LusoRobótica - Robótica em Português

Sistemas específicos => Arduino / AVR => Tópico iniciado por: Ricardo em 18 de Janeiro de 2012, 11:26

Título: Arduino + Bateria de Backup
Enviado por: Ricardo em 18 de Janeiro de 2012, 11:26
Boas!

Ando a algum tempo a investigar a possibilidade de ter um arduino duemilinove ligado via usb a um pc, para alimentação e comunicação, mas com a possibilidade deste ser alimentado (via jack?) alternativamente, quando a alimentação do pc não existisse, permitindo-lhe ficar autonomo algumas horas.

Pelo que já li em vários sitios, o próprio duemilinove faz essa gestão quando temos duas fontes de energia ligadas simultaneamente (USB e DCin), mas ainda não cheguei à conclusão de como ele "decide" a fonte escolhida.

A ideia é ter a certeza que o arduino não vai consumir a bateria quando o USB está activo.

Como extra, se conseguisse recarregar a bateria quando o pc alimenta o arduino (via outro cabo USB?), então seria perfeito.

As principais duvidas neste momento são:
1-É seguro ter ambas as alimentações (usb e dc) no arduino permantemente?
2-Qual é a melhor voltagem/amperagem da bateria (lipo?) para alimentar o arduino com alguma autonomia (1-2 dias?)
3-Existe algum circuito que faça a gestão da carga da bateria (tipo ups)?

A ideia é mais ou menos esta (perdoem-me as artes graficas...)

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.iznogud.com%2Fimagens%2Farduino%2Busb%2Bdc.png&hash=d85e86d47ce20de792c69b16197981ff)

O que sugerem?
Título: Re: Arduino + Bateria de Backup
Enviado por: Ricardo em 27 de Janeiro de 2012, 10:04
Boas!

Já que ninguém me responde... respondo eu mesmo!  ;D

Talvez não tenha explicado bem, mas aquilo que queria é bem mais simples do que pensava. Ou melhor, existem no mercado algumas alternativas em conta que permitem aquilo que referi.

Uma delas, e a que eu acabei por comprar, é o módulo Lipo Rider que recebe alimentação de uma de três fontes diferentes (usb, lipo 3.7V ou painel solar 4-6v) e que establiza a saida para uma porta usb a 5v.

http://www.seeedstudio.com/depot/lipo-rider-p-710.html?cPath=155 (http://www.seeedstudio.com/depot/lipo-rider-p-710.html?cPath=155)

Na prática esta board permite carregar a bateria quando existe outra fonte de energia, e ao mesmo tempo permite a passagem de dados pela porta usb, tendo o arduino sempre contactavel pelo PC.
Num primeiro teste inicial, e com uma lipo de 1050mAh, consegui uma autonomia do 1 dia com o skecth blink (e um led extra), o que me parece razoavel para aquilo que pretendo.  A utilização de uma placa solar ainda não está fora de hipotese mas para já não a estou a utilizar.

Com este problema resolvido posso passar aos seguintes de um "mega projecto" que tenho em curso e que finalmente vou conseguindo ver a luz do dia.  :)

Assim encerro este tópico, esperando que esta duvida/resolução tenha servido a mais algém, e vou começar um novo para as próximas questões do tal projecto.  8)