• Welcome to LusoRobótica - Robótica em Português.
 

Ajuda com Antena TDT

Started by almamater, 21 de February de 2026, 15:29

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

almamater

Viva, não é nada de eletrónica mas precisava de umas informações sobre uma solução adequada à receção de TV\TDT, com esta recente tempestade uns familiares meus ficaram sem TV e continuam com problemas, mas neste momento já não é a antena transmissora que está estragada é qualquer coisa lá em casa a nível de Antena\Cabo etc, têm 3 TVs, numa delas está Ok, e nas outras não, sendo que o cabo é o mesmo ("repartido" pelas 3).

O que a casa tem neste momento é uma antena normal (exemplo: Link) e recetores TDT normais dvb-t2/dvb-c

O que pergunto é, tirando a Fibra dos gulosos das operadoras, há alguma solução mais viável e robusta para se ter TV\TDT sem chatices? é que estou farto desta Antena e das falhas constantes de sinal.. não só agora como antes da tempestade, pois já existiam quebras de sinal ou falhas.

Continuo a insistir nesta antena e troco todo o cabo que percorre as TVs? Há alguma antena mais potente ou algo assim para se ter sinal com melhor qualidade?

almamater

Entretanto comprei um amplificador de sinal, vou testar colocá-lo na divisão para outras TVs..

SerraCabo

Olá.

Se o amplificador resolveu, tanto melhor.

Antes da TDT havia zonas do país em que os emissores de diferentes estações estavam em locais diferentes. Nessa altura procurava-se um compromisso e a direccionalidade da antena, se fosse, muita, tendia a não ajudar. Hoje, salvo erro, todos os emissores de TDT têm os canais todos porque, tanto quanto sei, tudo é emitido num único canal. Era possível montar mais que uma antena para captar esses emissores (o caso das antenas UHF/VHF era típico embora não necessariamente por causa da localização dos emissores)

Em princípio, novamente, quanto mais alto for o ganho da antena melhor. Grosso modo, quando 'maior' for a antena, melhor. Antenas muito grandes necessitam um bom suporte, o que, face às recentes circunstâncias, seria um problema.

Quando uma antena liga a vários receptores é preciso dividir-se esse sinal sem provocar estacionárias. Há muitos zingarelhos desses no mercado mas, saber-se se funcionam bem ou mal é outra conversa. Em caso de dúvida procuraria uma marca conceituada (a falsificação de material de marcas conceituadas é um problema).

Os amplificadores tendem a dar uma ajuda mas apenas quando o sinal já é bastante fraco. Se o sinal for bastante forte e os problemas forem gerados, por exemplo, pela presença de estacionárias, pode muito bem acontecer que o amplificador entre em saturação complicando as coisas.

Se o sinal for originalmente fraco, o amplificador deve ficar próximo da antena, eventualmente por debaixo do telhado. O cabo de antena tem percas não negligenciáveis e, caso o sinal já seja fraco, mais uns quantos metros de cabo podem torar o sinal indistinguível do ruído tornando irrelevante a sua amplificação.

Atenção ao estado em que se encontra o cabo. Por vezes a água consegue entrar nele chegando ao ponto de o invadir completamente. Há pouco tempo deparei com um caso em que o cobre da malha se tinha esfumado em corrosão provocada por água dentro do próprio cabo.

Há, grosso, modo, duas forma de distribuir o sinal: em árvore ou em barramento (embora possa ser um sistema híbrido). Não havendo amplificador, num caso ou noutro é importante que as saídas de TV não usadas sejam terminadas. Se for preciso eu explico mais.

almamater

 :D  Obrigadão pela explicação!

Comprei ontem por acaso uma antena (ganho 18dB):

. Antena de alta qualidade e de gama Profissional
.Capaz de receber programas de nova MUX-a
.Para a montagem no exterior SPA resistente água e UV
.Ideal para áreas com condições de recepção difíceis
.Design durável dobrável
.Compatível com HDTV
.Controle mais fácil por meio mastro
.Impedância: 75 ohms
.Conector: F
.Ganho: 18dB
.Cumprimento: 94 centímetros
.Filtro LTE incorporado


Vou ver se me safo :)