collapse

* Posts Recentes

Equivalente Mosfet 65s1k5ce por filjoa
[Hoje às 13:41]


Impostos: segurem-se, vem bernarda por Hugu
[Hoje às 11:16]


The All-New Arduino IDE 2.0: Introduction and Test por SerraCabo
[11 de Abril de 2021, 22:38]


Borracha para pára-brisas ~72cm? por Hugu
[10 de Abril de 2021, 15:39]


White smoke - LG Hi-Fi por almamater
[07 de Abril de 2021, 23:02]


Problema com Tablet por Fifas
[06 de Abril de 2021, 15:45]


1950's Televisions por SerraCabo
[05 de Abril de 2021, 14:20]


TV Barata sem imagem por jm_araujo
[24 de Março de 2021, 17:30]


Um projeto fantástico - Reconhecimento de voz num Arduino por blabla
[22 de Março de 2021, 11:45]


Raspberry Pi enters microcontroller game with $4 PICO por blabla
[18 de Março de 2021, 20:01]

Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 ... 10
1
Componentes Genéricos / Equivalente Mosfet 65s1k5ce
« Última mensagem por filjoa em Hoje às 13:41 »
Viva

alguem me consegue indicar uma equivalencia comercial para estes mosfet 65s1k5ce?

é de uma fonte de alimentação de uma TV LCD Philips.

cumps
2
Off-topic / Re: Impostos: segurem-se, vem bernarda
« Última mensagem por Hugu em Hoje às 11:16 »
O não faz sentido, é o que se passa agora: uma empresa portuguesa (que paga impostos em Portugal) contrata a Google para distribuir publicidade aos portugueses, e a Google cujo modelo de negócio é esse serviço, não paga um tostão em impostos em Portugal sobre os lucros desse negócio. Se a empresa contratar a SIC ou o JN ou outro serviço de distribuição nacional, eles tem de pagar impostos sobre os lucros, a Google não porquê?
Os EUA já corrigiram essa falha no YouTube (há um vídeo recente do Dave Jones a explicar isso mesmo), na Europa devia-se fazer o mesmo.
Nao foi o UK que tb ja fez algo em relação à google? (lembra-me de uma noticia qualquer do género à 2 meses atras...ou google ou com o facebook..)

E empresas Portuguesas que pagam os seus impostos em outros países?
A Europa é uma barracada enorme, há países da UE que sao autenticos cofres das chinesices que injectam e porta de entrada na europa, que consequentemente fazem novos acordos comerciais quase todos os anos. Com isto só nao matam a industria europeia dos outros países, como tb absorvem os impostos dos outros países.

E nós em Portugal somos obrigados a ter de pagar todos e quaisquer impostos, porque portugal está a saque e quando os ladroes sao apanhados, depois não lhes conseguem meter as maos ao que foi roubado quanto mais executar as multas para além do valor do saque.
E depois há muitas empresas que estão a pagar os seus impostos em outros países.. fora aquelas que nem facturam os serviços e depois vão para as tvs a dizer para os deixarem trabalhar porque sao elas que sustentam o país.

Portugal nao é pobre, tem é muitos ladrões e "uma justiça"/magistrados que são uma palhaçada ou corruptos.
3
Arduino / AVR / The All-New Arduino IDE 2.0: Introduction and Test
« Última mensagem por SerraCabo em 11 de Abril de 2021, 22:38 »
4
Off-topic / Borracha para pára-brisas ~72cm?
« Última mensagem por Hugu em 10 de Abril de 2021, 15:39 »
Boas,
por acaso alguém tem um bocado de borracha de substituição dos para-brisas de 6x10.6mm de 28" ~72cm?

Onde costumam comprá-las em Portugal?
5
Electrónica Geral / Re: White smoke - LG Hi-Fi
« Última mensagem por almamater em 07 de Abril de 2021, 23:02 »
Bem.. depois de andar às voltas com isto um dos problemas era o IC DM0365RN, comprei um novo e as tensões estão um pouco melhores. E depois de analisar umas coisas cheguei à conclusão que os -12V não existem mesmo, o conector tem o fio e liga na board principal e tudo mas depois não segue para mais nada.. tanto que a fonte não tem os componentes que fariam parte do output de -12V.

Posto isto, apenas preciso de +10V\+12\+5

Depois de mudar o IC referido e um díodo (HER303), testei o optocoupler que estava bem, agora tenho:

+5.32V
8.11V /12V
~9V / 10V

Nem estão mal, liguei uma resistência de 150R à saída ddos 12V a simular a carga.


Não sabendo ainda a causa do curto na board principal, e estando a funcionar bem com os testes que lhe fiz, acho que vou experimentar voltar a ligar esta fonte original a ver se corre bem  :P

Pergunto se deveria de colocar alguma proteção nestas entradas de +5V, as ferrites estoiraram e para testar liguei isto assim:


A seta é onde supostamente entram (-)12V mas não liga a nada e fez-me pensar que a fonte estava avariada na saída de -12
6
Electrónica Geral / Re: Problema com Tablet
« Última mensagem por Fifas em 06 de Abril de 2021, 15:45 »
Esses tablets deram alguns problemas com circuitos de carga e afins. Nao me acredito muito que seja a flash a falhar pelo simples facto do sistema arrancar normalmente. De certeza que nao é um condensador na zona a fazer isso aquecer?
7
Vídeos / Re: 1950's Televisions
« Última mensagem por SerraCabo em 05 de Abril de 2021, 14:20 »
Nos anos (82?) vi uma máquina destas na RTP. Tinha sido usada para fazer slow motion de futebol mas tinha os discos bem riscados. Entretanto apareceram máquinas de fita magnética (gravadores) capazes de fazer slow motion (BCN-51).



Neste outro vídeo sobre u7ma BCN-50 (sem slow motion) o gajo mostra (8:55) as placas da máquina incluindo o corrector de base de tempo com memória analógica! .. (as milhentas latas de bobina do lado esquerdo do bloco). Memorizava talvez 5 a 10 microsegundos de linha de imagem (não recordo ao certo).



Reparei tanto a BCN-50 como a 51. Excelentes manuais com esquemas a cores e desenho de circuito impresso a cores.

No caso da BCN-51 (já com memória digital)  era interessante ver a fita aos saltos durante o slow motion. Cada field era gravado em 6 pistas helicoidais lidas por uma cabeça (de cada vez porque quando uma lia a outra estava fora da fita a dar a volta).

Outra coisa que a BCN-51 fazia era o "visible shuttle" ver ( a preto e branco e com boa vontade) imagem enquanto se bobinava ou rebobinava.

Não encontro vídeos onde se veja a máquina em slow.




Já agora, da mesma época, farte-me de sofrer de volta destas câmaras. Problema? Falta de estabilidade.



Reparem que a câmara não é apenas o que parece porque dentro dela estão apenas os circuitos mais básicos: alimentação, varrimentos e pré-amplificadores. Tudo o resto ... está em cima da mesa.

O problema da falta de estabilidade agravava-se no nosso clima. Para a manter mais 'calma' trabalhava-se com as tampas laterais da câmara abertas e, frequentemente, com as polacas de circuito impresso igualmente abertas.


8
Electrónica Geral / Re: White smoke - LG Hi-Fi
« Última mensagem por almamater em 02 de Abril de 2021, 13:31 »
 :D Bom, 6 anos depois lembrei-me disto! Ou seja, esta semana peguei nisto que estava a apanhar pó no sotão para tomar a decisão de deitar fora ou voltar a perder algum tempo com ela  ::) optei pela 2ª.

Raspei a parte queimada da PCB, soldei 2 fios e para testar usei uma fonte ATX onde tenho todas as voltagens (+3.3V, +5V, +12V, -12V). Para meu espanto funcionou! Presumo que problema tenha sido mesmo na Fonte.

Voltei a medir as tensões de saída, os 3.3 10V e os 12V não estão nada bem..  o voltímetro nem sabe o que mostrar, aparecem-me valores inferiores meio aleatórios.


Na altura já tinha tirado os condensadores e não estavam muito mal, tirei agora apenas o maior e os valores estão bem (.6 ESR e 72uF). A fonte faz um ruído, tirei este condensador porque me pareceu que vinha dali, mas pode ser outra coisa qualquer. O ruído coincide com as oscilações nas tensões que estão mal..

Sorry por desenterrar este tópico


Update: Afinal não tem nenhuma saída de +3.3V mas sim de +10V! Pensei que fossem 3.3 mas não, a saída "VCC" no esquema diz que são 10V.
9
Off-topic / Re: Impostos: segurem-se, vem bernarda
« Última mensagem por SerraCabo em 25 de Março de 2021, 21:14 »
Esta não lembra nem a Thor. É de fugir.



SC
10
Electrónica Geral / Re: TV Barata sem imagem
« Última mensagem por jm_araujo em 24 de Março de 2021, 17:30 »
A fonte original é regulada em corrente e não em tensão, logo não precisa de resistências em série.
("É" como em "devia ser" para aumentar a eficiencia, mas sabe-se lá o que fazem nas TVs baratas)
Páginas: [1] 2 3 ... 10