LusoRobótica - Robótica em Português

Electrónica => Componentes Genéricos => Tópico iniciado por: almamater em 06 de Janeiro de 2019, 22:40

Título: Video Porteiro do Prédio
Enviado por: almamater em 06 de Janeiro de 2019, 22:40
Olá..  ::)

Num prédio onde há umas 16 casas, e onde nunca vi fazerem uma reunião (e esse será um tema interno), e onde uma alma qualquer deve ter o botão do video porteiro (Comelit) e que abre a porta, pressionado.

Resultado, a porta está constantemente aberta e o trinco a fazer barulho. Arranjei uma pequena solução que foi tapar os contactos da porta para que o circuito do trinco não seja ativado. Mas.. desta forma não se consegue abrir a porta a partir de casa.

A minha pergunta, antes de qualquer outra coisa e de ir bater porta a porta, ao lado do quadro eléctrico do prédio existe a caixa de alimentação do sistema video porteiro e onde estão os fios ligados. Sabem se nesta caixa é possível testar a ligação de cada uma das casas?

Queria detectar o vizinho causador desta situação através das ligações daquela caixa, pois acredito que o trinco da porta esteja ligado ali e essa ligação depois é partilhada pelas outras todas que vêm do prédio.. estarei a pensar mal?
Título: Re: Video Porteiro do Prédio
Enviado por: Alfredo Garcia em 06 de Janeiro de 2019, 23:27
Acho que os sistemas antigos costumam ter os contactos de abertura todos em paralelo, por isso só vem um fio dos inquilinos todos que vai repicando piso a piso.
Título: Re: Video Porteiro do Prédio
Enviado por: b524057 em 21 de Junho de 2019, 09:04
Olá Almamater,

Tive o mesmo problema e também é comelit. Isto foi o que fiz com sucesso.

1. Retirei o aparelho da parede da minha fração, no meu caso foi usar uma chave de fendas e carregar na parte superior na traseira do aparelho e puxar o aparelho. fazer o mesmo da parte de baixo e ele sai inteiro. (modelo 4600w)

2. Identificar o fio que vai para o trinco. No parede fica o encaixe do aparelho que tem lá os fios, no meu caso é o amarelo (mais fino) que foi fácil de identificar porque tinha o desenho de uma chave.

3. Desligar metade do prédio, cada fração sai esse fio amarelo (junto com outros) que se une à outra fração do mesmo piso e a um fio que vem do piso de cima e a um fio que vai para o piso de baixo. Esses fios estão numa caixa de distribuição em cada piso. O fio é sempre amarelo e tem a mesma espessura. O que eu fiz foi desligar o fio que vem de cima num piso intermédio.

4. Resultado 1: O trinco cessa de funcionar. O problema está numa fração de um piso acima. Resultado 2: O trinco continua a funcionar, o problema está numa fração do piso onde está ou num piso abaixo. Repetir este passo desligando sempre no piso a meio, neste caso na metade onde está o problema.

5. Quando identificar o piso e a fração, deixar o fio amarelo da fração em causa desligado e todos têm o trinco a funcionar. Remover o aparelho da fração da mesma forma como no passo 1, abrir (são quatro parafusos) e lá dentro irá notar uma placa de circuitos. Se notar existe umas chapinhas que fazem o contacto quando carrega no botão. A chapinho do trinco está presa ou dobrada demais.

6. Colocar a chapinha como deve ser, fechar, ligar o fio, testar e explicar ao vizinho que deve ter cuidado ao carregar, pressionando ligeiramente sem levar o botão até ao fim e pelo menor tempo possível.

A operação é fácil, embora a minha explicação pareça complexa e não carece de conhecimentos de eletricidade ou afins. Eu documentei todas as alterações para poder repor. Tenho fotos do processo se precisar.

Cumprimentos e boa sorte
Título: Re: Video Porteiro do Prédio
Enviado por: almamater em 21 de Junho de 2019, 11:13
Obrigado pela resposta e o trabalho a explicar tudo!  ;D