collapse

* Posts Recentes

Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 ... 10
1
Olá.

Fui atacado por um quadrilema.

Andei a escavar por bibliotecas para controlo de steppers e encontrei 3 coisas:

1 - a bibliotecas d Arduino
2 - outra chamada StepperLab3
3 - outra chamada AccelStepper

A primeira parece servir apenas para movimentos sem aceleração. A segunda funciona bem (com aceleração) mantendo o motor a fazer o necessário mesmo enquanto o processador faz coisas como escrever numa matriz de leds 64X8. A terceira tem igualmente aceleração mas só funciona se o processador não se 'distrair' muito em coisas como escrever na matriz de leds.

A segunda biblioteca apenas suporta controladores de stepper a 4 fios (ligações entre o processador e o driver). A terceira suporta 2 e 4 fios (além de outros).

Nos forae AccelStepper confirma-se que o processador não se pode distrair praticamente nada e os testes que fiz à StepperLab3 revelam que se pode distrair mesmo muito executando sem qualquer soluço aquilo que tem 'em mãos'. Um movimento de A para B com actualização da matriz de LEDs soluça pr'a catano no AccelStepper e rigorosamente nada no StepperLab3 mesmo que actualizado de forma exageradíssima .

Pensei usar um LCD mas no fórum da AccelStepper informam igualmente que é distracção a mais.

Nestes caldinhos não entra a função delay() que parece ter má fama.

Para além das referidas não encontro mais nenhuma livraria.

Neste momento estou a usar um driver baseado no L298N (4 fios) e estou a tentar usar o tal AccelStepper para poder usar um Microstep Driver (2 fios) parece-me que baseado num  tal TB6600.

Haverá uma 4ª livraria?

Obrigado
SC
3
Compras Colectivas / Re: Compra Colectiva Mouser N3-2018 (limite 25 Nov)
« Última mensagem por Hugu em Hoje às 01:07 »
Hugo acrescenta por favor:

6 x https://eu.mouser.com/ProductDetail/VCC/C2A?qs=sGAEpiMZZMsEIsGLxVc9kCzmqCUcLjAE

Se tiver tempo ainda peço mais alguma coisita.
Adicionei

Mas tenho de fazer a encomenda ainda hoje (segunda-feira)
4
Componentes Genéricos / Re: Zener BZW04-105?
« Última mensagem por brunus em Ontem às 23:31 »
Esses datasheets também já vira, é mesmo 105 que tem escrito e não 102, e não deve ser bidireccional porque não deveria ter a risca cinzenta num dos lados, acho eu.
Tem também um símbolo que é uma espécie de "V" dentro dum círculo cinzento, faz lembrar o logotipo da Motorola, mas com um "V".

Obrigado Njay, vou youtubar primeiro para não fazer asneiras.
5
Componentes Genéricos / Re: Zener BZW04-105?
« Última mensagem por SerraCabo em Ontem às 21:22 »
6
Componentes Genéricos / Re: Zener BZW04-105?
« Última mensagem por Njay em Ontem às 04:24 »
Se tiveres uma fonte de alimentação com limitação de corrente regulável é muito fácil. Regulas a corrente para 5mA, a tensão para o máximo (se queres saber o valor certo da tensão do Zener, a fonte tem que dar essa tensão mais uns pozinhos). Ligas o zener à fonte, ligas as fonte e medes a tensão directamente no zener (ou no display de tensão da fonte).
7
Sugestões e Questões / Re: Artigo 11, 13 e os restantes
« Última mensagem por brunus em Ontem às 01:12 »
Anda eu a pesquisar vídeos sobre como fazer mesas. Até que me cruzo com este:

Onde se arranja uma máquina daquelas que aparece aos 1:36?

Também procurava uma máquina do género daqueles cortadores manuais de azulejo, mas daquelas onde se pode montar uma rebarbadora? Tenho visto essas máquinas em programas Americanos sobre construções e remodelações, mas não consigo encontrar isso em Portugal.
8
Componentes Genéricos / Re: Ajuda para reparar Luzes de LED de Natal
« Última mensagem por brunus em Ontem às 00:59 »
É mesmo isso. Os leds têm resistências em série em cada um e não vejo qualquer indicio de queimado, já
testei alguns LEDs e deram luz...
 
Então nem vale a pena comprar os SCRs ou equivalentes e substituí-los?

E sendo o tal controlador nada feito?
9
Componentes Genéricos / Re: Zener BZW04-105?
« Última mensagem por brunus em Ontem às 00:51 »
Pois, não faço ideia, tenho dúvidas se não é antes de 10.5V, pois há nomenclaturas que são usadas em alguns componentes onde o número se refere a um valor com divisão decimal implícita e que simplesmente não metem, ou que seja apenas um código do fabricante, já que não aparece nada nas pesquisas.

Como poderia fazer um teste ao Zener para tirar as dúvidas? Existem aparelhos ou boardzinhas plug-and-play por dois tostões no ebay?
10
Também faço umas dessoldaduras com este ferro e em placas mais antigas, talvez por isso é que perco o falso coating nas pontas porque às vezes tenho de enterrar a ponta para poder derreter as soldas mais depressa.

Será que a solda do AKI é mesmo para eletrónica ? Já estive a ver noutras lojas semelhantes e acabei por concluir que era para soldar tubo de cobre a maçarico. Julgo que o fluxo usado para isso é bem mais agressivo.
A solda e o fluxo não foram adquiridas no AKI. No LIDL, já cheguei a ver e a comprar fio e fluxo em separado, mas já à uns anos que não tem aparecido ou que tenha visto.

Para as esponjas, deve ser preferível usar esponjas em latão, pois devem ser menos abrasivas que as de aço. Há estas que são para abrilhantar as panelas, deviam ser melhores se não viessem embebidas em sabão ou detergente em pó.

https://www.ebay.com/itm/253793968665
Isto também serve para soldar, para soldaduras SMD em forno ou é só para fazer um lifting ao ferro?

"a ponta na pasta de soldar (rosin-based, aquela amarelo torrado)" = pasta de soldar do link atrás ou no boião do fluxo apenas?


As pontas que ia comprar seriam estas, como vou saber se são de cobre com um bom revestimento ou se são apenas em ferro com um "cromado"? :-\
https://www.ebay.com/itm/3-5mm-Diameter-30W-Point-Solder-Tips-Head-30W-SMD-Soldering-Iron-Gun-Tip-Kit/272137435275?epid=2127330512&hash=item3f5ca7b88b:g:xRcAAOSwFqJWoaG8:rk:11:pf:0

Hoje fiz uma eletrolise a uma ponta e saiu-me isto:

Só deixei 15min, não deve ter muito revestimento, mas sempre cobriu o cobre que estava exposto após um afiamento na lixadora de rolos. Meti apenas um prego de aço no cátodo, mas devia levar também uma camada de níquel, segundo as pesquisa sobre os coatings das pontas, mas isso não sei onde arranjar do meu "armazém".

Páginas: [1] 2 3 ... 10