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Autor Tópico: Dijuntor Motor  (Lida 5063 vezes)

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Offline filjoa

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Dijuntor Motor
« em: 18 de Novembro de 2014, 23:07 »
viva

alguem me sabe dizer qual o dijuntor motor que devo utilizar para um motor SAER M80?

já agora se e podessem dar uma breve explicação relativamente ao calculo para a regulação do dijuntor motor, agradecia.

cumps

Offline artur36

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Re: Dijuntor Motor
« Responder #1 em: 19 de Novembro de 2014, 13:07 »
Na tabela tens a corrente absorvida, procuras um com gama de protecção para esse valor, depois ajustas no disjuntor o valor certo em função do consumo real do motor com a carga final, dás uns 10% a mais que a corrente máxima.

Offline filjoa

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Re: Dijuntor Motor
« Responder #2 em: 19 de Novembro de 2014, 14:47 »
Viva, desculpa a ignorância, mas podes dar o exemplo prático do que estás a dizer?

No caso, eu tenho de consumo máximo 5.7Amp, compro um disjuntor e ajusto para 6.27Amp? Estou certo?

Cumps

Offline jmiguelff

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Re: Dijuntor Motor
« Responder #3 em: 19 de Novembro de 2014, 17:29 »
Cuidado com as correntes de arranque. Dependendo do tipo de arranque que tens podes fazer disparar os disjuntores que estão dimensionados para a corrente nominal.


Offline artur36

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Re: Dijuntor Motor
« Responder #4 em: 19 de Novembro de 2014, 22:11 »
Viva, desculpa a ignorância, mas podes dar o exemplo prático do que estás a dizer?

No caso, eu tenho de consumo máximo 5.7Amp, compro um disjuntor e ajusto para 6.27Amp? Estou certo?

Cumps

Uma olhadela rápida aos configuradores da siemens tens magneto-térmicos com uma gama de ajuste entre 4.5A e 6.3A.
Depois de montares o motor no local e lhe aplicares a carga deverás medir a corrente efectivamente consumida e ajustar o magneto-térmico em função disso, idealmente se usares uma pinça amperimetrica que o permita deves medir a ccorrente máxima (arranque) e ajustares para esse valor, os 10% que falei atrás é para compensar isto se não tiveres como medir a corrente de arranque. em principio não deves ter problemas pois é um motor relativamente pequeno mas caso a corrente de arranque for "bastante" mais elevada que o funcionamento deverias equacionar a utilização de um soft-starter. Imaginemos que o motor consome os 5,7A em funcionamento e no arranque consome 7A, ao afinar o magneto-térmico para 7A estás a permitir uma sobre-carga considerável durante o funcionamento normal sem que a protecção do motor seja accionada.