collapse

* Posts Recentes

Resmas de Trotinetes por KammutierSpule
[Hoje às 17:39]


[Material] Compra de material por papamoscas
[15 de Fevereiro de 2019, 17:05]


Motor com travão por Alfredo Garcia
[13 de Fevereiro de 2019, 22:56]


Porta Arduino Baixando tensao por mauriciosouza100
[08 de Fevereiro de 2019, 13:39]


Fábricas de componentes electrónicos em Portugal? por SerraCabo
[07 de Fevereiro de 2019, 13:54]


Sistema embarcado movido a energia solar por Njay
[06 de Fevereiro de 2019, 15:01]


Tentanto reaver alguns conhecimentos de eletronica por filjoa
[06 de Fevereiro de 2019, 02:58]


bma180 avr por vasco
[03 de Fevereiro de 2019, 21:40]


3D Prusa hephestos da BQ por josecarlos
[30 de Janeiro de 2019, 18:43]


Gerador de lixo radioeléctrico III por SerraCabo
[29 de Janeiro de 2019, 19:40]

Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 ... 10
1
Off-topic / Re: Resmas de Trotinetes
« Última mensagem por KammutierSpule em Hoje às 17:39 »
Nunca tinha visto essas coisas!

btw, em Aveiro existem as BUGAs


e tambem tem problemas semelhantes, se bem que em menor escala, porque geralmente onde estas bicicletas estao, para usar, tens de deixar um documento...
2
Off-topic / Re: Resmas de Trotinetes
« Última mensagem por TigPT em Hoje às 14:05 »
A foto não é minha mas é das scooters em Lisboa.



Há inclusivamente um artigo controverso que um jornalista postou de como comprar um kit de motherboard para transformar uma Lime numa scooter xiaomi (elas são quase todas xiaomi ou versões semelhantes). A Lime tentou mandar o site do jornalista a baixo, mas USA e uns advogados depois e o jornalista conseguiu estar na boca do mundo e continuar como se nada fosse.

Não é que esteja a defender a Lime, estas coisas a meu ver abandonadas em via pública são consideradas monos e passam a pertencer a quem remover o lixo da via pública, por outro lado, não convém estar a incentivar à apropriação de bens alheios.

Já utilizei (tinha que andar um bocado a pé e começou a chuviscar, serviu para evitar molhar-me) e acho bem prático quando queremos fazer poucos kms em trabalho e acaba por ser um complemento aos transportes públicos, devia era haver locais apropriados para as parquear tal como as bicicletas (Gira).

Privei por breves instantes com um rapaz que no meio da conversa disse que trabalhava para a Lime (empregado mesmo e não naqueles biscates de apanhar scooters para meter a carregar em troca de uns cobres) e perguntei o que já encontrou de mais estranho.

Ele disse-me que desde scooters em cima de árvores, a dentro de contentores de lixo, no meio de arbustos, dentro de prédios ou em cima de telhados de casas mais baixas. Infelizmente vivemos numa sociedade em que as pessoas vandalizam e acabo por ter pena destas empresas que ajudam a uma deslocação mais sustentável e amiga do ambiente. Mais não seja, ao haver diferentes ofertas há mais opções, mais concorrência e obriga todos os transportes a continuar a inovar.
3
Off-topic / Re: Resmas de Trotinetes
« Última mensagem por papamoscas em Hoje às 11:09 »
Também nunca as vi :D qualquer dia chega a moda ao norte ...
4
Off-topic / Re: Resmas de Trotinetes
« Última mensagem por almamater em Hoje às 10:39 »
Querem fotos das trotinetes? Consigo arranjar :)

A semana passada encontrei no chão o módulo GPS que emite o "tracking signal" de uma destas marcas de trotinetes que por aqui andam, e havia restos de plásticos da trotinete espalhados no chão, mas a trotinete não estava lá. Alguém caiu ou vandalizou aquilo.

Logo mostro.
5
Off-topic / Re: Resmas de Trotinetes
« Última mensagem por jm_araujo em Hoje às 10:32 »
Eu também nunca lhes pus os olhinhos, e sou dos que tenho um diabinho tipo desenhos animados mortinho para que apareçam por aí....
6
Off-topic / Re: Resmas de Trotinetes
« Última mensagem por KammutierSpule em Hoje às 10:05 »
Ja aqui tenho lido voces falarem nisso, mas aqui ao norte ainda não chegou nada aos meus olhos, não sei do que falam.. fotos?
7
Off-topic / Re: Resmas de Trotinetes
« Última mensagem por Njay em Ontem às 17:49 »
Parece que elas apitam se começarem a rolar sem o tempo estar pago. Para evitar que a malta se divirta a usá-las como trotinete "manual".
8
Off-topic / Re: Resmas de Trotinetes
« Última mensagem por SerraCabo em Ontem às 17:19 »
Disse-me, quem viu, que em Belém, na Fonte Luminosa, estão uma porção delas de molho.

Há um par de semanas arredei do caminho uma delas. Ao fazê-la recuar a roda traseira bateu numa pedra da calçada saliente e a trotineta começou aos berros. Deixei-a ficar encostada a uma árvore e ela calou-se.

SC
9
Off-topic / Re: Resmas de Trotinetes
« Última mensagem por jm_araujo em Ontem às 15:19 »
O pouco que sei:
Pagas pelo Tempo.
Tem todas tracker GPS com comunicação por GSM (telmóvel), e tem reserva de bateria para comunicações mesmo quando já não tem capacidade para circular.
Quanto a roubos, a caixa de comunicações é algo robusta, e costumam ter vários componentes que as tornam facilmente identificáveis, que devem servir em parte como dissuasores. Mas as que mesmo assim são roubadas e vandalizadas entram de certeza no plano de negócios.


Um artigo que lí (https://therideshareguy.com/how-to-become-bird-mechanic/) descreve +/- assim  a manutenção: há pessoal que é pago para recolher as trotinetas, carregar e depositar nos parques, recebendo uma pequena comissão (que nó início não era tão pequena e havia quem fizesse vida disso). Desses é feita depois um convite a alguns para reparar as mesmas se tiverem conhecimentos e aceitarem, a quem é depois dado instruções, ferramentas e peças para efetuar as reparações, sobre as quais também recebem comissões.

A aplicação permite aos utilizadores indicar se a trotineta tem problemas, pelo que é mais fácil saber as que reparar.

Isto foi o que entendi no artigo, de uma marca específica nos EUA, não sei se noutras marcas e noutros países é diferente
10
Off-topic / Resmas de Trotinetes
« Última mensagem por almamater em Ontem às 14:18 »
Cada vez vejo mais trotinetes espalhadas à minha volta (Lisboa e Arredores).. não querendo ter nenhum objectivo ilícito ou criar algum tópico do género, como é que estas coisas não são roubadas? Ou se são ainda não li nada sobre isso (pelo menos cá em Portugal).

Cada vez há mais e de marcas diferentes... acredito que o negócio assente no pressuposto de que há muitas que irão desaparecer ou que serão vandalizadas mas mesmo assim há imensas. Tal como as bicicletas eléctricas.. mas essas ainda têm o suporte que bloqueia, o risco deve ser menor.

As bicicletas ainda são arrumadas de forma ordeira, agora o raio das trotinetes não.. no meio dos passeios e até em estradas as largam, não sei qual a lógica de funcionamento, se o pessoal paga consoante o tempo, se paga consoante a distância percorrida ou se apenas existe saldo disponível e qdo acaba as largam nesse sítio...   
Páginas: [1] 2 3 ... 10