 6A. Preciso de no minimo 6A, mas mesmo o ideal seria 8A. Contudo nao sei se com 36V obtenho a corrente que quero, tenho de experimentar primeiro com uma fonte de 24v que tenho aqui em casa.

So nao sei é se estas fontes do ebay valem alguma coisa...
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: Nunito em 21 de Novembro de 2013, 20:18
So nao sei é se estas fontes do ebay valem alguma coisa...

Eu para a minha CNC, fiz a minha própria fonte, 30V 8A(60A de pico) :)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 21 de Novembro de 2013, 20:36
E quanto gastaste para isso?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: Nunito em 21 de Novembro de 2013, 20:53
E quanto gastaste para isso?
Já tinha material em casa, não faço a minima, só fazendo as contas.
Fiz com 2 2N3055
Ponte rectificadora
Resistençias
1 condensador de 10000uF
Lm 317
etc
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 21 de Novembro de 2013, 23:06
Mas agora que estava aqui a testar o motor novo (afinal consigo um máximo de 1200mm/min  ;D), percebi que não necessito do 6A que falava.

Se aumentar a tensão aumento a corrente, mas para a mesma velocidade dahhhh  ??? :P

Se aumentar a velocidade, o torque minimo que o motor necessitará será o mesmo, não posso é aumentar de tal forma a velocidade que diminua muito o torque e o motor nao tenha capacidade para suportar uma determinada carga.


Ou seja, a mesa XY com 1kg de carga obriga o motor a consumir cerca de 1A para se movimentar sem perder passos. Para essa corrente a velocidade máxima disponível é de 1200mm/min (se aumentar a velocidade, as bobinas não têm tempo de carregar, diminuindo o consumo para baixo de 1A).


Sendo assim, se aumentar a tensão, posso aumentar a velocidade do motor até este consumir no mínimo 1A.

Portanto so preciso de uma fonte com cerca de 4A para 3 motores com uma segurança de 1A.

Fixe :D
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 24 de Maio de 2014, 17:00
Actualização...

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi60.tinypic.com%2F72vwk3.jpg&hash=363b30b406d36a77d944061e59bd38f3)

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi60.tinypic.com%2Fek0ot3.jpg&hash=af8e4fb55ab83a6defcd2b718127f50c)

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi62.tinypic.com%2F2hs5828.jpg&hash=45ce078efc009e1330436455a7cf933a)

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi59.tinypic.com%2Fjry2bq.jpg&hash=36d9fcc8df93557de4939e737980586d)

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi57.tinypic.com%2F23jo5t1.jpg&hash=a500038bc4a82522bd8e7ad56cbbb96e)

http://youtu.be/6Vd9HlQPps0 (http://youtu.be/6Vd9HlQPps0)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: Nunito em 24 de Maio de 2014, 22:01
Boa noite.

Secalhar esses controladores são bem melhores do que a palca que tenho, a TB6560.

Bom trabalho!
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: StarRider em 24 de Maio de 2014, 22:26
Boa noite.

Secalhar esses controladores são bem melhores do que a palca que tenho, a TB6560.

Bom trabalho!

Boas,

O Toshiba TB6560 é um EXCELENTE driver ... mas nem só de drivers vive uma board, por vezes coisas tão
simples como a falta de um delay RC na linha de enable/reset pode levar a que o TB6560 tenha um mau
funcionamento.

O que acontece com muitas das placas chinocas (ou IC comprados no Ebay) e que em vez de Toshiba TB6560
originais vêm com TB6560 "contrafeitos", o que a juntar a alguns erros de concepção das boards dá nesse
problemas.

Abraços,
PA
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 25 de Maio de 2014, 14:22
Estes são os tradicionais L297+L298 :P

Não vejo nenhum problema neles, funcionam impecáveis e fazem a sua função.

Mas por acaso ando interessado nesses da Toshiba. Preciso para um novo projecto uns drivers que façam microstepping. Ja pedi uns samples mas nunca me enviaram nada :P



Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: StarRider em 25 de Maio de 2014, 14:34
Estes são os tradicionais L297+L298 :P

Não vejo nenhum problema neles, funcionam impecáveis e fazem a sua função.


Mas por acaso ando interessado nesses da Toshiba. Preciso para um novo projecto uns drivers que façam microstepping. Ja pedi uns samples mas nunca me enviaram nada :P

Boas,

Até quantos microsteps pretendes ir ? Acima dos 32 ?

Abraços,
PA
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 25 de Maio de 2014, 14:37
StarRider levantas uma boa pergunta. Como posso saber no ebay se estou a comprar ic's contrafeitos ou originais? Existe algum codigo no encapsulamento que permita ver a sua origem?

Não sei ate quanto preciso ir. Ainda nao estudei o caso, depende também da caixa de redução que usar com os steppers. Mas é para motorizar o telescopio que quero comprar.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: StarRider em 25 de Maio de 2014, 15:07
StarRider levantas uma boa pergunta. Como posso saber no ebay se estou a comprar ic's contrafeitos ou originais? Existe algum codigo no encapsulamento que permita ver a sua origem?

Boas,

O problema é mesmo esse, andam por aqui no forum uns vídeos e imagens de pessoal que comprou ICs no
Ebay e ficou queimado ... os relatos a nível mundial são aos MILHARES :(

A ninha experiência com ICs do Ebay é exactamente com o TB6560 ... exteriormente não existe qualquer
diferença, mas em funcionamento faz toda a diferença quando comparados na bancada com os que se
podem comprar na Mouser (por exemplo) ... a ideia geral é que os TB6560 do Ebay são os rejeitados pelo
controle de qualidade da Toshiba.

Só um, de muitos, exemplo:
https://www.youtube.com/watch?v=BtEYAsMaiFc (https://www.youtube.com/watch?v=BtEYAsMaiFc)


Não sei ate quanto preciso ir. Ainda nao estudei o caso, depende também da caixa de redução que usar com os steppers. Mas é para motorizar o telescopio que quero comprar.


Pois, vais necessitar de MUITOS, mas tudo depende da relação entre o eixo do motor e os eixos da montagem.
Se for para o XT6 (ou uma montagem Alt/Azimutal Dobson) tens que entrar em conta com o método que vais
usar para mover os eixos, se for por fricção (o norma nos Dobs) tens que calcular em função do diâmetro das
rodas em vais aplica essa mesma fricção.

De qualquer forma tens que ter em conta que existe um coisa chamada limite de Dawes que dá a resolução
de uma determina abertura e que deve ser respeitada nos "steps" do movimento de forma a que quando estás
a observar pela ocular o movimento da montagem não seja perceptível, ou seja (e de uma forma muito básica)
que não se veja as "estrelas aos pulos" por cada step/microstep do motor.

Podes contar sempre um um mínimo de 64 microsteps ... mas como disse depende da relação motor/eixos do
telescópio.

Se existir interesse, e se se justificar, posso partilhar alguns trabalhos nessa área vocacionados para montagens
Equatoriais e/ou AltAzimutal.

Abraços,
PA
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 25 de Maio de 2014, 15:24
Limite de Dawes. Ja estou a ver que vou ter muito trabalho pela frente.

Ainda nem sei bem como adaptar a montagem para a poder controlar, não queria alterar muito a montagem inicial, queria manter a integridade do meu telescopio.


Sim tenho interesse em ver essas montagens, se poderes partilhar agradecia.


Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 25 de Maio de 2014, 21:31
Então e alguém conhece um bom ic que perfaça 1/64 ou 1/128?

Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: jm_araujo em 26 de Maio de 2014, 09:02
O DRV8825 faz 1/32.

Faz as contas se em conjunto com motores de 400(0.9º) passos em vez dos habituais 200(1.8º) não será suficiente.

É que a essas resoluções os passos também deixam de ser tão precisos.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 26 de Maio de 2014, 19:43
Então e alguém conhece um bom ic que perfaça 1/64 ou 1/128?

Boas,

Essa é a pergunta que vale 1 milhão de euros ... pois é o santo graal que todos andam a procurar :)

Existem algumas soluções em "chip" que podem ir até aos 512 usteps, tenho usado o TMC260 que
sendo estupidamente potente é complexo de implementar,  mas possivelmente não necessitas de ir
tão longe.

Vamos abrir outro tópico para este tema.

Abraços,
PA

Ok vou continuar no topico do telescopio, é melhor para nao existir off-topic...
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: diegolakehead em 13 de Agosto de 2014, 18:51
Ola c3dr1c,
Estou a fazer um projecto parecido com o seu. Tenho que comunicar motores de passo com o Labview e para isso eu utilizei um Arduino com o GRBL firmware. Meu objetivo e digitar g-codes no Labview e envia-los para o Arduino para que o GRBL interprete-os e faca os motores da CNC se moverem. Eu fiz uma programacao em blocos no Labview e consegui enviar os g-codes para o Arduino. Porem, o GRBL nao entende o que eu mando e os motores nao movem.
Se eu mando os g-codes diretamente do Serial Monitor do Arduino, eu consigo fazer o GRBL se comunicar com os motores, mas gostaria de fazer isso pelo Labview.
Se puder me dar qualquer tipo de informacao, eu agradeceria muito!
Obrigado, desde ja.
 
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: jm_araujo em 13 de Agosto de 2014, 20:32
9600-8N1 no Labview? (115200 se for v0.9g)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: jm_araujo em 14 de Agosto de 2014, 02:59
Em resposta à pergunta (escusadamente) por MP, 9600 é o baudrate a que o GRBL comunica por defeito (115200 se for a versão 0.9g), em ambos o casos em 8N1 (8 bits de dados, Nenhum de paridade, 1 de stop), e sem flow control (nada de XON/XOFF ou RTS/CTS).
É a primeira coisa a confirmar quando uma ligação série não funciona, se ambos os dispositivos estão a usar a mesma sinalização.
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 14 de Agosto de 2014, 18:14
Tal e qual. Segue primeiramente o conselho do jm_araujo.

Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: MRData em 23 de Agosto de 2014, 14:58
Boas,

tem que ser mesmo o LabView? Não pode ser outro software qualquer?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: Hugu em 24 de Agosto de 2014, 01:50
ja agora, alguem usou ou teve de fazer um conversor lpt to usb para a cnc3ax? que conversor usaram?
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: StarRider em 24 de Agosto de 2014, 11:06
ja agora, alguem usou ou teve de fazer um conversor lpt to usb para a cnc3ax? que conversor usaram?

Que seja do meu conhecimento a cnc3ax usa a interface S/D pelo que trabalha pela porta paralela,  penso que
querias dizer um conversor USB => LPT e não o contrário.

O problema é que não sendo possível uma conversão directa, tem sempre que existir um layer (driver) USB que vai criar
uma porta LPT virtual, o que em termos de timmings pode deixar algum software (Mach3 por exemplo) um pouco perdido
e os resultados estão longe de serem satisfatórios.

Existem boards controladoras de stepper com ligação USB (e drivers proprietários) que funcionam muito melhor que a
solução que recorre a um conversor USB => LPT.

Abraços,
PA
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 17 de Janeiro de 2015, 21:27
Boas malta.

Ja passou algum tempo e ja tenho a cnc a bombar, depois posto umas fotos e videos.
Agora que ela fresa madeira, precisava de umas dicas de sotware.

Quais os softwares que usam para gerar o g-code? E ja agora para desenhar?
Tentei o HeeksCNC mas ta sempre a bloquear.

E exemplos de floreados e peças na net, sabem se há e onde posso fazer download para tentar ver já a cnc a mexer?

Cumprimentos
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: jm_araujo em 17 de Janeiro de 2015, 21:44
Para trabalhos em madeira li coisas boas sobre o Vectric Aspire. Tens uma versão trial no site deles para ver se gostas: http://www.vectric.com/products/aspire/trial.html (http://www.vectric.com/products/aspire/trial.html)
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: c3dr1c em 18 de Janeiro de 2015, 15:06
Muito obrigado. Descobri um fixolas, o Artcam :D
Título: Re: Projecto Freza CNC - Arduino
Enviado por: StarRider em 18 de Janeiro de 2015, 17:13
Muito obrigado. Descobri um fixolas, o Artcam :D

Estava para sugerir esse, é muito parecido (diria um clone) com o Aspire.

Qual é a versão que tens ?

Abraços,
PA