LusoRobótica - Robótica em Português

Electrónica => Electrónica Geral => Tópico iniciado por: pmj_pedro em 12 de Fevereiro de 2012, 19:07

Título: Duvida ao soldar
Enviado por: pmj_pedro em 12 de Fevereiro de 2012, 19:07
Boas
Gostaria de saber como posso soldar Male Headers pin (https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.futurlec.com%2FPictures%2FHEADS.jpg&hash=c91b7d0a4ee78468fd132a2fa6d09118) numa protoboard (https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.futurlec.com%2FPictures%2FW08.jpg&hash=60e4961fca0c88150e2a18b641ef5b1a), o lado da protoboard com solda está virada para baixo e queria por os pins tb a apontar para baixo, alguma dica?
Título: Re: Duvida ao soldar
Enviado por: AndréD. em 12 de Fevereiro de 2012, 19:16
BOas...

Amigo é assim, o lado com solda está virado para baixo porque tu o viras para baixo :P, se o virares para cima a solda fica do lado de cima :P

Bom em relação á tua questão, eu quando soldo esses Headers faço sempre assim, meto-os no sitio onde quero com a parte de plástico numa das pontas (meto o plástico nas pontas com um alicate), e depois soldo os headers da forma mais rápida possível (sem deixar o ferro aquecer muito os headers), faço isto em todos os pinos, e de seguida novamente com um alicate ou uma chave de fenda ajusto os plásticos até junto das soldadura.

Cumps
AndréD.
Título: Re: Duvida ao soldar
Enviado por: ruimarinhopt em 12 de Fevereiro de 2012, 20:38
Tens aqui um video que te pode ajudar:
How to use Breakaway Headers (http://www.youtube.com/watch?v=VF_srak6imo#ws)
Título: Re: Duvida ao soldar
Enviado por: pmj_pedro em 12 de Fevereiro de 2012, 21:20
Nao entendi mt bem da maneira que disseste
Título: Re: Duvida ao soldar
Enviado por: AndréD. em 12 de Fevereiro de 2012, 21:42
Boas...

Queres soldar os Header no lado dos aneis certo? (Para os mesmos ficarem virados para baixo)

Demorei um bocado a responder pk tava a tirar umas fotos para te mostrar como faço :P

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fdl.dropbox.com%2Fu%2F7627261%2F2012-02-12%252021.35.01.jpg&hash=c47b3b9bf63d3e6aba92aff8d90c156b)

Metes assim os header, e depois metes os mesmo como queres na board, depois soldas pino a pino e tentas fazê-lo o mais rápido possível para não derreteres o plástico, no fim de estar tudo soldado voltas a baixar o plástico até onde quiseres... Entendes?

Cumps
AndréD.
Título: Re: Duvida ao soldar
Enviado por: pmj_pedro em 12 de Fevereiro de 2012, 22:12
Acho que percebi, mas parece que quando for para por os headers no sitio, estes nao vao ficar encostados na placa, mas acho que deve servir
Título: Re: Duvida ao soldar
Enviado por: Njay em 13 de Fevereiro de 2012, 00:53
Eu enfio os headers por cima do PCB normalmente e depois empurro os pinos para baixo até ficarem à face com a plastico preto. Depois dou só um pontinho de solda por baixo.
Título: Re: Duvida ao soldar
Enviado por: ivitro em 13 de Fevereiro de 2012, 01:01
não te esqueças de limpar bem a superfície, é meio caminho andado para o estanho aderir bem.

e como o Njay disse um pontinho de solda  ;)
Título: Re: Duvida ao soldar
Enviado por: Njay em 13 de Fevereiro de 2012, 01:07
Ya, é que se metes mta solda ou deixas a solda "escorrer" pelo pino, ele depois custa mais a entrar na ficha femêa ou não entra todo (isto já parece conversa p... :D)
Título: Re: Duvida ao soldar
Enviado por: pmj_pedro em 14 de Fevereiro de 2012, 17:47
Ya, é que se metes mta solda ou deixas a solda "escorrer" pelo pino, ele depois custa mais a entrar na ficha femêa ou não entra todo (isto já parece conversa p... :D)

percebi.Sim que lê so o que tu escreveste parece que o tema nao é electronica